quinta-feira, 4 de setembro de 2014

Datafolha bate com Opinião: Câmara e Armando empatados

Pesquisa Datafolha divulgada nesta quinta-feira (4) mostra os candidatos Armando Monteiro (PTB) e Paulo Câmara (PSB) empatados na corrida pelo governo de Pernambuco. Cada um aparece com 36% das intenções de voto.
Em seguida, aparecem Zé Gomes (PSOL), Miguel Anacleto (PCB) e Pantaleão (PCO), também empatados em 1%. Já Jair Pedro (PSTU) não chegou a 1% das intenções de voto. Na pesquisa anterior do Datafolha, divulgada no último dia 15, Armando tinha 47% e Paulo, 13%.


Na simulação de segundo turno, Armando Monteiro e Paulo Câmara também aparecem tecnicamente empatados com 39% e 40%, respectivamente.
Encomendada pelo jornal Folha de São Paulo e pela TV Globo, esta é a segunda pesquisa Datafolha após o registro das candidaturas.

Veja os números do Datafolha para a pesquisa estimulada:

Armando Monteiro (PTB): 36%
Paulo Câmara (PSB): 36%
Zé Gomes (PSOL): 1%
Miguel Anacleto (PCB): 1%
Pantaleão (PCO): 1%
Jair Pedro (PSTU): 0% 
Brancos e nulos: 9%
Indecisos: 17% 

O candidato indicado com 0% são os que não atingiram 1% das intenções de voto

A pesquisa foi realizada nos dias 2 e 3 de setembro. Foram entrevistados 1.185 eleitores, com 16 anos ou mais, em 43 municípios do estado. A margem de erro é de 3 pontos percentuais, para mais ou para menos.

O nível de confiança é de 95%. O que quer dizer que, se levarmos em conta a margem de erro de 3 pontos para mais ou para menos, a probabilidade do resultado retratar a realidade é de 95%.

A pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) sob o número 00021/2014, e no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número 00517/2014.
Segundo turno

Na simulação de segundo turno, o Datafolha avaliou o seguinte cenário:

Paulo Câmara: 40%
Armando Monteiro: 39%
Brancos/nulos: 8%
Não sabe: 13%
Rejeição

A pesquisa também mediu a taxa de rejeição de cada um dos candidatos, isto é, aquele em quem o eleitor diz que não votará de jeito nenhum. Veja os números:

Zé Gomes: 28%
Pantaleão: 27%
Jair Pedro: 23%
Miguel Anacleto: 19%
Armando Monteiro: 15%
Paulo Câmara: 12%
Não rejeitariam nenhum dos candidatos: 7%
Não souberam responder: 24%

Fonte: G1

Coluna

Um monstro sagrado

A notícia da morte do poeta João Paraibano, o mais pernambucano de todos os paraibanos que escolheram este pedaço de chão nordestino para viver, emudeceu o som da viola, engasgou a voz dos repentistas pajeuzeiros, silenciou o campo, entristeceu a alma dos seus admiradores e levou o Pajeú às lágrimas.

Tem gente que não devia morrer nunca. Com a sua viola inseparável, João Paraibano era um desses. Repentista de mão cheia, improvisador que a partir de um mote criava espontaneamente um poema, ele cantava a natureza, os animais e sua gente.

Era um gênio em qualquer dos gêneros do improviso: sextilhas, décimas, oitavas, martelos e o galope a beira mar. Simples, bem inspirado, seguro na estruturação do verso, estava inserido no rol dos grandes nomes da cantoria nordestina, um dos maiores astros permanentes no palco dos festivais de cantoria da região.

Sabia temperar com emoção e graça seus versos doces e espontâneos, que entravam em nossos ouvidos como um canto de sereia, enfeitiçando e seduzindo. Com o seu canto, fez da dor sertaneja o riso, da seca o grito dos excluídos. Sua poesia, como dizia, vinha como uma flor da ventania.

