quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Logomarca do governo Dilma Rousseff será apresentada aos Brasileiros

O governo federal vai lançar hoje (10) a marca do governo da presidenta Dilma Rousseff. A logomarca será apresentada oficialmente após o primeiro pronunciamento de Dilma em rede nacional de televisão.
Com o slogan "País Rico é País sem Miséria", a nova marca confirma o compromisso firmado pela presidenta Dilma no início do governo de erradicar a miséria no país. Hoje, a ministra da Secretaria de Comunicação (Secom) da Presidência da República, Helena Chagas, apresentou a logo e o slogan aos jornalistas.
De acordo com a ministra, a nova marca é uma “evolução” do slogan do governo Lula, que tinha letras menores e mais coloridas. A marca foi criada pelo publicitário João Santana, em parceria com o diretor de arte Marcelo Kértz. Ambos trabalharam na campanha eleitoral da presidenta.

O pronunciamento de Dilma será veiculado às 20h e terá como tema a educação, considerada uma das prioridades do novo governo.

Primeiro-ministro do Egito indica que renúncia de Mubarak é esperada para qualquer momento

A renúncia do presidente do Egito, Hosni Mubarak, é discutida por líderes políticos do país, segundo o primeiro-ministro Ahmed Shafiq. Segundo ele, em breve será anunciada a decisão sobre a possível renúncia do presidente. Uma das propostas é que o vice-presidente egípcio, Omar Suleiman, assuma o comando do governo provisório. A expectativa é que Mubarak faça um pronunciamento à nação ainda hoje (10).

O secretário-geral do partido do presidente (Partido Nacional Democrático), Hossan Badrawi, afirmou que a discussão envolve diretamente Mubarak. “Nos dois últimos dias, pude falar diretamente com o presidente. Acredito que ele responderá aos pedidos dos manifestantes. Ele está mais preocupado com a estabilidade do país. Não liga mais para o seu posto.”

O Exército egípcio, que vem se mantendo neutro em meio aos protestos, comunicou em pronunciamento na TV que está pronto para "responder às demandas legítimas do povo". No 17º dia de protestos, as manifestações se ampliaram no Cairo para pedir a renúncia de Mubarak. Algumas categorias, como os responsáveis pelo setor de transportes e médicos, anunciaram greve.

Vestidos de branco, médicos desfilaram pela Praça Tahrir, onde se concentram os protestos no Cairo, ao lado de outros manifestantes. Um dos principais hospitais da cidade foi obrigado a fechar hoje, depois que 3 mil funcionários cruzarem os braços.

Numa indicação de que o apoio a Mubarak vem caindo dia a dia, o jornal pró-governo Al Ahram publicou hoje um suplemento em apoio aos protestos populares. Organizações de defesa dos direitos humanos acusam o governo de intensificar a repressão aos protestos, aumentando o número de detenções de ativistas de oposição.

Santa Cruz Antiga “Especial”

O projeto Santa Cruz Antiga acontecerá especialmente no dia 26 de fevereiro no Clube Ypiranga onde Marcondes Moreno Produções fará o lançamento do DVD do cantor Thony Maciel, entre outras atrações. A mudança de local é explicada pelo produtor, “Vamos fazer de forma excepcional, como teste, já que em dois momentos que fizemos na Rua Grande choveu e é imprevisível o tempo para este período, mas as pessoas não se preculpem que em março, faremos novamente no mesmo local na Rua Grande”. Como acontece em todas as edições, o público terá acesso gratuito, além de contar com banheiros e muita segurança.Agora é aguardar a outra atração!

Batalha dos Aflitos é a partida inesquecível para Fernanda Lima


A Batalha dos Aflitos é realmente um jogo que ninguém esquece. Desta vez, quem lembra da histórica partida é a atriz e apresentadora Fernanda Lima. A gaúcha foi a entrevistada do quadro Meu Jogo Inesquecível, do Globo Esporte, e apontou a partida entre Náutico e Grêmio, pela Série B de 2005, como jogo mais memorável.

“Para qualquer torcedor tricolor, esse duelo é marcante. Eu já morava no Rio de Janeiro e confesso que o amor pelo futebol estava um pouco de lado. Mas, depois desse título, voltei a usar a camisa do Grêmio com orgulho. Aquilo reacendeu a minha paixão”, lembrou a gremista.

A apresentadora também contou como foi que nasceu sua paixão pelo tricolor gaúcho e disse que as viagens que fazia em família, quando pequena, tinham como "trilha sonora" os jogos do Grêmio. “Virei gremista por livre e espontânea pressão (risos). Minha família é fanática. O importante é que eu aceitei numa boa porque adoro as cores do meu time. Acho essa camisa linda”, contou.

