segunda-feira, 20 de abril de 2015

Homem é morto por proibir amigos de usarem droga na sua casa em PE


Um homem, de 28 anos, foi assassinado a tiros na madrugada desta segunda-feira (20) em Araripina, no Sertão pernambucano. Ele dava uma festa em sua casa e proibiu que um grupo de três amigos convidados usassem drogas no local.

A vítima ainda chegou a ser socorrida, mas morreu a caminho da unidade hospitalar. Os suspeitos chegaram a ir embora após a confusão, mas retornaram armados e cometerem o crime. A polícia já tem a identificação dos autores que fugiram após o assassinato. O caso está sendo investigado.

PM’S DE SÃO JOÃO DETIVERAM CAMINHONEIRO QUE FAZIA ZIGUE-ZAGUE NA PE-177

De acordo com a Polícia Militar, por volta das 07h:40min da manhã desta segunda-feira (20), a central de operações do 9º BPM de Garanhuns informou ao efetivo do destacamento de São João que um caminhão de marca Volvo estava circulando nas proximidades do Atacadão ASSAÍ fazendo zigue-zague e transitando na contramão da PE-177. Prontamente a viatura de São João fez bloqueio nas imediações da churrascaria de Everaldo e interceptou o veículo, encontrando o motorista aparentemente embriagado, sem conseguir falar, tendo dificuldades de se manter de pé e com a sua coordenação motora, de um modo geral, afetada. O motorista José Carlos Nascimento foi levado até a PRF para fazer teste do bafômetro e o resultado foi negativo, porém, testemunhas que trafegavam no mesmo percurso do caminhoneiro, confirmaram a direção perigosa, estavam amedrontadas e vinham tentando se livrar de acidentes, devido à imprudência do condutor. Outra pessoa que vinha no caminhão disse que o imputado estava muito cansado e tinha passado a noite acordado, mas não se preocupou em repousar e dirigir com maior cuidado. A ocorrência foi levada à delegacia de São João e foi lavrado TCO pelo crime de Direção Perigosa.

Brejo, Vertentes e outras 13 prefeituras podem ficar sem repasses da União devido a falhas no Portal da Transparência


A falta de transparência de prefeituras do Agreste pernambucano está na mira do Ministério Público Federal (MPF). A procuradora da República, Natália Lourenço, enviou uma recomendação à Presidência da República para que os repasses voluntários de 15 municípios sejam bloqueados até que os gestores atendam às exigências da Lei Complementar nº 131/2009, que institui a obrigatoriedade do Portal da Transparência e do acesso à informação. O documento foi enviado na semana passada à Procuradoria Geral da República, instância apropriada para tratar com a Presidência.

Circunscrita à cidade de Caruaru, a procuradora analisou, com base num levantamento feito pela Controladoria Geral da União (CGU) e Tribunal de Contas do Estado (TCE), a situação de 34 municípios. “Após dois anos do final do prazo para se adequar à lei, nenhum deles estava, de acordo com os estudos, 100% adaptados às exigências”, disse. Ela decidiu, no entanto, só incluir na recomendação aqueles que apresentaram “graves falhas”, como total ausência de informações.

“Em alguns casos, tinham dados parciais, como licitações, ou desatualizados. Considerei que poderia ser em razão de uma periodicidade mais prolongada”, ponderou. As prefeituras tocadas pela recomendação são: Agrestina, Altinho, Barra de Guabiraba, Bonito, Brejo da Madre de Deus, Cachoeirinha, Camocim de São Félix, Casinhas, Cumaru, Frei Miguelinho, Jataúba, Jurema, Riacho das Almas, Sanharó e Vertentes.

Não é a primeira vez que prefeituras sofrem esse tipo de sanção por não cumprir tal legislação. “A procuradoria de Garanhuns também fez a mesma recomendação à Presidência. O pedido foi acatado, então tenho a expectativa que desta vez também seja”, disse. Natália contou que o MPF, ao lado do MPPE e CGU, vem auxiliado as prefeituras de perto nesse processo. “Fizemos audiências, fornecemos software e equipe qualificada. Depois, ainda alertamos. E com dois anos ainda encontramos irregularidades graves”, pontuou. No início de abril, o TCE também emitiu uma série de “Alertas de Responsabilização” a várias prefeituras por descumprimento da lei da transparência.

