terça-feira, 26 de abril de 2011

Caminhões são flagrados transportando alimentos juntos com produtos químicos

A Polícia Rodoviária Federal flagrou dois caminhões-baú transportando alimentos juntamente com produtos químicos, em Salgueiro, no Sertão pernambucano. Os veículos foram abordados no quilômetro 509 da BR-232. As cargas iam de Dormentes para Serra Talhada e Custódia.

A Agência Pernambucana de Vigilância Sanitária (Apevisa) vai avaliar se os alimentos já estavam impróprios para o consumo humano.
Da Redação, Helenivaldo Pereira

Governo cria comissão para promover o crescimento econômico e combater a criminalidade

Foi instalada a Comissão Permanente para o Desenvolvimento e a Integração da Faixa de Fronteira, que irá coordenar ações para promover o crescimento econômico e o combate à criminalidade e ao comércio ilegal na região, formada por 11 estados brasileiros.

Na cerimônia de instalação do grupo, o ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho, ressaltou que a faixa de fronteira “vem sendo marginalizada do debate e das decisões nacionais” por estar longe dos centros político e econômico. Para o ministro, esse distanciamento é uma das explicações para o baixo índice de desenvolvimento da região, para o aumento dos índices de violência, do crime organizado, da exploração sexual e do tráfico de drogas e armas.

A comissão, composta por representantes de 20 órgãos federais e coordenada pelo ministério, tem o papel de elaborar ações capazes de estimular o crescimento econômico da região fronteiriça, já que a atual estratégia – que consiste em cada ministério desenvolver medidas próprias sem integração com outras instituições governamentais – tem sido pouco eficaz. “Nenhum órgão detém [sozinho] capacidade de promover o desenvolvimento da faixa de fronteira”, disse Fernando Bezerra Coelho.

O secretário de Desenvolvimento Regional, Sérgio Castro, informou que cada estado terá um núcleo próprio. “Quando você promove o desenvolvimento dessa região, dá educação, saúde, infraestrutura, cria alternativas de emprego, você reduz a possibilidade de atividade ilegal”, afirmou o secretário. Foram instalados hoje os núcleos do Amapá e do Paraná.

A região fronteiriça concentra 10% da população brasileira, distribuída em 588 municípios, de 11 estados que fazem fronteira com dez países.

Conta de energia vai subir em média 8,27%

A conta de luz dos pernambucanos vai subir, em média, 8,27%. Para as residências, o efeito será de 8,04%. Já para as indústrias e outras atividades de alta tensão, o aumento médio é de 8,68%.

O reajuste foi homologado Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), na manhã de hoje, e entra em vigor na próxima sexta-feira. A alta na tarifa ficou um pouco abaixo do pedido feito pela Companhia Energética de Pernambuco (Celpe), que solicitou um índice médio de 8,67%.


A nova tarifa atinge 3,1 milhões de unidades consumidoras distribuídas em 185 municípios de Pernambuco. Para calcular os índices de reajuste, segundo a Aneel, é considerado a variação de custos que a empresa teve no decorrer do período de referência.

De acordo com a agência, a fórmula de cálculo inclui custos típicos da atividade de distribuição, sobre os quais incide o IGP-M e o Fator X, que é o percentual a ser subtraído do Indicador de Variação da Inflação (IVI) para compartilhar com os consumidores os ganhos de produtividade estimados para o período.

Além de outros custos, que não acompanham necessariamente o índice inflacionário, como energia comprada de geradoras, encargos de transmissão e encargos setoriais.

A aplicação do reajuste anual e da revisão tarifária está prevista nos contratos de concessão assinados entre as empresas e o Governo federal, por meio da Aneel. Os índices homologados pela Agência são os limites a serem praticados pelas empresas.

Metade dos brasileiros com mais de 55 anos tem hipertensão

Dados do Ministério da Saúde mostram que metade dos brasileiros com mais de 55 anos de idade tem hipertensão. De acordo com o ministério, quanto mais à população vai envelhecendo, maior o risco de ter a pressão alta, fator que contribui significativamente para o surgimento de doenças cardíacas.

Na faixa acima de 65 anos de idade, 60,2% dos brasileiros têm a doença. A prevalência da hipertensão entre os jovens é bem menor. Na faixa de 18 a 24 anos de idade, somente 8% foram diagnosticados com a doença.