João Paraibano tinha uma verve só comparável aos grandes menestréis da poesia, trovões do improviso, como os saudosos Lourival Batista, Pinto do Monteiro, João Furiba, Otacílio Batista, Jó Patriota, Manoel Filó e Cancão. Na euforia das primeiras chuvas, quando o companheiro de viola lhe provocou sobre a seca, João Paraibano beliscou as cordas da viola e cantou assim:

“Cai a chuva no telhado/ a dona pega e coloca/ uma lata na goteira/ onde a água faz barroca/ cada pingo é um baião/ que o fundo da lata toca.” “Vi o fantasma da seca/ Ser transportado numa rede/ Vi o açude secando/ Com três rachões na parede/ E as abelhas no velório/ Da flor que morreu de sede.

Um companheiro de cantoria lembrou-lhe a chegada da velhice, dada a presença dos cabelos brancos que já lhe enfeitavam a fronte e apresentou o seguinte mote: “A velhice vem chegando/ é preciso ter cuidado!”

Paraibano respondeu magistralmente: “Estou ficando cansado/ o corpo sem energia.../ Jesus pintou meu cabelo no final da boemia/ pintou mas nem perguntou/ qual era a cor que eu queria!”

Numa cantoria em que era saudada a chegada da chuva no sertão, improvisou alegre:

“Quando esbalda o nevoeiro/ rasga-se a nuvem, a água rola/ um sapo vomita espuma/ onde o boi passa se atola/ e a fartura esconde o saco/ que a fome pedia esmola.”

João Paraibano cantou com maestria o seu sertão do Pajeú, especialmente a sua amada Afogados da Ingazeira, com quem fez um casamento indissolúvel.

'Uma vida vivida no sertão/ uma fruta madura já caindo/ um relâmpago na nuvem se abrindo/ um gemido do tiro do trovão/ meia dúzia de amigos no salão/ nem precisa de um piso de cimento/ minha voz, as três cordas do instrumento/ o meu quadro de louco está pintado/ O poeta é um ser iluminado/ que faz verso com arte e sentimento”.

Sobre a saudade: 'Vou no trem da saudade todo dia/ Visitar o lugar que eu fui criado/ No vagão da saudade eu tenho ido/ Ver a casa que antes nasci nela/ Uma lata de flores na janela/A parede de taipa e o chão varrido/ Milho mole esperando ser moído/ Numa máquina com o ferro enferrujado/ Que apesar da preguiça e do enfado/ Mãe botava de pouco e eu moía/ Vou no trem da saudade todo dia/ Visitar o lugar que fui criado”.

João Paraibano amava o que fazia, a poesia, que no seu canto se fez belo e forte. João era a beleza que se ouve no silêncio. A sua poesia penetrava no vazio das nossas almas e nos fazia feliz. João era aquele poeta que os demais poetas olhavam para ele para aprender de novo. Ele desencaixotava emoções, recuperava sentidos.

Só veem as belezas do mundo, através do canto e da poesia, aqueles que têm belezas dentro de si, como João Paraibano.

Descansa em paz, poeta!

Senado: Datafolha mostra João com 11 pontos na frente


Pesquisa Datafolha divulgada nesta quinta-feira (4) aponta que o candidato João Paulo (PT) tem 35% das intenções de voto para o Senado. Na sequência, o socialista Fernando Bezerra Coelho (PSB) aparece com 24%. Simone Fontana (PSTU) tem 2% e Albanise Pires (PSOL), 1%.

Foi citado, mas não alcançou o percentual mínimo, o candidato Oxis (PCB). Os que não souberam opinar somam 24% e os que declararam que vão votar branco ou nulo são 14%. Na pesquisa anterior do Datafolha, divulgada no último dia 15, João Paulo tinha 43% e Bezerra Coelho, 16%.

Veja os números do Datafolha:

João Paulo (PT) - 35% das intenções de voto
Fernando Bezerra Coelho (PSB) - 24%
Simone Fontana (PSTU) - 2%
Albanise Pires (PSOL) - 1%
Brancos e nulos - 14%
Não souberam opinar - 24%

A pesquisa foi realizada nos dias 2 e 3 de setembro. Foram entrevistados 1.185 eleitores, com 16 anos ou mais, em 43 municípios do estado. A margem de erro é de 3 pontos percentuais, para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%.

