sábado, 13 de abril de 2019

POLÍCIA MILITAR APREENDEU CARGA DE BOTIJÕES DE GÁS ROUBADA EM AGRESTINA - PE

Neste sábado (13), a Polícia Militar realizou uma ação na cidade de Agrestina e localizou uma carga de botijões de gás que havia sido roubada. Foram localizados pelos policiais dois homens, inclusive, o ex-vereador, Ivan Bulhões. A outra pessoa presa foi, Lindomar Luiz Dionísio, ambos de idades não informadas a essa imprensa. Segundo informações, a carga foi encontrada num depósito que fica localizado as margens da BR-104 e na casa do ex-vereador.

De acordo com a Polícia Militar, essa carga foi roubada no Grande Recife por aproximadamente quatro elementos armados que estavam em um automóvel. Apurou-se que a carga estava com pelo menos 500 botijões de gás.

Diante dos fatos, os homens foram conduzidos a DP de Bezerros, para serem tomadas as medidas cabíveis.

CAMINHONEIRO JOGA VEÍCULO CONTRA SUSPEITOS DE ASSALTO NA BR 423, EM OURO BRANCO - AL

Quatro suspeitos foram prensados por um caminhão após tentarem cometer assalto na rodovia BR 423. O fato ocorreu na madrugada deste sábado (13), em Ouro Branco/AL.

De acordo com informações da polícia, o grupo tentou interceptar um caminhão, momento em que o motorista, para se defender, jogou o veículo contra os suspeitos e os deixou presos dentro do carro de passeio que ocupavam.

Entre os materiais encontrados com os suspeitos havia uma balaclava. Quando a Polícia Militar e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência chegou ao local, três suspeitos estavam conscientes, mas presos às ferragens.

O Corpo de Bombeiros de Santana do Ipanema foi acionado ao local para retirada dos ocupantes do veículo, que foram encaminhados para um hospital da região.

Segundo um dos suspeitos, os quatro ocupantes do veículo são residentes da zona rural de Águas Belas, em Pernambuco.

Leia mais notícias no www.budeganordestina.com, siga nas redes sociais:facebook, veja nossos vídeos no nosso canal no Youtube Tv Budega Nordestina. Envie informações à nossa Redação pelo WhatsApp (81) 9 9428-8603, Curta nossa Pagina no Facebook, Blog Budega Nordestina.

PAIXÃO DE CRISTO DE NOVA JERUSALÉM BENEFICIA TURISMO EM PERNAMBUCO

Começa neste sábado (13) a 52ª temporada da Paixão de Cristo de Nova Jerusalém no município do Brejo da Madre de Deus. Realizada desde 1968, o espetáculo tem projetado o nome de Pernambuco para muito além das suas fronteiras. Ao longo da sua história, a encenação já atraiu mais de 3,5 milhões de expectadores, muitos deles turistas de outros estados e do exterior que vieram conhecer de perto o maior teatro ao ar livre de mundo e se emocionar com a magnífica encenação do drama da Paixão.

Conhecido em todo o Brasil, o espetáculo ocupa, na Semana Santa, um espaço de destaque nos mais diversos veículos de comunicação do País e do mundo, inspirando o surgimento de apresentações similares pelo País a fora, tanto em capitais, como nos mais distantes rincões do interior.

A projeção alcançada pelo espetáculo de Nova Jerusalém gera significativos frutos para o segmento do turismo de Pernambuco na época da Semana Santa. Nesse período, a rede hoteleira do Recife e de polos turísticos como Porto de Galinhas, Gravatá e Caruaru recebem grande fluxo de visitantes que chegam para assistir ao espetáculo e também para aproveitar as atrações culturais e as belezas naturais de Estado.

No Brejo da Madre de Deus, onde está localizada a cidade-teatro, circulam cerca de 250 mil pessoas durante a temporada. Desse total, cerca de 50 mil vão assistir ao espetáculo. A outra parte é atraída pelos shows realizados no entorno da cidade-teatro e a feira de artesanato e pavilhão de alimentação que funciona próximo ao evento. No geral, são gerados muitos negócios em função da realização do espetáculo, incluindo investimentos em mídia, produção, movimento no comércio formal, feira de artesanato, hotéis, pousada e transportes turísticos no estado de Pernambuco.

