sábado, 15 de setembro de 2018

JOVEM FOI ASSASSINADO NA NOVA CARUARU TRÊS DIAS APÓS SAIR DO PRESÍDIO DE CANHOTINHO

Foi morto a tiros na tarde deste sábado (15), na beira de um pequeno açude, no leito do Riacho Mocó, próximo ao bairro Nova Caruaru, o jovem, Erick Henrique da Silva, de 21 anos, que morava na Rua Quipapá, no Loteamento Novo Mundo, ao lado da Funase que saiu do presídio de Canhotinho há três dias onde cumpria pena por roubo há um ano e meio. Ele deixou um filho.

A madrasta do rapaz, Dona Cícera, disse que ele passou na sua casa no final da manhã, que falou com o seu esposo que é o pai dele que o chamou para almoçar e ele disse que voltaria logo, saiu e não retornou para o almoço e depois só chegou a notícia de sua morte e como ele era usuário de droga acredita que tenha ido a esse local para fumar maconha onde foi assassinado.


O corpo foi encaminhado para o IML local.


Fonte: Blog do Adielson Galvão

Beto Richa deixa a prisão e diz retomar candidatura ao Senado

O ex-governador do Paraná, Beto Richa - Foto: Acervo/ Agência Brasil

O ex-governador do Paraná, Beto Richa, deixou a prisão no início da madrugada de hoje (15). Ele foi preso na manhã de terça-feira (13) no âmbito da Operação Rádio Patrulha, que investiga o suposto direcionamento de licitação para beneficiar empresários e o pagamento de propina a agentes públicos no Paraná.

Na noite de ontem (14), o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, decidiu soltar a família e mais 14 acusados que foram presos.

Na saída da carceragam, Richa disse à imprensa que está “de cabeça erguida” e que continua respondendo todas as acusações “sem a menor dificuldade”. “O que fizeram comigo é uma crueldade enorme. Não merecia o que aconteceu. [...] Foram dias de extremo sofrimento para mim a toda a minha família”, disse, questionando a credibilidade do delator da operação, “cujo histórico de vida não demonstra nenhuma credibilidade”. “E aí eu pergunto, vale a palavra dele ou vale a minha palavra?”.

O ex-governador disse que quer voltar à vida normal e à sua campanha ao Senado.

Prisão provisória

Richa, que é candidato ao Senado nas eleições de outubro, sua esposa e ex-secretária da família, Fernanda Richa, e o seu irmão, José Carlos Richa, o Pepe Richa, estavam detidos provisoriamente no Regimento da Polícia Montada, da Polícia Militar, em Curitiba. Todos deixaram o local nesta madrugada.

No pedido de liberdade feito ao STF, os advogados alegaram que não há motivos para a decretação da prisão porque os supostos fatos teriam ocorrido entre 2011 e 2013. O pedido de liminar foi enviado ao processo no qual o próprio Gilmar Mendes proibiu a condução coercitiva de investigados. Segundo a defesa, a prisão foi decretada em substituição à condução, violando a decisão do ministro, que foi confirmada posteriormente pelo plenário.

Na decisão, Mendes disse que a decretação da prisão foi inconstitucional e violou a decisão da Corte sobre a condução coercitiva. Além disso, disse que as prisões temporárias só podem ocorrer quando forem imprescindíveis para as investigações.



Fonte: Agência Brasil

Organização espera recorde de público no X Festival do Mel em São José dos Cordeiros

A cidade conhecida como a Capital do Mel na Paraíba, São José dos Cordeiros, já vivencia o clima de seu maior evento turístico. Várias residências foram alugadas, pousada sem quartos disponíveis, restaurantes preparados, barraqueiros em preparativos finais, comércio aquecido. Esse é o resultado já antecipado do X Festival do Mel, um dos maiores eventos temáticos da Paraíba e que deve atrair milhares de pessoas para o Cariri entre os dias 20 e 23 de setembro.

Segundo o prefeito Jefferson Roberto, a expectativa da organização é de que cerca de 40 mil pessoas passem por São José dos Cordeiros neste Festival do Mel. “Montamos uma das melhores programações de todas as edições e queremos junto com o público do Cariri e de toda a Paraíba celebrar os 10 anos do evento que nos projetou regionalmente”, enfatizou o gestor.

A estrutura do Festival do Mel começará a ser montada a partir de segunda-feira (17) e a festa este ano contará com uma grande organização, desde a estrutura de palco para shows, tendas para exposição de produtos e artesanato, até espaço padronizado e reservado às barracas, além do clube Asa Branca, onde ocorre palestras e oficinas.

O Festival do Mel acontece nos dias 20, 21, 22 e 23 de setembro. O evento será aberto com o tradicional concurso da Garota do Mel, na quinta-feira (20), e nos dias que se seguem uma vasta programação técnica será ofertada, além de shows com Márcia Felipe, Devinho Novaes, Luan Estilizado, Alcimar Monteiro, Bob Léo Mercadoria entre outros.