Nos últimos cinco anos, tem aumentado o número de brasileiros com hipertensão. Em 2006, 21,6% da população tinha a doença. Em 2010, essa taxa subiu para 23,3% - um recuo de 1,1 ponto percentual na comparação com o ano anterior. Apesar do crescimento registrado nos últimos anos, o ministro Alexandre Padilha avalia que a tendência é de estabilização dos indicadores.

Palmas é a capital com o menor percentual de brasileiros adultos com hipertensão arterial, 13,8%. Já o Rio de Janeiro é a que tem o maior percentual, 29,2%, por concentrar grande parte da população idosa brasileira, conforme o ministério.

Na avaliação sobre a prevalência entre os homens, o maior indicador foi encontrado no Distrito Federal (28,8%), seguido por Belo Horizonte (25,1%) e Recife (23,6%). Entre as mulheres, os maiores índices estão no Rio de Janeiro (33,9%), em Porto Alegre (29,5%) e João Pessoa (28,7%). Palmas registra as menores frequências de ocorrência da hipertensão, tanto entre homens (14,3%) como entre mulheres (13,2%).

José Mendonça Bezerra

Nasceu em Belo Jardim em 1936, numa família humilde. Filho de João Bezerra Filho e Teresa Bezerra de Mendonça começou a trabalhar cedo para custear seus estudos. Aos 27 anos formou-se em Direito pela Faculdade de Direito de Pernambuco. Começou a vida pública em 1966, como deputado estadual, logo na primeira eleição parlamentar após o início do período militar. Na Assembléia Legislativa de Pernambuco, conviveu com homens públicos como Miguel Arraes de Alencar, de quem veio a se tornar amigo.
Após três mandatos como deputado estadual, trabalhando pelo desenvolvimento de Pernambuco, em especial dos municípios de sua base eleitoral no Agreste, José Mendonça disputou seu primeiro mandato para a Câmara dos Deputados. Chegou na Câmara em 1979, em pleno processo de abertura, onde exerceu 8 mandatos durante 34 anos. Ao longo deste período, viveu um dos períodos mais ricos da história política recente do País, como a elaboração da nova Constituição, promulgada em outubro de 1988, e a eleição presidencial de 1989.
Em 1994 demonstrou força eleitoral ao lançar-se candidato à reeleição, ao mesmo tempo em que lançou seu filho Mendonça Filho para deputado federal. Os dois se elegeram. Neste mesmo ano, idealizou de uma articulação política mudaria a história política de Pernambuco, ao unir PFL e PMDB, então adversários históricos. Por causa disso, ficou conhecido como o pai da aliança União por Pernambuco que, quatro anos depois, conseguiria eleger Jarbas Vasconcelos governador, derrotando Miguel Arraes. Político hábil é conhecido na política como Baraúna do Agreste.
Após 34 anos de mandato federal, José Mendonça decidiu, na eleição de 2010, não mais disputar o mandato. Casado com Estefânia Moura teve seis filhos – Mendonça Filho, Isabela, Andre, Carla, Danilo, Pedro.

Eles lamentam morte de Mendonção

Eduardo Campos (PSB), governador de Pernambuco

“Mendonça foi um homem público que deu grande contribuição ao desenvolvimento do nosso estado. Cumpriu oito mandatos de deputado federal com muita disposição para ajudar Pernambuco. A coerência também foi uma das marcas de sua atuação. Sua perda nos entristece profundamente”.


João da Costa (PT), prefeito do Recife
“A Prefeitura do Recife, em meu nome, lamenta a morte do ex-deputado José Mendonça e transmite solidariedade à família neste momento de dor. Reconhece, mesmo estando em campos opostos, que o ex-deputado teve uma atuação destacada por Pernambuco. Certamente vai fazer muita falta. Enviamos um abraço em especial a Mendonça Filho e a todos os seus familiares.”
Marco Maciel (DEM), ex-presidente da República
“O deputado José Mendonça Bezerra era um empresário e político de longa militância. Não apenas em Pernambuco, mas em todo Brasil. Deixa um acervo muito grande de ações em favor de seu estado. Lamento profundamente. Éramos amigos de longa data e sempre no mesmo partido. Era um quadro de ativa militâmcia em favor das causas de Pernambuco e de todo Nordeste”.





