quarta-feira, 5 de maio de 2010

São João 2010

A Radio IGM 88,9 MF É O PROGRAMA BUDEGA NORDESTINA VAI DA UM SHOW DE TRASMISÃO NO SÃO JOÃO 2010 DE SANTA CRUZ DO CAPIBARIBE E DE TUDA REGIÃO COM AMAIO E MELHOR E QUINPI DE PROFICIONAIS DA REGIÃO. JUNTAMETE COM A EQUIPE DA CENTRAL DE JORNALISMO LIBERDADE DE CARUARU.

AGUANDE

São João de Santa Cruz

Confira A programação do São João de Santa Cruz do Capibaribe tem início no dia 12 de junho e vai até o dia 29, conforme adiantou o Prefeito Toinho do Pará, em local a ser definido. Também será divulgado, em breve, o nome do homenageado deste ano.

OBS.: A programação a seguir ainda não está totalmente fechada e poderá sofrer modificações!

Dia 12

Limão com Mel

Banda Flor de Lóttus

Garota dengosa

Dia 13

Território Nordestino

Forrozão do Matricó

Dia 18

Mel com terra

Loucuras de Amor

Dia 19

Vilões do Forró

Forró Chicote

Banda Saara

Dia 23

Maria Cecília e Rodolfo

Dia 24

Vicente Nery e Cheiro de Menina

Garota Dengosa

Dia 25

Forró no Kilo

Dia 26

Capim com mel

Forrozão do matricó

Dia 27

Luiz e Davi

Assisão

Dia 28

Calypso

Loucuras de Amor

CONTATOS:
Risoní Santos Freitas - 9439.2006 / Jota Oliveira - 9193.8241

Estoque de sangue tipo negativo está faltando no Hemope Caruaru

A direção do Hemope Caruaru está em alerta. A unidade está com o estoque de sangue fator negativo zerado. Ou seja, sequer existe uma bolsa para atender uma emergência. Já o estoque dos tipos positivos está baixo.

A média de doações diárias chega a 70, mas ultimamente não atinge 40. A queda de doadores deve-se as campanhas de vacinação, principalmente contra a nova gripe. Há uma explicação. Normalmente quem é vacinado sente efeitos colaterais, como febre. O indicado é voltar ao Hemope após 30 dias da vacina. A cada doação, ao to de solidariedade poderá salvar até quatro vidas.

Fonte: Central de Jornalismo Liberdade

Brasil precisa dar mais atenção ao setor produtivo

Brasil precisa dar mais atenção ao setor produtivo

A continuidade do crescimento do Brasil está diretamente ligada à forma como o País vai lidar com as taxas de juros e câmbio, segundo o presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Armando Monteiro. Para ele, as políticas econômicas brasileiras estão voltadas para o setor financeiro e não para o industrial, o que prejudica o desempenho e a competitividade do setor produtivo.

“O Brasil só poderá ter uma estratégia consistente de desenvolvimento no futuro, de modo a ampliar sua inserção no comércio internacional, se tivermos políticas de juros e de câmbio que sirvam aos interesses do setor produtivo brasileiro e não políticas que tenham viés financeiro e não-produtivistas”, defende Armando. “Nós olhamos mais o financeiro e isso seguramente poderá afetar de forma decisiva nosso padrão de desenvolvimento no futuro”, afirma.

Para ele, não há como a indústria brasileira se manter competitiva com as taxas de juros e com o câmbio atual. Na semana passada, o presidente da CNI criticou o reajuste da taxa de juros feito pelo Banco Central. Armando Monteiro considerou a alta exagerada. Ele defende ainda, um câmbio menos valorizado para que o Brasil possa se tornar mais atrativo e competitivo no cenário globalizado.

Na opinião de Armando Monteiro, o Brasil oferece desvantagens para os empreendedores mesmo se comparado a países que normalmente têm custos mais elevados, como os Estados Unidos. Segundo Armando, um dos principais motivos é a pesada carga tributária do País, que eleva vários dos custos de produção.

“Olhando para o futuro, diria que, se o Brasil quiser manter a importância, manter uma indústria que possa continuar nesse novo ambiente internacional, é fundamental que tenhamos custos compatíveis. E isso se traduz na necessidade de procurarmos uma convergência dos índices de produtividade do Brasil com o dos países com os quais concorremos”, afirmou Monteiro, em palestra sobre juros e câmbio, na Câmara dos Deputados, em Brasília.