Confira a programação musical completa:

21 de setembro (sexta-feira)

Márcia Fellipe
Luan Estilizado
Forró da Hora

22 de setembro (sábado)

Alcymar Monteiro
Devinho Novaes
Farra dos 600
Nascimento Filho

23 de setembro (domingo)

Bob Léo
Suelio do Acordeon
Moises do Acordeon


PROJETO 'BUDEGA NORDESTINA'. VALORIZANDO NOSSA CULTURA E NOSSO POVO.


Programa "Budega Nordestina" a cultura em primeiro lugar. XOTE, XAXADO, BAIÃO, ARRASTA-PÉ, ABOIO, VIOLA E TODOS OS RITMOS DA NOSSA CULTURA POPULAR. O Programa "Budega Nordestina" vai ao ar todos os domingos das 07 as 09 da manhã, através das Rádios IGM FM 88.9, de Santa Cruz do Capibaribe, FAROL FM 90.5, de Taquaritinga do Norte e Capital FM 88.9, do Recife. A apresentação é de Paulo Viana e Jairo Gomes. O programa é transmitido direto da Central de Feiras de Santa Cruz do Capibaribe, Pernambuco. 

Se você quiser fazer parte deste projeto entre em contato com Paulo Viana através dos telefones (81) 9 9428-8603 e 9 9704-3456 ou fale com Jairo Gomes através do (81) 9 9415-7140 ou 9 9663-9604

Blog Budega Nordestina / Blog do Jairo Gomes

Envie informações para nossa redação pelo WhatsApp (81) 9 9428-8603.

Justiça determina normas e regula colocação de bandeiras de candidatos em Santa Cruz

O excessivo número de bandeiras, muitas delas colocadas em condições de improviso, levou o juiz eleitoral Vanilson Guimarães de Santana Júnior, a notificar em Santa Cruz do Capibaribe todos os candidatos que usam estes meios como forma de divulgação das campanhas eleitorais. As bandeiras estão espalhadas em várias vias, principalmente ao longo da Rodovia PE-160.

Em decisão proferida nesta sexta-feira (14), o juiz determinou que em um prazo de 48 horas os candidatos tomem providências para “adequação de suas bandeiras, de modo a alterarem a forma de sustentação daquelas, afim de impedir que caiam sob a referida via pública”.

As medidas também inibem o número de bandeiras de forma inapropriada e pedem que o posicionamento permita a travessia segura de pedestres.

O uso excessivo de bandeiras tem incomodado transeuntes e por muitas vezes prejudicam o trânsito. As medidas impostas pela Justiça Eleitoral são válidas para todas as vias da cidade.


Fonte: Blog do Ney Lima

VENDEDORA MORRE VÍTIMA DE ACIDENTE NA PE-180, EM SÃO BENTO DO UNA

Uma mulher morreu vítima de acidente na noite desta sexta-feira (14), na PE-180, em São Bento do Una, no Agreste pernambucano.

A vítima foi a vendedora Mariana Brito dos Santos, de 36 anos, ela conduzia uma motocicleta quando colidiu em uma caminhonete Toyota Hillux, sofreu ferimentos graves e veio a óbito após ser socorrida para o hospital municipal.

O motorista da caminhonete permaneceu no local, acionou o socorro e prestou esclarecimentos à Polícia Civil que está investigando o caso, o corpo de Mariana Brito foi encaminhado para o Instituto de Medicina Legal (IML) de Caruaru.

Presidente da Aesa diz que Eixo Leste na PB está apto a receber as águas da Transposição


O presidente da Aesa (Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba), João Fernandes, disse no dia de ontem sexta-feira (14), que as obras do Eixo Leste já garantem a passagem das águas da Transposição do Rio São Francisco para Monteiro. Apesar disso, o bombeamento está suspenso desde o início das reformas nos mananciais de Poções e Camalaú. De acordo com o Dnocs, a obra está apta para voltar a receber as águas desde o dia 5 agosto.

 “O Eixo Leste está pronto, dependendo apenas do ministro [da Integração Nacional] mandar bombear a água para Monteiro. Os consertos do Eixo Leste foram feitos e Poções e Camalaú, embora não estejam concluídos totalmente, já dá passagem das águas do São Francisco”, disse João Fernandes, afirmando que estão faltando apenas os complementos dessas obras, que não interferem na passagem das águas.

O coordenador do Dnocs (Departamento Nacional de Obras Contra as Secas), Alberto Batista, disse que “o Ministério da Integração já está ciente de todo o processo”, mas não sabe o motivo da água não ter sido liberada ainda.

 “Nossa parte nós estamos fazendo, que é a execução do processo de fechamento, atacamos a parte das comportas, para que não ficasse na dependência da conclusão da obra para que a água chegasse. Hoje, Poções e Camalaú já estão aptas a receberem as águas do São Francisco”, disse Alberto Batista.