O que quer dizer que, se levarmos em conta a margem de erro de 3 pontos para mais ou para menos, a probabilidade do resultado retratar a realidade é de 95%.

A pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) sob o número 00021/2014, e no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número 00517/2014.

Marina vai voltar para segurar avanço de Paulo Câmara

Do Diario de Pernambuco – Rosália Rangel
Até o final da campanha, a candidata do PSB à Presidência da República, Marina Silva, e seu vice, Beto Albuquerque (PSB), devem retornar mais duas vezes a Pernambuco. A primeira visita deles está prevista para o dia 13 deste mês, quando será celebrada a missa de um mês pelo falecimento do ex-governador Eduardo Campos, que morreu vítima de um acidente aéreo em Santos (SP). Além da celebração religiosa, Marina e Beto também irão participar de outras atividades no Recife, que ainda não foram definidas.

Na segunda visita, sem data prevista, os socialistas devem concentrar os eventos no interior do Estado.“Temos em Pernambuco o compromisso de eleger Paulo e Fernando e de manter o legado de Eduardo”, frisou Beto Albuquerque.

A programação da primeira visita também deve incluir uma ida a Petrolina. A proposta é fortalecer o nome de Fernando Bezerra Coelho (PSB) para o Senado.

JUCATI – POLÍCIA PRENDE HOMEM ACUSADO DE ROUBO DE GADOS

A Polícia Militar prendeu na manhã desta terça-feira (2) no município de Jucati no Agreste, Inácio Mairton Conserva de Oliveira Filho de 27 anos, o acusado estava na feira livre da cidade com uma junta de bois, quando um agricultor morador da zona rural de Capoeiras reconheceu os animais como sendo dele. O homem acionou a polícia que prendeu o acusado e o levou para a Delegacia onde o mesmo foi autuado.

Paulo Câmara cresce 25 pontos e empata com Armando



Na segunda rodada de pesquisa de intenção de voto para governador de Pernambuco, o Instituto Opinião, de Campina Grande (PB), aponta um crescimento de 25 pontos percentuais para o candidato do PSB, Paulo Câmara, que já aparece empatado, tecnicamente, com o candidato do PTB, Armando Monteiro. Se as eleições fossem hoje, Armando teria 34,7% dos votos contra 33,1% de Câmara.

Os candidatos nanicos pontuaram abaixo de 1%. Jair Pedro (PSTU) com 0,8%, Zé Gomes (PSOL) também 0,8%, Pantaleão (PCO) 0,7% e Miguel Anacleto (PCB) 0,3%. Brancos e nulos somam 8,4% e indecisos chegam a 21,2%. O levantamento, com dois mil questionários, foi a campo entre os dias 30 e 31 de agosto e 1 e 2 de setembro, em 80 municípios do Estado. A margem de erro é de 2,2% para mais ou para menos.

Em relação à pesquisa anterior, realizada entre os dias 9, 10, 11 e 12 de julho, Câmara cresceu 25 pontos percentuais, passando de 8% para 33%, enquanto Armando perdeu seis pontos, oscilando de 40% para 34%. A pesquisa está registrada no TSE sob o número 00493/2014 e no TRE sob o número 00020/2014.

Estratificando por regiões, Paulo Câmara já ultrapassou Armando no Grande Recife, onde aparece com 37,4% dos votos contra 29,6% do trabalhista. Na Zona da Mata já aparece empatado – 34.6% de Armando contra 33,9% do socialista. Nas demais regiões, entretanto, Armando mantém vantagens. No Agreste, Armando tem 40,9% dos votos contra 31,3% de Câmara.

Na região do São Francisco, de influência do candidato a senador pela Frente Popular, Fernando Bezerra Coelho, Câmara também continua em desvantagem. Ali, Armando aparece com 41,7% contra 28% do adversário, enquanto nos demais sertões (Pajeú, Moxotó, Araripe. Sertão Central e Itaparica) Armando tem 35,8% contra 23% de Câmara.

