sábado, 27 de maio de 2017

Assembleia Legislativa homenageia Nova Jerusalém na próxima segunda-feira (29)


Na próxima segunda-feira (29), às 18h, será realizada a sessão solene da Assembleia Legislativa em homenagem aos 50 anos de construção da cidade-teatro de Nova Jerusalém, localizada no distrito Fazenda Nova em Brejo da Madre de Deus, Agreste de Pernambuco, onde, no último mês de abril, foi realizada a encenação da Paixão de Cristo que marcou a passagem do Jubileu de Ouro do espetáculo.

A homenagem, que seria realizada inicialmente no dia 6 de abril último, foi proposta pela deputada Laura Gomes e subscrita pelos deputados Diogo Moraes e Tony Gel. O texto da proposta, aprovada por unanimidade, ressalta a importância do espetáculo para a cultura e a economia da região, além da projeção artística do evento teatral que conta a história do personagem de maior destaque na história da humanidade e que é considerado atualmente uma das principais atrações turísticas do calendário cultural brasileiro.

Realizado no maior teatro ao ar livre do mundo, a peça conta a história dos últimos dias de Jesus com a participação de 50 atores e 400 figurantes em nove palcos-plateia, que são réplicas de prédios e lugarejos da Jerusalém de 2 mil anos atrás.

A solenidade homenageará também o pioneirismo de Plínio Pacheco, idealizador e construtor da Nova Jerusalém. O empreendedorismo do patriarca da família Pacheco deu dimensão internacional a peça de teatro amador que era apresentada pelas ruas de Fazenda Nova por iniciativa do político e empresário Epaminondas Mendonça, que, em 1951, reuniu a família e amigos para realizar a encenação na vila como forma de movimentar o comércio e o turismo no local.

Em 1968, o espetáculo passou a ser encenado na cidade-teatro de Nova Jerusalém e hoje está profissionalizado. A proposta da deputada estadual Laura Gomes também faz jus ao trabalho de Robinson Pacheco, filho de Plínio e atual presidente da Sociedade Teatral de Fazenda Nova, responsável pela continuação de uma obra artístico-cultural com meio século de presença exitosa no cenário artístico do Ocidente.


Do Estação Notícias / Assessoria

VIGILANTE DE RUA É ASSASSINADO EM GARANHUNS

O crime aconteceu na Rua Tobias Barreto, a vítima foi o vigilante de rua Robson Silva Santos, de 32 anos, ele foi alvejado por dois disparos de arma de fogo na cabeça e tórax, ao lado do corpo estava uma motocicleta Honda CG-125, vermelha, placa KIX-5630, usada por ele no patrulhamento das ruas.

Até o momento a autoria do crime é desconhecida, populares disseram apenas que um carro preto teria sido utilizado na ação, policiais civis da Divisão Especial de Apuração de Homicídios (DEAH), realizaram o levantamento do local do crime e o corpo foi levado para o Instituto de Medicina Legal de Caruaru.




Fonte: Agreste Violento

Sanfônica Mirim do Cariri se apresenta em Campina Grande


A Orquestra Sanfônica do Cariri, formada por jovens sanfoneiros das cidades de Monteiro, Camalaú, Congo e Coxixola, estiveram na ultima quinta-feira (25), em Campina Grande participando de uma ação promovida pelo Sebrae.

Os alunos se apresentaram sob a regência do professor e músico, Ezequiel Sóstenes. Ele também é um dos coordenadores do projeto e vice-prefeito do município de Camalaú.

Chuvas elevam o nível de barragens em Pernambuco, diz Compesa


As chuvas dos últimos dias colaboraram para melhorar o nível de algumas barragens em Pernambuco. Um dos mananciais que está em pré-colapso, a Barragem do Prata, no município de Bonito, elevou de 9,83% para11,72%, entre a quarta (24) e sexta (26). A barragem é responsável pelo abastecimento de água de Caruaru e das cidades de Agrestina, Santa Cruz do Capibaribe, Ibirajuba, Altinho e Cachoeirinha.

