segunda-feira, 11 de abril de 2016

Memorial que preservará a história de Zabé da Loca foi inaugurado em Monteiro na paraiba


A inauguração aconteceu dentro da programação do 7º Festival de Cultura Popular do Cariri Paraibano Zabé da Loca, realizado desde sexta-feira (8) na cidade. Aos 92 anos, Zabé parou de tocar, mas seu legado permanece.

O Complexo Turístico Zabé da Loca, inaugurada no domingo (10) resgata a história de Zabé da Loca, a pifeira pernambucana que viveu 25 anos em uma loca na zona rural do município de Monteiro, no Cariri paraibano.

O complexo inclui um restaurante, um memorial à pifeira e uma visita à loca onde ela morou. “O memorial servirá para preservar a história de Zabé da Loca, assim como toda a região e os seus moradores”, afirma Eliane Andrade, secretária executiva de Cultura de Monteiro.

Além da inauguração do complexo, a programação ainda teve uma visita a Rota Cariri Cultural, Mazurcada e uma apresentação especial do cantor Dejinha de Monteiro.

O 7º Festival de Cultura Popular Zabé da Loca foi encerrada A noite com a 3ª Noite da Poesia no Teatro Jansen Filho.

TOYOTEIRO SANTA-CRUZENSE MORRE EM ACIDENTE NO DISTRITO PÃO DE AÇÚCAR


O acidente aconteceu durante a madrugada desta segunda-feira (11) na BR-104 no Distrito Pão de Açúcar no município de Taquaritinga do Norte no Agreste de Pernambuco.
Segundo informações repassadas ao Blog, a Toyota Bandeirante de cor branca e placas KHL-2893 era conduzida por José Francisco de Barros, de 45 anos de idade, que acabou perdendo o controle do veículo na ponte localizada na altura do quilômetro 22 e capotou para fora da pista de rolamento.


Além do motorista, a Toyota era ocupada por mais cinco passageiros que ficaram feridos e foram socorridos em viaturas do SAMU da região para o Hospital Regional do Agreste (HRA) de Caruaru. Já o José Francisco não teve a mesma sorte, foi arremessado do veículo e acabou morrendo no local. 

A vítima fatal residia na Rua Antônio Gonçalves de Lima no bairro Rio Verde em Santa Cruz do Capibaribe. O corpo dele foi encaminhado para o IML da cidade de Caruaru logo depois que a Polícia Civil realizou o levantamento cadavérico.

Fonte: Blog agreste noticia

Homem tenta matar o próprio primo por conta de briga política em Boa Vista

A disputa partidária ainda sequer começou, mas os acirramentos na pequena cidade de Boa Vista, já estão bem intensos.No início da noite deste domingo, dia 10 de abril, um atrito entre dois primos por muito pouco não acabou em morte.

A vítima foi o auxiliar de escritório, Manoel Vasconcelos Aragão (foto), de 32 anos.

Ele contou que passava de carro no Centro da cidade na companhia de outros familiares quando todos foram surpreendidos. “Passamos no carro e ele estava no bar, quando percebeu que éramos nós dentro do veículo, ele pegou um das cadeiras do bar e jogou no carro. Quando descemos para ver o que havia acontecido, ele já partiu para cima de mim armado com uma faca. Se não tivesse tentado me livrar, não estava aqui pra contar a história, porque que veio pra me matar mesmo” comentou a vítima na Central de Polícia de Campina Grande, onde registrou a ocorrência.

Segundo a vítima, o acusado é seu próprio primo, o estudante universitário Ian George Gomes, que após a tentativa de homicídio, conseguiu fugir.


Na ocorrência, Manoel Vasconcelos confirmou que todo atrito é motivado por disputa partidária. “Ele não aceita que votemos em um partido diferente do dele. Todo mundo na cidade sabe das confusões que Ian apronta, tanto é que ele já responde a outros processos” completou.