Os maiores percentuais de aceitação de Armando se encontram entre os eleitores com renda familiar até um salário mínimo (38,8%), entre os eleitores jovens, na faixa etária de 16 a 24 anos (38,7%) e entre os eleitores com grau de instrução até a 4ª série (37,7%). O trabalhista tem mais votos entre os eleitores masculinos – 38,3% contra 31,5% dos eleitores do sexo feminino.

Seus menores indicativos de votos estão entre os eleitores com renda familiar acima de 10 salários mínimos (23,6%), entre os eleitores com grau de instrução superior (28,7%) e entre os eleitores na faixa etária de 45 a 59 anos (32,6%).

Já o candidato do PSB, Paulo Câmara, tem suas maiores taxas de intenção de voto entre os eleitores com renda familiar acima de 10 salários mínimos (50,4%), entre os eleitores com grau de instrução superior (46%) e entre os eleitores na faixa etária dos 45 a 59 anos (35,5%). Por sexo, tem também a preferência dos eleitores masculinos – 35,9% contra 30,7% dos eleitores do sexo feminino.

Suas menores taxas de intenção de voto aparecem entre os eleitores com renda familiar até um salário mínimo (25,5%), entre os eleitores com grau de instrução até a 4ª série (21,6%) e entre os eleitores na faixa etária acima de 60 anos (29,2%).


METODOLOGIA- modalidade de pesquisa adotada envolveu a técnica de Survey, que consiste na aplicação de questionários estruturados e padronizados a uma amostra representativa do universo de investigação. Foram realizadas entrevistas pessoais e domiciliares. As entrevistas foram realizadas por sete equipes de entrevistadores, devidamente treinadas para abordagem desse tipo de público; supervisionadas pelos coordenadores de campo da OPINIÃO – Pesquisas Sociais Ltda.

Em instantes, os números da pesquisa Opinião para o Senado

Legião da Boa Vontade presente no Desfile Cívico e Militar do Recife

Neste domingo, 7 de setembro os brasileiros celebram o 192º aniversário da Independência do Brasil, no ato conhecido pela história como "Grito do Ipiranga, de Independência ou Morte”. Em Recife, o Desfile Cívico e Militar, acontecerá na Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, bairro da Imbiribeira, no sentido sul-norte.

A Legião da Boa Vontade – LBV ao lado de militares, civis, estudantes e outras entidades, marca presença no tradicional Desfile Cívico-Militar. No Recife/PE, a Instituição contará com voluntários, crianças e idosos beneficiados pelos programas socioeducacionais que levarão faixas com mensagens de valorização a vida.

Como forma de lembrar que a Paz e a Fraternidade Ecumênica devem estar presentes no coração de cada ser humano, no desfile que reverencia a Pátria, a LBV levará à frente a Majestosa estampa de Jesus - O Cristo Ecumênico.

Na capital pernambucana, a LBV desenvolve ações socioeducativas por meio do seu Centro Comunitário de Assistência Social, localizado na Rua dos Coelhos, 219 – Bairro dos Coelhos. Informações pelo telefone: (81) 3413.8600.

Dimas Dantas é bem recebido pelo povo de Taquaritinga do Norte

Foi com muita animação que a comunidade da Beira Rio recebeu a primeira mala da campanha de Dimas Dantas e Eduardo da Fonte em Taquaritinga do Norte.


O primeiro evento político desse período eleitoral em Taquaritinga do Norte movimentou a noite de sábado na Dália da Serra. O evento foi também o primeiro compromisso da campanha de Dimas Dantas no município e serviu para apresentar o candidato a população.


Ao lado de Milton, o candidato a deputado estadual Dimas Dantas foi muito bem recebido pelas pessoas na Beira Rio. Enquanto era apresentado por Milton, Dimas cumprimentava e ouvia atentamente as pessoas. Dimas estava muito animado com a ótima receptividade e recebeu o carinho do público presente na comunidade esquecida pela atual administração e os atuais deputados votados em Taquaritinga do Norte, um canal de esgoto a céu aberto corta a localidade.

