quinta-feira, 12 de outubro de 2023

POLÍCIA MILITAR CUMPRE MANDADO DE PRISÃO EM MONTEIRO DURANTE A OPERAÇÃO PARADIGMA


Na noite da última terça-feira(10), por volta das 18h20min, durante a execução da Operação Paradigma, os policiais militares do 11º Batalhão cumpriram um mandado de prisão enquanto realizavam patrulhamento ostensivo no centro da cidade de Monteiro, no Cariri da Paraíba.

Os militares da Força Tática identificaram um indivíduo com conhecimento de um mandado de prisão em aberto. Após abordagem e identificação, E.F.S.S, de 29 anos, foi detido devido ao cometimento do crime de roubo mediante grave ameaça ou violência, com uso de arma de fogo. O crime ocorreu na cidade de Sumé, na Paraíba, no ano de 2019.

O suspeito foi conduzido à delegacia da Polícia Civil para a realização das providências legais necessárias.

CEPE DEBATE A OBRA DE ITALO CALVINO NO ÚLTIMO DIA DA BIENAL DO LIVRO

O escritor italiano, apreciado por quem gosta de literatura, faria cem anos neste domingo, 15 de outubro


Há cem anos, em 15 de outubro de 1923, nascia em Cuba Italo Calvino. Ainda bebê, mudou-se com a família para a Itália. Na juventude, participou da resistência ao fascismo durante a 2ª Guerra Mundial. Atualmente, é considerado um dos mais importantes escritores italianos do século 20. É com um bate-papo sobre Italo Calvino, um clássico da literatura, que a Cepe Editora encerra sua participação na XIV Bienal Internacional do Livro de Pernambuco, neste domingo, Dia do Professor. A conversa terá 45 minutos de duração, das 17h às 17h45, no Espaço Diálogos, montado no Pavilhão do Centro de Convenções, em Olinda, que abriga até hoje a maior feira literária do Nordeste.

A mesa Por que ler um clássico: por que ler Italo Calvino, reunirá o jornalista, escritor e superintendente de Periódicos e Projetos Especiais da Cepe, Mário Hélio Gomes de Lima, o professor e presidente da Academia Pernambucana de Letras, Lourival Holanda, a professora da Universidade Estadual de João Pessoa Zuleide Duarte e a professora Cristina Almeida, que defendeu a dissertação de mestrado A imaginação crítica em Osman Lins e Italo Calvino, na Universidade Federal de Pernambuco, em 2003. O título do bate-papo remete a um dos livros mais populares do escritor no Brasil, Por que ler os clássicos. Italo Calvino morreu em setembro de 1985, pouco antes de completar 62 anos.

“Calvino escreveu Por que ler os clássicos (coletânea de artigos sobre expoentes da literatura publicada no País em 1991) e agora ele é um clássico”, declara Mário Hélio, que dedica ao escritor a capa da edição deste mês de outubro do suplemento literário Pernambuco, um dos periódicos da Cepe. “Um clássico, como definiu Calvino, é um livro que nunca esgota o que tem a dizer. Cada vez que você lê um clássico, é como se fosse a primeira vez, a experiência da leitura é multiplicadora”, ressalta o jornalista. Nessa perspectiva, “a ideia da mesa é ir além da efeméride” e apresentar novidades em torno do homenageado, descoberto pelos leitores brasileiros nas décadas de 1980 e 1990, diz ele.

O público do bate-papo do domingo, último dia da Bienal, vai acompanhar uma discussão sobre o fabuloso Calvino, autor de As Cidades Invisíveis, O Barão nas Árvores, As Cosmicômicas, O Cavaleiro Inexistente e Se um Viajante numa Noite de Inverno, entre outros títulos. A obra de Calvino, acrescenta Mário Hélio, aguça a curiosidade do leitor “para quem a imaginação e a fantasia têm mais importância, a mente livre e a poesia do pensamento têm mais relevância”.

A edição de outubro do Pernambuco traz artigo da professora da Universidade Estadual de João Pessoa Zuleide Duarte, uma das participantes do debate, que analisa o engajamento do escritor italiano no grupo francês OuLiPo (Ouvroir Pour Littérature Potentielle), no fim do anos 1960. Na França e no OuLiPo, “grupo que agitava a cena literária parisiense”, Italo Calvino Calvino “exercitou ainda mais os sentidos, produzindo textos de notável agudeza, refletindo sobre sua relação com o mundo sensível, estabelecendo a união entre o visível e o apenas imaginado”, destaca a professora no suplemento literário.

Durante a Bienal, no estande da Cepe (nº 34), quem comprar o Pernambuco levará um pôster com a representação de uma cidade imaginária, criada pelo artista plástico, diretor de arte, quadrinista e professor gaúcho Eloar Guazzelli Filho, que integra o suplemento de outubro. “É uma nova interpretação, visual, para o livro As Cidades Invisíveis (romance lançado em 1972)”, observa o jornalista.

Serviço - Cepe na Bienal

Quinta-feira (12/10) - Loja Cepe Editora

15h às 17h - Oficina do projeto Galeria Reciclada da Cepe, com Júlio Gonçalves (coordenador) e Lígia Caminha

Quinta-feira (12/10) - Auditório do Círculo das Ideias

17h às 18h30 - Mesa de bate-papo Para escrever poesia em Pernambuco, com os/as poetas Philippe Wollney, Agnes Souza e Bione. Mediação das representantes do Conselho Editorial da Cepe Priscilla Campos e Julya Vasconcelos

Quinta-feira (12/10) - Loja Cepe Editora

19h às 20h - Lançamento e sessão de autógrafos do novo livro de Philippe Wollney, Aquele que tudo Devora

Sexta-feira (13/10) - Auditório do Círculo das Ideias

19h às 20h - Lançamento do livro Pernalonga: Uma Sinfonia Inacabada. Bate-papo com Márcio Bastos (autor) e Rosângela França (irmã de Pernalonga). Mediação do jornalista e pesquisador teatral Leidson Ferraz

Domingo (15/10) - Espaço Diálogos

17h às 17h45 - Mesa de bate-papo Por que ler um clássico: por que ler Italo Calvino, com o superintendente de Periódicos e Projetos Especiais da Cepe, Mário Hélio, o presidente da APL, Lourival Holanda, e as professoras Cristina Almeida e Zuleide Duarte

Palco Bienalzinha (Infantil)

Quinta-feira (12/10)

10h30 às 11h30 - Contação de história do livro Bus, Simplesmente Diferente, de Jorge Quadrinhos e ilustrações de Rafael Silva. Atividade com Tia Lilih

Sábado (14/10)

10h30 às 11h30 - Contação de história do livro A História de uma Boca, de Ana Valéria Fink e ilustrações de Jarbas Domingos. Atividade com Tia Lilih

Assessoria de Imprensa da Cepe: (81) 3183-2770