Budega Nordestina
Beto Melo

Santa Cruz 0 x 3 Central



Beto Melo
beto

Central vence o Santa e toma a liderança de volta

Apesar do horário do jogo, o torcedor compareceu em bom número ao estádio do Arruda. Depois de baterem o Sport na última rodada, os tricolores queriam vencer o Central para se isolarem na liderança do Pernambucano. No entanto, foi a Patativa quem se impôs, jogando com objetividade e aproveitando as falhas do sistema defensivo do Santa Cruz. Com segurança, os visitantes construíram o placar aos poucos e voltaram para o Caruaru com uma boa vitória por 3 a 0. De quebra, os alvinegros assumiram a ponta do Estadual.

Uma das principais virtudes do Santa Cruz no Pernambucano, o encaixe da marcação, não apareceu diante da Patativa. A aposta do técnico Zé Teodoro no esquema com três zagueiros não surtiu o efeito desejado e os tricolores não conseguiram impor seu jogo como vinham fazendo em quase todos os confrontos. O meia Weslley, um dos destaques do time no Estadual, jogou um pouco mais recuado, com uma responsabilidade maior no sistema defensivo. Com isso, a distribuição das jogadas ficou sob os cuidados de Mário Lúcio. No entanto, durante o primeiro tempo, ficou evidente que sozinho, o meia produz pouco.

Assim, depois de um início de partida equilibrado, com os adversários se estudando, o Central passou a dominar as jogadas de intermediária a intermediária. Bem postados no setor defensivo, os centralinos tocavam bem a bola, com destaque para as trocas de passe entre Rosembrik e Danilo Pitbull. O sistema defensivo coral não se entendia, errando bastante os posicionamentos e cedendo espaço aos rivais. A partir dos 25 minutos, a superioridade da Patativa foi inquestionável.

Aos 32 veio a primeira grande chance de gol. O zagueiro Valney recuperou uma bola na intermediária e lançou Pitbull na grande área coral. A zaga tricolor bateu cabeça e o atacante se antecipou à saída de André Zuba, tocando de cabeça por cima do goleiro. Caprichosamente, a bola bateu no travessão. No minuto seguinte, Pitbull dominou na entrada da área e tocou para Rosembrik na direita, que bateu cruzado, obrigando Zuba a mandar a bola para o escanteio. Depois de chegar perto duas vezes, a Patativa abriu o placar aos 41. Rosembrik cobrou escanteio fechado pela direita e o volante Wilson Surubim se antecipou a zaga, no primeiro pau, desviando de cabeça para o fundo da barra de Zuba.

No intervalo, o técnico Zé Teodoro desistiu do 3-5-2 e promoveu duas alterações. O zagueiro Everton Sena saiu para a entrada do volante Marcus Vinícius, enquanto o xodó Renatinho entrou na vaga de Mário Lúcio. Com as mudanças, o Santa Cruz cresceu no jogo, encurralando o Central em sua defesa. Apesar de pressionados, os centralinos mantiveram a tranquilidade e conseguiram segurar o ímpeto coral. E, com objetividade, ampliaram a vantagem. Aos 29 minutos, Pitbull arrancou pela direita até a linha de fundo, e cruzou para o centro da área tricolor. O goleiro André Zuba espalmou para frente e a bola caiu nos pés de Marcinho, que dominou e fuzilou, fazendo o segundo gol.

O golpe de misericórdia veio cinco minutos depois. Em novo contra-ataque, Harlei ganhou uma dividida e arriscou de longe. O goleiro tricolor se esticou, mas não chegou e teve que aguentar as vaias da torcida até o final do jogo. Hoje, o elenco se reapresenta ao técnico Zé Teodoro que inicia os preparativos visando o confronto com a Cabense, no próximo domingo, no Gileno de Carli.

Budega Nordestina
Beto Melo

Classificação do Pernambucano após a 10ª rodada

CLUBE - Pontos

1 = Central - 23

2 = Porto - 21

3 = Santa Cruz - 21

4 = Náutico - 21

5 = Salgueiro - 14

6 = Petrolina - 14

7 = Sport - 14

8 = Vitória - 13

9 = Araripina - 11

10 = Ypiranga - 9

11 = Cabense - 9

12 = América - 1

budega nordestina
Beto Melo

Náutico sofre apagão, mas se recupera a tempo e vira para cima do América

O Náutico precisou jogar os 45 minutos finais para derrotar o América, por 2 x 1, ontem, no estádio dos Aflitos. O Timbu simplesmente sofreu um apagão no primeiro tempo, quando terminou perdendo por 1 x 0. Após uma bronca no vestiário, acordou e na segunda etapa, fez o suficiente para virar o placar e garantir mais uma vitória no Campeonato Pernambucano. A estrela da noite foi o zagueiro Éverton Luís, autor dos dois gols alvirrubros, ambos de cabeça.