O rapaz foi ferido no braço esquerdo e socorrido para o hospital. Após registrar a tentativa de assassinato, ele foi encaminhado para o Numol, onde fez exame de corpo delito.

O acusado do crime não foi localizado.

Agora, a investigação será conduzida pelo delegado de Boa Vista.

POPULAR DE SANTA CRUZ DO CAPIBARIBE MORRE EM ACIDENTE NA PARAÍBA


Morreu em um acidente de trânsito na PB-214 nas proximidades do município do Congo no estado da Paraíba, durante a manhã desta segunda-feira (11), o popular “Gonzaga do Espetinho”, que estava conduzindo a motocicleta Honda Bros de cor preta e placa NXU-6113, quando na curva depois do Sítio Pindurão e antes da ponte, acabou sobrando e colidindo com uma cerca de arame farpado.



Devido à gravidade dos ferimentos Luiz Gonzaga do Nascimento, de 55 anos de idade, morreu antes mesmo da chegada do SAMU que constatou apenas o óbito.

O corpo será encaminhado para o IML da cidade de Campina Grande também na Paraíba. A vítima residia na Rua Wellington M. de Araújo no Centro de Santa Cruz do Capibaribe.

Segundo informações  “Gonzaga do Espetinho” seguia com destino a cidade de Monteiro-PB para visitar um filho que se encontra preso na Cadeia Pública daquela cidade.

As charges do dia...


Mulher morre vítima de atropelamento em Toritama

Fotos Ademilton Silva.

Na noite deste Domingo (10/Abr), policiais militares do 24° BPM receberam informações de um atropelamento com vítima fatal na PE-90 zona rural de Toritama-PE.

Os policiais seguiram até o local, e constatou o fato, a vítima foi Marlene de Melo Silva, 30 anos, natural de Capoeiras-PE, e residia no loteamento Novo Coqueiral na Capital do Jeans. Testemunhas informaram a policia que a vítima teria discutido com o esposo em um Bar, nas proximidades de onde aconteceu o fato, e disse a ele que iria se jogar na frente de um veículo.

O SAMU foi acionado para fazer o socorro da vítima, mais chegando ao local constatou que ela já estava sem vida.

A polícia militar fez o isolamento da área até a chegada da polícia civil, que realizou o levantamento cadavérico e encaminhou o corpo para o IML de Caruaru-PE.
Fonte: Blog Santa Cruz Mais

BEPI ERRADICA PLANTIO DE MACONHA NA ZONA RURAL DE PARNAMIRIM/PE


No domingo (10/4), uma equipe do BEPI recebeu uma informação de que possivelmente havia um plantio de maconha no Sítio Jurema, zona rural do município de Parnamirim, Sertão pernambucano.

Segundo a PM, os policiais foram até o endereço denunciado para averiguar a veracidade das informações e após várias incursões pela caatinga, foi localizado um rancho de apoio utilizado pelos meliantes que já não se encontravam mais no local, uma plantação com aproximadamente 11 mil pés de maconha e 326g da citada erva, pronta para comercialização. A plantação foi erradicada e incinerada no local.

Uma amostra da planta, juntamente com a droga pronta para comercialização foi entregue na Delegacia de Polícia Civil de Salgueiro para que fossem tomadas as medidas cabíveis.

Jovem é preso portando revólver e munição em de São José dos Cordeiros

A Polícia Militar realizou a prisão em flagrante de Tércio Sales Carvalho, de 24 anos, no centro de São José dos Cordeiros na noite deste domingo (10). O jovem havia participado de uma vaquejada e tinha voltado para a cidade quando a polícia foi informada de que ele estava armado.

Quase em frente à delegacia, os PM’s abordaram o jovem. Segundo informações apuradas pela reportagem do portal De Olho no Cariri, ele ainda tentou sacar o revólver contra os policiais, mas foi detido e levado para a Delegacia.

Lá, ele foi autuado pelo porte ilegal de armas, mas foi liberado após pagar dois salários mínimos de fiança. Junto à arma, foram apreendidas ainda munições intactas. A prisão foi comandada pelos soldados Barros Júnior e Cândido.

