segunda-feira, 18 de abril de 2011

Quase metade da população brasileira adulta está acima do peso, mostra estudo

Um levantamento divulgado hoje (18) pelo Ministério da Saúde mostra que quase metade (48,1%) da população brasileira adulta está acima do peso e que 15% dos brasileiros são obesos. Há cinco anos, a proporção era de 42,7% para excesso de peso e 11,4% para obesidade. A pesquisa Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel Brasil 2010) indica que mais da metade (52,1%) dos homens está acima do peso. Entre as mulheres, a taxa é de 44,3%. Em 2006, os índices eram de 47,2% e 38,5%, respectivamente. De acordo com a coordenadora de Vigilância de Agravos e Doenças Não Transmissíveis, Deborah Malta, a grande preocupação da pasta é que o país tem registrado um aumento de quase 1% na proporção de pessoas com excesso de peso por ano, tanto entre homens quanto entre mulheres. No quesito obesidade, o aumento anual é de 0,5%. O secretário de Vigilância em Saúde, Jarbas Barbosa, alertou que caso o Brasil mantenha os atuais índices, deverá alcançar em 13 anos os níveis de sobrepeso e obesidade registrados nos Estados Unidos. "É um sinal de preocupação", disse. Segundo ele, mulheres brasileiras com menor escolaridade têm percentual mais elevado e são as maiores vítimas do problema. Esta é a quinta edição da pesquisa, realizada desde 2006 por meio de entrevistas telefônicas com adultos (maiores de 18 anos). Em 2010, 54.339 pessoas foram ouvidas – cerca de 2 mil para cada capital brasileira.

Morre Áurea Ferrer de Moraes, fundadora da Pitu

Faleceu nesta segunda-feira, aos 105 anos, a matriarca da família Ferrer, de Vitória de Santo Antão, Áurea Ferrer de Moraes. O sepultamento está marcado para as 16h de hoje, no Cemitério de Vitória de Santo Antão. Não fosse uma história de amor não existiria um dos itens mais icônicos de exportação de Pernambuco. Justiça seja feita: a "patente" afetiva da Engarrafamento Pitú pertence a Dona Áurea. E olhe que a matriarca da família Ferrer, de Vitória de Santo Antão (a 50 km do Recife), e antiga degustadora de vinho e cerveja nunca tomou um gole sequer de cachaça. "Não gosto", jurava ela, taxativa. Apesar de não ser muito afeita à branquinha, ela teve visão empreendedora, digamos caseira, para aconselhar o marido, Severino Ferrer, a deixar o comércio volátil de peles caprina e ovina administrada junto com o sogro, nos anos 1930, e enveredar pelo ramo de bebidas. Eis que, em 1936, Severino compra do cunhado Dácio Travassos Sarinho a fábrica que engarrafava vinagre, vinho de jurubeba e álcool; e, em seguida, passa a produzir as aguardentes Confiança e Tupi. Um ensaio para, seis anos depois, lançar finalmente a marca Pitú. Há cinco anos, ela se locomovia em uma cadeira de rodas. A centenária criou e educou onze filhos. Severino Ferrer não foi seu primeiro namorado; foi o grande amor da sua vida. Uma união que, a um mês e meio de completar bodas de ouro, foi interrompida pela morte do esposo. "Feio ele não era", dizia, com um bom humor direto, ao ser questionada sobre a primeira impressão ao ser cortejada pelo marido. A festa de Santo Antão da Matriz foi o palco da paquera inicial entre Severino e Áurea, embora já se conhecessem de vista. "Ela tinha 15 anos. Meu pai era feirante de charque e trazia produtos de Glória do Goitá e Pombos", conta um dos filhos, Pedro Ferrer. Quando se casaram, ela, natural de Limoeiro, tinha 18 anos, e ele, de Paudalho, 24. Dos onze filhos criados, nove estão vivos. Mas só dois deles, Aluísio, 83 anos, e Paulo, 80, decidiram dar continuidade aos negócios do pai. Hoje ela tem 30 netos, 48 bisnetos e seis tataranetos. Talvez o segredo da longevidade de Dona Áurea tenha sido a visão pragmática sobre a vida. Nem após o marido passar sete anos em estado vegetativo, em decorrência de um derrame, ela aceitou a sugestão dos médicos de oferecer medicamento de sobrevida. Neste período, ela também perdeu dois filhos adultos.

