sábado, 12 de novembro de 2022

PRF ESCOLTA GESTANTE EM TRABALHO DE PARTO DE TORITAMA ATÉ CARUARU


Um comerciante e uma farmacêutica, grávida de nove meses, tiveram uma surpresa na tarde deste sábado (12). A gestante estava com uma cesárea marcada para a terça-feira(15), mas entrou em trabalho de parto na cidade de Taquaritinga do Norte, no Agreste, e precisava chegar com urgência até um hospital em Caruaru, para dar à luz a Malu, a primeira filha do casal. Em meio ao congestionamento da BR 104, em Toritama, o casal encontrou uma viatura da Polícia Rodoviária Federal (PRF), que ajudou nesse trajeto.

Policiais realizavam uma fiscalização da Operação Proclamação da República, quando o motorista de um carro pediu ajuda para abrir caminho no trânsito e chegar ao hospital. O condutor estava há 20 minutos parado em um congestionamento com quatro quilômetros de extensão, devido ao comércio na região, e a esposa dele já estava com quatro centímetros de dilatação.

Prontamente, a equipe abriu caminho em meio à fila de carros e o casal acompanhou a viatura por 37 quilômetros até um hospital particular, no bairro Maurício de Nassau, em Caruaru. O carro chegou em segurança à unidade de saúde e a gestante foi encaminhada para receber atendimento médico.

Governo da PB apoia realização da 5ª Feira Literária de CG; confira programação deste final de semana


O Governo do Estado está apoiando a realização da 5ª Feira Literária de Campina Grande, edição que volta a acontecer de forma presencial. O evento este ano tem como tema “Campina em Estado de Poesia”, e a maior parte das atividades acontece no Cineteatro São José e no Parque da Criança.

O vice-governador eleito, Lucas Ribeiro, prestigiou a noite de abertura do evento que coincidiu com o aniversário de 77 anos do Cineteatro São José. “É um privilégio termos evento como este que valoriza a literatura e estimula o hábito da leitura. Hoje é um dia duplamente especial pela realização da Flic e a comemoração de 77 anos de um equipamento cultural de tanga importância para Campina Grande”.

Entre as atividades estão oficinas gratuitas e abertas ao público na Escola Normal, encontro de leitores e lançamento de livros. A Flic também oferece atividades para crianças, no ‘Polo Flicadinho’.


De acordo com o professor Stellio Mendes, idealizador da Flic, a feira tem como objetivo fomentar a cultura leitora em Campina Grande durante todo ano através de ações permanentes. “O evento é uma culminância, mas ele compreende uma série de outras ações como o Leitura Viva, Encontro Paraibano de Cordelistas, Leitores em Rede, Leitura Viva, Cine Enem, entre outros”?

O Governo do Estado apoia o evento através da Funesc, Cagepa, UEPB, EduEPB. A Flic também conta com apoio do IFPB e do Sintab.

Programação

Neste sábado a programação da 5ª Flic acontecerá à tarde no Cineteatro São José com um lançamentos de livros, o encontro Leitores em Rede, com a escritora Jadna Alana, apresentação de SLAM e ainda palco aberto, para que o público possa apresentar seus talentos.

À noite, acontecerá a mesa “Música é Poesia?”, com Thelio Farias, Vladimir Silva,Jurani Clementino e mediação de Val Costa e a apresentação do poeta, cantor e compositor Tibério Azul.

Amanhã a Flic encerra sua edição 2022 com atividades pela manhã no Parque da Criança com atividades no Polo Flicadinho como contação de histórias, lançamento de livros e show de ilusionismo.

No Polo Piquenique também haverá Feira de Livros, Encontro Leia Mulheres Geek, Troca de figurinhas da Copa do Mundo e a apresentação do Maracatu Baque Mulher.

A programação da FLIC é aberta e gratuita. Para acessar toda a programação, acompanhe o instagram @flicfeira e o site: www.flicfeira.com.br

VALE FM 91,7 = PROGRAMA BUDEGA NORDESTINA

Programa Budega Nordestina com Paulo Viana, de segunda a sexta-feira das 05:30 às 07:00 horas, Pela Rádio Vale FM 91.7 de Santa Cruz do Capibaribe no Agreste Pernambucano.

