terça-feira, 29 de março de 2011

Armando Monteiro lamenta morte de José Alencar

Veja abaixo declaração do senador Armando Monteiro (PTB/PE) sobre o falecimento do ex-vice-presidente da República José Alencar, de quem era amigo pessoal e companheiro na Confederação Nacional da Indústria (CNI):

"O Brasil perdeu um grande homem público, um cidadão exemplar, um homem que teve uma bela e respeitável trajetória de vida. Na área empresarial, foi um construtor, um empreendedor notável. Na vida pública, um homem com posições coerentes e sem deixar nunca de revelar uma grande dimensão humana. José Alencar é uma extraordinária referência no plano ético e um exemplar chefe de família que estará agora imortalizado na galeria das maiores figuras da nossa vida cívica. Que Deus o abençoe”.

Ex-vice-presidente José Alencar morre aos 79 anos


O ex-vice-presidente da República José Alencar morreu nesta terça (29), às 14h45, por falência múltipla de órgãos, aos 79 anos, no hospital Sírio-Libanês, em São Paulo. O político mineiro lutava contra um câncer na região do abdômen.

Na última das várias internações, Alencar estava desde segunda (28) na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do hospital Sírio Libanês, em São Paulo, com quadro de suboclusão intestinal.

O ex-vice-presidente lutava contra o câncer havia 13 anos, mas nos últimos meses, a situação se complicou.

Após passar 33 dias internado – inclusive no Natal e no Ano Novo –, o ex-vice-presidente havia deixado o hospital no último dia 25 de janeiro para ser um dos homenageados no aniversário de São Paulo.

A internação tinha sido motivada pelas sucessivas hemorragias e pela necessidade de tratamento do câncer no abdômen. No dia 26 de janeiro, recebeu autorização da equipe médica do hospital para permanecer em casa. No entanto, acabou voltando ao hospital dias depois.

Durante o período de internação, Alencar manifestou desejo de ir a Brasília para a posse da presidente Dilma Rousseff. Momentos antes da cerimônia, cogitou deixar o hospital para ir até a capital federal a fim de descer a rampa do Palácio do Planalto com Luiz Inácio Lula da Silva.

Ele desistiu após insistência da mulher, Mariza. Decidiu ficar, vestiu um terno e chamou os jornalistas para uma entrevista coletiva, na qual explicou por que não iria à posse e disse que sua missão estava “cumprida”. Na conversa com os jornalistas, voltou a dizer que não tinha medo da morte. “Se Deus quiser que eu morra, ele não precisa de câncer para isso. Se ele não quiser que eu vá agora, não há câncer que me leve”, disse.

No mesmo dia, ele recebeu a vista de Lula, que deixou Brasília logo após a posse de Dilma.

Internações
Os últimos meses de Alencar foram de internações sucessivas. Em 9 de fevereiro, ele foi hospitalizado devido a uma perfuração no intestino. O ex-vice-presidente já havia permanecido internado de 23 de novembro a 17 de dezembro para tratar uma obstrução intestinal decorrente dos tumores no abdômen. No dia 27 de novembro, foi submetido a uma cirurgia para retirada de parte do tumor e de parte do intestino delgado.

Alencar passou alguns dias na UTI Cardiológica e começou a fazer sessões de hemodiálise depois que os médicos detectaram piora da função renal. Em setembro de 2010, foi internado em razão de um edema agudo de pulmão. No dia 25 de outubro, voltou ao Sírio-Libanês ao apresentar um quadro de suboclusão intestinal. Dias após a internação, ainda no hospital, sofreu um infarto no fim da tarde do dia 11 de novembro. Foi submetido a cateterismo, “que não mostrou obstruções arteriais importantes”.

Batalha contra o câncer
O ex-vice-presidente travou uma longa batalha contra a doença. Nos últimos 13 anos, enfrentou uma série de operações e tratamentos médicos. Foram mais de 15 cirurgias. Em abril de 2010, desistiu da candidatura ao Senado para se dedicar ao tratamento do câncer.