Jovens morrem em colisão de moto com cavalo em Quipapá

A violência do fim de semana no trânsito. Dois jovens morreram em um acidente na PE-177, em Quipapá, na Zona da Mata Sul. Josino Cláudio Ferreira, 23 anos, e Alex Rodrigues de Melo, 22, estavam em duas motos. Eles colidiram em um cavalo e morreram na hora. Na PE-180, em Belo Jardim, uma viatura policial atropelou e matou um menor de 10 anos. Nas rodovias federais, foram registrados neste domingo 14 acidentes, com 25 veículos envolvidos. Duas pessoas morreram e 6 ficaram feridas. Na BR-104, em Caruaru, uma colisão entre carro e moto causou a morte de Adenildo Vasconcelos Silva, 45 anos, condutor da motocicleta. O acidente aconteceu nas proximidades da Ceaca. Na BR-116, em Cabrobó, no Sertão, um acidente entre uma carreta e um carro de passeio, matou Sebastião Paulino, 52 anos. Ainda no balanço da Polícia Rodoviária Federal, 397 veículos fiscalizados, 110 multas aplicadas, três motoristas presos por dirigirem embriagados, dois veículos recolhidos e 11 documentos apreendidos.

Domingo de Ramos na Paixão de Cristo de Nova Jerusalém tem recorde de público

A apresentação da Paixão de Cristo de Nova Jerusalém, em Fazenda Nova, na noite desse domingo (17), superou as expectativas e reuniu recorde de público. Este ano, nove mil pessoas assistiram ao terceiro dia de espetáculo da temporada 2011. No domingo de ramos de 2010 foi registrada a presença de sete mil expectadores. Os ingressos para o espetáculo desta segunda (18) custam R$ 50. Estudantes, idosos e funcionários públicos estaduais são beneficiados com a meia entrada.

Discussão termina em tragédia em Altinho: mãe e filha são mortas a tiros.



As vítimas foram atingidas com tiros na cabeça. A polícia já tem um suspeito do duplo homicídio, que chocou a população. Uma discussão terminou em tragédia na cidade de Altinho, na tarde desta sexta-feira (16). Mãe e filha foram assassinadas a tiros no Loteamento Novo Altinho. Maria do Socorro Rodrigues da Silva, 35 anos, e a filha dela, Karine Inajara Rodrigues dos Santos, 16, foram mortas a tiros. As vítimas foram atingidas com tiros na cabeça. O espoco de Maria do Socorro, Célio Manoel dos Santos, 39 anos, ficou ferido e foi socorrido para o Hospital Regional do Agreste, em Caruaru. Segundo a polícia, o crime foi praticado por um homem conhecido por Zé de Edite, após uma discussão. O criminoso fugiu em um veículo Corolla, de cor prata, placa não anotada. O duplo homicídio chocou a população de Altinho e o delegado Diogo Melo já iniciou as investigações na tentativa de prender o assassino. Os corpos das vítimas foram encaminhados ao IML de Caruaru. Marcos Araújo repórter policial. Contato SKYPE araujoimprensa123

Preço do bacalhau cai e comerciantes comemoram as vendas

Comer peixe na Semana Santa faz parte da tradição católica como forma de praticar o jejum e a abstinência indicada pela igreja. Dados do ministério da Pesca e Aquicultura revela que o consumo de pescado por habitante no Brasil vem crescendo a cada ano. Pesquisas apontam que o consumo de pescado por habitante no Brasil é de 9 kg/ano. Além de ser rico em vitamina A, proteínas, ômega-3 se consumido regularmente, reduz os riscos de doenças cardíacas e controla o nível de colesterol. De vários tipos de peixe, um se destaca: o Bacalhau. O peixe este ano está 10% mais barato em relação ao ano passado. O motivo dessa redução é graças à queda do dólar que favorece a importação. Os preços variam de acordo com o bolso do cliente, informa o gerente do Armazém Lacerda, Moacir Lacerda. “O preço do bacalhau varia de R$ 11 a 24. Este ano, a venda está superando as nossas expectativas. Nós estamos reforçando o nosso estoque para atender a demanda de clientes que sempre deixam para comprar de última hora.”