Como acontece todos os anos, a encenação contará com a participação de artistas conhecidos da teledramaturgia nacional como Juliano Cazarré (Jesus), Priscila Fantin (Maria), Ricardo Tozzi (Herodes), Gabriel Braga Nunes (Pilatos) e Bruno Lopes (Apóstolo João). Além dos artistas convidados, o elenco é formado também por mais de 50 atores e atrizes pernambucanos, entre os quais se destacam Ricardo Mourão (Caifás), Nínive Caldas (Madalena), José Barbosa (Judas), Júlio Rocha (Pedro) e Rafaella Carvalho (Herodíades).

O ator Juliano Cazarré afirma que interpretar Jesus na Paixão de Cristo de Nova Jerusalém é muito mais que um trabalho. Ele considera um presente divino, que irá lhe proporcionar uma jornada espiritual.

 “É um momento de estudo, de recolhimento, de concentração, de tentar entender e aprender um pouco mais sobre a figura de Jesus e os seus”, afirmou.

Para a atriz Priscila Fantin, viver o papel de Maria será uma grande responsabilidade.

 “Eu estou muito honrada de estar interpretando uma personagem tão famosa. Sei que o público aqui chega a milhares de pessoas e eu nunca pensei em me apresentar para um público tão grande. Estou bem ansiosa”.

As entradas para o espetáculo, que já estão à venda pelo site oficial (www.novajerusalem.com.br) custam de R$ 100,00 a R$ 120,00, dependendo do dia, com meia-entrada para estudantes, professores de Pernambuco e público de até 14 anos. Nas compras feitas pelo site, o valor do ingresso poderá ser parcelado em até 12 vezes nos cartões de créditos.

Mais informações sobre o espetáculo podem ser obtidas pelo site www.novajerusalem.com.br, Instagram@paixaodecristooficial ou www.facebook.com/paixaodecristodenovajerusalem


APOIO PROJETO 'BUDEGA NORDESTINA'. VALORIZANDO NOSSA CULTURA E NOSSO POVO.


Programa "Budega Nordestina" a cultura em primeiro lugar, uma das principais propostas do Programa é servir de um palco amplo para os novos e talentosos nomes da cultura popular, com destaque para a nossa boa música. XOTE, XAXADO, BAIÃO, ARRASTA-PÉ, ABOIO, VIOLA e todos os ritmos da nossa Cultura Popular. O Programa "Budega Nordestina" vai ao ar todos os domingos das 07 as 09 da manhã, através das Rádios Interativa FM 88.9, de Santa Cruz do Capibaribe, Rádio Capital FM 88.9, do Recife e Rádio Top FM 97,9 da cidade de Igarassu - PE e pela Comunicação Miranda o sistema de som da feira, O programa é transmitido direto da Central de Feiras de Santa Cruz do Capibaribe, Pernambuco, ar popular feira de fruta.

PROGRAMA BUDEGA NORDESTINA

Direção, Produção e Apresentação: Paulo Viana.


Se você quiser fazer parte deste projeto anunciando sua empresa, sua marca, entre em contato através do Zap (81) 9 9428-8603.


Leia mais notícias no www.budeganordestina.com, siga nas redes sociais:facebook, veja nossos vídeos no nosso canal no Youtube Tv Budega Nordestina. Envie informações à nossa Redação pelo WhatsApp (81) 9 9428-8603, Curta nossa Pagina no Facebook, Blog Budega Nordestina.

MULHER FRATUROU UMA DAS PERNAS AO SER ATROPELADA POR MOTO EM FRENTE AO ATACADÃO EM CARUARU - PE

Uma mulher que não teve o nome divulgado, foi atropelada em Caruaru por volta das 6 horas da manhã deste sábado (13), em frente ao Atacadão, que fica entre os bairros Vassoural e o Petrópolis. O SAMU foi acionado e chegou ao local com duas ambulâncias, que constatou que a vítima fraturou uma das pernas, enquanto que o motoqueiro sofreu algumas lesões e ambos foram levados para o Hospital Regional do Agreste, onde deram entrada conscientes.


