sexta-feira, 10 de junho de 2016


Presidente interino adia visita que faria a Pernambuco

Foto: Marcelo Camargo/ Agência Brasil

O presidente interino Michel Temer adiou a
viagem que faria na próxima terça-feira (14) para Floresta, no Sertão de Pernambuco, e Arapiraca, em Alagoas.

Segundo a assessoria de imprensa do Palácio do Planalto, a visita não vai ser concretizada porque o presidente interino preferiu priorizar a agenda legislativa do Congresso Nacional. A assessoria não informou uma nova data para Temer vir ao Estado.
Praça do Derby recebe mais um protesto contra o Governo Michel Temer

O motivo seria concentrar os esforços semana que vem para poder levar pessoalmente ao Congresso a Proposta de Emenda Constitucional que estabelece um teto para o gasto público.

DILMA EM PERNAMBUCO

Presidente afastada, no entanto,
mantém vinda ao Estado na próxima semana. Dilma Rousseff programou viagem para o próximo dia 17 de junho com intuito de defender seu mandato.

Foragido da justiça é capturado com arma de fogo em Jataúba

A Polícia Militar conseguiu cumprir um mandado de prisão contra Celso Marcos da Silva (29 anos), que foi capturado no Sítio Açucena, zona rural de Jataúba.

O efetivo recebeu informações de que no endereço acima citado, se encontrava um foragido da justiça. De imediato, os policiais se deslocaram e conseguiram capturar Celso em uma residência, onde ao ser consultado no sistema foi identificado um mandando de prisão contra o acusado, expedido pela Comarca de Riacho das Almas.

Durante as buscas no imóvel foi encontrada uma espingarda de fabricação caseira, que segundo o acusado pertencia ao proprietário da residência, porém o mesmo não foi localizado.

Diante do fato, Celso juntamente com a arma de fogo foi conduzido para a delegacia de polícia de Santa Cruz do Capibaribe e encaminhado a cadeia pública de Riacho das Almas.

Celso Marcos da Silva foi detido com um comparsa em abril deste ano, com eles foram encontrados um veículo que estava com restrição de roubo, uma porção de maconha, um cabo de revólver, dois cartuchos de espingarda calibre12 e a importância de R$ 400,00 em espécie.

APOSENTADO FOI MORTO COM GOLPES DE MARTELO, NA MATA SUL

Um aposentado de 56 anos foi assassinado com vários golpes de martelos desferidos na região da cabeça. Segundo a Polícia Militar, o crime aconteceu por volta do meio dia de quinta-feira (09/6), no Engenho Boa Vista, município de São José da Coroa Grande/PE. A vítima foi o aposentado Cícero Graciano José que era morador daquele engenho. O suspeito de ter cometido o crime é um elemento de vulgo “Marquinhos” morador do Engenho Mundo Novo.

A Polícia Militar realizou diligências em busca do suspeito que desapareceu. Policiais do GATI foram até o endereço dele, mas o mesmo não se encontrava no local. Segundo seus familiares, o mesmo havia viajado para Jacuípe no Estado de Alagoas, mas populares informar ao policiamento que o suspeito se evadiu por trás da residência ao perceber a movimentação dos policiais se aproximando de sua casa. Foram realizadas diversas intenções naquela localidade, porém não foi obtido êxito na prisão do suspeito.

A Polícia Civil esteve no local e após levantamento cadavérico o corpo foi encaminhado para o IML.

Homem morre após receber descarga elétrica, em Olinda

Foto: Marcilio Michael/ Cortesia

Um homem de 32 anos morreu depois de receber um choque elétrico, na Avenida Brasil, Segunda Etapa de Rio Doce, segundo o Corpo de Bombeiros.

De acordo com a corporação, o auxiliar de pedreiro, que não teve o nome divulgado, trabalhava no telhado do armazém de construção quando sofreu a descarga e caiu. O Instituto de Medicina Legal já seguiu para o local para recolher o corpo.

CADÁVER É ENCONTRADO EM ENGENHO, EM TAMANDARÉ/PE

Durante a tarde de quinta-feira (09/6) a Polícia Militar foi informada que havia um cadáver de um homem no Engenho Saué Grande, zona rural de Tamandaré, Mata Sul pernambucana. Ainda de acordo com a polícia, quando as equipes policiais chegaram ao local encontraram a vítima que foi identificada como Bartolomeu José Barbosa que tinha 44 anos de idade e morava no Engenho Bombarda, área rural do município de Barreiros/PE.