Às que mantém um portal com informações parciais, a exemplo de Caruaru, a procuradora resolveu emitir um ofício de alerta pedindo que a atualização seja feita em até 10 dias. “Caso verificado em nova análise que não fizeram atualizações, a esses outros também pode ser solicitada a suspensão dos repasses”, afirmou Natália. As transferências voluntárias são feitas através de convênios com a União.

O presidente da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe), José Patriota, prefeito de Afogados da Ingazeira, disse que a instituição tem feito todo o esforço junto aos gestores. “O problema é que existe uma certa contradição nas análises dos vários órgãos. O MPF pede uma coisa, o MPPE fala de outra. E, claro, existe uma dificuldade de pessoal e entendimento”, pontuou. Ele também criticou a dureza da penalidade. “Ainda mais em tempo de crise. Sem receita própria, muitas dependem dos repasses da União”, disse.

Informações do Jornal do Commercio.

Psicóloga explica como casais devem se comportar no trabalho

Com a vida corrida, os trabalhadores têm cada vez menos tempo para conhecer pessoas fora do trabalho. Então, "por que não namorar um colega de trabalho?". A reflexão é da psicóloga Cláudia Canto e Mello, entrevistada no programa Todas as Vozes desta sexta-feira (17). Ela afirmou que o comportamento do casal é que pode acarretar em problemas como ciúmes e fofocas na empresa. 

A psicóloga acrescenta que não é adequado adotar aqueles apelidos carinhosos - como "amorzinho", "meu bem", "minha vida", etc - nos horários de trabalho, nem ficar de "beijinhos e agarramentos" na sede da empresa.

"Eu trabalhei em uma empresa na qual pessoas que se envolviam emocionalmente eram migradas para outros setores e até unidades diferentes. O objetivo era evitar qualquer conflito", diz Cláudia Canto e Mello, que é também analista de Recursos Humanos. 

Para a psicóloga, entrevistada por Marco Aurélio Carvalho, as empresas atuais sabem administrar de forma mais saudável do que as de décadas anteriores a convivência com casais no ambiente corporativo.

Após colidir e derrubar poste, mototaxista é atropelado e morre

Um acidente com sinais de atropelamento ocorrido por volta das 3 horas da madrugada do ultimo sábado (18) na cidade de Soledade, vitimou o mototaxista Orquimedes Ramos de 29 anos. O acidente ocorreu na BR 230 na entrada da cidade

O mototaxista não usava capacete na hora do acidente e ao colidir com um poste de iluminação pública chegou a derrubá-lo com a intensidade do impacto, o que leva a crer na aplicação de alta velocidade. Após a colisão o mototaxista caiu na pista de rolagem e foi certamente atropelado por um caminhão que chegou a dilacerar a cabeça da vítima.

O corpo do mototaxista foi conduzido ao Instituto de Medicina Legal de Campina Grande (IML).

Rádio Vale na Suécia


A Rádio Vale nos enche cada vez mais de orgulho. Nesse ao em que a emissora pioneira do rádio santa-cruzense completa 30 anos de atividade, celebramos cada momento com entusiasmo.

A emissora recebeu esse mês um e-mail da Suécia onde foi relatada a audiência de sua programação.

No email o Gert Nilsson (69 anos), morador de Örnsköldsvik cerca de 500 quilômetros ao norte de Estocolmo, descreve com detalhes o alcance de sua antena de 800 metros e receptor Perseus SDR.

Gert relata ´´muitas pessoas colecionam selos, cartões postais ou discos. Eu coleciono cartas e mensagens de estações de rádio estrangeiras que eu consegui ouvir aqui na Suécia``.

Vale destacar que a emissora, como qualquer outra, pode ser ouvida em qualquer parte do mundo através do sitewww.valeam.com. No entanto, a emissora foi ouvida na Europa através de aparelhos radiofônicos e não pela internet.