Desde 1997, foram mais de dez cirurgias para retirada de tumores no rim, estômago e região do abdômen, próstata, além de uma cirurgia no coração, em 2005.

A maior delas, realizada em janeiro de 2009, durou quase 18 horas. Nove tumores foram retirados. Exames realizados alguns meses depois, no entanto, mostraram a recorrência da doença.

Também em 2009, iniciou em Houston, nos Estados Unidos, um tratamento experimental contra o câncer. Alencar obteve autorização para participar, como voluntário, dos testes com um novo medicamento no hospital MD Anderson, referência no tratamento contra a doença. O tratamento não surtiu o efeito esperado e o então vice-presidente voltou a fazer quimioterapia em São Paulo.

José Alencar era casado com Mariza Campos Gomes da Silva e deixa três filhos: Josué Christiano, Maria da Graça e Patrícia.

Tratamento no exterior
O tratamento experimental nos EUA em 2009 não foi a primeira tentativa de Alencar de obter a cura fora do país. Ele já havia viajado para os Estados Unidos em 2006 para se tratar com especialistas. No ano seguinte, no entanto, os exames mostraram que o câncer havia se espalhado para o peritônio, uma membrana que reveste as paredes do abdômen.

Iniciava-se, então, a série de cirurgias na região. Em 2008, foram três internações. Em janeiro e em julho, exames mostraram uma reincidência de tumores abdominais. Em agosto, Alencar começou tratamento com um novo medicamento, a Trabectedina.

Com a saúde fragilizada, o ex-vice-presidente também foi internado por outros problemas. Em novembro de 2008, durante uma visita a Resende (RJ), teve fortes dores abdominais. O diagnóstico foi enterite (inflamação intestinal). Segundo os médicos, não havia relação com o câncer. Vinte dias depois, ele foi internado novamente, com quadro de insuficiência renal. Recebeu alta dois dias depois.

Sempre bem-humorado nas sucessivas vezes em que deixou o hospital Sírio-Libanês, chegava a brincar com seu próprio quadro clínico. "Estou melhor do que das outras vezes", repetia.

Após a maior das cirurgias, em 2009, Alencar saiu do hospital dizendo que não temia a morte. “ Não tenho da morte, porque não sei o que é a morte. A gente não sabe se a morte é melhor ou pior. Eu não quero viver nenhum dia que não possa ser objeto de orgulho", afirmou. “Peço a Deus que não me dê nenhum tempo de vida a mais, a não ser que eu possa me orgulhar dele.”

Problemas de saúde ‘paralelos’
O ano de 2010 começaria com uma boa notícia para o então vice-presidente. O tumor que tratava vinha apresentando redução, segundo o hospital.

Alguns meses mais tarde, no entanto, ele começou a ter problemas de saúde “paralelos” ao câncer.

No início de maio, numa das idas ao hospital para a quimioterapia, apresentou pressão alta. Exames apontaram isquemia cardíaca e uma “obstrução grave” numa das artérias. Alencar então passou por um cateterismo e uma angioplastia e recebeu um “stent”, um mecanismo que “alarga” a artéria. No total, ficou nove dias internado.

No final do mesmo mês, queixando-se de fadiga, foi internado novamente. Após exames, o hospital constatou que ele estava anêmico e tinha um “quadro congestivo pulmonar”, consequência da quimioterapia. O tratamento, no entanto, continuava a dar resultados positivos, com a redução dos tumores.

No final de agosto, contraiu uma infecção, que foi tratada com antibióticos. Ele seria internado novamente poucos dias depois, no início de setembro, com o diagnóstico de edema agudo de pulmão. Foram mais seis dias no hospital.

Uma pessoa morre e dez ficam feridas em acidente na BR-232 em Flores

Uma pessoa morreu e dez ficaram feridas em um acidente entre um caminhão e um ônibus por volta das 0h50 desta terça-feira (29), na BR-232, em Flores, município próximo a Serra Talhada, no Sertão pernambucano.