Monteiro reúne maiores nomes da cantoria no Festival de Violeiros Pinto de Monteiro


Os amantes do verso, da poesia popular e da cantoria de viola da região do Cariri, aguardam com ansiedade a edição 2022 do Festival de Violeiros Pinto de Monteiro, que reunirá grandes nomes da cantoria do estado e da região Nordeste, em festival que será realizado no próximo dia 26 de novembro, na praça João Pessoa.

O Festival de Violeiros Pinto de Monteiro é promovido pela Prefeitura Municipal de Monteiro, através da Secretaria de Cultura e Turismo e tem como objetivo homenagear um dos maiores nomes da poesia, o repentista Severino Lourenço da Silva Pinto, conhecido como “A Cascavel do Repente”, ou simplesmente Pinto de Monteiro.

O evento terá a participação dos cantadores Geraldo Amâncio, Zé Cardoso, Antônio Lisboa, Edmilson Ferreira, Renê Cavalcante, Zé Carlos do Pajeú, Afonso Pequeno, Sebastião Dias e Lourinaldo Viturino e apresentação de Felizardo Moura. O show de encerramento ficará por conta do cantor Nonato Neto.

A prefeita de Monteiro, Anna Lorena, disse que “Nosso intuito é fazer com que a memória de Pinto de Monteiro esteja sempre viva. Este evento tem o principal objetivo de homenagear este artista que carrega “Monteiro” no nome e rompeu as fronteiras do Nordeste através de sua arte em poesia”, concluiu.

Serviço:

Festival de Violeiros Pinto de Monteiro
Local: Praça João Pessoa
Data: 26/11/2022 – 20 horas

 


PARTE DA CARGA DE BOTIJÕES ROUBADOS EM QUIPAPÁ FOI LOCALIZADA DENTRO DE MATAGAL EM SÃO BENTO DO UNA

O caminhão que transportava a carga também estava no local


Após denúncia, a Polícia Militar conseguiu localizar parte da carga de botijões de gás de cozinha que haviam sido roubados no município de Quipapá na última quinta-feira, 10. Dos 600 botijões roubados, que eram transportado num caminhão, foram recuperados apenas 284. O material estava escondido dentro de um matagal na zona rural de São Bento do Una/PE.

Ainda segundo a polícia, após informações sobre o paradeiro da carga, equipes policiais foram até o local indicado, uma área de mato nas proximidades da PE-180, assim foi possível recuperar parte do roubo junto com o caminhão.

O caso foi comunicado a delegacia do município para proceder nas investigações.

NA PARAIBA: Colisão entre carro popular e caminhão deixa vítima fatal na BR-412


Na tarde de ontem sexta-feira (11), um acidente automobilístico com vítima fatal foi registrado na BR-412, nas proximidades do Distrito de Malhada da Roça, em São João do Cariri.

Segundo informações, O proprietário de um veículo corsa foi tentar realizar uma ultrapassagem, e ao tentar desistir da ação, acabou perdendo o controle do carro. Ao retornar a pista, um caminhão que vinha logo atrás, acabou colidindo fortemente contra o veículo.

O motorista do Corsa que é natural de Campina Grande ficou gravemente ferido e foi socorrido pela unidade móvel do Samu para o Hospital Geral de Serra Branca, mas a vítima não resistiu aos ferimentos e veio a óbito.


Os dois ocupantes que estavam no caminhão não ficaram feridos e aguardaram a chegada do reboque para remoção do veículo.

1° BIESP REALIZOU SOLENIDADE PARA COMEMORAR O QUINTO ANIVERSÁRIO DO BATALHÃO.


Foi realizada na última quinta-feira (10), uma solenidade alusiva ao aniversário de cinco anos do 1º BIEsp, que contou com a presença de diversas autoridades como o Governador do Estado, Paulo Câmara, o Secretário de Defesa Social, Dr. Humberto Freire, do Comandante Geral da Polícia Militar de Pernambuco, Coronel Roberto, do Presidente da Asssembleia Legislativa de Pernambuco, Eriberto Medeiros, da Deputada Estadual, Gleide Angelo, do diretor geral da Polícia Civil, Dr. Nehemias Falcão, dentre outros.