O corpo da vítima apresentava disparos de arma de fogo na região do tórax (peito), provavelmente de espingarda de grosso calibre e tiro na região da cabeça (testa) com arma de calibre inferior.

O local do crime foi isolado e a Polícia Civil acionada para dar procedimento na ocorrência, sendo o corpo e encaminhado para o IML.

OPERAÇÃO COMBATE CVLI É REALIZADA EM TODA AREA DO 9º BPM



Na noite desta quinta-feira (09), foi desencadeada a Operação Combate ao CVLI na área do 9ºBPM. A Operação tem como objetivo a redução dos índices de CVLI, como também proporcionar segurança e tranquilidade para a população abrangida pela atuação policial.



Foram utilizadas as viaturas e os efetivos das respectivas cidades para cumprir o determinado. Em Garanhuns a Operação foi realizada com o QS 02 e ROCAM, sob o comando do Oficial da Operação Combate ao CVLI, onde foram procedidas rondas e abordagens nos seguintes bairros: Cohab 3, Cohab 2, Manoel Shell, Indiano, Magano, Brasília e Heliópolis, sendo abordados bares, transeuntes e veículos suspeitos, porém nada de ilícito foi encontrado, assim como não foi registrado nenhum CVLI durante a operação em toda a área.

São João da Moda, um Festival da Cultura Popular



“São João da Moda, um Festival da Cultura Popular” – A afirmação foi dita pelo deputado estadual Diogo Moraes ontem (9) ao participar do lançamento da Programação do São João da Moda 2016 em Santa Cruz do Capibaribe. ´´Edson é um dos prefeitos mais bem avaliados de todo Pernambuco. Todos os anos o prefeito tem feito valer nossas tradições. Que todos possam brincar em paz o São João e que possam ter o melhor sentimento“ disse Moraes.

Antes mesmo de ir ao lançamento, que aconteceu na Associação Atlética Banco do Brasil (AABB), o deputado prestigiou a tradicional Quadrilha de Dona Zélia que acontece há 23 anos no Bairro Santo Agostinho e lá destacou o esforço do prefeito em manter viva a tradição junina.

´´Edson você é um dos únicos prefeitos do Nordeste a honrar as tradições. Com todas as dificuldades, e tenho certeza que o povo vai saber honrar sua dedicação Edson, vamos juntos brincar as tradições“ falou. Ainda na comunidade Moraes mencionou o projeto de pavimentação executado pela Prefeitura Municipal na localidade ´´fico feliz em ver todo o Santo Agostinho calçado por nossa gestão. Um sonho que se tornou realidade“ disse ele.

.

Diogo Moraes esteve também na Quadrilha da Rua Mariza Neves, Bairro São Cristóvão.

OS HOMENAGEADOS


Diogo elogiou a escolha do aliado, prefeito Edson Vieira, ao apontar os homenageados do São João da Moda 2016 ´´você consegue se superar e acertar a cada ano com os homenageados Edson. Esse ano com Fogoió dos oito baixos, e Antônio de Dulce você acerta mais uma vez. Parabéns por manter o São João onde ele deve estar que é na Avenida 29 de Dezembro“ disse Moraes.

O deputado transmitiu ainda a mensagem do Governador do Estado Paulo Câmara ´´prefeito trago um abraço do governador Paulo Câmara que não vai lhe faltar em nenhum momento. Nem no São João, nem na duplicação, como não lhe faltou no calçadão. Parabéns Edson, você merece muito mais que isso“ encerrou.

AS ATRAÇÕES

19/06 (Domingo) – Batista Lima (Vila de Poço Fundo)

22/06 (Quarta-feira) – Garota Dengosa, Fábio Diniz e Gabriel Diniz

23/06 (Quinta-feira) – Marcelão Xerife, Savinho do Acordeon, Vilões do Forró e Pedrinho Pegação

24/06 (Sexta-feira) – Bruno Fagundes, Lucas Medeiros, Ítalo e Renno e Paula Mattos

25/06 (Sábado) – Rubieno Catanha, Forró na Fama, Fulô de Mandacarú e Banda Magníficos

26/06 (Domingo) – Farra das Amigaz, Santa Dose, Glaydson e Henrique e Cavaleiros do Forró

27/06 (Segunda-feira) – Armando Filho (Noite Gospel)

28/06 (Terça-feira) – Bidinga do Acordeon, Forró do Firma e Marília Mendonça

29/06 (Quarta-feira) – Forró do Kilo, Amigos Sertanejos e Aviões do Forró

ADOLESCENTE MORRE AFOGADO EM CARUARU

Faleceu vítima de afogamento na tarde desta quinta-feira (09), no açude da Vila Andorinha, próximo a Funase de Caruaru, o estudante, Lucas Josildo da Silva, de 14 anos, que morava no Loteamento Demóstenes Veras. Segundo familiares ele foi a escola para fazer uma prova e quando saiu da escola no meio da tarde, acompanhado de alguns colegas, resolveram ir tomar banho no açude, onde acabou se afogando.

