quinta-feira, 12 de maio de 2011

Caixas-pretas de avião da Air France devem ser abertas hoje

Após quase dois anos submersas, as duas caixas-pretas do Airbus A330 usado no voo 447 da Air France serão abertas na tarde de hoje (12), na França. Com isso, os técnicos franceses que apuram as causas do acidente enfim vão saber se os dados contidos nos equipamentos podem ser analisados, ajudando a esclarecer as causas do acidente. A avaliação, no entanto, deve demorar no mínimo três dias.

Segundo a BBC Brasil, a informação foi transmitida por Jean-Paul Troadec, diretor do Escritório de Investigações e Análises (BEA, na sigla em francês), órgão responsável por apurar as causas do acidente que matou 228 pessoas.

As duas caixas-pretas chegaram hoje (12) de manhã a Paris e foram apresentadas à imprensa. Consideradas essenciais à investigação das causas da catástrofe que, em 31 de maio de 2009, matou 228 pessoas, elas serão abertas na sede do BEA, em Le Bourget, nos arredores de Paris, na presença de um oficial da Polícia Judiciária.

De acordo com Troadec, só para limpar e secar os equipamentos serão necessários dois dias. Só então os técnicos poderão tentar extrair os dados contidos nos cartões de memória das caixas-pretas, o que pode, na melhor das hipóteses, ocorrer até domingo (15).

Caso os microchips internos que contêm os parâmetros técnicos do voo e as conversas dos pilotos ou qualquer outro som emitido na cabine não tenham sofrido corrosão ou outro tipo de dano, a expectativa é que as gravações sejam extraídas em quatro dias. Já se os microchips tiverem sofrido qualquer dano, a restauração do conjunto de dados poderá levar semanas.

A expectativa do BEA é que, obtidos os dados e iniciada a análise, os investigadores consigam traçar rapidamente um panorama preliminar dos motivos da queda do avião. Já o estudo mais detalhado dos dados das caixas-pretas e também de outras peças do avião já resgatadas levará meses.
Todo o processo de abertura e transcrição das caixas-pretas será filmado. Conforme as autoridades francesas já haviam divulgado, os trabalhos serão acompanhadas por técnicos brasileiros, americanos e britânicos. O BEA prevê divulgar um novo relatório, o último, sobre o acidente com o voo AF 447 no final deste ano ou no início de 2012.

Torcedora do Flamengo faz comentário contra nordestinos no Twitter

A estudante de Direito Mayara Petruso sumiu do mapa, mas parece ter deixado seus seguidores no mundo virtual. Nesta quarta-feira à noite foi a vez da jovem @_AmandaRegis mostrar todo o seu preconceito contra os nordestinos no Twitter.

A flamenguista estava "possessa" com a desclassificação do time carioca para uma equipe do Nordeste, o Ceará, na Copa do Brasil. Não demorou muito para @_AmandaRegis postar: "Esses nordestinos pardos, bugres, índios acham que tem moral, cambada de feios. Não é à toa que não gosto desse tipo de raça". A frase caiu como um raio na rede e começou a chover ataques contra a jovem preconceituosa.

O resultado disso foi parar em poucos minutos na lista dos primeiros colocados do Trends Topics Brasil (TTs). As hashtags #orgulhodesernordestino, #Amanda Regis, #gentediferenciada, Mayara Petrus e #Nordestinos, criado por muitos internautas em resposta ao comentário infeliz estão entre os mais populares do microblog nesta manhã.

O caso Mayara
No ano passado, a então estudante de Direito Mayara Petruso fez o dever de casa da campanha tucana e transformou a campanha eleitoral numa guerra entre "os bem nascidos e os pobres nordestinos e dependentes do Bolsa Família". Foi no orkut que a jovem escreveu que "nordestino não era gente" e todos
deveriam morrer afogados. Mayara perdeu estágio em um escritório de advocacia e hoje vive escondida com medo de reação nas ruas. Além disso, é alvo de investigação no Ministério Público.

Empresa Noar deixa de operar em Caruaru

A Empresa NoAr Linha Aéreas deixa de operar com voos para a cidade de Caruaru, Agreste pernambucano. A justificativa repassada pela assessoria da empresa foi que não era mais viável financeiramente manter toda a logística de funcionamento na cidade.