O 1º BIEsp – Batalhão Integrado de Policiamento Especializado, foi inaugurado no dia 14 de Novembro do ano de 2018 e desde então tem somado com os demais órgãos de segurança pública em Caruaru, que tem registrado de forma gradativa e acentuada uma diminuição nos crimes cometidos contra o patrimônio e contra a vida, não só em Caruaru, mas, em toda a região.

Brasil sofre nas jogadas pelo alto e perde amistoso para o Canadá


A partida teve caráter amistoso, mas quem acompanhou o confronto entre Brasil e Canadá, disputado na tarde desta sexta-feira (11) no estádio da Vila Belmiro, em Santos, viu um jogo movimentado e de bom nível técnico que terminou com a vitória de 2 a 1 das visitantes.

Apesar do revés, a técnica sueca Pia Sundhage pôde fazer importantes observações diante de um adversário que está no top 10 do ranking de seleções da Fifa (as canadenses ocupam a 7ª posição e a seleção brasileira a 9ª).

Problemas na defesa

O primeiro tempo da partida deixou claro que o Brasil tem que dar mais atenção às jogadas defensivas pelo alto. Foi desta forma que o Canadá abriu uma vantagem de dois gols após menos de 30 minutos de bola rolando.

As visitantes abriram o placar aos 21 minutos em jogada de escanteio ensaiada. A bola foi rolada rasteira para a intermediária, onde Lawrence dominou e cruzou para a área, onde Zadorsky marcou de cabeça.

O segundo veio sete minutos depois, com a atacante Adriana Leon, que bateu de primeira após Sinclair desviar bola levantada na área em cobrança de escanteio.

Aos 32 minutos Debinha conseguiu descontar para o Brasil com um belo gol. A meia Kerolin avançou com liberdade pelo meio antes de passar por cobertura para a camisa 9, que não perdoou.

Na etapa final as duas técnicas aproveitam para fazer algumas experiências com suas equipes, e a partida diminui o ritmo, com o placar permanecendo sem novas alterações até o apito final.

Preparação para a Copa de 2023

O encontro da equipe comandada por Pia Sundhage com as canadenses, disputado no período da última Data Fifa de 2022, faz parte da preparação para a Copa do Mundo de 2023, que será disputada entre os dias 20 de julho e 20 de agosto de 2023, na Austrália e na Nova Zelândia.

Brasil e Canadá voltam a medir forças na próxima terça (15), a partir das 15h15 (horário de Brasília) na Neo Química Arena, em São Paulo.

Com Portal T5

IDOSO FOI ATACADO E MORTO POR BOI NA ZONA RURAL DE CARUARU PERNAMBUCO


Um idoso morreu ao ser atacado por um boi na tarde de ontem sexta-feira (11), no Sítio Rafael de Dentro, próximo ao Distrito do Rafael, na zona rural de Caruaru. A vítima, Adelino Bezerra da Silva, de 81 anos, estava no terreiro de sua propriedade, quando o boi do vizinho arrombou a cerca de arme farpado, entrando na propriedade do idoso, o atacou e o matou desferindo chifradas e o pisoteando.


O Cabo M. Pereira da Patrulha Rural, disse que a sua equipe foi acionada para ir ao local, lá chegando se deparou com o idoso morto e o boi deitado, nisso, alguns familiares e vizinhos foram chegando e de repente o boi se levantou e partiu pra cima de todos, que para não matar mais ninguém, teve de ser abatido.


O IC – Instituto de Criminalística, foi acionado, periciou o corpo da vítima no local e uma equipe da Polícia Civil encaminhou o corpo para o IML local, para ser periciado e será liberado no final da manhã deste sábado para que os familiares cuidem do seu funeral.

Condenado a 45 anos de prisão ex-marido que matou juíza no Rio

Viviane Vieira do Amaral Arronenzi

A Justiça do Rio de Janeiro condenou a 45 anos de prisão o engenheiro Paulo José Arronenzi, acusado de assassinar a facadas a ex-mulher, a juíza Viviane Vieira do Amaral, na véspera do Natal de 2020, na frente das três filhas do casal.

O julgamento terminou depois das 4h da madrugada de hoje (11). Arrozenzi estava separado da juíza que levou as três filhas à Barra da Tijuca para passar o Natal com o pai. As crianças tinham presentes para dar a ele.

