quinta-feira, 29 de setembro de 2016

Juiz Eleitoral acata representação do Ministério Público e abre processo que pede cassação de registro em Santa Cruz


O juiz Diego Vieira de Lima (foto), que responde pela 109ª Zona Eleitoral em Santa Cruz do Capibaribe, decidiu, na manhã desta quinta-feira (29), acatar a representação do Ministério Público que pretende cassar o registro de candidatura de Edson Vieira (PSDB), sob a acusação de abuso de poder econômico.

O magistrado entendeu que os requisitos apresentados para a abertura do processo foram preenchidos e determinou a notificação das partes envolvidas, que terão cinco dias para apresentar defesa.

A acusação

A Justiça Eleitoral ainda não divulgou quais os indícios apontados pelo Ministério Público para a abertura da ação que pede a cassação de registro.

No entanto, o Blog do Ney Lima conseguiu obter informações que a principal denúncia recai sobre a realização de eventos políticos antes do período permitido pela Justiça Eleitoral.

Os eventos ocorriam com a justificativa de comemorar aniversários de correligionários políticos, mas na prática tinham o propósito de divulgação política.

As estruturas usadas nas festas também estão sendo questionadas.

Posicionamento do Candidato

A coligação “Mais Conquistas, Mais Avanços”, que responde pela campanha do candidato Edson Vieira sustenta que não foi comunicada oficialmente sobre a ação e atribuiu a origem das denúncias a adversários.

A Coligação informou ainda que confia nos órgãos institucionais e que demonstrará que a denúncia não tem procedência. Confira a nota na íntegra:

Nota da Coligação Mais Conquistas Mais Avanços

Comunicamos que não fomos informados pelo Cartório Eleitoral, logo não sabemos o teor da ação proposta pelo Ministério Público Eleitoral, através de fatos apresentados pelos adversários.

Ressaltamos que confiamos nos órgãos institucionais e na nossa equipe que demonstrará que a denúncia oferecida pelos adversários não tem procedência. Estamos absolutamente tranquilos.

Aproveitamos para convidar a todos os santa-cruzenses a participarem ativamente da eleição municipal do próximo domingo, a escolherem através do voto e da participação democrática o caminho do avanço e das conquistas. Juntos, Santa Cruz avança cada vez mais.

Coligação Mais Conquistas, Mais avanços

Fonte: Blog do Ney Lima

EX-PRESIDIÁRIO É PERSEGUIDO E MORTO NO QUINTAL DE CASA, EM CARUARU

O segundo crime de morte da noite desta quarta-feira (28) ocorreu na Rua Arrojado de Lisboa, no bairro Santa Rosa e teve como vítima, o ex-presidiário, Belgrasom Galdino da Silva, vulgo “Galego” de 27 anos. Ele foi executado no quintal de sua casa e o corpo apresentava quatro perfurações, sendo duas na cabeça, uma nas nádegas e uma no braço esquerdo.

O Sargento Valdemar que ajudou no isolamento do local com o soldado Simon, informou que populares disseram que a vítima estava na frente de sua residência bebendo, quando dois indivíduos encapuzados chegaram de um veículo de cor branca, a vítima entrou rapidamente no imóvel, mas foi perseguido até o quintal, onde tentou pular o muro, no entanto os algozes o alcançaram e efetuaram os disparos.

Este foi o 16º homicídio do mês de setembro e o 162º do ano de 2016 em Caruaru e o corpo da vítima foi encaminhado para o IML local.

Eleições 2016 – Últimos comícios na Capital da Moda!

Homenagens e ação movida pelo Ministério Público de Pernambuco contra Edson Vieira, marcam o último comício de Fernando Aragão

Fotos: Elivaldo Araújo.

Na noite desta quarta-feira (28) aconteceu o último comício da campanha que tem como candidatos a prefeito e vice, Fernando Aragão (PTB) e Cleiton Barboza (PTN), que foi marcado por homenagens, presenças de familiares, agradecimentos e a ação do Ministério Público de Pernambuco contra o candidato a prefeito, Edson Vieira (PSDB).