Suas operações iniciaram em junho de 2010 com um investimento de R$ 40 milhões. A empresa continua a operar com voos diários partindo do Recife para as principais capitais do Nordeste.

Piloto da FAB morre em acidente aéreo próximo a Natal

Um avião bimotor da Força Aérea Brasileira (FAB) caiu esta manhã entre as cidades de Ceará-Mirim e Pureza, na região metropolitana da capital potiguar, Natal (RN).

Segundo a Companhia de Polícia Militar de Ceará-Mirim, o acidente ocorreu pouco antes das 8h de hoje (12). O militar que pilotava o avião modelo A-29 (Super Tucano), o aspirante Danilo Bello Seixas, 24 anos, estava sozinho, em treinamento, e morreu no acidente.

De acordo com o policial Maurício José Correia Filho, o local do acidente é de difícil acesso. Com a explosão da aeronave, os destroços se espalharam por uma área de 150 metros, dificultando a interdição do lugar.

Viaturas de resgate do Corpo de Bombeiros e um helicóptero foram enviados para o local do acidente. A Aeronáutica já iniciou as investigações para apurar as causas do acidente.

Secretário estadual de C&T debate prioridades do setor na ALEPE

Elaborar uma política de Ciência e Tecnologia alinhada com os eixos estruturadores do Estado, que permita a intervenção popular e minimize as desigualdades sociais. Essa é a proposta de gestão da Secretaria de Ciência e Tecnologia (Sectec) para os próximos quatro anos, apresentada nesta terça-feira (10) pelo secretário Marcelino Granja, na Comissão de Ciência e Tecnologia da ALEPE.
Durante o encontro, Marcelino Granja falou sobre os desafios prioritários de sua pasta e a importância de inserir Pernambuco num projeto nacional de desenvolvimento capaz de resolver os principais problemas da população.
Entre os 14 desafios que compõem o alinhamento estratégico da Secretaria, estão: a promoção da inclusão digital e acessibilidade tecnológica; a criação e a consolidação de parques tecnológicos; a criação da Empresa Pernambucana de Comunicação (EPC); o aumento das atividades de C&T em energias alternativas, nas questões ambientais e nos serviços públicos essenciais (saúde, educação, transportes, segurança pública); e o aumento e fortalecimento da base de engenheiros, doutores em geral e professores de Matemática, Química e Física no Estado.
Ao final do encontro com o secretário, o presidente da Comissão de Ciência e Tecnologia da ALEPE, deputado Diogo Moraes, avaliou positivamente o debate acerca das prioridades de C&T no Estado. “Fiquei feliz em saber que há um plano sólido em C&T no Estado, capaz de ofertar ao povo pernambucano as condições necessárias para o seu desenvolvimento

Correios em Santa Cruz do Capibaribe

Já está se tornando frequente os atrasos na entrega das correspondências por parte dos Correios, com este atraso automaticamente também atrasa os pagamentos de faturas e boletos que deveriam chegar mensalmente em cada residência e por conta deste atraso que as vezes se prolonga por mais de uma semana, muitos são obrigados a pagar juros e mais juros.
Acho um absurdo o pagamento de tantos juros por conta da incompetência dos correios que sempre alegam falta de profissionais ou número reduzido dos mesmos. Outro problema dos Correios em Santa Cruz do Capibaribe é o grande número de ruas onde eles não passam, por exemplo no loteamento Pedra Branca os agentes dos correios só entregam correspondência nas primeiras ruas os demais moradores precisam ir a agencia dos correios enfrentar uma fila que só aumenta a cada dia.

Será que alguma autoridade competente poderá ajudar ou devemos nos calar e continuar sendo prejudicado!