Em Garanhuns, as três barragens que fornecem água para a cidade elevaram o volume de reservação com as chuvas dos últimos dez dias. A Barragem do Cajueiro aumentou o nível de acumulação de 43% para 48%, Mundaú subiu de 23% para 35%, enquanto Inhumas, que estava em colapso, com 5% da sua capacidade total, agora subiu para 27%.

Ainda no Agreste, a Barragem do Rio Correntes, que fornece água para a cidade de Correntes, está vertendo. A Compesa inclusive, concluiu um serviço para limpeza dessa barragem, neste mês, o que contribuiu para melhorar a acumulação de água no manancial e retirar a cidade do rodízio.

Lagoa do Ouro também teve o calendário reduzido pelas chuvas, passou para um dia com água e um dia sem, depois que regularizou a vazão do Riacho da Palha. A população de Bom Conselho já sente as melhorias no abastecimento, após as barragens de Bulandim, Mata Verde e Caboge voltarem a acumular água.

Na região Metropolitana do Recife, o maior aumento de volume aconteceu na Barragem de Pirapama, no Cabo de Santo Agostinho, que subiu de 46,06% para 54,12%.


(Fotos: Compesa/Divulgação)

Chacina: quatro jovens são assassinados a tiros em Caruaru


A noite desta sexta-feira (26) começou sangrenta com quatro jovens sendo executados a tiros em Caruaru. A chacina ocorreu na esquina da Rua Goiás com a Rua Alexandrino de Alencar, próximo a Arnaldo do Ferro Velho, no bairro Salgado e teve como vítimas os jovens, José Inaldo de Arruda da Silva, de 17 anos e o irmão, Reginaldo José de Arruda da Silva, de 19 anos, que moravam na Rua Goiás; Thiago Soares da Silva, de 16 anos, que residia na Rua Goiás e Valderilson Antonio da Silva, vulgo “Biliu” de 23 anos. E segundo familiares todos eram usuários de drogas, mas nunca tiveram passagem pela polícia.

A mãe do Valderilson, estava com problemas de saúde e ao saber da morte do filho sofreu um infarto e morreu.


O delegado da 3ª Divisão de Homicídios, Dr. Bruno Vital, está na Força Tarefa de Homicídios, foi ao local e disse que ouviu vários relatos de populares que presenciaram o crime, mas vai trabalhar inicialmente sem descartar nenhuma hipótese e falou ainda que essas pessoas que cometeram a chacina tem que pagar pelo que fizeram e a prioridade agora é conseguir identificar e prender esses delinqüentes.


O perito criminal Dr. Eudo Souza, informou que as vítimas foram mortas com a média de três tiros cada, a maioria deles na cabeça e que pelas evidências encontradas no local os algozes tem experiência do manuseio de armas de fogo. O perito falou também que uma das vítimas estava com seis pedras de crack na boca.

Os corpos foram encaminhados para o IML local.


Fonte: Blog do Adielson Galvão

Fotos: Adielson Galvão






Suspeito de matar homem com golpes de faca no Cariri é preso


Policiais civis cumpriram, na tarde desta sexta-feira (26), mandado de prisão preventiva contra um suspeito de assassinar um homem com golpes de faca.

De acordo com as investigações, o suspeito foi denunciado por testemunhas como sendo o responsável pelo assassinato. O crime aconteceu por volta das 5h da manhã do dia 8 de maio, no Sítio Riachão, que fica na Zona Rural do município de Barra de Santana, no Cariri paraibano, a 133 km de João Pessoa. A vítima foi atingida por golpes de faca e morreu no local da ocorrência.

A polícia vinha realizando buscas desde o dia do assassinato e durante esses levantamentos descobriu onde o suspeito estava escondido. Foi montada uma campana e nesta sexta-feira ele foi surpreendido pelos policiais e preso. O detido foi ouvido e depois encaminhado para a Central de Polícia de Campina Grande, no bairro do Catolé, na Zona Sul da cidade. Ele vai ficar recolhido na carceragem até ser apresentado ao juiz em audiência de custódia.