segunda-feira, 13 de agosto de 2018

MORREU NO HOSPITAL DA RESTAURAÇÃO JOVEM QUE APLICOU GOLPE DE QUASE 70 MIL EM ALUNOS DO CURSO DE FISIOTERAPIA EM CARUARU

Faleceu na madrugada desta segunda-feira (13), no Hospital da Restauração no Recife, o estudante, Maxwell Darley Silva, de 23 anos, que cursava fisioterapia na faculdade Favip e há dez dias foi denunciado pelos colegas que foram até a 90ª Circunscrição (1ª DP de Caruaru) e o acusaram de ter aplicando um golpes neles causando um rombo financeiro que já se aproximava de um valor de quase 70 mil reais.

O delegado Dr. Thiago Henrique, informou que o jovem era o responsável pela comissão de formatura da sala, que cada estudante pagava R$ 160 todos os meses e os alunos foram registrar um Boletim de Ocorrência na sexta-feira dia 03, mas antes teriam o procurado e se sentindo pressionado ele tentou se matar na véspera ingerindo vários tipos de medicamentos e depois da divulgação do golpe através da imprensa na segunda-feira da semana passada ele mais uma vez tentou o suicídio usando uma mangueira para se enforcar e foi impedido, porém foi levado ao Hospital Regional do Agreste e devido ao seu estado clínico ser grave foi transferido para o HR, onde veio a falecer e o delegado afirmou que o inquérito foi instaurado e agora vai tentar descobrir se ele teve ajuda de alguém para aplicar o golpe e se também foi incentivado a cometer o suicídio e se essas possibilidades forem descobertas essas pessoas irão ser penalizadas.

PF investiga rompimento do canal do eixo norte do Projeto de Integração do Rio São Francisco

Foto: Willian Carvalho/Arquivo pessoal

A Polícia Federal (PF) em Pernambuco, através de sua Delegacia em Salgueiro, no Sertão, iniciou nesta segunda-feira (13) as investigações que dizem respeito ao rompimento do canal do eixo norte de Projeto de Integração do Rio São Francisco que aconteceu no ultimo sábado (11), localizado nos municípios de Terra Nova e Salgueiro.

A obra da terceira estação de bombeamento foi entregue no dia 3 de agosto pelo Presidente Michel Temer e vinha funcionando normalmente sem qualquer tipo de irregularidades.

A PF formalizará as declarações do engenheiro técnico e também dos responsáveis pela obra do Ministério da Integração e irá até o local averiguar todos os fatos em questão. Ainda é cedo e prematuro para afirmar se o rompimento foi criminoso até que todas as circunstâncias possam ser avaliadas.

Após análise dos fatos uma perícia poderá ser feita no local com o objetivo de subsidiar as investigações que estão em andamento. O rompimento foi pontual e técnicos do Ministério da Integração já contiveram o vazamento e estão avaliando o perímetro para constatar se houve danos para a comunidade no entorno.


Fonte: Liberdade.com.br

Padre caririzeiro se envolve em acidente após imprudência de jovens em motos

O padre Adauto, pároco da cidade de São Sebastião do Umbuzeiro, sofreu um acidente na tarde deste domingo (12) quando se dirigia para uma celebração em Nova Palmeira.

Segundo informações apuradas pelo repórter Paulo Viana, o sacerdote seguia em seu carro na estrada, quando próximo ao sítio Serrote, dois menores vinham empinando uma moto, perderam o controle e foram para cima do carro do padre.

Para livrar os jovens, padre Adalto acabou colidindo com outra moto em que vinha um casal. O homem é conhecido como Zé Antônio que vende verduras foi socorrido para o Hospital de Monteiro e a mulher foi transferida para Campina Grande para o Hospital de Trauma.

O Padre Adauto não teve ferimentos e se apresentou na Delegacia ao Delegado Dr. Gilson que está de plantão. Os envolvidos no acidente foram todos identificados e os veículos retirados da rodovia.

DELEGACIA DE CAPOEIRAS PRENDE AGRICULTOR E APREENDE ESPINGARDA CALIBRE 12

Um agricultor foi preso na tarde desta segunda-feira (13), na zona rural do município de Capoeiras, no Agreste de Pernambuco.

Agentes da delegacia de Capoeiras, coordenados pelo delegado Paulo Bicalho, receberam uma informação que o homem possuía em sua casa uma espingarda calibre 12, imediatamente a equipe deslocou-se para o local onde foi autorizada uma revista e a arma espingarda encontrada escondida em uma sala usada para guardar arreios.

O homem recebeu voz de prisão, foi levado para delegacia e liberado após o pagamento de fiança.

Bandidos arrombam sede do Samu e PSF em Taperoá; violência na cidade assusta

A cidade de Taperoá, no Cariri da Paraíba, está sendo considerada uma das mais violentas do Cariri, perdendo talvez e apenas para o município de Monteiro, maior cidade da região.