Cresce o ritmo de atividade na indústria, informa a pesquisa Indicadores Industrias

O faturamento da indústria brasileira cresceu 4,3% em março na comparação com fevereiro, na série livre de influências sazonais. No mesmo período, as horas trabalhadas na produção aumentaram 2,7% e o emprego teve expansão de 0,7%, informa a pesquisa Indicadores Industriais, divulgada nesta quarta-feira, 5 de maio, pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). Os dados mostram que a indústria acelerou o ritmo de atividade.

Mesmo o mês de março ser historicamente caracterizado pelo maior aumento das vendas no primeiro trimestre, o indicador de faturamento da indústria ultrapassou em 5,8% o nível registrado em setembro de 2008, antes da crise financeira. Na média do primeiro trimestre de 2010, o faturamento aumentou 3,7% em relação ao quarto trimestre de 2009.

As horas trabalhadas cresceram consecutivamente nos três primeiros meses do ano. Com isso, a média do primeiro trimestre de 2010 aumentou 3,1% frente ao período imediatamente anterior. Dos 19 setores pesquisados, 16 apresentaram crescimento. Há oito meses, o indicador de emprego apresenta expansão. O indicador cresceu 2,5% no primeiro trimestre do ano frente ao quarto trimestre de 2009.

O aumento do emprego melhorou os salários. Pelo terceiro mês consecutivo, a remuneração paga pela indústria cresceu 5,5% em março, quando comparada com o mesmo mês do ano anterior.

A utilização da capacidade instalada da indústria de transformação ficou em 82,6% em março, depois do ajuste sazonal. O indicador de março cresceu 1,5 pontos percentuais em relação ao mês de fevereiro. De acordo com a pesquisa, o intenso aumento da utilização da capacidade instalada é resultado de um cenário de retomada da atividade industrial.

Programa Câmara nas Escolas


Aconteceu hoje, 05 de maio de 2010, às 9 horas, uma aula do Programa Câmara nas Escolas, no plenário da Câmara de Vereadores, para alunos da Escola Pe. Zuzinha.O Programa, gerado a partir do Projeto de Resolução n. 005/2009, de autoria do Vereador Deomedes Brito, oferece aos estudantes da Rede de Educação do Município informações sobre a história, organização, funcionamento, atribuições e a importância do Poder Legislativo, através de aulas e exposições.Podem participar do Programa as escolas municipais, estaduais e particulares da Rede de Educação de Santa Cruz do Capibaribe. Cada aula será ministrada por dois vereadores.A aula foi ministrada pelo Presidente da Casa, Fernando Aragão (PDT) e Dr. Nanau (PSDB) e participaram mais de 140 alunos do ensino médio da Escola Pe. Zuzinha, conduzidos pelos professores Fernando Amansio, Carla Lima, Sebastião Valmir, Deoclécio Ferreira e Cojac.O Professor Fernando Amansio salientou a importância do projeto “porque desde cedo o aluno será apresentado à importância do seu voto para o desenvolvimento da sociedade”. Já o Vereador Dr. Nanau lembrou aos alunos que “quando eu era jovem só tinha noção de política quando ia a um comício, não tinha essa noção que vocês tem, a possibilidade de conhecer o que é política, como é o trabalho do vereador”.O Presidente da Câmara lembrou que “os jovens que estão na idade de votar tem até hoje para tirar o titulo de eleitor. Devem conhecer o papel de cada representante do povo para que exerçam a sua cidadania, saibam escolher os seus representantes, já que um povo tem o governo que merece. Votar é um direito que deve ser bem exercido”, finalizou Fernando Aragão.

Festas juninas

O São João é sem dúvida o festejo mais comum na região oriundo de Campina Grande e Caruaru disputam o título de maior São João do mundo, em ambas as cidades os festejos duram o mês de junho inteiro. Outras cidades como Aracaju, Juazeiro do Norte, Mossoró,Teresina e Patos possuem comemorações mais modestas (cerca de quinze dias), e disputam o título de terceira maior festa.