O comício contou com as presenças dos 29 candidatos a vereadores que pleiteiam as 17 vagas do Legislativo, também estiveram no palanque Taboquinha e utilizando o microfone, os ex-vereadores Agnaldo Xavier e Tody, além do ex-prefeito Aragãozinho, ex-deputado federal José Augusto Maia (PTN), o deputado federal Ricardo Teobaldo (PTN) e o senador Armando Monteiro Neto (PTB).

“Quando eu tiver um assunto de Santa Cruz, eu não preciso de ministros, eu vou logo direto ao presidente” – afirma Armando Monteiro


Por ter compromisso no município de Carpina, na Mata Norte do estado, o primeiro a discursar no comício foi o senador, Armando Monteiro. Em seu discurso, o senador frisou sobre a sua confiança na vitória do candidato Fernando Aragão na eleição que ocorrerá no próximo domingo (02).

“Eu quero dizer á Santa Cruz que eu tenho informações muito seguras, que estão indicando que a vitória está em nossas mãos, mas nós não vamos deixá-la escapar e, por isso temos que redobrar os esforços para que a gente garanta no dia 2 de outubro, essa vitória que está em nossas mãos” – relatou.

Em seguida, Armando Monteiro destacou a sua estreita amizade com o presidente da república Michel Temer (PMDB) e completou que, caso o município santa-cruzense necessite de algo, o mesmo procuraria diretamente a presidência, sem precisar se dirigir aos ministros.

“Os adversários estão dizendo que ‘não, mas o senador de lá é ex-ministro de Dilma, e ela não é mais a presidente’, então agora eles apresentam ministros do outro lado e que os ministros irão fazer ou acontecer… Eu quero dizer á vocês, que o atual presidente Michel Temer foi meu colega na Câmara dos deputados, e quando eu tiver um assunto de Santa Cruz, eu não preciso de ministros, eu vou logo direto ao presidente da república” – frisou.

“Campanha boa é quando a gente cresce e chega à reta final assumindo a cabeça” – relata Ricardo Teobaldo


Também por possuir outros compromissos, sendo estes nos municípios de Surubim e Bom Jardim, o segundo a discursar foi o deputado federal Ricardo Teobaldo que falou sobre a campanha eleitoral de Fernando Aragão.

“Nos primeiros dias eu percebi e disse a Fernando que a campanha iria crescer e foi de fato o que aconteceu, pois campanha boa é quando a gente cresce e chega à reta final assumindo a cabeça da campanha e foi o que aconteceu aqui em Santa Cruz, mas sabe por que eu notei que isso iria acontecer? Porque Fernando tem história na política, na vida e honrou os mandatos que teve” – finalizou.

Em meio ao comício, filhos, noras e genros do candidato Fernando Aragão, realizaram no palanque uma homenagem com as presenças dos netos ao som da canção “Pela Fé” da banda Diante do Trono.
“Edson Vieira hoje está pagando o dobro do que fez com José Augusto Maia” – pontua o ex-deputado federal


Após as homenagens, o ex-deputado federal José Augusto Maia ao lado de sua família, abordou em seu discurso o pedido do Ministério Público de Pernambuco que ingressou com uma ação na Justiça Eleitoral contra o candidato Edson Vieira (PSDB), onde a denúncia trata de um suposto ato de abuso de poder econômico, e a ação pede a cassação do registro de sua candidatura.

“Há quatro anos, eu estava sendo massacrado, bateram em mim sem pena, criaram mitos em cima daquele dito de uma merenda, mas esse cara que está aí era com carros de som e pagou a imprensa pernambucana para sujar meu nome e, não teve um homem que sofreu tanto como eu, isso somente em cima de uma única acusação, mas depois ganhei em todas as instâncias, provei a minha honestidade. Mas, a gente vê a notícia que saiu do ‘bloqueado, de que o Ministério Público pediu o cancelamento de sua campanha, eu tenho certeza que ele e aqueles que saiam nas ruas estão sabendo que, Edson Vieira hoje está pagando o dobro do que fez com José Augusto Maia, enquanto eu sou ficha limpa, ele é uma das mais sujas que tem nesse país” – citou.

“Não é a política que transforma o cidadão em um ladrão, mas é o voto do cidadão que pode tornar o ladrão-político” – destaca Cleiton Barboza


Em seu discurso, Cleiton Barboza frisou promessas para a busca de melhorias para o município e ressaltou alguns pontos que seriam prioridades.