Após um assassinato ocorrido no sábado (11), a Polícia Militar registrou dois arrombamentos nas sedes do Samu e do PSF 1, ambas localizadas no bairro São José.

Segundo informações apuradas pela reportagem do portal De Olho no Cariri, dos locais arrombados foram furtados vários objetos como TV, microondas e impressora, entre outros.

A PM também confirmou que apenas neste ano de 2018, Taperoá já registrou 10 homicídios e 4 tentativas, além de vários arrombamentos e assaltos. Segundo relato de um policial cuja identidade será resguardada, o município vive uma grande onda de violência associada ao tráfico de drogas, com briga entre facções locais.


Fonte: Portal De Olho no Cariri

Fumantes passivos possuem 30% a mais de chance de desenvolver câncer de pulmão

O Brasil conta com cerca de 21 milhões de fumantes, o que representa 12% da população, segundo dados do Ministério da Saúde. Na fumaça há de quatro a nove mil substâncias tóxicas das quais pelo menos 70 são altamente carcinogênicas. O câncer de pulmão costuma ser o mais associado ao indivíduo tabagista, mas ele também pode ser o responsável pelo aparecimento de cânceres na boca, laringe, faringe, esôfago, pâncreas, rim e bexiga. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), o Brasil deve registrar 31.270 novos casos de câncer no pulmão em 2018, sendo que a maioria deles é provocada pelo fumo.

Os fumantes passivos, aqueles que involuntariamente inalam o fumo dos fumantes ativos próximos, também estão sujeitos a enfrentar os danos do tabagismo. Pesquisas apontam que a fumaça que sai do cigarro contém cerca de três vezes mais nicotina e monóxido de carbono. "Estar em contato, mesmo que indiretamente, com essa fumaça pode aumentar em 30% os riscos de desenvolver câncer de pulmão. E as crianças constantemente expostas têm mais predisposição a desenvolver leucemia, linfoma e tumores cerebrais", explica a Dra. Mariana Laloni, oncologista do Centro Paulista de Oncologia, unidade São Paulo do Grupo Oncoclínicas.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), há aproximadamente dois bilhões de pessoas que estão no grupo de fumantes passivos no mundo. No Brasil, estima-se que o contingente de indivíduos expostos ao problema chega a ser de 14,5 milhões – número que representa mais de 7% da população nacional. Além do aumentado risco de câncer de pulmão, de colo de útero e de câncer de pâncreas, o grupo ainda pode sofrer derrame cerebral, colite ulcerativa, alergia alimentar, asma e pneumonia. A oncologista ressalta que o risco de câncer de colo de útero chega a ser 73% maior em mulheres fumantes passivas, em comparação as mulheres não tabagistas.

Recentemente especialistas conseguiram provar que não estar em contato com a fumaça já não é o bastante para não sofrer com os malefícios. Um estudo publicado na revista Pediatrics mostrou que ambientes defumados pelo tabaco também estão repletos de partículas cancerígenas, que podem permanecer por até dois meses. "O fumo de terceira mão, aquele cheiro forte que fica impregnado em almofadas, tapetes e cortinas, apenas para citar alguns exemplos, também representa riscos à saúde e evidencia o quanto o cigarro pode afetar o bem estar das pessoas que convivem em casa, no trabalho e em demais espaços coletivos com a fumaça gerada pelos fumantes ativos", finaliza Laloni.

Sobre o CPO

Fundado há mais de três décadas pelos oncologistas clínicos Sergio Simon e Rene Gansl, o Centro Paulista de Oncologia CPO , unidade São Paulo do Grupo Oncoclínicas, oferece cuidado integral e individualizado ao paciente oncológico. Com um corpo clínico com mais de 50 oncologistas e hematologistas e uma capacitada equipe multiprofissional composta por: psicólogos, nutricionistas, farmacêuticos, farmacêuticos clínicos, enfermeiros, reflexologistas e médico especializado em Medicina Integrativa. Oferece consultas médicas oncológicas e hematológicas, aplicação ambulatorial de quimioterápicos, imunobiológicos e medicamentos de suporte, assistência multidisciplinar ambulatorial, além de um serviço de apoio telefônico aos pacientes 24 horas por dia e acompanhamento médico durante internações hospitalares.

O CPO possui acreditação Canadense nível diamante (Accreditation Canada), do Canadian Council on Health Services Accreditation, o que confere ao serviço os certificados de "excelência em gestão e assistência" e qualifica a instituição no exercício das melhores práticas da medicina de acordo com os padrões internacionais de avaliação. A instituição possui também uma parceria internacional com o Dana Farber Institute / Harvard Cancer Center, que garante a possibilidade de intercâmbio de informações entre os especialistas brasileiros e americanos, bem como discussão de casos clínicos. Além disso, proporciona a educação médica continuada ao corpo clínico do CPO e médicos especialistas, com aulas e eventos com novidades em estudos e avanços no tratamento da doença. Atualmente o CPO possui duas unidades de atendimento em São Paulo, nos bairros de Higienópolis e Vila Olímpia.

