sexta-feira, 15 de março de 2024

DEPUTADO DR. ROMUALDO PEDE INVESTIGAÇÃO DO MPF SOBRE ADUTORA DE CAMALAÚ


A obra tinha como objetivo garantir segurança hídrica para cidades de Camalaú, São João do Tigre, São Sebastião do Umbuzeiro e Zabelê.

Nesta semana, o Deputado Estadual Dr. Romualdo (MDB) fez uma representação junto ao Ministério Público Federal informando a situação de emergência que passam algumas cidades do Cariri pelo desabastecimento d’água, citando de forma especial São Sebastião do Umbuzeiro.

Segundo informações coletadas junto ao Tribunal de Contas da União, os recursos para obra foram liberados desde 2015 e o TCU não tem maiores sobre o início e execução da adutora.

“Hoje estamos vivendo um Cariri com rios cheios, Graças a Deus; mas as pessoas estão sem água nas torneiras graças ao governador. São quase 200 milhões de obras hídricas e de esgotamento atrasadas ou paralisadas. Já abrimos outras frentes que estão avançando nas investigações, a exemplo da adutora de Barra de São Miguel e Alcantil”, observou o médico.

O orçamento total da “Adutora de Camalaú” é de 30 milhões de reais e as cidades que deveriam ser contempladas são Camalaú, São João do Tigre, São Sebastião do Umbuzeiro e Zabelê. O processo pode ser acessado através do número 20240015013.

PROGRAMA BUDEGA NORDESTINA NA VALE FM 91,7


Programa Budega Nordestina com Paulo Viana, de segunda a sexta-feira das 05:30 às 07:00 horas, Pela Rádio Vale FM 91.7 de Santa Cruz do Capibaribe no Agreste Pernambucano.


Para anunciar no www.budeganordestina.com.br entre em contato através do telefone abaixo e agende uma visita sem compromisso.

O nosso site é um veículo de mídia que possibilita ao anunciante espaços publicitários para diversos tipos de negócios.


Telefone: (81) 99428-8603
E-mails: budeganordestina@gmail.com

17º CURTA TAQUARY PROMOVE EXIBIÇÃO DE FILMES, AÇÕES EDUCATIVAS E SOCIOAMBIENTAIS NO AGRESTE DE PERNAMBUCO


O Curta Taquary retorna em sua 17ª edição com uma programação que reúne cinema, educação e ações socioambientais. O festival acontece de 16 a 22 de março nas cidades de Taquaritinga do Norte e Toritama e traz uma seleção especial de filmes e atividades voltadas para toda a comunidade.

Neste ano, o projeto recebeu mais de 650 obras inscritas. Entre os selecionados para as mostras competitivas, estão 67 curtas-metragens de diferentes partes do Brasil e do mundo. Todas as ações são gratuitas.

Um dos principais compromissos do Curta Taquary sempre foi garantir o espaço para a diversidade, em suas várias vertentes. Essa preocupação se apresenta desde as ações formativas até a curadoria dos filmes. Este ano, dos 67 filmes presentes para esta edição, 32 foram dirigidos por mulheres.


O festival exibirá curtas em onze mostras competitivas, que celebram a diversidade da produção contemporânea, com eixos temáticos que vão desde a valorização da produção de Pernambuco e seu Agreste, passando ainda pelos trabalhos de estudantes, obras com foco em diversidade sexual e de gênero, entre outras.

As mostras competitivas são: Brasil, Internacional, Primeiros Passos; Dália da Serra, Universitária; Diversidade, Curtas Fantásticos; Criancine; Pernambucana; Agreste e Por Um Mundo Melhor. Dentre essas produções, há representantes de 16 estados brasileiros, além de filmes da Argentina, Espanha, do Chile, México, Peru e dos Estados Unidos.

Entre as novidades deste ano está a parceria com o Kurta na Kombi, projeto do Rio Grande do Norte, voltado para a circulação e exibição de filmes, o cineclubismo e a formação de público. O projeto funciona como um cinema móvel, com a exibição de filmes ao ar livre, em uma tela acoplada a uma kombi. As sessões acontecerão na praça central de Taquaritinga do Norte, assim como nos distritos de Gravatá do Ibiapina, Pão de Açúcar e no Sítio Jerimum.


Cinema e meio ambiente:

Além da exibição dos filmes, o Curta Taquary reforça seu compromisso com o meio ambiente, homenageando o Rio Capibaribe, importante curso d’água da região. Por mais um ano, o festival transformará o número de inscrições em mudas nativas, que serão plantadas às margens do rio nas cidades de Taquaritinga do Norte, Toritama, Poção, Jataúba, Santa Cruz do Capibaribe e Brejo da Madre de Deus.

A ação é uma parceria com a Compesa, que, além do quantitativo referente ao número de inscrições, doará mais 1.300 plantas, totalizando 2.000 árvores para o reflorestamento da região.