Fonte:Joseilson Chagas

José Augusto Maia se reúne com prefeitos e discute criação de Consórcio

Toinho do Pará (Prefeito de Santa Cruz), Flávio Lima (Prefeito de Toritama), Lucy Costa (Prefeita de Barra de São Miguel-PB),Dr. Silvino (Consultor Jurídico), José Augusto Maia (Deputado Federal), Leonardo Arnóbio (Presidente da Câmara de Taquaritinga), Dr. Edson Souza (Prefeito de Brejo Madre de Deus), Sinaldo (Prefeito de Jataúba) e Jadiael Braga (Prefeito de São Caetano)


Aconteceu na manhã de onte, no 6º andar do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, na sala de Reuniões do Gabinete do Consultor-Jurídico Chefe, Dr. J. Silvino e Silva, uma reunião com prefeitos do Agreste de Pernambuco. O encontro aconteceu à convite do deputado federal José Augusto Maia (PTB-PE) e teve como principal objetivo criar o Consórcio Intermunicipal do Agreste Pernambucano e Fronteiras.Depois de uma ampla discussão, onde foi comprovada a viabilidade do Consórcio e a importância do Colegiado para o desenvolvimento da região do Pólo das Confecções, todos os prefeitos presentes assinaram o Protocolo de Intenções, isto é, aceitaram integrar o projeto. Segundo o deputado federal José Augusto Maia, o Consórcio já nasce com o compromisso de adquirir uma Patrulha Mecanizada (Patrol, Caminhões, Enchedeiras, Tratores e Retro-escavadeiras) que será utilizada na recuperação de estradas vicinais, o que facilitará o escoamento de toda a produção de Confecções, além da Hortifruticultura.
Ainda de acordo o deputado, o segundo passo do Consorcio será tentar viabilizar a aquisição de um Módulo Volante de Saúde, um ônibus que será disponibilizado aos municípios que integram o projeto e que levará à população atendimentos de variedades médicas, como odontologistas e cardiologistas. “Ao concluir essa primeira etapa partiremos em busca de mais avanços e conquistas para os integrantes do Consórcio, tenho certeza que nasce hoje um projeto de sucesso para o povo do Agreste pernambucano”, disse o deputado pernambucano.

Participaram do encontro da manhã desta quarta-feira, em Brasília, os prefeitos de, São Caetano - Jadiael Braga, Jataúba - Sinaldo Santos, Brejo da Madre de Deus – Edson Souza, Toritama – Flávio Lima, santa Cruz do Capibaribe – Toinho do Pará, além do Presidente da Câmara de Vereadores de Taquaritinga – Vereador Leonardo Arnóbio e a prefeita da cidade paraibana de Barra de São Miguel – Lucy Costa.

MÉDICOS CREDENCIADOS PELA UNIMED-CARUARU SE RECUSAM A ATENDER OS ASSOCIADOS EM SANTA CRUZ

Alguns médicos credenciados pela Unimed-Caruaru,mais precisamente nas áreas de Otorrinolaringologia, Ginecologia e Gastroenterologia, se recusam a atender os associados de nossa cidade.Quando a Unimed-Caruaru instalou um pronto-atendimento aqui na cidade, aconteceu um aumento considerável de associados, no entanto, alguns médicos com consultórios aqui em Santa Cruz do Capibaribe se recusam a atender os associados, chegando a oferecer um desconto àqueles que fizerem a consulta aqui em Santa Cruz ou se deslocarem até Caruaru, pois lá ele atende pela Unimed.Essa irregularidade já foi comunicada à Unimed-Caruaru desde o ano passado, e até o momento não obtivemos respostas.O procedimento destes médicos é um desrespeito À Unimed e seus associados.Aguardamos uma solução concreta para o problema apresentado.Isac Teodoro AragãoPresidente do SindcomSINDICATO DAS EMPRESAS DO COMERCIO DE BENS E SERVIÇOS DE SANTA CRUZ DO CAPIBARIBE-PE

Bancada federal do PSD já é maior que a do Democratas

Antes mesmo de obter registro no TSE, o Partido Social Democrático (PSD) já conseguiu formar na Câmara Federal uma bancada maior do que o “partido-mãe”: 41 deputados.Tinha 39 até a semana passada, mas no final de semana ganhou mais dois e a meta é chegar a 30 de junho com pelo menos 50, o que o transformará na terceira maior força da Câmara Federal, perdendo apenas para o PMDB e o PT.Os organizadores do partido, entre os quais o pernambucano André de Paula (foto), esperam conseguir entre 15 e 30 de junho as 500 mil assinaturas necessárias para a obtenção do registro definitivo no Tribunal Superior Eleitoral.