Homem morre em acidente de moto em Taperoá


Já se tornou rotineiro os acidentes de motos em Taperoá, a falta de fiscalização faz aumentar a cada momento o índice de acidentes na cidade.

Neste domingo (10) mais um registro, em frente a AABB. O piloto da moto chamado de Zé Carlos foi entrar no Conjunto Maria Alice quando se deparou com outra moto vindo em sentido contrario chegando a atingi-lo. A moto atingida estava com dois garupas uma criança e uma mulher, que passam bem. Zé Carlos, entretanto, morreu na hora. O outro condutor da moto foi socorrido e levado para o Hospital Geral de Taperoá (HGT).

Enquanto não houver fiscalização os índices de acidente de motocicletas devem aumentar consideravelmente. Em Taperoá, como em todo o Cariri, é grande também o registro de menores pilotando motos, muitas das vezes com imprudência e na frente das autoridades policiais.

Data de audiência dos acusados de morte de Éverton em Sumé é definida

A primeira audiência de instrução e julgamento dos quatro acusados de participação do assassinado do menino Éverton Siqueira, de 5 anos, encontrado morto em outubro de 2015, foi marcada pela juíza Michelini Jatobá

Para o próximo dia 18 de maio, no Fórum Desembargador Arquimedes Souto Maior Filho, às 8h30, em Sumé, município do cariri paraibano, onde ocorreu o crime. A definição da data foi confirmada no início da tarde da ultima quinta-feira (7) pela própria magistrada. O caso completa seis meses na próxima quarta-feira (13).

Éverton foi achado morto em um matagal no início da manhã do dia 13 de outubro de 2015 com o tórax aberto e o pênis decepado. Segundo as investigações da Polícia Civil, o menino foi morto durante um ritual simbólico que envolveu quatro pessoas em 12 de outubro, Dia das Crianças.

Foram denunciados pelos Ministério Público da Paraíba a mãe do menino, o padrasto, um amigo da família e o suposto pai de santo que teria sido responsável por comandar o ritual. Eles são acusados dos crimes de morte por motivo torpe, crime cruel praticado mediante tortura, impossibilidade de defesa da vítima, ocultação e destruição de cadáver, humilhação a cadáver e associação criminosa.

De acordo com a juíza Michelini Jatobá, estão detidos em presídios de João Pessoa a mãe de Éverton, o padrasto e o amigo da famílias. Já o suposto pai de santo foi transferido da capital para um presídio em Catolé do Rocha, no Sertão paraibano, por questões de segurança “Essa mudança retardou o cumprimento da carta precatória expedida para citação do acusado, mas tudo foi resolvido na ultima quinta-feira”, explicou a juíza.

Ainda conforme a magistrada, a defesa da mãe do menino e do amigo da família já havia sido nomeada e é o defensor público Antonio Ventura Chaves. Em contato com o G1 por meio da juíza, ele preferiu não se pronunciar a respeito do caso porque não teve uma conversa direta com os acusados. Michelini Jatobá informou que os defensores públicos dos outros acusados foram nomeados por ela também na ultima quinta-feira. O promotor do caso é Rodrigo Sá Pires.

“Na audiência de instrução e julgamento serão ouvidas as testemunhas arroladas pelo Ministério Público e pela defesa. Também vai acontecer os interrogatórios dos quatro acusados, que serão trazidos dos presídios com todo apoio na condução por parte da Secretaria de Administração . É um processo complexo devido a quantidade de réus”, disse a juíza, complementando que o Tribunal de Justiça da Paraíba sabe da repercussão do caso e todo um esquema de segurança será montado no dia audiência para garantir a audiência dos envolvidas.