Sobre o Grupo Oncoclínicas

Fundado em 2010, é o maior grupo especializado no tratamento do câncer na América Latina. Possui atuação em oncologia, radioterapia e hematologia em 11 estados brasileiros. Atualmente, conta com 55 unidades entre clínicas e parcerias hospitalares, que oferecem tratamento individualizado, baseado na melhor prática clínica.


Do Blog Merece Destaque

GRAVE ACIDENTE ENVOLVENDO CAMINHÃO CARREGADO DE BEBIDAS E CARRO DE PASSEIO DEIXA HOMEM DE CARUARU MORTO, EM GARANHUNS

Por volta das 05h10 de hoje (13), a Central de Operações do Corpo de Bombeiros em Garanhuns, foi acionada para atender a uma ocorrência de colisão frontal na BR-423, após a entrada do distrito de São Pedro, perímetro rural, de Garanhuns.

A equipe de resgate foi ao local e lá os bombeiros constataram a colisão frontal envolvendo uma caminhão Mercedes Benz - Truck Amarelo, placas KCY-6602, de Parelhas, no Rio Grande do Norte que estava carregado de bebidas alcoólicas e um Fiat Uno Sport, cor prata placas PCX- 9633, de Caruaru, no Agreste pernambucano.

Com a forte colisão frontal, o Fiat Uno saiu da pista e capotou por algumas vezes, tendo o caminhão capotado no acostamento. Com o forte impacto, o condutor do Fiat Uno. residente em Caruaru e identificado como sendo,José Ildo da Silva, 52 anos de idade ficou preso às ferragens. A equipe de resgate fez o desencarceramento do corpo da vítima que já estava sem vida.

Enquanto as vítimas eram socorridas, pessoas saqueavam a carga que estava espalhada pela pista. condutor do caminhão sofreu ferimentos e foi socorrido. A PRF foi acionada e realizou os procedimentos legais. A PC foi acionada e o corpo do homem foi levado para o IML de Caruaru.


Fonte: Comando Polícial

FORAGIDO DE CANHOTINHO FOI EXECUTADO NA ZONA RURAL DE CARUARU

O primeiro homicídio registrado no mês de agosto em Caruaru foi cometido no distrito de Cachoeira Seca, na zona rural da cidade e teve como vítima, Bruno José da Silva, de 28 anos, que morava na cidade de Altinho e estava foragido do presídio de Canhotinho há um ano e há três dias estava na casa da tia e hoje a tarde estava dando um cochilo quando foi morto por um elemento que chegou na garupa da moto de um comparsa.

O Soldado Germano, informou que os dois elementos chegaram numa moto vermelha, o guia ficou na moto enquanto que o seu comparsa entrou na casa se passando por policial, a vítima que estava deitada ainda tentou correr, mas não obteve êxito para fugir do algoz e foi morto ali mesmo.

Este foi o 112º homicídio registrado este ano em Caruaru e o corpo foi encaminhado para o IML local.


Fonte: Blog do Adielson Galvão

SECRETARIA DE DEFESA SOCIAL DO ESTADO DETERMINA QUE BAIRROS VILA CANAÃ E NOVA CANAÃ NÃO PERTENCEM MAIS A CARUARU E SIM A TORITAMA

Apesar dos bairros Vila Canaã e Nova Canaã, mesmo sendo vizinhos a cidade de Toritama, pertencerem territorialmente a Caruaru, desde o mês de junho a Secretaria de Defesa Social de Pernambuco decretou que desde do dia 1º de junho as ocorrências policiais registradas nessas comunidades seriam investigadas pela Delegacia da Polícia Civil de Toritama. Na prática os crimes registrados nesses locais como homicídios, roubos, furtos, seqüestros e Maria da Penha, entre outras modalidades, deixam de fazer parte da estatística de Caruaru e passaram a fazer parte da estatística das ocorrências de Toritama.

A Delegada Secional de Caruaru, Dra. Polyanne Farias, disse que isso ocorreu devido a maioria dos casos ter ligação com Toritama e que desde então a Polícia Militar de Toritama passou a fazer o patrulhamento nessas localidades e que a tendência é que haja uma diminuição acentuada na violência nessas localidades e que algo parecido já vem sendo realizado há alguns anos no distrito de São Domingos, que pertence ao Brejo da Madre de Deus, mesmo assim os crimes cometidos nessa localidade são investigados pelas delegacias de Santa Cruz do Capibaribe. A delegada também ressaltou que nessas adequações as cidades de Jurema e Ibirajuba deixaram de fazer parte da AIS 14 e que passaram a fazer parte da AIS 18 de Garanhuns. As duas cidades também deixaram de fazer parte da área de abrangência do 4º BPM de Caruaru e passaram a integrar a 12ª CIPM sediada em Lajedo.


Adielson Galvão