Marcos Coca-Cola e Joelma Gomes
“O povo de Belo Jardim, independentemente do apreço partidário, lamenta profundamente essa perda política, humana e amiga. Mendonção foi sinônimo de correção política e de exímia capacidade e coragem de tomar posições. Um parlamentar que construiu o seu currículo pautado em inúmeros serviços prestados a Pernambuco e ao Brasil. Sem dúvida, um exemplo para as novas gerações”


Jarbas Vasconcelos (PMDB), senador
“Pernambuco perdeu uma grande figura humana com o desaparecimento de José Mendonça. Ele foi para mim um amigo leal. Deixa o exemplo de um político correto e fiel, como deputado estadual e deputado federal. Mendonção foi também um chefe de família exemplar, um verdadeiro paizão para todos que tiveram o privilégio de conhecê-lo mais de perto. Ele vai fazer falta e deixará muitas saudades. Me solidarizo nessa hora com toda sua família, pela qual tenho o maior respeito e carinho”



Gustavo Krause (DEM), ex-ministro
“José Mendonça era um grande amigo que fiz ao longo da vida. Convivo com ele praticamente durante toda a sua vida política. Desde 1974 temos uma grande amizade, inclusive ele era um noveleiro como eu. Era não só amigo dele, como de toda a família, passávamos o Natal um na casa do outro. A despeito do seu temperamento forte sempre convivemos muito bem, e eu tinha a sensação de que ele me ouvia. Todos nós sentimos muito a perda. Sempre defendeu com coerência e clareza suas ideias. Estou muito abatido.”

Priscila Krause (DEM), vereadora, líder da oposição na Câmara
“É uma tristeza muito grande. Os amigos perdem uma grande figura, uma figura marcante e Pernambuco perde uma grande liderança política. Mendonção liderou a construção da União por Pernambuco, que fez com que o Estado se erguesse. Ele deixa um legado enorme. Dentro desse legado está o seu filho, Mendonça Filho, que horna a carreira do pai”.
André de Paula (DEM), ex-deputado federal
“Acho que o ex-deputado José Mendonça vai fazer muita falta à política de Pernambuco e do Brasil. Ele teve uma longa folha de serviços prestados em seus mandatos, sempre com uma posição muito clara, firme. Era um homem de partido, de lealdade ao partido e a suas ideias. Mesmo seus adversários tinham por ele muito respeito, por sua firmeza de posição e seus princípios.”

Edson Vieira (PSDB), deputado estadual
“Lamento profundamente o falecimento do ex-deputado federal José Mendonça Bezerra, grande parceiro político e grande amigo. Zé Mendonça teve uma trajetória pública de trabalho e dignidade, era um político admirado em todo o estado e porque não dizer no país. Nesse momento, não só eu, como o grupo político do qual faço parte e Santa Cruz do Capibaribe estão de luto pela morte do político exemplar que foi José Mendonça Bezerra. À família Mendonça, os nossos mais sinceros votos de pesar e consternação. Coloco-me à disposição para o que a família precisar nesse momento tão difícil.”

Armando Monteiro (PTB), senador "Pude conviver com Mendonça de forma muito próxima nos últimos anos. E essa convivência consolidou uma amizade pessoal. Tinhamos posições políticas nem sempre convergentes, mas tínhamos afinidades de temperamento. Mendonça sempre foi um política afirmativo, torrencial nos seus sentimentos, às vezes até pecando por excessos . Mas sempre me impressionou a sua dimensão humana, o seu espírito de família, sua solidaridade insuperavel aos amigos em todas as horas. Deixa sem dúvida nenhuma na política de Pernambuco uma lacuna. Fica para consolar a sua famlia, e a imensa legião de amigos, a crença na atividade política, o gosto pela convivência humana e sua imensa afetividade. Dou este testemunho e ao mesmo tempo sublinho a minha saudade".

Fernando Lyra, ex-deputado federal e ex-ministro "Sinto muito a morte de Zé Mendonça. Colega de internato no Colégio Salesiano nos anos 50, deputado estadual em 1966 e, a partir de 1979, companheiro de bancada federal por Pernambuco durante 20 anos. Em campos políticos opostos, sempre fomos amigos. Minhas condolências à sua familia e saudade de sua convivência".