Adilson Ramos é uma das atrações do aniversário de Caruaru

Para comemorar os 154 anos de emancipação política, Caruaru, no Agreste de Pernambuco, está preparando uma grande festa. A programação que teve início na última terça-feira (10) segue até o dia 31 de maio, vai contar com apresentações culturais, inaugurações de obras públicas, missa em ação de graças e bolo gigante.
Entre as apresentações mais esperadas está a do cantor Adilson Ramos que fará um show com mais de 20 cantores de Caruaru no dia do aniversário da cidade no Marco Zero.

Confira programação


DIA 17 DE MAIO

Inauguração do CRAS- Centro de Referência de Assistência Social Local: Rua Profª Maria Emília, 456. Bairro Centenário- 10h
Lançamento Oficial do São João 2011 Local: Maria José Recepções I- 18h


DIA 18 DE MAIO

Alvorada
Bandas Musicais 4° BPM, Nova Euterpe e Comercial Local: Saída do Marco Zero, desfile pelas principais ruas da cidade- 6h
Hasteamento das Bandeiras Local: Marco Zero- 8h
Missa de Ação de Graças Local: Igreja Nossa Senhora da Conceição- 9h
Corte do Bolo Gigante Local: Jardins da Prefeitura de Caruaru- 11h
Tarde Cultural . GRUPO Stúdio Sinara Kataline, Grupos Culturais da Secretaria da Criança, do Adolescente e de Políticas Sociais Local: Igreja da Nossa Senhora do Rosário- 17h às 20h
Festival da Seresta - Show com Adilson Ramos- Apresentação Especial com 20 Cantores de Caruaru Local: Marco Zero- 20h

DIA 19 DE MAIO

Entrega do Muro da CEACA, Inauguração da Galeria dos Ex-
presidentes e Ex- prefeitos e o Lançamento do site da CEACA Local: Rodovia BR 104. Bairro Pinheirópolis- 8h
Inauguração do CMEI- Centro Municipal de Educação Infantil Profª Maria do Carmo Queiroz Local: Duque de Caxias. Bairro Centro- 10h

DIA 20 DE MAIO

Inauguração da Biblioteca Pública Municipal Local: Rua Inocência Leonel, 11. Bairro Maria Auxiliadora- 10h

DIA 21 DE MAIO

Aula Inaugural Cursinho Popular Edilson de Góes Local: Escala Professor Machadinho. Bairro São Francisco
Inauguração do CRAS- Centro de Referência de Assistência Social Local: Área rural de Pau Santo- 17h
Inauguração do CRAS- Centro de Referência de Assistência Social Local: Zona Rural- Xicuru- 20h

DIA 22 DE MAIO

Inauguração do CRAS- Centro de Referência de Assistência Social
Local: Zona Rural- Malhada de Pedras- 9h
Inauguração do CRAS- Centro de Referência de Assistência Social Local: Zona Rural- Itaúna- 11h

DIA 23 DE MAIO

Apresentação de 41 novos Agentes de Trânsito e Transportes da DESTRA Local: Auditório da CDL- 09h30min

DIA 25 DE MAIO

Coro Universitário da UFPE- 180 vozes Local: Convento dos
Capuchinhos- 20h30min

DIA 27 DE MAIO

Orquestra Sinfônica Jovem do Conservatório Pernambucano de Música, com o Coral Contra Cantos da UFPE Local: Convento dos Capuchinhos-20h

DIA 31 DE MAIO

Protocolo de intenções com a Superintendência do Patrimônio da União- Imóveis da REFESA Local: Sala de reuniões da Secretaria da Fazenda- Av. Rio Branco, 315- 10h
Inauguração das Novas Instalações da Escola Duque de Caxias (Prédio onde funcionava o colégio Sete de Setembro) Local: Rua Erasmo Braga, 77. Centro- 11h

