terça-feira, 19 de janeiro de 2021

Agente de saúde e enfermeiro da UPA são primeiras pessoas vacinadas contra Covid-19 em Santa Cruz do Capibaribe

A prefeitura de Santa Cruz do Capibaribe, informou através de nota sobre as primeiras doses para a vacinação contra o Covid-19 que chegaram ao município. Nesse primeiro lote foram destinadas 856 doses da vacina CoronaVac, onde 428 pessoas serão imunizadas.

O início da vacinação foi marcado por um ato simbólico na tarde desta terça-feira (19), no prédio da prefeitura de Santa Cruz, onde foram vacinados dois profissionais de saúde, o enfermeiro Márcio que atua na UPA do município e a agente de saúde Maria da Silva Pereira que exerce a profissão há mais de 20. Ambos atuam na linha de frente do combate ao coronavírus.

A Agente de Saúde Maria da Silva Pereira exibe seu comprovante de vacina.

Foto: Almir Neves
Fonte: Blog Merece Destaque.

Mulher de 67 anos de idade que é técnica de enfermagem é a primeira a ser vacinada contra a Covid-19 em Serra Branca

A técnica de enfermagem, Maria do Socorro Saraiva, 67 anos de idade foi a primeira serra-branquense imunizada com a vacina contra a Covid-19.

O momento histórico aconteceu por voltas das 15:00 horas desta terça-feira (19) no Posto de Saúde Unidade 05. Socorro Saraiva como é conhecida na cidade tem 40 anos de contribuição com a saúde de Serra Branca e já participou de muitas campanhas de vacinação ao longo das últimas décadas.

Emocionada ela conversou com nossa reportagem e disse que tinha orgulho em ser uma profissional da linha de frente mesmo com 67 anos de idade. Socorro afirmou ainda que ficou surpresa com o convite para ser a primeira serra-branquense a ser imunizada e disse que agradecia a Deus por viver esse momento de receber a tão esperada vacina.

A Secretária de Saúde de Serra Branca, Monique Dantas acompanhou a imunização e disse que o sentimento é de muita esperança em dias melhores. Ela ainda confirmou que toda a equipe da saúde estará totalmente dedicada a campanha de imunização dos serra-branquenses.

Técnica em Enfermagem é a primeira pessoa vacinada contra a covid-19, em Caruaru

Foto: Edvaldo Magalhães

Iniciou na manhã desta terça-feira (19), a aplicação da primeira dose da vacinação contra a covid-19 em Caruaru, Agreste de Pernambuco. A primeira pessoa a ser vacinada na cidade, foi a técnica em enfermagem Manuella Auxiliadora Vasconcelos, de 34 anos. Representando quase 300 profissionais que atuam na linha de frente ela trabalha na rede municipal de saúde há sete anos e há um ano e seis meses na no Hospital Municipal Manoel Afonso.

Para Manuella, conta como foi a emoção de ser a primeira pessoa vacinada em Caruaru. “É um momento único, eu estou muito feliz por ter sido a primeira técnica de enfermagem vacinada no município de Caruaru. É um processo muito longo, esse aqui foi o primeiro passo de um processo longo e de luta contra essa doença que acometeu várias pessoas. Várias pessoas perderam seus entes queridos. Quero pedir para que as pessoas continuem com os cuidados, usando suas máscaras, distanciamento social, que tomem as vacinas de acordo com os grupos prioritários. Passo a passo eu acredito que a gente vai vencer essa luta e a gente iniciou um longo processo de vitória”, diz a técnica. 

Nesse primeiro momento apenas 5.928 doses foram disponibilizadas para a Capital do Agreste para a primeira e segunda dose. 2.964 serão utilizadas na primeira etapa para trabalhadores da saúde dos serviços de urgência, emergência, UTI e assistência direta a pacientes com covid-19, pessoas idosas institucionalizadas, e deficientes e institucionalizados com mais de 18 anos. No período da tarde, as vacinas devem ser aplicadas nas unidades da UPA Respiratória e Casa dos Pobres São Francisco de Assis. As doses da CoronaVac estão na sede da VI Geres, onde estão sendo distribuídas para os 32 municípios que fazem parte da gerência. 

Foragido da justiça é preso pela PRF no Cariri Paraibano

A Polícia Rodoviária Federal na Paraíba prendeu na tarde desta terça-feira (19) um homem que estava foragido da justiça e respondendo pelo crime de tráfico de drogas. A prisão ocorreu durante Operação de reforço na fiscalização no município de Monteiro, região do Cariri paraibano.

Policiais realizavam um comando na BR 110, km 183, quando abordaram um automóvel. Ao realizar a consulta aos sistemas foi verificado que o passageiro, um homem de 33 anos, era foragido da justiça do município pernambucano de Sertânia, onde era procurado pelo crime de tráfico de drogas.

O homem já foi preso por assaltar uma casa lotérica no município de Tavares, interior da Paraíba.

O homem foi detido e conduzido à Polícia Civil de Monteiro e deverá ser encaminhado ao sistema prisional para cumprimento da pena.