Familiares disseram que a represa fica dentro de uma área onde estão sendo construídas casas financiadas pela Caixa Eletrônica Federal e que um funcionários da obra ainda tentou socorrer o adolescente, mas não conseguiu retirar a vítima do açude, que tem cerca de três metros de profundidade e que o menor sabia nadar muito pouco.

O corpo do adolescente foi encaminhado para o IML local.

Secretário de Defesa Social diz que assaltos a ônibus estão em queda

Foto: Arquivo JC Imagem


O Secretário de Defesa Social de Pernambuco, Alessandro Carvalho, concedeu entrevista nesta sexta-feira (10) ao quadro Passando a Limpo, da Rádio Jornal, com o comunicador Geraldo Freire. Alessandro se posicionou a respeito dos casos de frequentes assaltos a ônibus na Região Metropolitana do Recife, que a Rádio Jornal vem noticiando.
De ontem para hoje, por exemplo, foram cinco veículos assaltados.

De acordo com Alessandro, desde março se intensificaram as abordagens a ônibus e tem reduzido o número de assaltos desde então, apesar do total ainda ser considerado alto. Os dados apresentados por ele apontam que em março foram realizadas 2.939 abordagens, em abrirl elas chegaram a 3.709 e caíram um pouco em maio, indo para 3641. Já a quantidade de ocorrências de assaltos, de acordo com os números repassados pelo Grande Recife Consórcio de Transporte, foi de 159 em março, 145 em abril e 138 em maio. O que significa uma redução sucessiva.

Geraldo Freire questionou que os ouvintes dizem não ver essa fiscalização na rua, no cotiano, e a justificativa do secretário foi a de que a malha viária é muito grande, mas que as vistorias acontecem, só que nem sempre a entrada dos policiais nos ônibus resulta em abordagens.

O apresentador Ciro Bezera, que também participou da entrevista, destacou que segundo os dados divulgados pelo repórter de polícia da Rádio Jornal, Eliel Alves, somente na tarde da quinta-feira (9) a estatística de assaltos chegava a 751 ocorrências, das quais 31 assaltos ocorreram nos ultimos 4 dias, mas que lamentavelmente esses números não vão para o boletim de ocorrência online. Ciro destacou ainda que a violência ocorre principalmente em alguns bairros específicos, como Av Norte, PE-05 Camaragibe, Padre Cícero e Milagres.

Questionado sobre a abrangência das ações da polícia o secretário explicou que há alguns trechos que são de responsabilidade da Polícia Rodoviária Federal, como é o caso das rodovias.

JOVEM É BRUTALMENTE ASSASSINADO A PAULADAS E PEDRADAS NO BAIRRO PETRÓPOLIS, EM CARUARU

Foi encontrado morto a pauladas e pedradas em uma terreno baldio na Rua João Pessoa, na manhã desta sexta-feira (10), no bairro Petrópolis, o jovem, Elenilson Marques Tenório da Silva, de 25 anos, que era solteiro e morava na Rua Boa Viagem, no mesmo bairro.

O delegado que é responsável pela investigação do caso, Dr. Francisco Souto Maior, disse que a vítima foi vista por volta das 4:30h da manhã bebendo com alguns amigos em um bar e que ao deixarem o estabelecimento, os elementos se drogaram, acabaram se desentendendo com a vítima e ceifaram a sua vida. O delegado disse que está identificando um a um os suspeitos e logo que forem identificados e qualificados, serão interrogados para dar prosseguimento ao procedimento de prender os verdadeiros culpados.



Este foi o 8º homicídio do mês de junho e o 95º do ano de 2016 em Caruaru.

Índice de abuso sexual contra mulher é superior aos dados oficiais

Foto: reprodução/internet

Dados da Secretaria de Defesa Social (SDS) de Pernambuco mostram que somente nos cinco primeiros meses deste ano, 254 casos de estupro contra mulher foram registrados. Em todo o ano de 2015 foram anotados 241 casos. Mesmo assim, o número tende a ser maior, inclusive em Pernambuco, como aponta a educadora popular do SOS Corpo, Silvia Camuça: "a subnotificação tem a ver com a dificuldade das mulheres denunciarem. Os dados mostram que pelo menos 50% dos dados seletados anualmente por estupro, as vítimas já haviam sido estupradas outras vezes pelo mesmo criminoso, ou seja, são estupros repetitivos, em geral, dentro da família, realizado por pai, padastro ou amigos muito próximos e que a ameaçam".

