sábado, 2 de agosto de 2014

BANDIDOS EXPLODEM MAIS UM BANCO AQUI NO AGRESTE

O roubo de Bancos, com a utilização de explosivos, virou uma prática corriqueira aqui no Agreste Meridional. Na última semana, bandidos explodiram a unidade do Bradesco em Calçados. já na noite, do dia 1º, de agosto foi a vez da Agência do Banco do Brasil de Palmeirina ser explodida pela ação criminosa.
De acordo com informações, cerca de 15 homens, encapuzados e utilizando uma picape Strada, cor vermelha, motocicletas e uma Hilux, com preta, de placas não identificadas, instalaram explosivos e explodiram a Agência Bancária. A explosão atingiu os caixas eletrônicos e destruiu totalmente a Unidade. Antes os criminosos fizeram de reféns um grupo de amigos que estavam nas imediações do Banco, levando-os para defronte a Unidade e procedendo ao Crime. Não há informações quanto a feridos.
Os bandidos imprimiram fuga em direção ao distrito correntino de Poço Cumprido através da PE 187.

CALÇADO – Já na última quarta-feira, dia 30, quatorze bandidos fortemente armados explodiram o caixa eletrônico do Posto de Atendimento do Bradesco no município de Calçado.

O caixa foi dinamitado e a Agência totalmente destruída. Cinco elementos participaram diretamente da explosão, enquanto outros cinco ficaram nas imediações do destacamento da Polícia Militar e outros quatro nas proximidades da residência de um oficial da PM.

Na intenção de intimidar a aproximação de curiosos foram efetuados disparos de arma de fogo em via pública pelos criminosos. Grampos de ferro foram espalhados nas estradas que dão acesso a Cidade durante a fuga dos criminosos, o que dificultou o trabalho da Polícia, tendo inclusive furado o pneu de uma das viaturas. No local do crime foram localizados cartuchos de espingarda calibre 12.

Conquista de Ronaldo Pacas

O vereador do PSDC escreveu em seu perfil no Facebook:
´´Fico feliz com cada pedido nosso atendido e com os benefícios gerados para a população. Celebro dessa vez o atendimento por parte do presidente da Câmara Municipal de Vereadores, o amigo Junior Gomes.

Sensível ao nosso Requerimento Nº 429/2013 o presidente devolveu a prefeitura a economia de nossa casa legislativa e por sua vez está sendo pavimentada sem custo algum para os moradores a Rua Domingos Gomes de Melo no Bairro Malaquias Cardoso.


Agradeço ao amigo Junior Gomes, a Prefeitura Municipal e ao povo daquela comunidade pela confiança depositada em nosso trabalho. E vibro junto com todos pela conquista``.

POLICIAL MILITAR É ASSASSINADO EM PAUDALHO DURANTE ASSALTO

Por volta das 22h da ultima sexta-feira (1º) um policial militar foi assassinado a tiros em um assalto na BR-408, no município de Paudalho, na Zona da Mata de Pernambuco.

De acordo com informações, o policial militar Plínio Paulo Nunes, 32 anos, trafegava em sua motocicleta pela rodovia quando foi abordado por dois elementos em uma moto que anunciaram o assalto e levaram a Moto Honda XRE 300 de cor branca. Na fuga os elementos efetuaram os disparos que atingiu o policial. Não se sabe se houve reação por parte do PM.

O corpo do policial foi encaminhado para o Instituto de Medicina Legal (IML) do Recife.

CAPITÃO GILSON ASSUME 3ª COMPANHIA DE POLÍCIA MILITAR DE BOM CONSELHO

A 3ª Companhia da Polícia Militar em Bom Conselho, que engloba as cidades de: Brejão, Terezinha, Lagoa do Ouro, Correntes e Bom Conselho. Encontra-se com novo Comandante, saiu o Capitão Demétrius e assumiu na manhã da última quarta-feira (30), o Capitão Gilson Cerqueira. A solenidade de troca de comando aconteceu na AABB, onde estiveram presentes os policiais pertencentes à companhia.

Também participaram da solenidade o Delegado Regional de Arapiraca e da Delegacia de Repressão ao Narcotráfico, Dr. Mário Jorge Barros; O chefe da 4ª Delegacia de Arapiraca, Dr. Eldson Matos e o Delegado de Correntes e Lagoa do Ouro, Alisson Câmara.
Gilson foi bastante enfático ao falar do trabalho em equipe que deve ser realizados por todos os policiais. Também destacou a importância da população na colaboração com o trabalho da polícia, levando informações pertinentes para coibir o crime.

Com relação ao trânsito, Capitão Gilson, destacou a responsabilidade dos municípios, onde deveria ser criada uma autarquia de trânsito para regulamentá-lo, ele informou que entrará em contato com os prefeitos que engloba a 3ª CPM-Bom Conselho, para debater uma solução para esse problema. Mas deixou claro que irá combater as práticas irregulares realizadas pelos condutores.

Com informações do Blog do Argonauta, www.oargonautabc.blogspot.com.br

Após furtos, menor é apreendido pela oitava vez na Capital da Moda

Produtos furtados em um supermercado. Foto: Fernando Lagosta.

Na manhã deste sábado (02), através de denúncias anônimas, a Polícia Militar apreendeu no Bairro São Miguel, um menor de 16 anos.

De acordo com a Polícia, esta foi a oitava vez que o mesmo foi apreendido. Desta vez, o infrator havia furtado uma bicicleta de uma criança, além de ter roubado alguns produtos de higiene em um supermercado no Bairro São Miguel.

O menor foi conduzido para a delegacia de Santa Cruz do Capibaribe, onde ficou a disposição do delegado de plantão.

FETO É ENCONTRADO NO LIXO EM CORRENTES

Na tarde de sexta-feira (1), populares encontraram um feto jogado dentro de um lixão no Loteamento Atalibal Victor, próximo ao Matadouro de Correntes. De acordo com a polícia, populares viram vários urubus no local e perceberam que eles devoravam um feto. A Polícia Militar foi acionada e ao chegar no local constatou que se tratava de um feto do sexo masculino com aparentemente quatro meses de gestação. A Polícia Civil foi informada do caso e encaminhou o corpo ao IML de Caruaru.

Mulher é presa vendendo drogas no Centro de Santa Cruz do Capibaribe

Fotos: Fernando Lagosta.

Na noite da ultima sexta-feira (01), o efetivo do GATI prendeu nas imediações da Rodoviária de Santa Cruz do Capibaribe, Lucicleide Equilina da Silva (28 anos).

O fato aconteceu por volta das 23h40, a mesma estava na Avenida Jatobá. Ao ser abordada pelo efetivo, Lucicleide estava com um cachimbo, que seria utilizado para o uso do Crack, além de um sutiã, onde escondia cinco pedras da droga.
Lucicleide também estava de posse de um celular, um carregador, uma bolsa feminina, além de R$ 87,50. A acusada afirmou que seria usuária, porém o efetivo do GATI destacou que flagrou a mesma vendendo a droga.

Ela foi conduzida até a delegacia de Santa Cruz do Capibaribe e em seguida encaminhada para a Colônia Penal de Buíque.

EX-PRESIDIÁRIO É ASSASSINADO COM REQUINTES DE CRUELDADE EM IBIMIRIM, NO SERTÃO

O crime ocorreu no início manhã da manhã de hoje (sábado) na Rua Perpetuo Socorro, bairro Lajes na cidade de Ibimirim, sertão de Pernambuco. Segundo informações, a casa da vítima foi arrombada por dois indivíduos desconhecidos que efetuaram disparos de arma de fogo calibre 12, tendo a vítima vindo a falecer no local. O homem era acusado de ter praticado mais de quatro homicídios, entre eles seu próprio cunhado.
Os assassinos fugiram em uma moto, ambos de capacetes, e tomaram destino ignorado.

As polícias civil e militar estiveram no local e o corpo foi encaminhado para o IML.

Do JC Online

Pesquisa IPMN/JC mostra Armando com 37% e Paulo com 10%

Com um mês de campanha nas ruas, o candidato ao Governo do Estado pela coligação Pernambuco Vai Mais Longe, Armando Monteiro (PTB), apresenta 37% das intenções de voto, segundo a consulta produzida pelo Instituto de Pesquisa Maurício de Nassau (IPMN), encomendada pelo Portal Leia Já e publicada em parceria pelo Jornal do Commercio. Na pesquisa estimulada, com apresentação dos candidatos ao entrevistado, o petebista está 27 pontos percentuais à frente do adversário, o candidato pela Frente Popular, Paulo Câmara (PSB), que teria 10% das intenções se as eleições acontecessem neste momento.

Apesar da liderança do petebista neste momento, o quadro sugere indefinição, uma vez que a soma dos brancos/nulos/indecisos com os que não sabem/não responderam chega a quase metade do universo de eleitores: 48%. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

O cenário indica uma eleição bastante acirrada, de acordo com um dos coordenadores da pesquisa, o cientista político e professor da Universidade Federal de Pernambuco, Adriano Oliveira. “Nós não podemos dizer que a eleição está definida. Por que o senador (licenciado, Armando Monteiro) ainda não ultrapassou a marca dos 40%? Simples. Porque 50% dos eleitores ainda estão à procura do voto. Se eles migrarem para Paulo, tende a ser acirrada”, analisa.

Oliveira lembra que esta primeira pesquisa após o registro oficial das candidaturas na Justiça Eleitoral serve como ponto de partida para balizar o crescimento dos postulantes. “O instituto optou por um cenário eleitoral definido, após a Copa do Mundo, que se dizia que, a depender do resultado, iria influenciar”, frisa.

Ainda sobre os dois candidatos que estão na dianteira da pesquisa, a consulta espontânea sobre a eleição para o Governo do Estado revela Armando Monteiro com 22% das intenções de voto e Paulo Câmara, que ainda é um grande desconhecido dos eleitores, com 6%. Nesta mesma amostra, o nome do ex-governador Eduardo Campos, padrinho político de Paulo, que está na corrida presidencial, chega a pontuar, com 6%. “É baixo e representa mais um desejo do que uma confusão. Mostra que a maioria já sabe que ele não pode ser mais candidato ao governador”, ressalta Oliveira.

Um dado é indispensável para avaliar a atual conjuntura eleitoral, pré guia na rádio e televisão: o nível de conhecimento. Mesmo com Paulo Câmara apresentado como o escolhido de Eduardo Campos para sucedê-lo no Palácio do Campo das Princesas, 60% dos entrevistados disseram nunca ter ouvido falar dele, 28% disseram conhecer “muito pouco” e apenas 9% falaram em conhecer “muito bem”. Nessa questão, o adversário Armando Monteiro aparece com 30% dos entrevistados afirmando o conhecer muito bem, 47% “muito pouco” e 22% “nunca ouvi falar”. “Há uma margem muito grande para Paulo crescer quando ele se apresentar ao eleitorado e isso deve acontecer mais fortemente quando o guia eleitoral começar”, diz o cientista político.

Fonte: Jornal do Comercio.

CADÁVER É ENCONTRADO DENTRO DE CANAVIAL EM PALMARES

Segundo informações da polícia, na tarde da ultima sexta-feira (1), foi localizado um cadáver dentro de um canavial no Engenho Catuama, zona rural de Palmares, Mata Sul de Pernambuco.

De acordo com a PM, o corpo do sexo masculino estava amarrado em uma corda de nylon e em avançado estado de putrefação. Não foi possível identificar a vítima, como também não foi possível identificar se tinha perfurações.

A Polícia Civil foi acionada para realizar o levantamento cadavérico. O corpo foi encaminhado ao IML.

Ministro do TSE decide pela volta de Dr. Edson a Prefeitura de Brejo

No início da tarde da ultima sexta-feira (01), de agosto de 2014 uma decisão monocrática do ministro João Otávio de Noronha, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), aceitou o recurso do prefeito cassado de Brejo da Madre de Deus, José Edson de Sousa, que pretende voltar a ocupar o cargo.

A decisão pode reforma a decisão do TER-PE que deu origem a eleição suplementar de 2013, em que Roberto Asfora foi vencedor.

Com base nos autos do processo, o ministro não vislumbrou a realização de showmício durante o evento São Pedro de Seu Pedro, promovido pelo ex-deputado Pedro Correa, por entender que seria um evento privado e que já ocorria há dezesseis anos na região.

Segundo relato do ministro, não houve no evento proclamação de discurso em favor das candidaturas nem distribuição de material de propaganda alusiva a candidaturas.

Mesmo quanto a utilização de um ônibus da prefeitura para o transporte de pessoas para o evento, o ministro não vislumbrou ilicitude.

O ministro João Otávio de Noronha pediu que a decisão fosse comunicada com urgência ao Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco que poderá determinar o retorno de Edson Edson ao cargo, mas a coligação do atual prefeito Roberto Asfora deverá tentar um recurso para que a decisão de Noronha ainda seja julgada pelo plenário do TSE.

50 ANOS – PREFEITURA DIVULGA PROGRAMAÇÃO DO ANIVERSÁRIO DE IATI

A Prefeitura de Iati divulgou na manhã da ultima sexta-feira, dia 1º, a programação oficial das comemorações de aniversário de Emancipação Política daquele Município, que no próximo dia 14, comemora seus 50 anos.
Um série de atividades foram programadas pelo Governo Padre Jorge para marcar as comemorações. Alvorada festiva; missa em ação de graças; corte do Bolo do Aniversário; lançamento do selo comemorativo dos 50 anos; apresentações culturais; atividades esportivas; ações de Saúde e Educação; trilha de motos; encontro de paredões e shows artísticos na Praça Odete Tenório integram a diversificada grade de programação. “Também entregaremos as obras de pavimentação asfáltica das principais ruas da Cidade, uma ambulância 0Km, bem como inauguraremos a Unidade Básica de Saúde da Bela Vista, o Arquivo Público Municipal e o Memorial da cidade, que abrigará parte da história de Iati, desde o seu primeiro Prefeito até os dias atuais”, vibra o Padre Jorge, Prefeito do Município.
Os shows artísticos e a realização da 5ª edição da IATRILHA devem ser o ponto alta das comemorações. “Vamos realizar shows no palco montado na praça principal da nossa Cidade, quando trataremos boas atrações, como as bandas Dibôa, Doce Tentação, Amor Eterno, Marreta é Massa e Forró dos Balas, além do cantor Mano Walter e diversas apresentações culturais”, pontua o Prefeito Iatiense, que complementa: “mesmo com todas as dificuldades financeiras que o Município atravessa estamos fazendo esta festa com recursos próprios. Temos certeza que a nossa população e os nossos visitantes vão vivenciar com entusiasmo os 50 anos da nossa querida Iati”, finaliza o Padre Jorge.

DE MOCAMBO A IATI - A região onde hoje se localiza o Município de Iati foi primitivamente habitada por índios Carijós e Tupiniquins, que denominavam o local de Iati, que significa Casa Nova.

Durante o século XVII muitos negros fugiram e refugiaram-se no interior de Pernambuco. No território onde hoje se localiza o município de Iati, então chamado de Açude Velho no Sítio Federação foi fundado um Mucambo. Em dialeto quibundo, a palavra refere-se a esconderijo, quilombo, choça. Também no século XVII os brancos apossaram-se da terra, afastando os negros e indígenas que lá habitavam.