O Náutico simplesmente “apagou” no primeiro tempo. Com o time bastante mudado – foram quatro alterações com relação ao jogo passado, contra o Central – o desentrosamento parece ter pesado. Em nenhum momento, a equipe alvirrubra não se encontrou em campo, tanto na articulação quanto na marcação.

O surpreendente América, por outro lado, veio ousado para o jogo. Franco atirador, sem nada a perder, jogou fácil. Com velocidade, teve no meia habilidoso meia Branquinho e no atacante Silvano os seus grandes destaques. Aos 13, quando já era melhor em campo, o Mequinha abriu o placar. Após cobrança de falta na área, Gledson saiu mal e Silvano, raspando de cabeça, desviou para o gol.

Atrás do placar, o Náutico até tentava, mas não conseguia se articular no jogo. Sem ninguém para organizar o jogo no meio-campo e com o ataque mal posicionado, o Timbu não ameaçou o América em nenhum momento. Já o Mequinha, na base da vontade, se superou. Levou perigo ao gol de Glédson, que fez grande defesa em chute de Branquinho, aos 42.

Não havia outra opção para o técnico Roberto Fernandes para o segundo tempo que não mudar a equipe. Mudar o ritmo do jogo alvirrubro era preciso e ele fez isso mexando na articulação do meio-campo. Tirou o lento Deyvid Sacconi para colocar o rápido Kieza, fazendo uma linha com três atacantes.

A mudança foi da água para o vinho. Mais veloz, explorando as jogadas pela direita, com Kieza, bem aberto, o Timbu partiu em busca do empate. Que poderia ter chegado quando Ricardo Xavier marcou, mas não valeu, pois ele tocou com a mão para gol. Mas que veio de verdade aos 10, com Éverton Luís, fechando como uma flecha, após escanteio, e cebeceando para empatar.

E então a ordem natural se estabeleceu. O Náutico tomou as rédeas do jogo, passando a pressionar o América, acoado, sem opção de ataque. A virada era uma questão de tempo. Foram necessários 12 minutos até que, Éverton Luís, novamente, fizesse 2 x 1. Ele aproveitou cruzamento da direita de Peter e marcou de cabeça.

Um outro time em campo, o Náutico poderia ter marcado até mais gols. Ricardo Xavier e Kieza perderam tentos incríveis, que poderia dar mais tranquilidade à equipe. No final, após o susto do primeiro tempo, o Timbu garantiu a vitória, suada, mas importante para, agora sim, focar apenas no clássico com o Sport, no próximo domingo.

Náutico

Gledson; Peter, Diego Bispo (Jorge Fellipe), Éverton Luís e Jeff Silva; Elicarlos, Derley (Nilson) Deyvid Sacconi (Kieza) e Phillip; Ricardo Xavier e Bruno Meneghel. Técnico: Roberto Fernandes

América

Gleibson; Roma, Negretti, Nei Baiano (Arley) e Ronaldo César; Edmilson Francisco, Branquinho (Juninho Potiguar), David e Batata (Alexandre Oliveira); Silvano e Léo Carvalho. Técnico: Nildo(interino)

Árbitro: Gilberto Castro Júnior. Assistentes: Ubirajara Ferraz e Aldir Pereira. Gols: Silvano (aos 13 minutos do 1oT) e Éverton Luís (aos 10 minutos do 2oT e aos 22 do 2oT). Cartões amarelos: Nei Baiano, Edmilson, Negretti,Arley (A), Peter, Ricardo Xavier e Derley (N). Cartão vermelho: Juninho Potiguar. Público: 10.735. Renda: R$ 44.660.

Flu empata em estreia marcada por duelo entre He-Man e o baixinho Niell

A estreia do Fluminense na Libertadores 2011 pode ser resumida em um duelo cabeça a cabeça: Rafael Moura x Niell. O grandalhão tricolor, de 1,89m, fez os gols tricolores, enquanto o baixinho de 1,60m do Argentinos Juniors marcou os dois de seu time no empate por 2 a 2, válido pelo Grupo 3 da competição, nesta quarta-feira, no Engenhão.