O caso

Depois que o corpo de Éverton foi encontrado, um outro homem, que tinha deficiência mental, chegou a ser preso. O homem havia sido apontado como autor do crime pelo padrasto do menino, na tentativa de conseguir ser inocentado. Enquanto estava preso e as investigações ocorriam, ele acabou sendo morto e, segundo a polícia, o principal suspeito deste crime é o padastro de Éverton. Ainda conforme a polícia, o homem que tinha problemas mentais era inocente.

Com G1 PB

Edson Vieira deve mais de um milhão e setecentos mil à Santa Cruz Prev


O total que a prefeitura deixou de repassar para a Previdência Social de Santa Cruz do Capibaribe - RPPS já ultrapassou R$ 1.700.000,00 (um milhão e setecentos mil reais). Essa quantia é referente aos meses de outubro de 2015 a Fevereiro de 2016.

Na reunião que aconteceu na ultima sexta-feira (08), pela manhã, na sede da autarquia, esses números foram mostrados pela diretora presidente Elaine Silva. Ela falou que a Santa Cruz Prev fez as cobranças e o prefeito pediu parcelamento do débito.

Várias outras questões foram levantadas pelo Conselheiro Lucas Evangelista e também pelo vereador Ernesto Maia e o advogado do Sindservidor Neydson Ferreira. Alguns documentos foram solicitados e a gestora da Santa Cruz Prev disse que vai providenciar.

Marina Silva recomenda que Rede vote a favor do impeachment de Dilma



A ex-senadora e líder da Rede Sustentabilidade Marina Silva disse no ultimo sábado (9) em Chicago, nos Estados Unidos, que recomendou ao partido que vote a favor do impeachment da presidente Dilma Rousseff na comissão especial da Câmara dos Deputados.

Marina explicou que a Rede não trabalha com enquadramento de votos, mas com consenso progressivo, e que no plenário cada deputado terá a oportunidade de se expressar contra ou a favor.

Ela voltou a defender a cassação da chapa que elegeu a presidente Dilma Rousseff e o vice Michel Temer, pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

“O melhor caminho é o caminho do TSE. Porque o caminho do TSE, se ficar comprovado que o dinheiro do ‘petrolão’ foi utilizado para fraudar as eleições, deve ser caçada a chapa Dilma-Temer. Eu não consigo entender como uma parte do fruto, que está todo ele estragado, é lançada fora e com a outra parte você faz o suco”, afirmou.

Homicídios voltam a crescer em Pernambuco no mês de março

Cabo da PM teria reagido a assalto a mercadinho e acabou morrendo; sensação de insegurança no estado vem crescendo (Foto: Reprodução/TV Globo)

O número de homicídios voltou a crescer em Pernambuco no mês de março, após redução em fevereiro. Foram registrados 395 crimes violentos letais intencionais (CVLI) no período, segundo balanço divulgado pela Secretaria de Defesa Social (SDS). O número é 18% maior que os 335 homicídios que foram registrados no terceiro mês do ano de 2015.

De janeiro a março, o estado registrou 1056 homicídios, o que representa um aumento de 7% em comparação com o mesmo período do ano passado, quando Pernambuco teve 983 CVLI registrados. Nos três primeiros meses do ano, o Recife teve 157 homicídios registrados, contra 147 do mesmo período de 20215.

Somente em fevereiro o estado registrou número menor de mortes que o ano anterior, com 6% menos homicídios – índice abaixo da meta de 12%, instituída pelo Pacto pela Vida. Em fevereiro do ano passado, Pernambuco teve 325 mortes por crimes, contra 307 deste ano.