Fonte: Blog do Adielson Galvão

Leia mais notícias no www.budeganordestina.com, siga nas redes sociais:facebook, veja nossos vídeos no nosso canal no Youtube Tv Budega Nordestina. Envie informações à nossa Redação pelo WhatsApp (81) 9 9428-8603, Curta nossa Pagina no Facebook, Blog Budega Nordestina.

HOMICÍDIO EM BREJO DA MADRE DE DEUS - PE

O crime aconteceu nas primeiras horas deste sábado (13) de abril de 2019, no município de Brejo da Madre de Deus, no Agreste Pernambucano. mais precisamento no Bairro Boa Esperança.

A vitima foi Jose Ivan da Silva, de 37 anos, ele foi assassinado a tiros. De acordo com informações ele estava bebendo próximo à rua onde morava, quando teria se desentendido com outro homem, Após a confusão, o suspeito teria saído e retornado armado, cometendo o crime.

A Polícia Militar fez o isolamento da área do homicídio e até a chegada da Polícia Civil que juntamente com o IC – Instituto de Criminalística – realizou o levantamento cadavérico e encaminhou o corpo para o IML da cidade de Caruaru.

Leia mais notícias no www.budeganordestina.com, siga nas redes sociais:facebook, veja nossos vídeos no nosso canal no Youtube Tv Budega Nordestina. Envie informações à nossa Redação pelo WhatsApp (81) 9 9428-8603, Curta nossa Pagina no Facebook, Blog Budega Nordestina.

PARAIBANO MORRE EM DESABAMENTO DE PRÉDIO NO RIO DE JANEIRO

O desabamento de dois prédios na comunidade de Muzema, no Rio de Janeiro, ocorrido nesta sexta-feira (12), deixou algumas vítimas fatais, além de várias pessoas feridas. Na relação de pessoas vitimadas e feridas, a nossa reportagem, confirmou que havia um paraibano da cidade de Serra Branca, que há cerca de uma semana havia se transferido para o prédio que ora desabou.

Trata-se de Cláudio Rodrigues, natural de Serra Branca e filho de Zeneide, irmã do conhecido professor José Bernardo. Cláudio estava no prédio no momento do desabamento junto a sua esposa e sua filha e veio a óbito pouco depois de ser socorrido. A esposa de Cláudio está em estado grave no hospital e a filha menor de idade teve apenas escoriações e deve receber alta a qualquer momento.

O serrabraquense Claudio Rodrigues, que era pastor, chegou a ser socorrido para o hospital da Unimed, teve pelo menos duas paradas cardíacas e não resistiu vindo a óbito. Sua esposa já passou por cirurgia e teve várias fraturas na bacia e seu estado é delicado. Informações oficiais repassadas pela imprensa carioca, dão conta de que outros paraibanos moravam na edificação e estão desaparecidos desde o desabamento.


Fonte: Portal de De Olho no Cariri

Leia mais notícias no www.budeganordestina.com, siga nas redes sociais:facebook, veja nossos vídeos no nosso canal no Youtube Tv Budega Nordestina. Envie informações à nossa Redação pelo WhatsApp (81) 9 9428-8603, Curta nossa Pagina no Facebook, Blog Budega Nordestina.

TRADICIONAL FESTA DA PAIXÃO DE CRISTO EM FAZENDA NOVA COMEÇA HOJE

A Prefeitura do Brejo da Madre de Deus realiza hoje a abertura da tradicional Festa da Paixão de Cristo em Fazenda Nova. Neste sábado (13) sobe ao palco instalado no Centro da comunidade (Arena da Paixão) Lia Carvalho e Ricardo França.

A festa continua na quinta-feira (18) com Guilherme Topado e Jonas Esticado que prometem atrair um público de milhares de pessoas. Savinho do Acordeon e Avene Vinny se apresentam na sexta-feira (19) abrilhantando o evento com muito forró pé-de-serra e estilizado.