Milton Cícero, que foi candidato a prefeito da oposição na eleição de 2012, falou ao público presente e fez a apresentação de Dimas Dantas:


"Precisamos mudar a história da política em Taquaritinga. Não podemos mais votar em deputados que vem aqui apenas buscar o voto do eleitor e depois some. Na política a gente precisa se unir com gente que tem o compromisso de fazer o bem pelo povo, por isso acreditamos que pela história política e pelo trabalho de Dimas Dantas e Eduardo da Fonte, eles são as melhores opções para Taquaritinga do Norte" afirmou Milton.

O candidato a deputado estadual Dimas Dantas fez um discurso forte e vibrante. Dimas foi bastante aplaudido.

"O povo de Taquaritinga não pode continuar sendo roubado por deputados que usam o dinheiro público para enriquecerem e fazer suas campanhas políticas milionárias. Eu sei que existem deputados que vem sendo votados aqui há 15 ou 20 anos e se a gente pedir a um cidadão daqui para apontar uma obra trazida por algum desses deputados ele não saberá dizer, simplesmente porque não existe."
"Nossa região não tem um deputado que a represente com dignidade, nós ouvimos deputados por aí, inclusive de Santa Cruz do Capibaribe, que se dizem da cozinha do governador, mas na verdade não tem força política para trazer as ações para nossa região. É um absurdo o estado em que se encontram nossas estradas. É uma vergonha uma cidade como Taquaritinga ter um hospital praticamente com as portas fechadas e sem médicos para a população, nós precisamos mudar essa situação e é para isso que eu e o deputado federal Eduardo da Fonte estamos nos colocando a disposição do povo e dessas pessoas que formam a verdadeira oposição de Taquaritinga do Norte".
 
O evento que apresentou o candidato Dimas Dantas, contou a presença de algumas personalidades políticas como ex-vereador Mir Custódio e o ex-vereador e presidente da câmara Leonardo Arnóbio. Quem também marcou presença e esteve acompanhando Dimas, foi o vereador santacruzense, Vânio Vieira.


O primeiro evento da campanha da dupla "DD" foi considerado muito positivo, atraiu um bom público e mostrou a boa aceitação do nome de Dimas Dantas em Taquaritinga do Norte.

Lula e Dilma em PE. Missão: entoar o canto da virada

Do Diario de Pernambuco – Sávio Gabriel

Na tentativa de conquistar votos para a presidente Dilma Rousseff (PT) e para o candidato ao governo do estado Armando Monteiro (PTB), o ex-presidente Lula participa, hoje, de dois eventos em Pernambuco. O primeiro deles será à tarde, quando sairá em caminhada pelas ruas de Petrolina, no Sertão, onde também realizará um comício. À noite, o ex-presidente também participará de um comício, que acontecerá na comunidade de Brasília Teimosa, no Recife. A presença de Lula no Nordeste é estratégica para reforçar a imagem de Dilma na região onde, segundo o Ibope, ela tem 48% de aceitação.

A presidente Dilma comparecerá somente ao evento da capital, enquanto a chapa majoritária do PTB - formada pelo candidato ao governo Armando Monteiro (PTB), à Vice, Paulo Rubem (PDT), e ao Senado, João Paulo (PT) - participará dos dois eventos previstos para hoje.

Nas peças de divulgação dos eventos previstos para hoje, o nome do ex-presidente é utilizado como carro-chefe. Um dos anúncios, que circulava pela internet, convocava os eleitores a “abraçar Lula, o presidente que mais fez por Pernambuco”. A divulgação dos atos também foram realizadas por meio do rádio e pela TV - inclusive no guia eleitoral.

Lula desembarca em Petrolina por volta das 15h30, onde será recebido por uma comitiva, formada pela chapa majoritária do PTB e pelo prefeito da cidade, Júlio Lossio (PMDB). De lá, eles serão acompanhados pela militância até a Praça 21 de Setembro, onde será realizado um comício. O ex-presidente e os integrantes do PTB deixam a cidade por volta das 17h30, em voo fretado com destino ao Recife.