Brejo recebe Ariano Suassuna

Programa Budega Nordestina Com Paulo Viana
Ontem Brejo da Madre de Deus recebeu a aula show de Ariano Suassuna, onde mais de mil pessoas assistiram sentadas a palestra do mestre. Por volta das 19:40 hs Ariano chegou ao Clube Aquários e distribuiu simpatia logo na entrada do clube onde havia um mine circo armado, banda de Pífanos e figuras representativas carnavalescas. Ariano falou das diversidades culturais, dos valores regionais e da preservação dos casarões brejense. Em seguida Ariano Suassuna recebeu o título de cidadão brejense das mãos do Prefeito Dr. Edson Souza. Em uma coletiva concedida após sua aula Ariano foi atencioso e destacou a importância dos professores repassarem para os alunos o que foi falado em sua aula. " Os professores tem um papel fundamental para a formação cultural de uma juventude, se um professor passar filmes como O coronel e o Lobisomem e depois debater com os alunos muita coisa pode melhorar" destacou o criador de João Grilo.

Reportágem: Marcelo Santa Cruz
Fotos: Joseilson Chagas

Forrocap será no dia 04 de junho

O Forrocap deste ano está em sua 10ª edição. Uma festa promovida pela Associação Empresarial de Santa Cruz do Capibaribe – ASCAP que praticamente abre os festejos juninos na Terra das Confecções. Anualmente, a Associação reúne os associados e empresários em geral para se confraternizar com as comidas típicas da época e arrastar o pé ao som do autêntico forró pé de serra, com atrações genuinamente santa-cruzenses.
A festa desse ano acontecerá no dia 04 de junho, no Clube ôba ôba animada pelo sanfoneiro Rubiênio Catanha.
As Mesas e ingressos podem ser adquiridos na sede da ASCAP, que fica na Avenida 29 de Dezembro, 233 – 1º Andar Bairro São Cristovão Fone: 81-3731-2818 ou 3731-1008.
Em ano de copa do mundo, a Associação fará uma festa ainda mais bonita.

Betto Aragão
Assessoria de Comunicação da ASCAP
81-9984-6855

Coronel do Pife e banda junto ao vereador Zezin Buxin

Aconteceu neste sabado dia 1º de maio, na Comunidade do Carrapicho a festa de São José Operário que iniciou com a procissão chegando na Capela da Comunidade onde foi realizada a missa pelo Monsenhor Heleno, logo mais a noite teve inicio o tradicional leilão e entre um arremate e outro o Coronel do Pife e Banda faziam a animação dos presentes e integrando a Banda do Coronel o vereador Zezin Buxin que acompanhou as festividades do inicio ao fim.

Zezin Buxin disse ser apaixonado pelas culturas e tradições da região e que faz o possível para participar de todas, o vereador enfatiza que a cultura e as tradições do município deveriam ganhar mais destaque por parte do Poder Público.
foto & texto de joseilson chagas.

Confira com exclusividade calendário das drilhas. Geraldinho Lins será o primeiro a pisar na avenida com a Novadrilha

Depois da Rádio Liberdade de caruaru e O programa Budega nordestinana radio igm 88,9 de santa cruz ter informado em primeiríssima mão a programação do São João no Pátio de Eventos Luiz Gonzaga, agora é a vez de divulgar, também com exclusividade, a agenda de desfile das “Drilhas” - quadrilhas irreverentes.
A primeira a pisar na avenida será a Novadrilha, no domingo, 30 de maio, ao som de Geraldinho Lins e banda. No sábado, (12 de junho), desfilam Babydrilha e Trokadrilha. Domingo, 13, será a vez da Machadrilha. A Gaydrilha desfila no sábado, 19, e a Sapadrilha na quarta-feira, 23, ao som de Elifas Júnior.

Na quinta, 24, será a vez da Piradrilha, com Garota Safada, e a Diversãodrilha sai no sábado, 26. Fechando a programação, no domingo, 27, será a vez da Turisdrilha.

Quanto ao horário de desfile, deverá terminar às 17h, com 30 minutos de tolerância. Quem cumprir estará sujeito a penalidades. Ao termina do desfile das drilha, começa no pátio, sempre aos sábados.