Fechando a tradicional Festa da Paixão de Cristo 2019 com ‘chave de ouro’, no sábado (20), a Prefeitura do Brejo através da Secretária de Cultura, Turismo e Desenvolvimento Econômico, apresenta os shows de Jean Araújo, Priscila Senna & e Banda Musa.

A segurança do evento que atrai todos os anos milhares de turistas de vários estados do Brasil que assistem o espetáculo da Paixão de Cristo no Teatro de Nova Jerusalém – maior teatro ao ar livre do mundo – é feita pelas polícias Militar, Civil, Rodoviária Federal e Guarda Civil Municipal (GCM) do Brejo da Madre de Deus.

Leia mais notícias no www.budeganordestina.com, siga nas redes sociais:facebook, veja nossos vídeos no nosso canal no Youtube Tv Budega Nordestina. Envie informações à nossa Redação pelo WhatsApp (81) 9 9428-8603, Curta nossa Pagina no Facebook, Blog Budega Nordestina.

EX-PRESIDIÁRIO FOI ASSASSINADO E A ESPOSA BALEADA NO LOTEAMENTO COPACABANA EM CARUARU - PE


Um homem foi assassinado e a esposa baleada na noite desta sexta-feira (12), no Loteamento Copacabana em Caruaru. As vítimas; o ex-presidiário, José Roberto da Silva Macedo, vulgo “Tito da Vila Teimosa” de 20 anos e Amanda Joice da Silva Guedes, também de 20 anos, foram atingidos com disparos de arma de fogo, ele morreu num terreno ao lado de sua casa e ela foi atingida com dois tiros na coxa esquerda, foi socorrida pelo SAMU e levada para o Hospital Regional do Agreste.

De acordo com testemunhas, as vítimas estavam em casa com o filho do casal, quando foram surpreendidos com a chegada de dois homens em uma motocicleta, ambos encapuzados, entraram no terreno, ceifaram a vida do rapaz, balearam a sua esposa e fugiram em seguida. Segundo populares, o jovem, “Tito da Vila Teimosa” que foi apreendido quando menor traficando drogas, vivia nesta mesma atividade, inclusive, foi dito que a esposa traficava com ele.



Fonte: Blog do Adielson Galvão


Leia mais notícias no www.budeganordestina.com, siga nas redes sociais:facebook, veja nossos vídeos no nosso canal no Youtube Tv Budega Nordestina. Envie informações à nossa Redação pelo WhatsApp (81) 9 9428-8603, Curta nossa Pagina no Facebook, Blog Budega Nordestina.

TRIBUNAL DE JUSTIÇA DETERMINA REDUÇÃO NOS SALÁRIOS DOS VEREADORES DE BREJO DA MADRE DE DEUS - PE

Presidente da Câmara tem verba de representação suspensa

Ação foi movida por advogado André Tadeu

A justiça determinou que os vereadores de Brejo da Madre de Deus terão os salários reduzidos dos atuais R$ 7.9 mil para R$ 6.012,00. A decisão foi tomada pelos desembargadores que integram a Segunda Turma da Primeira Câmara Regional de Caruaru do Tribunal de Justiça de Pernambuco, conforme apurou o Blog do Ney Lima.

O processo é uma continuidade de uma ação popular de autoria do advogado André Tadeu da Mota Florêncio, que motivou a redução de salários de vereadores, prefeitos, vice-prefeitos e secretários municipais em várias cidades de Pernambuco e de outros estados. O pedido de André Tadeu foi negado pelo juiz de primeira instância em agosto de 2018. O autor da ação recorreu então a Câmara Regional de Justiça.


Lei que ajustou salários dos vereadores foi aprovada fora do período permitido


A acusação é que a Câmara de Vereadores de Brejo aprovou a lei nº 405/2016 em 05 de setembro de 2016. A Lei de Responsabilidade Fiscal prevê um limite mínimo de 180 dias antes do início da nova legislatura para atos que modifiquem salários de cargos eletivos.