O caminhão, de placa NUI-2565, bateu de frente com um ônibus da empresa Progresso, de placa NTJ 3431, que fazia a linha Recife-Petrolina. A colisão aconteceu no quilômetro 370 da rodovia, entre os distritos de Varzinha e Sítio dos Nunes.

Sete dos 10 feridos estavam no ônibus, que transportava 29 passageiros. Eles tiveram lesões leves e foram encaminhados para o Hospital Regional Agamenon Magalhães. Já no caminhão, um dos ocupantes, conhecido apenas como “Tãozinho”, sofreu ferimentos graves e morreu no local.

Outro homem que estava no caminhão, identificado como Francisco Manoel da Silva, de 36 anos, foi encaminhado em estado grave para o Hospital do Agreste, em Serra Talhada, e está internado na UTI da unidade. Francisco da Silva Lima, de 18 anos, também teve pequenos ferimentos.

O caminhão seguia do Centro de Abastecimento de Caruaru (Ceaca) para Juazeiro, na Bahia, e transportava caixas vazias. O motorista do veículo, Gilber de Almeida Siqueira, teve ferimentos nas pernas, nas costas e no rosto. Ele disse que tentou se livrar de animais na pista, mas perdeu o controle do carro, invadiu a contramão e acabou batendo de frente no ônibus.

Os passageiros do ônibus que ficaram feridos são: Aldeci Valdeci Hortencio, de 41 anos, Maria Aparecida da Silva Cabral, 49 anos, Jucelino Coelho Gomes, 28, Ailon Clementino da Silva, Felipe Aparecido da Silva e Luis Regis da Silva. O motorista Geraldo de Almeida Teles também sofreu lesões leves.

Funcionários roubam o estabelecimento de trabalho e acabam presos


A polícia militar prendeu no final da tarde dessa segunda-feira (28), o chefe de estoque Ivan Vieira da Silva, 24 anos, e o estoquista, José Gilmar da Silva, 20. Ambos trabalhavam em uma loja especializada na venda de equipamentos para motos no centro de Caruaru. De acordo com informações do serviço de inteligência, os envolvidos furtavam material da loja para revender com preço abaixo do mercado.
Com os envolvidos a polícia encontrou três capacetes de moto; dois pares de cotoveleira; uma carcaça do farol de moto CG 150 ; um kit tração; uma carcaça do painel de moto; um kit de ignição; um conjunto de alarme de moto; uma camisa Fox preta; uma calça podium e uma buzina de moto.
Os envolvidos foram presos e encaminhados para a Delegacia Regional da Polícia.

Policia Civil de Pernambuco.


A Polícia Civil divulgou onte dia (28), O retrato-falado do suspeito de assassinar o comerciante chinês Gou Xun Wu, 54 anos, no último dia 15, na Av. Nossa Senhora do Carmo com a Rua da Praia,
bairro de Santo Antônio, Recife. O delegado que investiga o caso, Ian Campos, do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP),
preferiu repassar o material por email aos jornalistas.

A imagem foi confeccionada pelo Núcleo Avançado de Perícia do Instituto de Identificação Tavares Buril (IITB) com base nas características informadas pela filha e nora da vítima. Segundo o delegado, esta última teria presenciado toda a ação criminosa.

O comerciante era proprietário de uma loja de produtos chineses, localizada na Rua Direita, Centro do Recife e no momento do crime
estava retornando para casa em companhia da sua esposa, filha e nora. no momento do assalto, sua nora, que estava carregando uma caixa, teria sido abordada por um homem de boné. A vítima teria tentado
ajudar a mulher, no momento em que o assaltante efetuou um disparo de arma de fogo e fugido.


Marcos Araújo repórter policial.

Contato: SKYPE. Araujoimprensa123

PRF apreende crack e medicamentos ilegais na BR-463.