Além dos dois artilheiros da noite, alguns destaques negativos no time das Laranjeiras, como a zaga formada por Gum e André Luis, além do goleiro Diego Cavalieri, que voltou a falhar e foi vaiado. O craque Conca se esforçou muito, fez algumas boas jogadas, mas não estava tão inspirado. Outro aspecto decepcionante foi o público presente, cerca de 16 mil torcedores (14.031 pagantes), mesmo com o time sendo o atual campeão brasileiro, entre os favoritos ao título deste ano e com a melhora na organização das vendas dos ingressos.

Com o resultado, Fluminense e Argentinos Juniors ficam com um ponto. Os outros integrantes do grupo, América do México e Nacional, do Uruguai, estreiam na próxima quarta, dia 16, na Cidade do México. Quem vencer assume a liderança.

Budega Nordestina
Beto Melo

Perímetro urbano da BR 104 em Caruaru passa por modificações


Na tarde desta quarta-feira (9), o Comitê Gestor da Duplicação da Rodovia BR-104, recebeu o secretário de Transportes de Pernambuco, Isaltino Nascimento. A pauta girou em torno dos transtornos causados aos lojistas que , devido ao grande volume de veículos que transitam na via local, estão perdendo clientes e danos em seus patrimônios.


Para amenizar os problemas, o secretário informou que será realizado um desvio para veículos que trabalham na obra (via esquerda) num total de 7 km.

“Vamos manter sempre esse diálogo com os lojistas e comerciantes, através do DER, com o consórcio e a prefeitura melhorar o acesso à via lateral para não prejudicar também os consumidores. Esse problema será amenizado com a liberação dos dois viadutos, previsto para entrega no mês de junho.”, falou Isaltino.

Central de Jornalismo – Liberdade

Ypiranga vence e convence

Jogando um futebol voluntarioso, que agradou o torcedor que compareceu ao Otávio Limeira na noite de ontem para ver de perto o placar de 1x- diante da Cabense.O jogo marcava um encontro onde o alviazulino de Santa Cruz do Capibaribe nunca havia vencido o time do Cabo em campeonato de 1ª Divisão. Além da quebra do tabu, a máquina foi melhor o tempo todo, com um futebol agressivo e de muitos chutes a gol.

Coube por ironia do futebol, a Naldinho, prata de casa, que havia sido dispensado pelo ex-treinador Adelmo Soares, ser o nome do jogo, marcando um gol de bicicleta e dando a vitória a máquina.

A segunda vitória consecutiva tirou o Ypiranga da zona de rebaixamento, ocupando agora a 10ª colocação com 9n pontos ganhos; O time de Roberto de Jesus viaja domingo para Salgueiro, onde enfrenta o Carcará.

Mega-Sena acumula e pode pagar

Nenhum apostador acertou as seis dezenas sorteadas pela Caixa Econômica Federal (CEF), nesta quarta-feira (9), pelo concurso 1.256 da Mega-Sena.

Confira os números sorteados: 26 – 33 – 35 – 38 – 43 – 53

Segundo a Caixa, 121 apostas acertaram cinco números e cada uma vai receber R$ 26.009,88. Outras 8.843 apostas acertaram quatro números e cada uma receberá R$ 508,42.

De acordo com a Caixa, o prêmio acumulado para o próximo concurso é de R$ 52 milhões.

Comandante do 23º BPM concede entrevista a rádio Pajeú

O Coronel da Polícia Militar Antonio Otávio Barbosa Varêda, comandante do 23º Batalhão, concedeu uma entrevista a Rádio Pajeú, ao comunicador Aldo Vidal na manhã desta terça-feira, 08. Dentre as inúmeras indagações feitas pelo apresentador do programa, a entrevista foi uma oportunidade para o comandante chamar a sociedade para a responsabilidade no sentido de ser parceira da Polícia Militar de Pernambuco, uma soma de esforços para combater a criminalidade.

“É preciso que a sociedade participe desse processo, a gente tem que quebrar esse paradigma, o povo precisa sair da zona de conforto, a gente precisa discutir o que é melhor para Afogados da Ingazeira e região, se eu tenho cem demandas e eu só posso contemplar cinqüenta, vamos discutir quais seriam as demandas principais, porque nós temos dificuldades, não adianta ficar pormenorizando, a gente precisa deixar a opinião pública consciente disso, mas não ficar engessado em decorrência disso, se a gente não pode fazer busca as parcerias”.