Acórdão do Tribunal


O relator do Tribunal de Justiça de Pernambuco, Desembargador Honório Gomes do Rego Filho acatou o pedido do advogado André Tadeu e reformou a decisão do juiz de primeira instância, suspendendo os efeitos da lei nº 405/2016.

Com a medida os vereadores em Brejo da Madre de Deus terão os salários reduzidos de R$ 7.9 mil para R$ 6.012,00.

O voto foi seguido pela unanimidade dos desembargadores da Segunda Turma.

Verba Indenizatória do presidente da Câmara é suspensa

O presidente da Câmara de Vereadores de Brejo, Flávio Diniz terá sua verba indenizatória totalmente suspensa na mesma decisão da Justiça.

O motivo é que a verba, que é de 100% do valor do salário de um vereador e estava sendo paga desde o início da legislatura, é direcionada ao presidente da Câmara sem a necessidade de comprovação de despesas. O valor da verba somado ao salário do presidente ultrapassa os limites previstos pela constituição federal.

 “A tal verba de representação foge e muito, da real função das verbas indenizatórias destinadas, a bem da verdade, ao reembolso/compensação de determinada despesa extraordinária que o cargo exige. Isso porque, conforme já acima observado, sua percepção não tem por base qualquer fato gerador, mas, tão somente, o simples exercer do Cargo de Presidente da Câmara”, afirmou o relator ao proferir o voto.

A Câmara de Vereadores de Brejo da Madre de Deus ainda poderá recorrer da decisão.


Fonte: Blog do Ney Lima


Leia mais notícias no www.budeganordestina.com, siga nas redes sociais:facebook, veja nossos vídeos no nosso canal no Youtube Tv Budega Nordestina. Envie informações à nossa Redação pelo WhatsApp (81) 9 9428-8603, Curta nossa Pagina no Facebook, Blog Budega Nordestina.

UM HOMICÍDIO FOI REGISTRADO NO CENTRO DA CIDADE DE TORITAMA - PE

No início da noite de ontem (sexta-feira), foi registrado um homicídio no Centro da cidade de Toritama, Agreste Pernambucano.

O fato aconteceu na Rua Manoel Tenório próximo da antiga policlínica, quando a vítima foi Lucas Bezerra da Silva, de 28 anos de idade, que estava bebendo em um ‘espetinho’, foi surpreendida por algoz(es), sendo executado através de disparos de pistola .40.

De acordo com a perícia realizada pela Polícia Civil e o IC – Instituto de Criminalística, pelo menos cinco tiros atingiram a vítima que não resistiu e faleceu no local.

A Polícia Militar esteve no local realizando o isolamento da área do crime até achegada da Policia Civil. 

O corpo foi encaminhado para o IML da cidade de Caruaru.

O delegado Dr. Bruno Machado, falou sobre o trabalho de investigação e afirmou que o local do crime foi violado por populares antes da chegada da Polícia. 

Leia mais notícias no www.budeganordestina.com, siga nas redes sociais:facebook, veja nossos vídeos no nosso canal no Youtube Tv Budega Nordestina. Envie informações à nossa Redação pelo WhatsApp (81) 9 9428-8603, Curta nossa Pagina no Facebook, Blog Budega Nordestina.

POLICIAIS CIVIS DE PERNAMBUCO DEFLAGRAM CAMPANHA SALARIAL E PROMETEM GRANDES MOBILIZAÇÕES.

Na ultima quinta-feira (11), em assembleia realizada na sede do Sinpol, centenas de Policiais Civis de todas as regiões do estado debateram e definiram as estratégias que vão orientar a campanha salarial 2019 da categoria.

O movimento, deflagrado na ocasião, ressurge cerca de três anos depois do último acordo firmado entre o Governo do Estado e o Sinpol para que a greve da categoria, realizada em 2016, fosse encerrada. O acerto previu a implementação de reajustes progressivos. Desde então, a diretoria do sindicato tem circulado o estado para debater e mobilizar os Policiais Civis para o desafio de uma nova campanha salarial.

Para o Presidente do Sinpol, Áureo Cisneiros, “agora é momento de, mais uma vez, demonstrarmos o tamanho da força e a união dos Policiais Civis de Pernambuco em busca de sua valorização e melhores condições de trabalho.