Nortetaquaritinguenses recebem mais um ônibus escolar

Como já é do conhecimento de todos o prefeito de Taquaritinga do Norte, José Evilásio, desde que assumiu a Prefeitura da Dália da Serra vem organizando, equipando e estruturando o município. Dentre as grandes melhorias adquiridas está à renovação da frota de veículos que antes eram sucateados e hoje estão totalmente novos, sendo mais de 30 carros e 4 motos servindo a população.
E os investimentos não param por ai. A população taquaritinguense acabou de receber mais um veículo 0 km adquirido com recursos próprios, desta vez, mais um ônibus escolar. Veículo este, adaptado para transitar em estradas de terra, como as de nossa zona rural, totalmente equipados e adaptados com cadeira de rodas para o transporte de deficientes, sinto de segurança especial e com capacidade total para 60 passageiros.
E os nortetaquaritinguenses terão mais surpresas nos próximos dias, pois está para chegar outros cinco ônibus escolares, sendo mais dois com recursos próprios do município e três a partir de convênio assinado entre a Prefeitura da Dália da Serra e o programa do Governo Federal Caminhos da Escola.
Isso tudo graças ao compromisso e responsabilidade deste governo que organizou a máquina pública, deixando-a totalmente apta a assinar convênios e conseguir verbas federais para o município, o que antes não acontecia.
“Com muita responsabilidade e competência estamos conseguimos proporcionar melhor qualidade de vida aos munícipes. Muito já fizemos, mais ainda temos muito para avançar e trazer o desenvolvimento da pacata Dália da Serra” frisou o Prefeito, José Evilásio.

Henrique Figueirôa
Assessor de Imprensa e Marketing

Agricultoras aprendem o “fuxico” no Algodão

Calma, não é o que vocês estão imaginando, o “fuxico” do título é uma forma inteligente de artesanato, existente há mais de 150 anos, que consiste na confecção de umas “trouxinhas de pano”, onde são aproveitadas sobras de tecidos (retalhos) e produzidas uma grande variedade de produtos como roupas, bolsas, almofadas, cobertas e outros produtos onde, o limite da criação é a imaginação e a habilidade dos adeptos desta artesanal atividade.
Verificando a demanda de retalhos originários da cadeia produtiva da moda e da confecção do Agreste Pernambucano, a Secretaria Municipal de Agricultura e Pecuária, está promovendo em parceria com o SENAR e com a Associação dos Moradores e Agricultores do Algodão, o curso “Artesanato em Tecidos, Fuxicos e Retalhos”, iniciado no dia 09 de maio com o término previsto para o dia 13, ministrado pela Instrutora Adriana Silva, que vem contando com a participação efetiva de 12 agricultoras residentes no povoado e em comunidades vizinhas do Algodão. O curso está sendo realizado na sede da Associação e vem sendo bem assimilado pelas participantes.
“A realização de cursos como este vem promovendo a inclusão social de nossos agricultores. Observamos a grande produção de retalhos aqui na região e resolvemos trazer este curso que certamente irá contribuir com a geração de renda em nossa região”, declarou Júlio César, Secretário municipal de Agricultura.
A programação de cursos do SENAR é bastante diversificada, além de também ser gratuita, e atende aos mais variados segmentos da cadeia produtiva rural. Na próxima semana ocorrerá o curso de “produção de embutidos e defumados”, no Sítio Várzea da Onça, em Taquaritinga do Norte.

Saiba Mais:
O nome “fuxico” tem uma origem engraçada, surgiu por causa das mulheres do interior do Nordeste do Brasil, que se reuniam para costurar e aproveitavam para fofocar sobre a vida alheia. Atualmente esta técnica é sucesso no mundo todo. O estilista Carlos Miele usou na sua coleção outono-inverno na Europa com a milionária Paris Hilton vestindo um modelito do estilista, no primeiro episódio do seu reality show, veiculado na MTV, sendo este feito por artesãs de uma cooperativa de costureiras da favela da Rocinha, no Rio de Janeiro. Agora, estas costureiras preparam peças especiais para uma exposição em Londres. O estilista Jean Paul Gaultier também aplicou fuxicos em sua coleção de verão.

Elisberto Costa (ASSIMP/PMTN)