“Desde o início da campanha estamos dizendo que queremos fazer o melhor por esta terra, fazer um governo justo para que a mãe de família não passe a humilhação de ter que sair de casa de madrugada para pegar uma simples ficha, para que o santa-cruzense não passe mais pela humilhação de não poder estar nas ruas ou nas calçadas de suas casas, e eu quero junto a Fernando fazer um governo justo e honesto, porque os recursos públicos ao invés de serem desviados, eles possam ser aplicados de fato onde deve ser que é na saúde, na segurança e na educação dos nossos filhos” – falou.

Na sequência, Cleiton deixou um recado para a população santa-cruzense e direcionado especificamente ao povo cristão.

“Você que é cristão evangélico ou católico, vocês têm um compromisso diante de Deus em não votar em um político corrupto, em não votar em político que está processado, já que a justiça é falha e permite que políticos corruptos participem de eleição, faça você mesmo a justiça utilizando o seu voto, dizendo que não quer mais políticos corruptos a frente da política de Santa Cruz, não é a política que transforma o cidadão em um ladrão, mas é o voto do cidadão que pode tornar o ladrão-político, tenham cuidado e olhe o passado de cada um” – sinalizou.

Fernando Aragão se mostra otimista e aborda a prioridade em melhorias para a segurança do município 


O candidato Fernando falou sobre o inicio da campanha, citando pequenas reuniões e que segundo ele a campanha teria crescido durante as últimas semanas e falou sobre possíveis melhorias em relação á segurança pública, caso seja eleito.

“Foram os discursos, as reuniões e visitas que cada um que faz parte desse palanque fez, mostrando que a esperança estava de volta, e que é possível sonhar. Eu sei perfeitamente o que o povo dessa cidade mais deseja que é ter segurança, eu quero dizer que a segurança não é um projeto é uma obrigação e compromisso meu, para fazer com que a segurança volte para essa terra e tenho certeza que a partir de janeiro, a prefeitura terá quatro mãos limpas que vão de fato, fazer com que o dinheiro público seja bem utilizado” – pontuou.

No final do discurso, o candidato se mostrou otimista para a sua possível vitória e aproveitou para dá um recado ao candidato adversário.

“Vamos vencer a campanha, pois o povo já decidiu e disse que não quer pessoa que não use corretamente o dinheiro público, não quer uma pessoa que em véspera de eleição faz coisas erradas usando um carro e o dinheiro público de forma mal utilizada, e que está ai com um processo em andamento para cassar até a sua candidatura” – completou.

Finalizando o discurso, Fernando Aragão agradeceu á todos que fizeram parte da campanha política e aproveitou também para homenagear o empresário santa-cruzense “Seu Nelson” (falecido de ataque cardíaco nesta quarta)

DOIS BANDIDOS TENTAM ASSALTAR POLICIAL MILITAR QUE REAGE MATA UM E DEIXA O OUTRO BALEADO EM CARUARU



No início da noite desta quarta-feira (28) um policial militar estava com o seu veículo Golf branco estacionado na Rua Aspicueta Navarro, no bairro Maurício de Nassau, quando foi surpreendido com a chegada de dois meliantes em uma moto que anunciaram o assalto, tendo o garupa da motocicleta sacado um revólver e indo em direção ao policial que reagiu e atirou nos dois bandidos, o condutor da moto mesmo ferido na barriga, jogou o capacete no chão e saiu correndo se embrenhando num matagal que fica próximo, o outro tombou sem vida no local e trata-se do ex-presidiário, José Edson Chagas, vulgo “Manteiga” de 28 anos, que morava no Loteamento Deus é Fiel, na cidade de Toritama. Ao lado do carro do PM, além do corpo estendido do marginal, ficaram a moto dos assaltantes, uma CG Titan preta, placa OYU-6285 e um revólver calibre 38 com seis munições, sendo duas pinadas.