Já o Vice-presidente da entidade, Rafael Cavalcanti, fez questão de ressaltar que as perseguições políticas sofridas pela diretoria e por parte da base, em razão da última campanha salarial e outros movimentos, não irão inibir a atuação enérgica do sindicato. “São cerca de 40 processos administrativos só da diretoria do Sinpol, em decorrência da nossa atividade sindical. Dois deles pedem a minha demissão, bem como a de Áureo, que sozinho já acumula dezesseis PAD's. Mas, se queriam nos intimidar, o efeito foi justamente o contrário. Vamos lutar como nunca”, antecipa.

Demonstrando confiança na condução da campanha salarial por parte da diretoria do Sinpol, todas as propostas apresentadas na assembleia geral foram aprovadas por unanimidade. São elas:

 • Revisão do Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos;

 ▪Um novo enquadramento, amplo e geral, inclusive, para quem está no estágio probatório;

 ▪Carreira única – fazendo justiça dentro da polícia judiciária e fomentando uma melhor prestação de serviços para a população;

 ▪Conclusão dos trabalhos para estruturar a Lei Orgânica da categoria;

 ▪Projeto de unificação de cargos entre agentes, escrivães e Auxiliares dos institutos IC, IML;

 ▪Anistia e arquivamento para todos os diretores e filiados ao Sinpol em razão da atividade sindical;

 ▪Reserva de 50% das vagas nos concursos para delegado e perito destinadas a quem já está nos quadros da Polícia Civil;

 ▪Chamamento de todos os aprovados no concurso de 2016, que aguardam serem chamados.

A luta pela valorização dos policiais e por uma segurança pública melhor para o povo pernambucano, continua firme e forte!!

Leia mais notícias no www.budeganordestina.com, siga nas redes sociais:facebook, veja nossos vídeos no nosso canal no Youtube Tv Budega Nordestina. Envie informações à nossa Redação pelo WhatsApp (81) 9 9428-8603, Curta nossa Pagina no Facebook, Blog Budega Nordestina.

Santa Cruz do Capibaribe terá representante no Miss Gay 2019

Foto: Divulgação.

Acontecerá no próximo dia 27 de abril, a segunda edição do concurso Miss Pernambuco Gay Oficial no Teatro Luiz Mendonça, em Recife, onde várias transformistas estarão disputando o título estadual, sendo que a candidata vencedora irá representar Pernambuco no Miss Brasil Gay Oficial.

A cidade de Santa Cruz do Capibaribe terá a sua representante, trata-se de Hillary Deluxe (29 anos), que estará na disputa pela coroa. A vencedora ganhará um valor em dinheiro e representará o estado no Miss Brasil Gay Oficial, que será realizado em Juiz de Fora (MG) em 17 de agosto deste ano.

Além de Santa Cruz do Capibaribe, o concurso terá concorrentes de Brejo da Madre de Deus, Caruaru, Chã Grande, Cedro, Fernando de Noronha, Custódia, Paulista, Salgueiro, Jaboatão dos Guararapes, Ipojuca, Recife, Garanhuns, Ilha de Itamaracá, Serra Talhada, Custódia, Olinda, Gravatá e Bezerros.

O Concurso Miss Pernambuco Gay Oficial é organizado desde 2018 pelo alagoano Ângelo Santoro. Para ele, o evento tem como objetivo quebrar tabus e criar no público a cultura do respeito pelo outro.

ADOLESCENTE FOI ASSASSINADO DENTRO DE ACADEMIA EM BEZERROS - PE

Foi assassinado na noite desta sexta-feira (12), no bairro Santo Antônio em Bezerros, o segurança, Adriano Pedro da Silva, de 17 anos, que morava no Loteamento Santana, na periferia da cidade. Ele estava trabalhando quando foi surpreendido com a chegada de dois elementos em uma motocicleta que já chegaram atirando e a vítima na tentativa de escapar dos algozes, entrou numa academia, mas, foi alcançado pelos algozes e executado a tiros.