Diante de campanhas de entidades feministas, movimentos populares e governamentais para o combate a violência contra a mulher, números apontam que os registros de casos de abuso sexual contra pessoas do sexo feminino, no Brasil, são bem menores que os consumados.

Pernambuco conta com catorze delegacias da mulher, e desse número, somente dez tem funcionado no estado. Para a titular da Delegacia da Mulher de Santo Amaro, no Recife, Ana Elisa Sobreira, há uma deficiência de atendimento relacionada ao pouco número de policiais.

Nos casos de estupro, a mulher é encaminhada para o Instituto de Medicina Legal (IML) para fazer exame sexológico e, em seguida, levada a uma Unidade de Saúde para tomar medicamentos preventivos contra doenças sexualmente transmissíveis e uma possível gravidez. É importante que a mulher volte a delegacia para prestar depoimento em caso de estupro para que a investigação tenha início.

HOMEM É PRESO NA ZONA RURAL DE SALGUEIRO ACUSADO DE PRATICAR HOMICÍDIO



Por volta das 12:15h, da quinta-feira dia 9 de maio no Sítio Mucambo, zona rural de Salgueiro, Policiais Civis da 23ªDESEC e Militares do 8ºBPM, componentes da Operação Malhas da Lei/AIS – 23, numa ação conjunta com Policiais Civis da 193ªDPC, deram cumprimento ao Mandado de Prisão expedido pelo Juiz da 1ª Vara da Comarca de Salgueiro/PE contra Marcos Henrique Silva dos Anjos, 23 anos, o qual é acusado da prática de homicídio. Ao ser preso, o acusado foi apresentado ao Delegado de Plantão do 193 Distrito e em seguida, recolhido ao Presídio local (PSal), ficando a disposição da justiça.

Jovem foi morto com golpe de punhal no Pátio de Eventos Luiz Gonzaga

(Foto: Izaias Rodrigues)

A Polícia Civil apresentou na manhã desta quinta-feira (09), em Caruaru, detalhes da prisão temporária de um jovem suspeito de assassinar uma pessoa no Pátio de Eventos Luiz Gonzaga, na madrugada de domingo (05). Erivonaldo Pereira Torres, 20 anos, foi morto com um golpe de punhal.

Jefferson Barbosa da Silva, 18 anos, confessou o crime que ocorreu após uma discussão com a vítima.

Em coletiva de imprensa na Delegacia Seccional, na Boa Vista, os delegados da Divisão de Homicídios, Márcio Cruz e Bruno Vital, detalharam as investigações que resultaram na prisão do jovem. Eles têm 30 dias para concluir o inquérito.

O repórter Edvaldo Magalhães, da Rádio Liberdade, acompanhou a coletiva. Clique
AQUI e ouça os detalhes.

MOTORISTA É ASSASSINADO A TIROS NO CENTRO DE LAJEDO, NO AGRESTE

O município de Lajedo no Agreste de Pernambuco registrou mais um crime de morte, desta vez a vítima foi o motorista Dayvid Pereira da Silva, 33 anos, ele estava sentado em uma praça na Avenida 19 de Maio, quando foi surpreendido por dois homens em uma moto que efetuaram disparos de arma de fogo, possivelmente revólver calibre 38, atingindo a vítima nas costas.


Após o crime os elementos tomaram destino ignorado, a Polícia Militar realizou diligências mais os criminosos não foram localizados, no local além da Polícia Militar que isolou o local, compareceu a Polícia Civil que esteve realizando o levantamento do local do crime, no momento da ação criminosa a avenida estava bastante movimentada já que existem diversos estabelecimentos comerciais no local, o corpo da vítima foi encaminhado para o IML de Caruaru, até o momento 11 pessoas foram assassinadas este ano em Lajedo, sendo o 3º homicídio em menos de 48 horas.

RECUPERADA

Uma motocicleta roubada em Santa Cruz do Capibaribe no Agreste de Pernambuco foi recuperada na cidade de Surubim também no Agreste do Estado.

Segundo informações repassadas para a nossa reportagem, a motocicleta Honda Bros de cor vermelha e placa PEM-3334 foi entregue na Delegacia de Polícia de Surubim.

PROGRAMA CHUMBO GROSSO