sexta-feira, 24 de abril de 2015

Santa Cruz do Capibaribe registra quinta-feira chuvosa

Rua Maria Lira no Bairro Nova Santa Cruz. Fotos: Facebook.

Durante esta quinta-feira (23), o município de Santa Cruz do Capibaribe registrou uma grande quantidade de chuvas.
Bairro Cohab.
 As águas que caíram na cidade foram suficientes para alagar algumas ruas e avenidas da Capital da Moda. 
Bairro São Jorge. Foto: Jota Lima.
 A imagem acima, mostra a situação de uma ponte que corta os bairros São Jorge e Neco Aragão.

JIBOIA DE APROXIMADAMENTE 2 METROS DE COMPRIMENTO É ENCONTRADA EM SANTA CRUZ DO CAPIBARIBE

Um fato que chamou a atenção logo após a chuva que caiu na quinta-feira (23) em Santa Cruz do Capibaribe. Uma cobra Jiboia de aproximadamente 2 metros de comprimento foi encontrada na rodovia PE-160, mais precisamente na curva do Serrote.

A Guarda Civil Municipal (GCM) e a Polícia Militar foram acionadas, além de uma equipe do Bombeiro Civil capturou a serpente e entregou ao Fiscal de Meio Ambiente, Luiz Carlos.

Zé Minhoca (PSDB)

O vereador Zé Minhoca foi o primeiro a discursar e, iniciou o seu discurso fazendo registro da luta dos cegonheiros de Pernambuco, enfatizando a luta desses profissionais, relatando o apoio do Deputado Gonzaga Patriota.

O parlamentar deu continuidade ao seu discurso falando sobre a importância da Audiência Pública feita pelo Ministério Público de Santa Cruz do Capibaribe, porém destacou como sendo irresponsável o fato de vereadores da oposição ir às rádios convocar pessoas para comparecer à Câmara durante a audiência.

O vereador concluiu dizendo que é melhor os parlamentares da Oposição ir a Brasília buscar por recursos para ajudar a Santa Cruz do Capibaribe.

ADOLESCENTE QUE CONSEGUIU FUGIR ENQUANTO ERA CUSTODIADO POR AGENTES DA FUNASE É RECAPTURADO NA CAPITAL DA MODA

Um adolescente de 17 anos de idade, que estava foragido da FUNASE de Caruaru, depois de ter conseguido escapar da custodia de Agentes da unidade socioeducativa, em uma audiência na Comarca de Taquaritinga do Norte, foi recapturado na tarde de ontem (quinta-feira) em sua residência localizada no bairro Palestina em Santa Cruz do Capibaribe.

Segundo informações repassadas ao Agreste Notícia, o infrator conseguiu escapar no dia 30 de Março desse ano, depois de aproveitar um descuido dos profissionais que faziam a custodia, saindo correndo com destino ignorado.

O envolvido foi apresentado na Delegacia de Polícia de Santa Cruz do Capibaribe aonde foram realizados os procedimentos legais e cabíveis. O Adolescente será novamente encaminhado a FUNASE.

Novas ambulâncias do Samu chegam a Santa Cruz do Capibaribe

Fotos: Thonny Hill.
Na manhã desta sexta-feira (24) está sendo realizada a solenidade de entrega de duas novas ambulâncias do Samu.

A entrega das ambulâncias é fruto de uma parceria do município com o Governo Federal e vem para melhorar a qualidade do serviço que é prestado a população de Santa Cruz do Capibaribe e também a outros municípios. Devido ao tempo de uso e excesso de quilometragem, as unidades antigas passavam por constantes quebras e períodos maiores de manutenção.

Em entrevista concedida ao blog, o secretário de saúde do município, Breno Feitoza, falou sobre a entrega dos novos equipamentos.

De acordo com ele, as duas novas ambulâncias, uma de atendimento básico e outra de suporte avançado (com UTI móvel), serão escaladas para prestarem os serviços de primeiros socorros e remoção junto com a motolância e que as outras duas ficarão, segundo o mesmo, na chamada “reserva técnica”..
Interior de uma das unidades.
Essa “reserva técnica”, de acordo com o secretário, será a utilização das unidades antigas em caso de emergência, quando uma ou as duas unidades presentes possam apresentar algum defeito.

Uma das ambulâncias pode ser cedida para as unidades hospitalares do município

Uma novidade, de acordo com o secretário, foi à possibilidade para que uma das duas ambulâncias possa ser cedida para o Hospital Municipal e para o Materno Infantil.

A ambulância seria a unidade de suporte avançado e o secretário falou sobre essa possibilidade. 

“Vamos começar um novo processo, pois elas não podem ser, logo de cara, disponibilizadas para a rede (municipal de saúde) porque elas ainda são do Samu e são reserva técnica só das viaturas do Samu. No entanto, estamos discutindo, estamos em fase de negociação com o Ministério da Saúde para que uma dessas ambulâncias, que vão ficar de reserva técnica, possa ser descaracterizada e passe a ser o que nós chamamos de “ambulância branca”, para aí sim ser destinada a rede municipal.”, disse.

Sobre esse processo, o secretário não quis especificar datas, mas citou também que esse projeto está aliado a busca de mais uma motolância, que continuará atuando com as outras unidades novas.

Vale ressaltar que as duas unidades antigas já haviam ultrapassado o limite de quilometragem estabelecido pelo Ministério da Saúde, que determina a substituição do veículo a cada 100 mil quilômetros rodados. Uma das duas ambulâncias foi flagrada com 197.814 km rodados.

Ouça a entrevista feita ao blog em primeira mão, com maiores detalhes sobre os fatos: Breno Feitoza
.

OPERAÇÃO DA POLÍCIA MILITAR CULMINA NA CAPTURA DE UMA QUADRILHA EM SÃO DOMINGOS...

Uma mega operação da Polícia Militar deflagrada em São Domingos distrito de Brejo da Madre de Deus na noite de ontem (quinta-feira) culminou com a captura de uma quadrilha envolvida com tráfico de drogas e assaltos.

Segundo informações, participaram da ação acontecida na Rua Chile no loteamento José Monteiro, as equipes do GATI, ROCAM, P2 e Oficial de Operações.
Pelo menos quatro pessoas foram presas pelo efetivo da Polícia Militar, entre elas: Roseildo Feitosa da Silva, vulgo “Nenem”, de 35 anos; Erivaldo Geraldo da Silva, vulgo “Val”, de 19 anos; Maria Serafim de Jesus Silva, vulgo “Maria Doida”, de 33 anos; além de um adolescente de 17 anos de idade, sendo esse último bastante conhecido no mundo da criminalidade.

Na ocasião foram apreendidas 37 pedras de crack; dois revolveres cal 38; uma Honda Bros de cor amarela (roubada); uma Honda CG-125c de cor preta e placa PGG-6630 (roubada); um automóvel Gol de cor prata e placas KIY-4939 (roubado), além de R$ 724,00 em espécie.

Todos os envolvidos foram apresentados na Delegacia de Polícia de Santa Cruz do Capibaribe.