O corpo da vítima foi encaminhado para o IML de Caruaru.

Leia mais notícias no www.budeganordestina.com, siga nas redes sociais:facebook, veja nossos vídeos no nosso canal no Youtube Tv Budega Nordestina. Envie informações à nossa Redação pelo WhatsApp (81) 9 9428-8603, Curta nossa Pagina no Facebook, Blog Budega Nordestina.

FISCALIZAÇÃO É REFORÇADA DURANTE A "OPERAÇÃO SEMANA SANTA" EM PERNAMBUCO.

Começou nesta sexta-feira (12) e segue até o domingo (21), a "Operação Semana Santa" da Polícia Rodoviária Federal (PRF) em Pernambuco. A primeira etapa da ação acontece no Agreste do estado, em virtude das festividades religiosas que aumentam o fluxo de veículos na região. A iniciativa busca reduzir acidentes graves e proporcionar mais segurança no trânsito, a partir de um reforço na fiscalização e nas ações de combate ao crime.

A estimativa é de que haja um aumento no tráfego de veículos de cerca de 50%, principalmente na BR-232, no sentido dos municípios de Gravatá, Bezerros e Caruaru, no Agreste. O fluxo também será maior na BR-104, que dá acesso a PE-145, em direção ao teatro de Nova Jerusalém. Para acessar a rodovia estadual, o motorista que segue pela BR-104 deve utilizar o Trevo do Lampião, localizado no quilômetro 43 da rodovia.

Para melhorar a fluidez e garantir mais segurança a quem se dirige ao local, a PRF irá atuar com o apoio de equipes da Operação Lei Seca, para coibir a ingestão de álcool pelos motoristas. Essa infração é gravíssima e prevê autuação no valor de R$2.934,70, sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e suspensão do direito de dirigir por 12 meses. Se o índice verificado no bafômetro for superior a 0,33mg/l, o condutor será encaminhado à delegacia de Polícia Civil.

Além da embriaguez ao volante, o foco da fiscalização estará nas infrações que podem resultar em acidentes graves, como as ultrapassagens indevidas, o uso irregular de motocicletas e a falta de dispositivos de segurança. Durante as abordagens, serão verificados a documentação das pessoas e do veículo, os equipamentos obrigatórios e se todos utilizam o cinto de segurança ou o dispositivo de retenção para crianças.

Até um ano, os bebês devem ser transportados no bebê-conforto, de costas para o motorista; de um a quatro anos, deve-se utilizar a cadeirinha; de quatro a sete anos e meio, o assento de elevação. Crianças com até 10 anos de idade devem ser transportadas no banco de trás do veículo, com o cinto de segurança.

Durante o feriado da Semana Santa, serão realizadas ações de educação para o trânsito, para alertar motoristas e passageiros sobre cuidados que podem evitar acidentes. Palestras serão realizadas dentro de ônibus de turismo e em um coletivo adaptado para a exibição de vídeos educativos, que apresentam a importância da mudança de atitude para salvar vidas.

As ações de combate ao crime contarão com o reforço do Núcleo de Operações Especiais e dos grupos de Motociclistas, Operação com Cães e Patrulhamento Tático da PRF, além de contar com o apoio das polícias Militar e Civil. Os policiais visam coibir assaltos, receptação de veículos roubados, tráfico de drogas, contrabando e porte ilegal de arma.

A Base de Operações Aéreas da PRF, que atua em conjunto com o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), estará de prontidão para realizar resgates de vítimas de acidentes e acompanhar a operação.

Dicas de segurança

Revise o veículo antes de pegar a estrada. Verifique pneus, sistema de freios e de iluminação, nível do óleo do motor e da água do radiador.

Descanse bem antes de assumir a direção do veículo. O cansaço e o sono prejudicam o reflexo e a atenção do motorista.

Mantenha uma distância segura dos demais veículos e utilize o farol baixo, mesmo durante o dia.

Não tente recuperar o tempo perdido ao se deparar com congestionamentos.

Só ultrapasse com segurança e em locais permitidos pela sinalização.

Em caso de emergência, entre em contato com a PRF, através do número 191.