Fonte: Central de Jornalismo Liberdade
Paulo viana diz não e atração de qualidade mais e o que a jurventude gosta no são joão tem que tem forr´de qualindade?

Asces integra Programa de Voluntariado do Tribunal de Justiça de Pernambuco

A Associação Caruaruense de Ensino Superior (Asces) assina convênio nesta quarta-feira com o Tribunal de Justiça de Pernambuco. Ao todo, 38 alunos dos cursos de graduação vão atuar no Programa de Voluntariado. A primeira atividade será o Mutirão de Antecipação de Audiências, no Juizado Especial Cível de Caruaru, a partir do próximo dia 10.

Nos domingos 16 e 23 deste mês, a unidade móvel do Tribunal de Justiça estará no Autódromo Ayrton Sena, para atendimentos dos Juizados Itinerantes da Fórmula Truck e da Fórmula 3 Sul Americana.

Na sexta-feira, dia 28, será implantado o Juizado do Forró, no Espaço Cultural Tancredo Neves. Ele funcionará em horários especiais durante as festividades juninas.

Central de Jornalismo
Helenivaldo Pereira

Comentario de Paulo Viana. muito bom Ass. En Baixo.

Voz Parlamentar

Está disponível no site da Câmara de Vereadores de Santa Cruz do Capibaribe (PE), o “Voz Parlamentar”, programa que, através de vídeos informativos, mostra um pouco das ações dos vereadores santacruzenses.

Semanalmente o espaço estará disponível para um vereador falar sobre os seus requerimentos e projetos de leis, mantendo a população informada sobre as ações proporcionadas pela Câmara.

Acompanhe: www.camarascc.com.br

Monicky Araújo

Paróquia de São José é inaugurada no Distrito de Pão de Açúcar






No último sábado (01) a população do maior Distrito da Dália da Serra, Pão de Açúcar puderam conferir a inauguração da Igreja de São José. Depois de um ano em reforma, a mesma ficou totalmente mudada, desde sua fachada até seu interior. Na ocasião, estive presente o Bispo Diocesano Dom Bernadino Marchió, Padres da região e autoridades. Logo ao cair da tiveram inicio as cerimônias de inauguração, com uma grande girândola e a leitura do decreto que institui a Igreja de São José como Paróquia pertencente à Diocese de Caruaru e nomeia o Padre Erandir Expedito Torres como administrador paroquial.

Em seguida aconteceu a celebração eucarística presidida pelo Bispo Diocesano, o qual cumpriu a tradição e os costumes da igreja católica. A priori, o presidente da celebração fez aspersão de água benta em toda igreja e nos fiés como afirmação do batismo. Logo após, foi à vez do incenso, que foi queimado sobre o altar simbolizando o sacrifício de Cristo. Prosseguindo, o altar foi regado com o óleo sagrado e revestido significando a mesa do Senhor. Dando continuidade foi acesa velas dentro da igreja em sinal de luz para iluminar as nações, instituindo assim a igreja de São José como Paróquia.

Para o morador do Distrito José Fernando, esta obra de revitalização da Igreja de São José é um marco para nossa comunidade. “Todo o nosso sacrifício e trabalho valeram à pena, pois conseguimos fazer da nossa igreja de São José, um marco e orgulho de toda região e principalmente de Pão de Açúcar, que agora se torna paróquia da Diocese de Caruaru. Isso mostra que nosso Distrito está evoluindo”, completou.

O Distrito não ganhou apenas uma igreja nova, mas também uma praça. Localizada aos arredores da paróquia, com todo aporte de vegetação adequada, para uma melhora de vida dos habitantes daquela localidade, que sofrem com o calor excessivo, pela falta de espécies de arvores com grande capacidade de umidificar o ar. A mesma também ganhou bancos rústicos para uma melhor acomodação dos visitantes e moradores que forem desfrutar de um ambiente acolhedor e sossegado.

“Sinto-me muito orgulhoso por esse povo batalhador de Pão de Açúcar, que luta por melhorias e mostra cada dia que vieram para fazer a diferença”, disse o Prefeito José Evilásio.

A celebração foi finalizada com os agradecimentos do Padre Erandir e entoação do hino em homenagem ao Padroeiro São José.

Henrique Figueirôa

Assessor de Imprensa