A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu na noite de sábado (26) milhares de medicamentos ilegais e um carregamento de crack. O flagrante foi no km 68 da BR-463, em Ponta Porã (MS). Policiais rodoviários federais do Grupo de Operações com Cães (GOC) de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e do Paraná realizavam operação de combate ao tráfico de entorpecentes quando efetuaram as apreensões.
Por volta das 19h, os policiais abordaram um ônibus de turismo de placas GPT-1490, que ia de Ponta Porã (MS) para Sertãozinho (SP). Com o auxílio de cães farejadores, foi encontrada uma maleta com diversos remédios de venda proibida em território brasileiro. Entre os medicamentos havia Stanozolol, Matandrosterona, Decaland, Durateston, Pramil e Desobesi. A mercadoria foi encontrada na bagagem de Tiago da Silveira, 22 anos, o qual confessou que adquiriu os produtos no Paraguai para revender em Sertãozinho (SP).
Um pouco mais tarde, por volta das 22h, a equipe da PRF abordou o veículo GM Celta de placas HKZ-3641 (Araxá-MG), conduzido por Cleilane Alessandre Silva Fonseca, 30 anos, tendo como passageiro Maicon Moura Pereira, 20 anos. Durante entrevista realizada, os ocupantes do carro entraram em contradição por diversas vezes. Ao utilizarem os cães farejadores, os policiais tiveram a certeza de que havia algo ilícito no veículo, pois houve alerta quanto à presença de entorpecente no tanque de combustível. Foi então que os policiais rodoviários federais iniciaram a desmontagem da peça, encontrando em seu interior 5 pacotes envoltos em bexigas plásticas, as quais continham cerca de 4,3 quilos de substância análoga à crack, além de 6 tubos de lança perfume.
As ocorrências foram encaminhadas à Polícia Federal, em Ponta Porã (MS).

Marcos Araújo repórter policial. Contato: SKYPE. Araujoimprensa123

Ação policial resulta na apreensão de mais de 3 mil pedras de crack em Surubim

A grande quantidade de droga, apreendida com uma mulher e um adolescente, seria comercializada em cidades do Agreste pernambucano. Foi presa na tarde de onte, uma mulher no bairro Marista, em Surubim, Agreste pernambucano. De acordo com informações repassadas pelos policiais militares do 22º BPM, foram encontrados com os acusados 768 tabletes de maconha prensada, 419 tubos de cocaína e 3.020 pedras de crack. Toda a droga seria distribuída em cidades circunvizinhas. Um adolescente de 14 anos também foi apreendido pela polícia.

Diretor da Polícia Rodoviária Federal pede demissão

O diretor-geral da Polícia Rodoviária Federal, Helio Derenne, pediu demissão. O motivo teriam sido as denúncias levadas ao ar neste domingo (27) pelo "Fantástico". Derenne entregou a carta de demissão ao ministro da Justiça no final da tarde desta segunda (28). O "Fantástico" percorreu mais de 9 mil quilômetros de estradas brasileiras e mostrou a venda livre de drogas e corrupção policial. As denúncias já haviam provocado a exoneração do coordenador de operações da Polícia Rodoviária Federal, Álvaro Simões. Ele apareceu na reportagem deste domingo dizendo que o envio de policiais rodoviários para ajudar na ocupação do Morro do Alemão, no Rio, teria sido uma “firula”. A atual superintendente do Paraná, Maria Alice Nascimento Souza, vai assumir a direção geral da Polícia Rodoviária Federal.

Confusão termina com dois presos mortos no Aníbal Bruno


Dois detentos foram assassinados durante uma confusão na madrugada desta terça-feira (29), no presídio Aníbal Bruno, no Recife. Valdir José da Silva e Igor Percival Fernandes da Silva foram perseguidos e queimados dentro de uma cela do pavilhão F. Os corpos estão carbonizados. Segundo a Secretaria de Ressocialização, eles serão suspeitos de roubar objetos dos outros presos.



Budega Nordestina Da redação, Helenivaldo Pereira

Legistas retomam operação padrão no IML do Recife

Médicos legistas decidiram, em assembleia realizada na noite deonte dia (28), retomar a operação-padrão no IML do Recife. Com isso, a liberação de corpos volta ao ritmo lento, provocando o sofrimento das famílias de vítimas de mortes violentas.