CIDADANIA: Moradores convivem com problema há mais de uma década

Imagine conviver com o mesmo problema durante mais de uma década. Esta é a triste realidade dos moradores da Rua Maria Lira de Morais, no bairro da Nova Santa Cruz, em, Santa Cruz do Capibaribe. É que na metade da rua, que é asfaltada, e cheia de buracos, existe um trecho onde na seca, gera muita poeira e um enorme buraco, mas que no período chuvoso, a situação piora. Com as chuvas dos últimos dias, simplesmente não houve escoamento da água, devido à condição do terreno, e uma enorme lagoa em plena rua se formou, deixando o acesso interrompido. Atendendo um chamamento dos moradores, nossa equipe esteve no local e constatou a realidade da situação. Carros e motos precisam fazer meia volta e retornar, já que é impossível atravessar de carro devido a um enorme buraco na “lagoa”.Segundo o morador Admilson Sarados, dono de uma fábrica de confecções, há mais de dez anos, os moradores convivem com o descaso público, e que já se passaram mais de 3 gestões e prefeito nenhum resolveu o problema “È uma vergonha, falta além de boa vontade, competência para resolver este problema. Já procuramos a prefeitura e até agora nada. O prefeito Toinho do Pará deveria entregar o cargo, já que não tem condição nem de resolver uma questão dessa. É revoltante e nós moradores já não agüentamos mais”. Depois de uma sessão de fotos, ligamos para o secretário de infra-estrutura Fabiano Glicério e colocamo-lo por telefone para conversar com o morador. Em seguida o secretário garantiu que em dez dias as obras iriam começar, mas deixou claro que não é uma obra que seja concluída rapidamente, já que tem que ser fazer um levantamento técnico do nível do terreno e verificar o melhor caminho para se resolver definitivamente a questão. O blog Sulanca News acompanhará todo desenrolar desta história que já dura mais de dez anos de dor de cabeça e sofrimento para os moradores da Rua Maria Lira de Morais.
Imagens e texto Marcondes Moreno

Projeto de Lei visa obrigatoriedade de “Teste da Orelhinha” em Pernambuco

Com o intuito de diagnosticar problemas auditivos em recém-nascidos, o deputado estadual Edson Vieira (PSDB) elaborou um projeto de Lei denominado “Teste da Orelhinha”. O projeto tem a finalidade de obrigar maternidades, hospitais e enfermarias de Pernambuco realizarem o exame de Emissões Otoacústicas Evocadas, mais conhecido como “Teste da Orelhinha”.A metodologia do exame segue orientações internacionais é a técnica mais utilizada para triagem auditiva neonatal, o procedimento é indolor, realizado no berçário, durante o sono natural do recém-nascido e tem duração aproximada de cinco minutos. O exame é realizado por fonoaudiólogos e consiste na aplicação de uma sonda no ouvido, conectada a um computador, que emite sons de fraca intensidade e capta a resposta das células do ouvido.O projeto tem a finalidade de diminuir a alta incidência de surdez quando comparada a outras doenças, como o hipotireoidismo e a anemia falciforme. Para Edson Vieira “é um exame fácil e rápido e a sua realização é muito importante logo nos primeiros dias de vida, já que o diagnóstico precoce evita o agravamento de problemas auditivos”.--


Atenciosamente,Assessoria de Imprensa do Deputado Estadual Edson Vieira assessoriaimprensaedsonvieira@gmail.com (81) 3731-1423 Cáudio Higino Magali Oliveira

MST realiza protesto na BR-104, em Caruaru

Integrantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) interditaram na manhã desta segunda-feira (18), a BR-104, no distrito de Lajes, no sentido Caruaru - Toritama. Os manifestantes estão armados com foice e paus. O protesto “Abril Vermelho” faz parte da jornada nacional pela reforma agrária que relembra o massacre de Eldorado do Carajás, no Pará, no dia 17 de abril de 1996, quando 19 trabalhadores sem terra foram assassinados durante confronto com a polícia. Esta é a segunda ação promovida pelo movimento em menos de dois meses na cidade. No mês de março, o MST interditou o atendimento a agência bancária para reivindicar pendências dos convênios da Caixa Econômica para a construção de casas em assentamentos da Reforma Agrária. “O congestionamento nos dois sentidos da pista chegou a 10 quilômetros, mas o trânsito foi liberado agora a pouco, por volta das 09:40h”, informou o repórter Berg Santos. A polícia Rodoviária Federal permanece no local até que o tráfego no local seja normalizado.