O delegado do plantão Dr. Bruno Bezerra, foi ao local com a equipe da DEAH (Divisão Especial de Apuração de Homicídios), onde conversaram com o policial e fazendo uma pesquisa descobriram que o José Edson já foi preso várias vezes, a maioria delas por assalto a mão armada. O delegado informou que solicitou o comparecimento do PM a Delegacia de Homicídios para colher o seu depoimento e que a Polícia Civil irá instaurar um inquérito para investigar o caso, mas a priori não vislumbra nenhuma culpa no policial que matou para não morrer.

O corpo do marginal foi encaminhado para o IML local.

Eleições 2016 – Últimos comícios na Capital da Moda!

Pesquisa eleitoral não divulgada, prestação de contas de mandato e ação movida pelo MP são pautas no último comício governista em Santa Cruz

Fotos: Thonny Hill

Na noite desta quarta-feira (28) foi realizado o último comício da ala governista em Santa Cruz do Capibaribe.

O evento político aconteceu na Avenida Souza Aragão onde estiveram presentes dezenas de candidatos a vereador, secretários municipais de governo, lideranças, o deputado estadual Diogo Moraes (PSB) e a chapa majoritária formada por Edson Vieira (PSDB) e Dida de Nan (PSB).

Milhares de pessoas foram acompanhar o evento político e ouvir de perto os principais discursos da noite, que tiveram como focos principais as alianças, prestação de contas de mandato e também a ação do Ministério Público que pede a cassação do registro de candidatura de Edson Vieira.



Diogo Moraes faz duras críticas a pesquisa não divulgada encomendada por suposto correligionário de Fernando Aragão


Dois pontos nortearam o discurso do deputado estadual e primeiro secretário da Alepe. No primeiro deles, Diogo destacou as alianças, segundo o mesmo, que foram construídas em torno do Governo Vieira e que renderam obras ao município.

“Isso fez valer o trabalho dessas alianças que trouxeram o Calçadão Miguel Arraes, a duplicação da PE-160, a Escola Técnica, que calçou mais de 160 ruas, que trouxe a Upa 24h, os AMEs adulto, infantil e a da mulher, que vai ser construída com força de nosso mandato” – disse.

Diogo também enfatizou que, segundo ele, a área da Educação avançou na atual gestão, apontando números do IDEB que teriam crescido em menos de quatro anos e, dando continuidade, fez referência a uma pesquisa eleitoral encomendada, supostamente, por um correligionário de Fernando Aragão (PTB), que apontava a vantagem confirmada em outras pesquisas.

“Tem pesquisas que eles não querem mostrar. Registrou, mostre! Mostre ao povo, porque a gente já soube que é 18% a lapada do “menino”. Isso é fruto de trabalho, custa tempo, união de muita gente” – completou.
“Vou trabalhar a partir de janeiro com o homem que mudou a história de Santa Cruz” – afirma Dida de Nan


Segundo a discursar, Dida de Nan destacou sua atuação como vereador, fazendo o pedido de um voto de confiança a sua chapa.

O vereador fez um balanço da campanha, desde as visitas a realização de comícios, citando que, segundo o mesmo, a população já teria entendido o recado e o trabalho do grupo. Dida aproveitou para falar como será a sua postura como vice, em caso de eleição.

“Quero dizer a vocês, que me deram essa credibilidade, vou trabalhar a partir de janeiro com o homem que mudou a história de Santa Cruz. Para aqueles que acreditaram em mim, eu não vou decepcionar nenhum santa-cruzense ou a esse palanque. Vim aqui para ajudar aqueles que mais precisam e estamos juntos” – pontuou.

“Diziam que nem no comício eu estaria, mas eu quero dizer uma coisa: tomem muita garapa porque a vitória é nossa” – afirma Edson Vieira


Encerrando o comício, o discurso de Edson Vieira, que durou quase 20 minutos, pode ser destacado em dois momentos.

No primeiro deles, o político fez o que chamou de “prestação de contas” de seu mandato como prefeito, destacando obras como a UPA 24h, reforma e construção de PSFs, contratação de médicos, novo ônibus para pacientes que fazem o tratamento em Recife, a recente entrega de novas viaturas policiais e outras ações.