Antônio Moraes (PSDB), líder da oposição na Assembleia "Lamento profundamente a morte de José Mendonça que deixa uma lacuna na politica pernambucana e no Brasil. Era um homem público comprometido com nosso estado e com suas causas. Em nome da bancada de oposição, solidarizo-me com sua família neste momento de dor".
O prefeito de Santa Cruz do Capibaribe, Antônio Figueirôa de Siqueira, externa seus votos de profundo pesar pelo falecimento do ex-deputado federal por Pernambuco, José Mendonça Bezerra. Apesar de militarem em correntes políticas divergentes, o prefeito da Capital das Confecções, reconhece a contribuição dada pelo ex-parlamentar ao Estado de Pernambuco em seus quase 50 anos de vida pública. Em Santa Cruz do Capibaribe, Mendonção militou por mais de 40 anos e nesse momento de grande perca para o nosso Estado, o prefeito Antônio Figueirôa apresenta suas condolências a familiares, correligionários e amigos de José Mendonça Bezerra


Deputado Estadual Diogo Moraes (PSB)
Quero demonstrar meus sentimentos de solidariedade, neste momento de dor, pelo falecimento de José Mendonça Bezerra, um homem que participou ativamente da história política de nosso país. Apesar das divergências políticas, que fazem parte do sistema democrático, é inegável o afinco ao longo de sua existência terrena em defesa dos pernambucanos. Foram décadas de dedicação à vida pública. Que Deus conforte, neste árduo momento, sua esposa Estefânia e seus filhos Mendonça, Isabela, André, Carla, Danilo, Pedro.


Augustinho Rufino de Melo
“Hoje é um dia muito difícil para os belo-jardinenses e amigos de José Mendonça, por sua trajetória política pelo homem que ele foi. Mendonça iniciou sua carreira política em 1966, e pouquíssimos políticos no Brasil teve 11 mandatos consecutivos sem perder uma eleição”.


Fontes: Blog do Jamildo, Diário da Sulanca e Belo Jardim Net

No Dia de Combate à Hipertensão, conheça os cuidados para manter uma boa pressão

Esta terça-feira, 26 de abril, é considerada o dia Nacional de Combate à Hipertensão Arterial, a doença cardiovascular que atinge cerca de 30% da população brasileira, ou 50% após os 60 anos de idade. O dia foi atribuído para alertar os indivíduos com predisposição genética e estilo de vida inadequado (sedentarismo, dieta hipersódica, hipercalórica e hipergordurosa) dos perigos que a doença pode causar, caso não se tomem cuidados para controlar a famosa pressão alta.

Hipertensão arterial é quando a pressão que o sangue exerce nas paredes das artérias para se movimentar é muito forte, ficando acima dos valores considerados normais. Ela pode ser encarada como uma doença ou como um fator de risco para o desenvolvimento de doenças do coração, pois muitas vezes, não provoca sintomas ou estes são gerais, como dores de cabeça, tonturas e mal-estar.

A pessoa é considerada hipertensa quando a sua pressão arterial estiver maior ou igual a 140/90 mmHg (ou 14 por 9). Para essa consideração, os dados devem ser medidos várias vezes, de forma correta, com aparelhos calibrados e por profissional capacitado.

Segundo a nutricionista do Setor de Promoção à Saúde do HCor de São Paulo, Camila Gracia, as pessoas com maior risco de se tornarem hipertensas são aquelas com excesso de peso, que não têm uma alimentação saudável, ingerem muito sal, não praticam atividades físicas, consomem bebida alcoólica em excesso, são diabéticos ou têm familiares hipertensos.

— Com relação ao consumo de sal é importante reduzi-lo ao adicioná-lo às preparações no momento do cozimento e nos pratos já prontos, como, por exemplo, em saladas. Na maioria dos produtos industrializados o sódio é o nutriente que devemos nos preocupar e nos rótulos não há a informação da quantidade de sal e sim da quantidade de sódio.

A recomendação diária de sal é de 5g por dia, em média, e, para sabermos quanto de sódio podemos comer no dia temos que levar em consideração a conversão do sal para sódio e vice-versa — explica a nutricionista.

O número de óbitos no Brasil por doença arterial coronária aumenta a cada ano. No Brasil, são registrados aproximadamente 300 mil mortes por doenças do coração e cérebro anualmente, isto é, a cada dois minutos, ocorre um óbito em função destas doenças. Os estudos revelam, ainda, que esse número cresce anualmente devido ao inadequado controle dos principais fatores de riscos cardiovasculares como a hipertensão, diabetes e o aumento do colesterol.

— A moderação do consumo de sal é eficaz para todos os indivíduos, mesmo que existam pessoas mais e menos sensíveis ao consumo de sal na elevação dos níveis da pressão arterial. É importante considerar que o elemento nocivo é o sódio — que está presente no sal de cozinha. Muitos alimentos que não são adicionados de sal já possuem alto teor de sódio como é o caso dos embutidos, queijos, salgadinhos de pacote, conservas em salmoura e refeições prontas (sopas e congelados). Esses alimentos são considerados os maiores responsáveis pelos desequilíbrios pressóricos entre os portadores de hipertensão — explica Celso Amodeo, cardiologista do HCor.

Estudos mostram que entre as pessoas que consomem pouco sal, a pressão arterial não aumenta conforme a idade.

— Portanto fica evidente a necessidade de orientar a população, em especial as crianças, para tomarem muito cuidado no consumo de alimentos que contenham grande quantidade de sal. Atualmente, o sal é consumido numa quantidade duas vezes maior do que o recomendado pelos médicos (4 a 6g) distribuídos entre todas as refeições. Ao contrário disso consome-se em média cerca de 12 a 15 gramas por dia, e chega a uma quantidade superior em alguns estados nordestinos. Por isso, a pressão alta atinge em torno de 30 a 35% da população adulta, e pode chegar a mais de 50% na população mais idosa — esclarece o médico.

Cuidados para manter a pressão normal:

:: Controlar o estresse;

:: Reduzir o peso corporal;

:: Reduzir o consumo de álcool;

:: Reduzir o sal de cozinha, embutidos, enlatados, conservas, etc;

:: Abandonar o tabagismo;

:: Exercitar-se regularmente;

:: Evitar drogras que elevam a pressão arterial.

FPF divulga nomes de árbitros que poderão apitar o clássico

A Federação Pernambucana de Futebol (FPF) divulgou os nomes dos árbitros que estarão no sorteio para o clássico da volta entre Náutico e Sport, domingo (01), nos Aflitos.

Sálvio Espíndola Fagundes, da Federação Paulista, e Evandro Rogério Roman, do Paraná: um deles será o juiz do clássico. O sorteio acontece nesta quarta-feira (27), na sede da FPF.



Fonte: pe360graus.com / Beto Melo

Vence nesta terça 2ª parcela do licenciamento de veículos com terminações 8, 9 e 0

Termina nesta terça-feira (26) o prazo para o pagamento da segunda parcela do Licenciamento 2011 para veículos cujos finais de placas são 8, 9 e 0. Os usuários contam com mais de dois mil pontos de atendimento nas agências do Banco do Brasil, Bradesco, Santander, Caixa Econômica Federal, Itaú, Banco Postal e Casas Lotéricas para efetuar o pagamento do boleto, que foi distribuído desde o início de fevereiro.

Quem não recebeu ou perdeu o boleto pode imprimir guias avulsas no site do Departamento Estadual de Trânsito do Recife (Detran-PE). Já a terceira parcela do débito para essas terminações vence no dia 26 de maio. A quitação completa é fundamental para a emissão do Certificado de Registro de Licenciamento de Veículos (CRLV), documento de porte obrigatório. O licenciamento é composto do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), taxas, possíveis multas de trânsito e seguro obrigatório (DPVAT).

Os usuários dos municípios de Recife, Olinda, Jaboatão e Paulista que optarem pelo pagamento em boleto avulso, aqueles impressos pela internet, receberão o CRLV 2011 em sua residência no prazo de 30 dias após a quitação completa do débito. Já os proprietários dos veículos registrados nos demais municípios deverão solicitar o documento na Ciretran Especial ou nos demais pontos de atendimento no prazo de cinco dias após o pagamento.

Empresas com mais de dez veículos devem solicitar a emissão do boleto exclusivamente pela internet. Os CRLVs serão emitidos na sede do Detran. Já nos municípios do interior devem se dirigir às Ciretrans Especiais. O teleatendimento do Detran-PE é 3453-1514.

PRAZOS
Até a liberação do novo documento, os condutores devem circular com CRLV de 2010, porém o prazo-limite para esse porte depende da numeração da placa do veículo. Para as terminações 1, 2, 3 e 4, o prazo é até 30 de junho deste ano; já para as placas com número final de 5, 6 ou 7, o período é até 31 de julho; enquanto para as terminações 8, 9 e 0 a data-limite é 31 de agosto.

Após essas datas, o documento anterior perde a validade. Quem circular com o CRLV 2010 fora do prazo estabelecido estará sob pena de ter o veículo retido até a apresentação do CRLV 2011, e pagamento de multa no valor de R$ 191,54. Além disso, o condutor perderá sete pontos na carteira.

Caso o prazo para o porte do CRLV 2010 esteja próximo de vencer e o proprietário do veículo ainda não tenha o de 2011 em mãos, ele deve se dirigir a um dos pontos de atendimento do Detran-PE para orientação e solicitação do documento deste ano.


Fonte: pe360graus.com

Hospital da Dália da Serra continua a Campanha Amigo do Hospital

Sempre buscando melhorias pela saúde dos pacientes que procuram atendimento no Hospital Geral Severino Pereira a Fundação Municipal de Saúde de Taquaritinga do Norte continua sua campanha “Amigo do Hospital”.
A mesma é uma iniciativa com intuito de receber doações através de depósitos na conta corrente 6718-0, agência 1153-3 do Banco do Brasil, para melhorar o atendimento e os benefícios ofertados gratuitamente a todos que procuram ajuda.
“Precisamos da ajuda de todos para cada dia melhorar os atendimentos ofertados pela Fundação. Por esse motivo, estamos fazendo um trabalho de sensibilização com a população para alavancarmos o projeto” frisou a presidente da Fundata, Shirley Feitosa.
Hoje o HGSP atende mais de 3.500 pacientes por mês. Sendo pessoas de várias cidades da região e também do estado da Paraíba, por fazermos limite de fronteira. Realiza atendimentos de urgência e emergência 24hs, com médico plantonista, evolucionista, triagem obstétrica para parto normal ou cesário, atendimento de ambulatório com diversos especialistas, RaioX 24 horas, diversos exames com os pacientes que estão internos por um laboratório terceirizado, diariamente Eletro cardiograma e cirurgias de pequeno e médio porte, dentre outros serviços.
“Mesmo com todos estes serviços ofertados ainda temos muito que evoluir por isso, a importância da participação de todos nessa campanha para que juntos possamos trazer outro serviços e melhorar as dependências da Fundação”, destacou a Diretora Administrativa da Fundação, Maria do Socorro Lucio.
Todos podem ajudar na campanha seja com dinheiro, materiais de diversos, equipamentos, enfim o que vier será bem recebido e ajudará muitas pessoas.

Henrique Figueirôa
Assessor de Imprensa e Marketing

Corpo de José Mendonça já está em Belo Jardim

As bandeiras do Santa e de Pernambuco cobrem o caixão

O corpo do ex-deputado federal José Mendonça seguiiu, no final da tarde, de onte para a cidade de Belo Jardim, sua cidade natal. Lá, está sendo velado na quadra do Colégio Diocesano. O sepultamento está marcado para ocemitério São Sebastião às 10hs.

Fonte:Sulanca News

Augustinho Rufino falou sobre Mendonção e Santa Cruz

O ex-prefeito de Santa Cruz do Capibaribe, Augustinho Rufino de Melo, se pronunciou lamentou a morte do amigo e companheiro político por 40 anos. “Hoje é um dia muito difícil para os belo-jardinenses e amigos de José Mendonça, por sua trajetória política pelo homem que ele foi. Mendonça iniciou sua carreira política em 1966, e pouquíssimos políticos no Brasil teve 11 mandatos consecutivos sem perder uma eleição”. Disse Augustinho. O ex-prefeito lembrou que José Mendonça Filho foi votado pela primeira vez em Santa Cruz em 1970, quando foi votado pelo grupo boca preta para deputado estadual, tendo o apoio de nomes como Padre Zuzinha, Noronha, Braz de Lira e do próprio. Depois se lembrou das obras que Mendonção trouxe a cidade, como asfaltamento da PE 160, ligando Pão de Açúcar a Santa Cruz, construção do açude de Poço Fundo e Asfalto ligando Santa Cruz a Jataúba, entre outras obras. “Tudo que Santa Cruz tem hoje, tem um pouco de José Mendonça. Ele teve um laço de amizade muito grande com nossa cidade e deixa muitas saudades aos amigos. Nossa amizade durou 40 anos, e só acabou ontem com sua morte.