O distrito foi criado em 1º de junho de 1892 e denominava-se Mocambo, subordinado ao município de Águas Belas. Em 1938, o Distrito passou a chamar-se de Iati. Em 26 de dezembro de 1963 foi desmembrado de Águas Belas, tornando-se Município Autônomo. Iati foi instalado em 14 de agosto de 1964.
Atualmente governado por Jorge de Melo Elias, o Padre Jorge, Iati é formado pela Sede, bairro Bela Vista e pelos distritos de Santa Rosa e Tancredo Neves (Quati). Distante 282 km da Capital do Estado com acessos pelas BRs 423 e 232, via Garanhuns, está situado na região do Agreste Meridional de Pernambuco e localizado na Microrregião de Garanhuns. Possui uma altitude de 472 metros acima do Nível do Mar e apresenta uma área territorial de 565km², equivalente a 0,36% do Estado e 6,96% da microrregião do Agreste Meridional.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO DO IATI – 50 ANOS DE EMANCIPAÇÃO POLÍTICA:

DATA: 14 DE AGOSTO DE 2014 (QUINTA-FEIRA)

ATIVIDADES:

6h – Alvorada com Fogos e Banda de Pífano (Diversas Ruas).

8h – Missa em Ação de Graças pelo Aniversário da Cidade (Igreja Matriz).

9h – Solenidade de Hasteamento dos Pavilhões Nacional, Estadual e Municipal – Sede da Prefeitura.

9h30mim – Corte do Bolo do Aniversário – Sede da Prefeitura.

12h – Salva de Fogos do Aniversário.

15h – Solenidade de Entrega das obras de Pavimentação Asfáltica – defronte ao Centro Cultural.

15h15mim – Apresentação da Orquestra Manoel Rabelo/Garanhuns – defronte ao Centro Cultural.

16h – Inauguração do Centro Cultural e Memorial de Iati (Arquivo Público Municipal/Museu Histórico), com a apresentação de Alunos dos cursos de Violino e Flauta da Secretaria de Assistência Social – defronte ao Centro Cultural.

17h – Lançamento do Selo Comemorativo – Iati 50 Anos.

18h – Salva de Fogos do Aniversário.

23h – Show com a Banda Dibôa (Palco montado na Praça Odete Tenório).

1h (Dia 15) – Show com Mano Walter (Palco montado na Praça Odete Tenório).

DATA: 15 DE AGOSTO DE 2014 (SEXTA-FEIRA)

TODAS AS ATIVIDADES NO PALCO/PRAÇA ODETE TENÓRIO:

15h – Apresentações Culturais das Escolas Municipais

17h – Apresentação do Grupo de Dança da Escola Estadual.

19h – Apresentação do Grupo de Dança do Quilombo/Sítio Retiro.

20h – Encontro de Grupos de Capoeira.

21h – Apresentação da Quadrilha Estilizada Pisada Nordestina.

22h – Apresentação do Grupo Batuque.

23h – Programa de Zezinho de Garanhuns/Rádio Sete Colinas FM, com apresentação de forrozeiros convidados e artistas locais.

DATA: 16 DE AGOSTO DE 2014 (SÁBADO)

ATIVIDADES:

8h – Ação de Educação & Saúde no bairro Bela Vista – defronte a Churrascaria de Assis.

10h – Inauguração da UBS do Bairro Bela Vista e Entrega de uma Ambulância 0Km – defronte ao Posto de Saúde/Bela Vista.

14h – Abertura do Campeonato de Futebol – Estádio Municipal.

18h – Finais do Campeonato de Badminton – Quadra Santa Terezinha.

20h – Finais do Campeonato de Futsal – Quadra Santa Terezinha.

22h – Show com a Banda Doce Tentação (Palco montado na Praça Odete Tenório).

0h – Show com a Banda Amor Eterno (Palco montado na Praça Odete Tenório).

DATA: 17 DE AGOSTO DE 2014 (DOMINGO)

ATIVIDADES:

8h – Saída da 5ª IATRILHA (Trilha de Motos) – defronte a Quadra Santa Terezinha.

15h – Almoço com os Trilheiros – defronte a Quadra Santa Terezinha.

16h – Encontro de Paredões – Praça Odete Tenório.

20h – Show com a Banda Marreta é Massa (Palco montado na Praça Odete Tenório).

0h – Show com a Banda Forró dos Balas (Palco montado na Praça Odete Tenório).