Sobre os homicídios na Área Integrada de Segurança – AIS/20, o comandante disse que dentro do referencial da Organização Mundial de Saúde - OMS, a região está em torno de 23% para 100 mil habitantes, uma meta abaixo, que segundo ele, Pernambuco para chegar como um todo a essa meta vai demorar muito:

"É porque o nível de homicídio no Pajeú sempre foi muito baixo, deu essa crescida que a gente precisa reverter, mas mesmo com esse acréscimo, se você for fazer o comparativo no que acontece em Pernambuco com outros estados a gente está com um índice de homicídio baixo, não quer dizer que a gente tem que se acomodar, só iremos reverter este processo com a participação da sociedade, se a polícia inventar de trabalhar só não vai conseguir, tem que buscar as parcerias”.


www.blogdoitamar.com.br
www.sulancanews.com

PF erradica mais de 300 mil pés de maconha no Sertão

Uma operação da Polícia Federal erradicou 337 mil pés de maconha no Sertão de Pernambuco. A ação, que teve a participação de 100 policiais de Salgueiro, Caruaru, Recife e outros Estados, foi concluída na madrugada desta quinta-feira (10).

Os policiais destruíram 130 plantios e 290 mil mudas e apreenderam 39 quilos da droga pronta para o consumo. Foram utilizados dois helicópteros, dois botes, um jet-ski e uma viatura de resgate.

A identificação dos proprietários das terras onde foram encontradas as plantações contou com apoio do Incra.


Central de Jornalismo
Helenivaldo Pereira

Inflação do aluguel aumenta para 0,66% na primeira prévia de fevereiro

O Índice Geral de Preços - Mercado (IGP-M), utilizado como referência para reajustes em contratos de aluguel, ficou em 0,66% na primeira prévia de fevereiro. A taxa, calculada pelo Instituto Brasileiro de Economia (Ibre) da Fundação Getulio Vargas (FGV), superou a verificada um mês antes, que foi de 0,42%. No ano, o índice acumula elevação de 1,46% e nos últimos 12 meses, de 10,93%.

O resultado da primeira leitura do mês reflete a elevação média de preços tanto no setor atacadista quanto no varejo. A alta mais expressiva foi observada no Índice de Preços ao Produtor Amplo (IPA), que passou de 0,40% para 0,76%, com destaque para o aumento das matérias-primas brutas (de 0,59% para 2,40%), principalmente minério de ferro (de –2,29% para 5,65%), milho (de 0,93% para 7,69%) e algodão (de 2,83% para 14,20%). Já entre os que tiveram decréscimo na taxa estão aves (de 2,48% para –3,93%), soja (de 1,47% para –0,70%) e leite in natura (de 3,10% para 0,22%).

Outro componente do IGP-M, o Índice de Preços ao Consumidor (IPC) passou de 0,41% para 0,45% no período. Entre as despesas das famílias que mais pesaram no orçamento estão os transportes (de 0,43% para 1,53%), com destaque para tarifa de ônibus urbano (de 0,07% para 3,29%).

Também ficaram mais caros os itens dos grupos educação, leitura e recreação (de 0,20% para 1,63%), despesas diversas (de 0,34% para 0,88%) e habitação (de 0,13% para 0,33%). Segundo a FGV, ficaram menores ou oneraram com menos força o orçamento das famílias os gastos com vestuário (de 1,08% para –0,63%), alimentação (de 0,64% para –0,10%) e saúde e cuidados pessoais (de 0,44% para 0,36%).

Já o terceiro componente do IGP-M, o Índice Nacional de Custo da Construção (INCC) apresentou decréscimo ao passar de 0,62% para 0,52%, com a influência do custo da mão de obra (de 1,22% para 0,24%). A taxa relativa aos materiais, equipamentos e serviços subiu de 0,06% para 0,79%.
Para calcular o IGP-M do primeiro decêndio de fevereiro, a FGV coletou dados entre os dias 21 e 31 de janeiro.

Assaltante é preso durante perseguição da PRF em Caruaru

Um assaltante foi preso pela Polícia Rodoviária Federal, na noite desta quarta-feira(10), durante perseguição em Caruaru. Leandro Amaro da Silva, 20 anos, e outro homem não identificado, tomaram de assalto em Santa Cruz do Capibaribe o Crossfox placas: KFT-0599, cor vermelha.

A perseguição policial começou no posto da PRF, na BR-104, e terminou na PE-95, acesso ao município de Riacho das Almas. Os bandidos abandonaram o veículo e a perseguição continuou a pé, resultando na prisão de Leandro, residente na Rua França Júnior, bairro Divinópolis, em Caruaru. O outro assaltante conseguiu fugir.

Os policiais conseguiram recuperar o veículo e apreenderam um revólver calibre 38, além de 6 munições.


Central de Jornalismo
Helenivaldo Pereira