A decisão foi tomada no mesmo dia em que o Conselho Regional de Medicina (Cremepe) aprovou uma reforma emergencial. A categoria rejeitou a proposta do Governo que ofereceu a isonomia salarial para os legistas igual a dos médicos da Secretaria de Saúde.

Pai de vereador é sepultado em Toritama

Foi sepultado no final da tarde de ontem em Toritama Florentino Éneias Silva, 55, pai do vereador Fábio Florentino. Ele era fanático torcedor do Náutico e saiu de sua cidade para assistir a vitória alvirrubra por 3x0 diante do Ypiranga em Santa Cruz do Capibaribe, no último domingo, quando na volta morreu numa colisão na esburacada PE 160. O acidente aconteceu nas proximidades do bairro de Oscazão na entrada de Santa Cruz do Capibaribe. Depois de uma ultrapassagem errada de uma menor de 16 anos, que guiava o carro da mãe sem consentimento, o carro do torcedor foi pego em cheio. A menor vinha nos sentido Pão de Açúcar Santa Cruz e estava acompanhada de amigos. No final da tarde da segunda, um deles faleceu vindo a ser a segunda vítima fatal no acidente. O jovem Alexsandro Oliveira da Silva, 24 anos, que deu entrada no Hospital Regional do Agreste em Caruaru (HRA), estava no veículo Ford Fiesta de cor preta e placa KHU 5535, conduzido por uma menor de 17 anos e que bateu de frente com outro carro, após uma ultrapassagem indevida na PE 160.

Imposto de Renda cobrado a mais até março será devolvido em 2012

O Imposto de Renda retido a mais nos três primeiros meses do ano será devolvido aos contribuintes em 2012, disse onte o subsecretário de Tributação da Receita Federal, Sandro Serpa. Segundo ele, os valores descontados a mais antes da correção da tabela em 4,5% serão compensados na declaração de ajuste de 2011, que só será entregue no ano que vem. De acordo com ele, o ajuste será automático e contribuinte não precisará tomar providências para reaver o dinheiro. “O que foi retido a mais em janeiro, fevereiro e março será compensado. A conta fechará e ninguém precisará tomar providência.” O governo deixará de arrecadar R$ 9,372 bilhões por causa da correção. Segundo Serpa, o impacto fiscal será de R$ 1,612 bilhão em 2011, R$ 2,36 bilhões em 2012, R$ 2,58 bilhões em 2013 e R$ 2,82 bilhões em 2014. A renúncia em 2012, afirmou, incorporará a devolução do imposto retido a mais em 2011. O subsecretário disse ainda que o percentual de 4,5% de correção pelos próximos três anos seguirá o centro da meta de inflação estabelecida pelo Conselho Monetário Nacional (CMN). Apesar de as metas para 2013 e 2014 ainda não terem sido fixadas, ele negou que a correção da tabela sirva de indicativo para a meta a ser definida pelo governo. Serpa afirmou que a definição do centro da meta de inflação para corrigir o Imposto de Renda foi fruto das negociações entre o governo e as centrais sindicais. “Veremos o comportamento da economia nos próximos quatro anos. A inflação pode ficar acima ou abaixo da meta e, daqui até lá, os cálculos poderão ser refeitos, mas as novas metas de inflação estão fora da alçada da Receita.” Medida provisória publicada hoje (28) no Diário Oficial da União corrigiu as tabelas do Imposto de Renda em 4,5% ao ano de 2011 a 2014. A faixa de isenção passou para R$ 1.566,61 em 2011, R$ 1.637,11 em 2012, R$ 1.710,78 em 2013 e R$ 1.787,77 em 2014. A medida também reajustou no mesmo percentual, a isenção para aposentadoria e pensão de pessoas acima de 65 anos e os limites de dedução com dependentes, educação e o desconto simplificado. Como a correção do Imposto de Renda só valerá a partir de abril, o imposto retido de janeiro a março seguiu a tabela antiga, cujo limite de isenção era de R$ 1.499,15. Segundo a Receita Federal, a devolução do imposto pago a mais ainda este ano seria impossível porque as empresas não teriam como refazer as declarações de Imposto de Renda.