Técnica de Enfermagem do Hospital Oswaldo Cruz é a primeira pessoa vacinada em Pernambuco

Avião com as vacinas CoronaVac – Instituto Butantan aterrissou no Recife nesta segunda-feira, às 19h40. Os imunizantes chegarão às 12 Gerências Regionais do Estado nas próximas 24h.


Um momento histórico, que reacende a esperança dos pernambucanos. A técnica de Enfermagem Perpétua do Socorro Barbosa dos Santos, de 52 anos, foi a primeira pernambucana vacinada contra a Covid-19 no Estado. O ato aconteceu nesta segunda-feira (18.01), no auditório da faculdade de Ciências Médicas do Hospital Universitário Oswaldo Cruz (HUOC), em Santo Amaro, no Recife. As 270 mil doses da CoronaVac – Instituto Butantan chegaram à capital às 19h40, vindas de São Paulo, e seguiram para a sede do Programa Estadual de Vacinação, no bairro de Casa Amarela, onde foram separadas para serem enviadas às 12 Gerências Regionais de Saúde do Estado nas próximas 24 horas.

 “É um momento histórico, que vai ficar marcado nas nossas mentes. É fruto de um trabalho de articulação que, hoje, se torna realidade no Brasil e em Pernambuco. Mas sabemos que ainda precisamos de definições sobre os próximos lotes de vacina a serem enviadas aos Estados e municípios brasileiros. Isso faz parte do Plano Nacional de Imunização e temos que ter esse plano na sua completude, com prazos e datas, para que a gente possa vacinar todos”, afirmou Paulo Câmara, após o ato de imunização.

O governador também agradeceu às pessoas que, desde o início, ainda em março de 2020, têm se dedicado a salvar vidas, sobretudo os profissionais de saúde, e reforçou que, embora esse momento seja fundamental, é importante que a população continue mantendo os cuidados necessários. “Ainda precisamos usar máscaras, manter o distanciamento social e sempre higienizar as mãos”, disse, complementando que é preciso ter um pouco mais de paciência até que todos sejam vacinados. “Precisamos ter respeito à vida do outro até vacinarmos todos os pernambucanos e, assim, continuar incansavelmente salvando vidas”.

Há 30 anos trabalhando no HUOC, Perpétua dos Santos sempre quis atuar na área da saúde para “ajudar as pessoas a diminuírem seus sofrimentos”. Ela, que sempre lidou com pacientes com tétano, leptospirose e HIV, contou que viveu “dias de guerra” nos últimos meses, devido à pandemia da Covid-19, e que o medo de pegar a doença bateu por diversas vezes enquanto trabalhava para salvar vidas. “Não tínhamos tempo para pensar em nada. Eu arrisquei a minha vida para salvar a de milhares de pessoas”, afirmou a profissional, ao lembrar do tratamento com os inúmeros pacientes. Após receber a primeira dose do imunizante, Perpétua se disse esperançosa com um novo tempo que se inicia a partir da vacinação. “Estou animada, ansiosa e feliz. Para mim, é uma vitória. Vitória dos pernambucanos e dos brasileiros”, concluiu.

O secretário estadual de Saúde, André Longo, reforçou o dia histórico marcado pela chegada da vacina e o início da imunização dos pernambucanos. “Este dia deverá ser um divisor de águas para o enfrentamento da pandemia em nosso Estado, e certamente mudará o curso da doença em Pernambuco”, previu Longo, destacando que a chegada da CoronaVac – Instituto Butantan simboliza a importância do papel da ciência e da tecnologia no País. “Sempre apostamos na ciência e no acompanhamento do processo com muita disposição e força por parte de toda a equipe liderada pelo governador Paulo Câmara. Então, este momento nos deixa emocionados”, comentou.


Além de Perpétua dos Santos, também foram vacinados a auxiliar de farmácia Wanessa Correia, o técnico de laboratório Marcos Alexandre Correia, a enfermeira de UTI Joyce Mendes, o nutricionista Rodrigo Silveira, a fisioterapeuta Thatiana Vasconcelos, a enfermeira de saúde indígena Penha Atikum – da etnia Atikum – e o médico da UTI pediátrica José Carneiro Leão Filho.

PRIORIDADES – O Plano Nacional de Imunização (PNI) estabeleceu que o grupo prioritário 1 englobaria idosos com mais de 75 anos, indígenas aldeados, idosos com mais de 60 anos que moram em asilos e profissionais de saúde. Em Pernambuco, isso corresponde a cerca de 630 mil pessoas. Para garantir as duas doses a todos eles, seriam necessárias 1.260.000 vacinas. Como o Ministério da Saúde está enviando 270 mil doses para Pernambuco neste lote, não será possível atender o primeiro grupo prioritário por completo. Por isso, a nova recomendação do Ministério é que as primeiras doses sejam destinadas a profissionais da saúde que atuem na ponta, idosos que vivem em asilos, pessoas com deficiência que vivam em instituições de longa permanência e indígenas aldeados.