“Construímos o Calçadão Miguel Arraes que atende a quase 05 mil famílias, construímos a Central de Feiras e Mercados em 120 dias depois de 20 anos, a Praça de Alimentação, Praça do CEU, retiramos as barracas do centro da cidade e das escolas, retiramos 03 favelas do Papelão, Cohab e beira rio, entregamos 330 casas no Jaçanã, fizemos o maior plano de pavimentação com mais de 170 ruas que já foram calçadas e vamos chegar perto de 200. Nunca foi visto isso em Santa Cruz. Conseguimos implantar três centros de educação infantil, onde antigamente tinha crianças de quatro, cinco anos, estudando no mesmo ambiente com adolescentes e o vamos entregar, no antigo Mercado Público o Centro Municipal de Educação para 1600 crianças. Essa gestão teve coragem de implantar a mão e contramão e trouxe, com Paulo Câmara, 80% da duplicação da PE-160” – disse.

Já quando o assunto foi a Oposição, o candidato fez referência a ação feita pelo Ministério Público quanto a suposto abuso de poder econômico, esta que pede também a cassação do registro de sua candidatura. Edson colocou o assunto como uma estratégia usada por adversários para manchar sua imagem.

“Os adversários tentam me caluniar, jogar sujo. Ainda ficam soltando inverdades, dizendo que eu já estava fora (da disputa eleitoral); diziam que nem no comício eu estaria, mas eu quero dizer uma coisa: tomem muita garapa porque a vitória é nossa e sabe por quê? Porque o povo não quer mais um passado sombrio, de tanta esculhambação, porque o povo está cansado de tanta mentira, não aceita a quem maltrata, fala mal ou esculhamba. Quem faz isso, não tem propostas, não sabe trabalhar” – disse.

Finalizando o discurso, o candidato homenageou o empresário santa-cruzense “Seu Nelson” (falecido de ataque cardíaco nesta quarta), convocou a militância na busca de indecisos, relembrou a derrota na eleição de 2008 e citou que, em 2016, será a vez que a chapa Edson / Dida se sairá, segundo o mesmo, vitoriosa no período eleitoral.

img_5623

POLÍCIA CIVIL PRENDE ELEMENTO COM VASTA FICHA CRIMINAL APÓS UM ASSALTO A TRANSEUNTES EM CORRENTES/PE


Policiais civis da cidade de Correntes, no Agreste pernambucano, prenderam um elemento com vasta ficha criminal após ele roubar o celular de um transeunte na manhã desta quarta-feira (28/9), em Correntes/PE.

De acordo com a Civil, Sérgio Alves dos Passos, de 27 anos, há cerca de 2 meses praticou um roubo na cidade de Correntes e fugiu para Lagoa do Ouro, sua terra natal, tendo retornado a Correntes e praticado mais um assalto, desta vez usando uma faca peixeira para render a vítima.

Após a pratica do roubo, policiais da delegacia da cidade foram informados e foram até uma residência onde estaria o suspeito, porém após varredura no local foi percebido que ele já havia desaparecido, com apoio de populares o suspeito foi localizado em uma laje, num terreno baldio da Associação Atlética Banco do Brasil (AABB), momento em que recebeu voz de prisão dos Agentes da civil.

Ainda segundo a polícia, na delegacia foi verificado seus dados junto ao sistema, onde foi encontrado uma vasta ficha criminal. Tendo o suspeito sido preso por estupro no Estado de Alagoas, de onde é foragido; já foi preso por furto; tem passagem pela justiça da cidade de Lagoa do Ouro e estava foragido do Centro de Ressocialização do Agreste (CRA), em Canhotinho, no Agreste.

Após autuação em flagrante na referida delegacia, Sérgio Alves foi encaminhado mais uma vez para o sistema prisional do Estado, onde está à disposição da justiça.

Assaltos registrados em Santa Cruz do Capibaribe aumentam em 113% em 2016 em relação a 2015, diz SDS

Blog do Ney Lima

Os números de assaltos em Santa Cruz do Capibaribe aumentaram em 113% em 2016 em relação ao ano passado, de acordo com a Secretaria de Defesa Social (SDS).

Os números foram divulgados nesta terça-feira (22) durante o programa ABTV da TV Asa Branca, afiliada Rede Globo.

Em 2015, entre janeiro e fevereiro foram registrados 216 assaltos, enquanto que neste ano, o total foi de 461.

Confira abaixo a matéria completa veiculada pela TV Asa Branca: