sábado, 6 de dezembro de 2014

POLÍCIA REALIZA A “OPERAÇÃO RENASCENÇA” EM PESQUEIRA


Deflagrada, na manhã de ontem, na cidade de Pesqueira, a Operação Renascença, na qual empregou-se cerca de 33 policiais civis (delegados, agentes e escrivães) e 31 policiais militares (oficiais e praças). Foram cumpridos 09 mandados de busca e apreensão criminais e duas abordagens. Foram apreendidas em poder do agricultor Israel Francisco de Lima, 06 cartuchos de espingarda, intactos, bem como diversos cartões de benefícios do INSS e cartões de “bolsa família”. Equipe de policiais civis, em diligências na referida Operação, abordaram também, Edvaldo da Silva, que seguia para sua residência, na cidade de Pesqueira, e em poder do mesmo apreenderam cerca de 150 pássaros, dentre eles, diversos canários. Em abordagem a uma residência na zona rural de Pesqueira, foi encontrada uma espingarda calibre 28, à qual pertenceria ao popular Adelmo, que não se encontrava na residência no momento da abordagem.


Após os procedimentos legais de praxe, Israel e sua companheira, Marlene de Oliveira, foram autuados em flagrante e contra Edvaldo da Silva foi lavrado um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO), por prática de crime ambiental.

CIOSAC APREENDE ARMAS EM SÃO BENTO DO UNA


Na manhã deste sábado (6), através de denúncias recebidas sobre foragidos da justiça e posse ilegal de armas de fogo no Sítio Riacho da Igrejinha, zona rural de São Bento do Una, equipes da CIOSAC (Companhia Independente de Operações e Sobrevivência em Área de Caatinga) deslocaram-se à localidade e, ao procederem abordagens e buscas, apreenderam 01 espingarda calibre 32; 01 cano do mesmo calibre; 06 espingardas de antecarga; 01 cartucheira; 06 cartuchos deflagrados calibre 20; 01 cartucho calibre 28 intacto, e pequenas quantidades de pólvora, chumbo e espoletas.

O material apreendido estava em poder de José Fábio Manso da Silva, vulgo “Lula” e José Adeilton de Andrade Galvão, vulgo “Del”.

O material, juntamente com os detidos, foram conduzidos à Delegacia Regional de Belo Jardim, para as providências legais cabíveis.

Cagepa inicia racionamento em cidades do Cariri


A partir deste sábado (6), a Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa) iniciará o racionamento no abastecimento de água em Campina Grande e em outras 19 cidades e três distritos. A medida faz parte do plano de contingência para o uso do 

Açude Epitácio Pessoa (Boqueirão), que – devido à forte estiagem que assola a região – está com apenas 24,1% de sua capacidade.

O racionamento será executado a partir das 17h de cada sábado e encerrado às 5h das segundas-feiras. O plano de contingência foi elaborado a partir de pedido do Ministério Público Estadual, por meio da Promotoria de Justiça de Defesa do Consumidor de Campina Grande. O documento relaciona 13 ações que estão sendo tomadas desde o início de 2013 e agora serão intensificadas pela Cagepa para evitar desperdício e incentivar o uso consciente e racional da água na região.

“Analisando os resultados que obtivemos de 2013 até hoje, podemos dizer que fizemos o dever de casa. Reduzimos a vazão que retirávamos do açude Epitácio Pessoa de 1.533,80 litros por segundo para 1.269,33 l/s, o que representa uma economia bastante significativa. Além do mais, nesse período, reduzimos a quantidade de vazamentos, instalamos quase 6 mil novos hidrômetros para inibir o uso indiscriminado da água, reaproveitamos a água de lavagem dos filtros para retornar para o sistema, evitando o desperdício, entre outras medidas. Todas essas ações serão intensificadas para junto com o racionamento evitar o colapso no manancial”, explicou o engenheiro José Mota Victor, diretor de Operação e Manutenção da Cagepa.

O Açude Epitácio Pessoa abastece a região através de dois sistemas: o sistema integrado de Campina Grande – que abrange os municípios de Campina Grande, Barra de Santana, Caturité, Queimadas, Pocinhos, Lagoa Seca, Matinhas, São Sebastião de Lagoa de Roça, Alagoa Nova e os distritos de São José da Mata e Galante – e o sistema adutor do Cariri – que abrange os municípios de Boqueirão, Juazeirinho, São Vicente do Seridó, Pedra Lavrada, Cubati, Olivedos, Boa Vista, Soledade, Cabaceiras, Sossego e o Distrito de Seridó.

“Caso não haja a ocorrência de chuvas, esse esquema será mantido até novembro de 2015. No entanto, se chover e o manancial conseguir acumular um volume significativo de metros cúbicos, o racionamento pode ser suspenso”, afirmou Mota.

Prefeitura de Zabelê tem contas do ano de 2012 aprovadas pelo TCE


O Tribunal de Contas da Paraíba (TCE-PB) aprovou na manhã da ultima quarta-feira, 03, as contas da Prefeitura de Zabelê ao ano de 2012, quarto ano da gestão da prefeita Iris Henrique. De acordo com a secretária de Educação, Marleide, a aprovação foi possível graças a uma gestão financeira eficiente, planejamento na educação e em todas as Secretarias da Gestão e rigor no controle dos gastos públicos. 

Ao receber a notícia da aprovação das contas, a prefeita Iris Henrique destacou os avanços do Governo Municipal. “Nossa administração é uma referência em gestão pública, a decisão do TCE prova que estamos no caminho certo, com uma gestão pautada na ética, transparência, valorizando o servidor e cumprindo o que estabelece as leis”, disse a gestora. 

Bruno Ferreira

Quadro de moto roubada é encontrado na zona rural de Brejo da Madre de Deus

Na tarde desta sexta-feira (05), a Polícia Militar estava realizando rondas na zona rural de Brejo da Madre de Deus, onde dentro de um matagal da estrada que dá acesso ao sítio Miguel velho foi encontrado um quadro de uma moto.

Ao ser consultado pelo número do chassi no Infoseg, foi constatado que se tratava de uma moto Fan-125cc de cor vermelha e que havia sido roubada no início da semana.

O chassi foi encaminhado para a delegacia de Santa Cruz do Capibaribe para que fossem tomadas as medidas cabíveis.

Homem é preso suspeito de estuprar filha de 17 anos na zona rural de Jataúba


A Polícia Militar prendeu um homem suspeito de estuprar sua filha de 17 anos na zona rural de Jataúba. Paulo Francisco Bezerra (52 anos) foi preso através de denúncias anônimas no Sítio Sobrado que é próximo ao Sítio Jacu.

O efetivo da cidade de Jataúba foi ao local e constatou a veracidade. No local, foi relatado por outras filhas de Paulo, que ele teria um filho com uma das filhas que reside na cidade de Belo Jardim.

Devido as informações repassadas, a guarnição comandada pelo Cabo Devaldo e composta pelo Soldado Felismino, o imputado foi preso e apresentado as autoridades de Santa Cruz do Capibaribe, onde foi autuado por estupro qualificado.