No mês passado, em reunião no Ministério da Integração, com Dnocs, as empresas envolvidas no processo de Camalaú e Poções e os Ministérios Públicos Federal e Estadual, ficou definido que seria liberado 800 litros por segundo. Mas o bombeamento não teve início ainda. “Estamos aguardando o posicionamento do MI”, frisou Alberto.

As obras em Poções e Camalaú foram necessárias porque foi feito o ‘rasgo’ para que a água chegasse mais rápido em Campina Grande, e foi necessário colocar tubulação, válvulas de controle para ter maior aproveitamento das águas, envelopamento com concreto e, agora, falta a parte de acabamento, que são as obras complementares e a parte de automação, explicou o Dnocs.

Alberto Batista disse, no entanto, que apesar de não ter voltado a bombear as águas, “não compromete a segurança hídrica de Campina Grande”. “Campina Grande não corre risco de entrar em colapso, não”, comentou.



Fonte: ClickPB

Resgate a Infância – Ministério Público do Trabalho leva projeto a Toritama e Santa Cruz

A partir da próxima segunda-feira (17) até a sexta (21), o Ministério Público do Trabalho (MPT) em Pernambuco realiza uma série de ações em Toritama e Santa Cruz do Capibaribe, de combate ao trabalho infantil.

As atividades, que duram toda a semana, incluem audiências públicas com empresas e a capacitação de educadores e conselheiros tutelares. O MPT ainda verifica o cumprimento de termos de ajuste de conduta (TAC) firmados com os Municípios que tratam da implementação de políticas públicas para a infância.

O projeto Resgate a Infância tem enfoque inicial na articulação com a educação municipal, por meio do projeto MPT na Escola, e do estímulo à inclusão profissional de adolescentes junto ao mercado de trabalho local, por meio das cotas de aprendizagem. Na semana de atuação do MPT na região, o contato com o poder público e o setor privado, além de servidores de áreas ligadas à infância e à adolescência, são a tônica das ações.

A implantação do projeto Resgate a Infância nas cidades de Toritama e Santa Cruz do Capibaribe é realizada pelos procuradores do MPT Jailda Pinto, Roberta Rocha e Ulisses Carvalho, por meio da Coordenadoria de Combate à Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente (Coordinfância). A atividade também conta com o apoio do procurador José Adilson Pereira da Costa.

Programação

Audiência Cota de Aprendizagem

Na tarde da terça-feira (18), o MPT realiza reunião com representantes de diversas empresas da região, com o objetivo de esclarecer dúvidas quanto ao cumprimento da cota legal de aprendizagem pelas organizações. A legislação determina que toda empresa deve reservar a aprendizes de 5% a 15% das vagas de emprego qualificado. Na ocasião, estarão presentes representantes do Sistema S, composição escolhida pelo MPT para viabilizar o contato entre o setor de aprendizagem e as empresas locais.

Eixo Educação

Na quarta-feira (19), a atuação do MPT é voltada ao combate ao trabalho infantil nos municípios, por meio da capacitação de profissionais ligados à infância. Pela manhã, os procuradores do MPT Jailda Pinto, Ulisses Carvalho e Roberta Rocha recebem conselheiros tutelares municipais e representantes do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) local para palestra sobre estratégias de atuação e articulação dos órgãos públicos no combate ao trabalho infantil.

No mesmo dia, na parte da tarde, está agendada a capacitação de educadores da rede municipal de ensino no âmbito do MPT na Escola. O projeto visa inserir o tema do trabalho infantil no cotidiano dos alunos da rede, com instruções para que as próprias crianças denunciem o problema.

TACs com os Municípios

Na tarde da quinta-feira (20), haverá reunião com representantes dos Municípios de Toritama e Santa Cruz do Capibaribe. Na ocasião, o MPT verifica o cumprimento de termos de ajuste de conduta (TAC), firmados com os Municípios.

Resgate a Infância

A semana de atividades é parte da implantação do Projeto Resgate a Infância nas cidades visitadas pelo MPT. De realização nacional, o projeto visa erradicar o trabalho infantil, fomentar políticas públicas, promover a formação profissional e proteger o trabalhador adolescente.

Números

Em Toritama, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) contabilizou, no Censo 2010, um total de 1.781 crianças e adolescentes de 10 a 17 anos que trabalhavam, dos quais 1.450 não frequentavam a escola. Quanto à contratação de aprendizes, segundo o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), o mercado de trabalho de Toritama tinha, em 2015, a capacidade de absorver 55 jovens em vagas de aprendiz. Entretanto, apenas 11 dessas vagas estavam preenchidas.

Em Santa Cruz do Capibaribe, quanto à mesma faixa etária, o Censo 2010 verificou 4.301 crianças e adolescentes vinculados a algum tipo de trabalho, dos quais 2.055 não frequentavam a escola.

Dados do MTE mostram que, em 2015, Santa Cruz tinha um mercado de trabalho capaz de incluir 137 jovens em vagas de aprendizagem. No entanto, na mesma época, apenas 68 dessas vagas estavam preenchidas.