Bandidos tentam arrombar caixas eletrônicos de agência bancária em Bezerros

Mais uma ação de criminosos em agência bancária no Agreste pernambucano. Na madrugada desta terça-feira (26), bandidos tentaram arrombar três caixas eletrônicos da Agência do Bradesco da cidade de Bezerros, a 25 quilômetros de Caruaru.

Os criminosos usaram maçarico e um dos caixas pegou fogo. Ao perceberem a presença de uma viatura policial nas proximidades, eles fugiram sem levar nada.

Na tentativa frustrada, a quadrilha quebrou a porta de vidro do banco e deixou no local uma marreta usada na ação criminosa.


Da Redação, Helenivaldo Pereira

Agência bancária é assaltada em Brejo da Madre de Deus

Três homens invadiram a agência do Banco do Brasil, de Brejo da Madre de Deus, Agreste pernambucano, por volta das 12h30 desta segunda-feira (25). Eles quebraram o vidro que dá acesso ao interior da agência e levaram todo o dinheiro dos caixas.

Os assaltantes fugiram com destino ao Morro da Ação. De acordo com as informações repassadas pelo comandante da 3º CIPM de Santa Cruz, major João Bosco, um grupo da polícia realiza as buscas na mata. O banco não divulgou a quantia roubada.

Servidores do Estado começam a receber salário de abril a partir desta terça

Os servidores públicos do Governo do Estado de Pernambuco começam a receber o salário do mês de abril nesta terça-feira (26). Cerca de 218 mil contracheques estão incluídos no calendário e a folha de abril do Governo estadual é de R$ 542 milhões.

No primeiro dia, o pagamento será feito para os aposentados e os pensionistas. Já na quarta-feira (27), quem vai receber o salário são os servidores ativos da Secretaria de Educação. No dia seguinte, na quinta-feira (28), os demais servidores recebem o pagamento deste mês.


Fonte: pe360graus.com

X Cavalgada Ecológica em Taquaritinga do Norte

Os amantes do turismo ecológico da região do Agreste Pernambucano já podem começar a se programar para a X Edição da Cavalgada Ecológica da Dália da Serra. A mesma acontecerá no dia 01 de maio e é Organizada pela Prefeitura de Taquaritinga do Norte através das Secretarias de Turismo e Agricultura.
O evento que antes acontecia no domingo de páscoa, atrai vários cavaleiros e amazonas vindos de várias cidades de Pernambuco e Paraíba, sendo uma festa já consolidada na cidade que aquece a economia lotando hotéis e pousada.
A cada ano a cavalgada ecológica soma mais adeptos, seja a cavalo ou em veículos que seguem o trajeto, todos com o mesmo objetivo: contemplar as belíssimas paisagens que a Dália da Serra tem de melhor.
O percurso é todo organizado com muito carinho para não maltratar os animais, passando por pontos turísticos com paisagens exuberantes, onde os participantes desfrutam de um agradabilíssimo clima de montanha e conferem paisagens de “encher os olhos” com serras totalmente verdes e encantadoras.
Tudo começa logo cedinho com um café da manhã totalmente regional regado de muito forró pé de serra. Em seguida os cavaleiros seguem até o centro da cidade precisamente à frente da Matriz de Santo Amaro, onde são recebidos pelo pároco, Ivemar Pontes que abençoa todos os participantes.
Na hora do almoço mais forró e muita animação, sendo um momento de confraternização entre todos. Ao cair da tarde os primeiros cavaleiros e amazonas começam a chegar ao centro da cidade, onde são recebidos por um grande público que aguardam ansiosos cada participante com muita alegria.
Em seguida Bidinga encerrará o evento com mais forró e muita animação na praça central.
Com certeza será um sucesso e agradará a todos igual às edições anteriores.

Henrique Figueirôa
Assessor de Imprensa e Marketing