Serão utilizados na logística de distribuição seis caminhões, sendo quatro refrigerados, adequados para longas distâncias. Os veículos não refrigerados não ensejam qualquer risco às vacinas, pois elas estão armazenadas em caixas térmicas a uma temperatura entre quatro e oito graus, garantindo uma durabilidade de no mínimo 48 horas.

Também estiveram presentes no ato de vacinação a vice-governadora Luciana Santos, o secretário estadual de Ciência e Tecnologia, Lucas Ramos, o reitor da Universidade de Pernambuco (UPE), Pedro Falcão, a vice-prefeita do Recife, Isabella de Roldão, e a secretária de Saúde do Recife, Luciana Albuquerque.

CLQUE NA IMAGEM E ADQUIRA SUA MAQUININHA.

Escola Técnica de Santa Cruz do Capibaribe está com inscrições abertas para 352 vagas em cursos gratuitos

A Escola Técnica Estadual José Nivaldo Pereira Ramos, em Santa Cruz do Capibaribe está com inscrições abertas para 352 vagas em cursos técnicos totalmente gratuitos nas modalidades presencial e semipresencial. As inscrições são feitas de 18 a 25 de janeiro pelo site: https://sisacad.educacao.pe.gov.br/sissel/

Modalidade presencial:
90 vagas para administração;
90 vagas para Rede de computadores.

Modalidade semepresencial:
Técnico em Biblioteconomia - 17 vagas;
Secretária escolar - 17 vagas;
Logística - 17 vagas;
Recursos humanos - 17 vagas;
Administração - 35 vagas;
Design de interiores - 17 vagas;
Informática desenvolvimento de sistemas - 17 vagas;
Segurança do trabalho - 35 vagas.

Para mais informações acesse o site da Secretaria de Educação de Pernambuco:

http://www.educacao.pe.gov.br/portal/?pag=1&cat=18&art=5968

Ou entre em contato pelo telefone: (81) 3759-8400

Gerência de saúde do Cariri anuncia quantitativo de doses da Coronavac para municípios da região

Após desembarcar as 92.960 doses da vacina Coronavac na Paraíba, na noite desta segunda-feira(18), o governo do Estado da Paraíba já montou a logística para a distribuição das doses das vacinas nos 223 municípios paraibanos.

Segundo o governador, transportes específicos para o locomoção das vacinas já estão de prontidão, para que as vacinas possam chegar aos municípios no prazo máximo de 24 horas.

O Portal de Olho no Cariri conseguiu com exclusividade os números da distribuição da vacina na região do Cariri. Cada cidade receberá de acordo com a proporção dos grupos prioritários e serão poucas doses inicialmente.

Confira os números de doses de vacinas que cada município do Cariri receberá: 

Avião de pequeno porte faz pouso de emergência em Tamandaré, no litoral Sul de Pernambuco

 Foto: Reprodução/TV Jornal

Na noite desta segunda-feira (18), um avião de pequeno porte precisou fazer um pouso de emergência. O fato aconteceu no distrito de Santo André, em Tamandaré, no litoral Sul pernambucano. 

Problema no motor

De acordo com informações preliminares, teria tido um problema no motor, necessitando assim realizar um pouso de emergência. Duas pessoas estavam no avião. Uma moradora da área disse ao Jornal do Commercio (JC) que a aeronave passou caindo por cima das casas da região, mas conseguiu livrar até cair próximo à pista. 

VEJA NOSSO CANAL NO YOUTUBE

VEJA NOSSO CANAL NO YOUTUBE

IDOSO MORREU VÍTIMA DE AFOGAMENTO EM SÃO JOAQUIM DO MONTE - PE

Faleceu vítima de afogamento na Barragem de Ivan Nunes, nas proximidades da conhecida Pedra de Zé Bernardo, na zona rural do município de São Joaquim do Monte, o aposentado, Antônio Jorge da Silva, de 62 anos de idade, que morava no Centro de São Joaquim. Ele foi á essa localidade para pescar com um amigo. 

De acordo com informações de um filho do idoso, a vítima foi pescar com um amigo desde o sábado, continuaram pescando neste último domingo, durante a noite deixaram os anzóis armados e foram tomar alguns aperitivos em um bar e nesta segunda-feira (18), já durante a madrugada quando retornaram, o anzol do Antônio havia sido arrastado por um peixe, o amigo pediu para irem embora, mas, o Antônio preferiu ficar até amanhecer o dia e tentar encontrar o anzol e como não voltou pra casa os filhos e amigos foram procurá-lo, realizaram buscas na beira do açude e encontraram as roupas da vítima, acionaram mergulhadores do Corpo de Bombeiros e no início da tarde o corpo do cidadão foi encontrado debaixo das baronesas. O filho disse que acredita que o pai morreu afogado realizando mergulhos para encontrar o anzol.

O corpo da vítima foi encaminhado para o IML de Caruaru, de onde já foi liberado e no início desta noite foi sepultado.