Para a Organização Mundial da Saúde (OMS), locais com índices iguais ou superiores a 10 a cada 100 mil habitantes são tidos como zonas endêmicas de violência. Apenas 18 localidades pernambucanas estão abaixo desse índice em março: Afogados da Ingazeira, Alagoinha, Bodocó, Brejinho, Calçado, Carnaíba, Cedro, Fernando de Noronha, Granito, Iguaraci, Ingazeira, Jurema, Manari, Moreilândia, Salgadinho, Santa Terezinha, Tacaratu e Vertente do Lério.
Fonte: G1 caruaru

PRESA ESTELIONATÁRIA QUE ESTAVA TENTANDO DAR UM GOLPE DE R$ 135 MIL REAIS CONTRA A CAIXA ECONÔMICA FEDERAL


Policiais Militares lotados no 19º Batalhão que fica localizado na Rua Francisco Barreto, s/n – Ipsep-Recife/PE conseguiram prender LEDA MARIA NOBRE DOS SANTOS, vendedora, 34 anos, divorciada, natural de Recife/PE e residente em Jaboatão dos Guararapes/PE (não possui antecedentes criminais). A prisão aconteceu no dia 08.04.2016, por volta das 15:30h quando policiais militares foram acionados pelos representantes da Caixa Econômica Federal com o objetivo de atender uma ocorrência de assalto, porém ao chegarem na agência foram informados de que na realidade se tratava de uma estelionatária que já se encontrava detida por vigilantes do banco porque havia tentado sacar a quantia de R$ 135 mil reais de forma fraudulenta utilizando para isso documentos falsos em nome de uma correntista verdadeira.

Em seguida baseado em informações fornecidas pela presa procederam diligências em Boa Viagem e Jaboatão dos Guararapes com vista a identificar um possível integrante da quadrilha que estava na companhia de LEDA, sem, contudo, obter êxito, porém ao ser feito um outro deslocamento até a residência dele que fica localizada em Moreno/PE, ao chegarem lá, perceberam que a porta estava aberta e ao adentrarem encontraram em um dos cômodos da casa um revólver calibre 38 com cinco munições.

Terminado os trabalhos investigativos a detida recebeu voz de prisão em flagrante foi informada dos seus direitos e garantias constitucionais, e em seguida conduzida para a sede da Polícia Federal que fica localizada no bairro do Recife Antigo onde acabou sendo autuada pela prática do crime contido no artigo 171, § 3º c/c art.14 inciso II (tentativa de estelionato contra entidade de direito público) e caso seja condenada poderá pegar penas que variam de 1 a 5 anos de reclusão. Após a autuação, a presa realizou Exame de Corpo de Delito no IML-Instituto de Medicina Legal e em seguida foi encaminhado para o Colônia Penal Feminina onde ficará à disposição da Justiça Federal devendo comparecer à audiência de custódia. Além do revólver calibre 38 e as munições, também foram apreendidos documentos como: cópias de identidade, extratos de cartão de crédito, procurações, carteira de trabalho e um telefone celular.

No interrogatório da presa ela informou que conheceu 3 suspeitos quando estavam tentando sacar de forma fraudulenta valores numa empresa de concessão de empréstimos na qual ela trabalhava, o saque não foi obtido, porém os suspeitos voltaram a lhe procurar lhe oferecendo a proposta de obter senhas de clientes através de procurações e documentos falsos com o objetivo de sacar e transferir valores em dinheiro de forma fraudulenta e por cada transação realizada ganharia a importância de R$ 500 e R$ 1.000 reais dependendo dos valores.

Disse também que resolveu aceitar a proposta por estar passando por situação financeira difícil para sustentar seus 3 filhos e que no mês de março utilizando esta mesma tática conseguiu transferir de uma conta bancária de clientes de diversos bancos duas transferências para contas dos bandidos no valor de R$ 45 mil reais e em outra ocasião foi feita um saque de R$ 5 mil e uma transferência no valor de R$ 145 mil reais. Na ocasião em que foi presa estava novamente tentando sacar R$ 5 mil reais e uma transferência no valor de R$ 130 mil reais. A Polícia Federal investiga e não descarta a possibilidade de haver participação de pessoas ligadas aos bancos que poderiam estar fornecendo informações privilegiadas dos dados bancários das contas dos clientes (nome, filiação, endereço, CPF, nº da conta e valores contidos) e de cartórios para confecção das procurações, para que a quadrilha possa então realizar a falsificação dos documentos com o objetivo de obter o dinheiro das contas dos correntistas.