Quando a juíza desceu do carro foi atacada a golpes de faca pelo ex-marido, sem chances de reação. Arronenzi foi preso em flagrante logo em seguida por guardas municipais. A sessão, realizada no 3º Tribunal do Júri, foi presidida pelo juiz Alexandre Abrahão Dias Teixeira e começou ontem (10), às 13h.

Viviane Vieira do Amaral tinha 45 anos ao ser morta e integrou a magistratura do Estado do Rio de Janeiro por 15 anos. Ela atuava na 24ª Vara Cível da Capital. Magistrados que conviveram com a juíza, amigos e parentes dela acompanharam o julgamento.

Segundo a denúncia do Ministério Público, o crime foi motivado “pelo inconformismo do acusado com o término do relacionamento, especialmente pelas consequências financeiras do fim do casamento na vida do engenheiro”. Paulo Arronenzi foi denunciado por homicídio quintuplamente qualificado.

As qualificadoras, que levaram ao aumento da pena em caso de condenação, são: feminicídio, ou seja, a vítima foi morta por ser mulher; o crime foi praticado na presença de três crianças; o assassinato foi cometido por motivo torpe, já que o acusado a matou por não se conformar com o fim do relacionamento; o crime foi cometido por um meio que dificultou a defesa da vítima, atacada de surpresa quando descia do carro enquanto levava filhas ao encontro do ex-marido; e o meio cruel utilizado, uma vez que as múltiplas facadas no corpo e no rosto causaram intenso sofrimento à vítima.

Testemunhas

Pela acusação, a primeira testemunha a falar foi a mãe de Viviane, Sara Vieira do Amaral. Ela lembrou que a sua família não era tão acolhida na casa da filha. E revelou que soube do crime através da neta mais velha, na época com 10 anos.

“Paulo sempre estava muito nervoso, estressado. As crianças não ficavam à vontade nem para fazer chamada de vídeo comigo. Minha filha era muito alegre e foi ficando cada vez mais introspectiva”, revelou Sara, que destacou ainda a mudança de vida imposta às netas e à família após a tragédia. A neta mais velha contou pelo telefone para a avó o que tinha acontecido com a mãe: “a mamãe está muito ferida, vovó. Ela está toda furada e ensanguentada caída no chão”.

Vinicius Vieira do Amaral, irmão da vítima, foi o segundo a depor. Ele explicou que a irmã abriu mão da escolta armada em dezembro e, no mesmo mês, ela foi morta pelo ex-marido.

“Ele queria compensações financeiras. Minha irmã deu R$ 640 mil para ele. Em troca, ele deu a morte para ela. Todas as vezes que penso nela, lembro da cena de terror do dia do crime. Tenho dificuldade de manusear facas. Ele começou a matá-la muito antes do crime e até hoje ele segue matando toda a minha família”, disse Vinicius.

O motorista de aplicativo Márcio Júlio Romeu, que passava pelo local do crime na hora, relatou o que viu. Além dos três, mais duas testemunhas de acusação foram ouvidas: Roberta Borges de Azeredo, melhor amiga da vítima; e Lara Bastos Pinto, testemunha que estava perto do local e filmou parte do ataque.

Pela defesa de Paulo Arronenzi, testemunharam Rosane Arronenzi, irmã do réu; e Josemar Oliveira de Souza, guarda municipal que chegou ao local logo depois da tragédia.


Fonte: Agência Brasil

PRF RECUPERA CAMINHONETE ROUBADA E EVITA ACIDENTE NO RECIFE


Uma caminhonete roubada foi recuperada pela Polícia Rodoviária Federal (PRF), nesta sexta-feira (11), na BR 232, no bairro do Curado, Zona Oeste do Recife. O veículo estava abandonado sobre a pista de rolamento, com risco de provocar um acidente de trânsito.

Policiais do Grupo de Patrulhamento Tático da PRF realizavam uma ronda no km 4,3, quando avistaram uma caminhonete próximo ao viaduto da rodovia. Ao se aproximarem, verificaram que o motor havia sido roubado e o veículo possuía diversas avarias, além de ainda não possuir queixa de roubo.

A caminhonete foi guinchada e encaminhada ao Departamento de Repressão aos Crimes Patrimoniais (Depatri), para registro da ocorrência e devolução ao proprietário.

Sulancast - EP 13 - 10/11/2022 - Ney Lima