sexta-feira, 14 de junho de 2019

CARUARU: Central comemora 100 anos neste sábado com café da manhã e jogo de portões abertos no Lacerdão

Foto: Izaias Rodrigues/Rádio Liberdade

Fundado em 15 de junho de 1919, o Central Sport Club comemora 100 anos neste sábado (15). Várias homenagens estão marcando o Centenário da Patativa.

Na terça-feira (11), aconteceu Reunião Solene na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) e nesta sexta (14) foi a vez da Câmara de Vereadores de Caruaru homenagear a Patativa com Sessão Solene de entrega da Medalha de Honra ao Mérito Gersino Pereira Tabosa.

Neste sábado, às 7h30, haverá hasteamento da bandeira no Lacerdão, execução do Hino Nacional e 100 tiros de bacamarteiros. Em seguida, no Teatro Difusora, café da manhã com homenagens a ex-jogadores, ex-presidentes, autoridades, patrocinadores e colaboradores, além de declamação de cordel e corte do bolo.

As homenagens seguem à tarde, nos gramados do Lacerdão, com o jogo Central x Jacuipense-BA, às 16h, pela Série D do Brasileirão, de portões abertos. Não haverá cobrança de ingresso para o confronto.

O nome do clube veio da Estrada Central de Ferro de Pernambuco, ferrovia que, à época, ligava Caruaru ao Sertão. As cores do uniforme teriam como inspiração o símbolo do time: a patativa, pássaro de pequeno porte, preto e branco.

Em 2018, o Central teve um dos melhores desempenhos de sua história. Após vencer o Sport por 1 a 0 na semifinal, o clube se classificou pela primeira vez à final do Campeonato Pernambucano, contra o Clube Náutico Capibaribe.


Fonte: Rádio Liberdade de Caruaru - PE

HOMICIDIO - Jovem é assassinado no meio da rua no centro da cidade do Congo no Cariri Paraibano.

Mais um homicídio foi registrado no Cariri Paraibano nesta sexta-feira (14). Um jovem foi assassinado e outro ficou ferido em meio a vários disparos efetuados contra eles em pleno centro da cidade do Congo.

O crime vitimou o jovem Abraão, filho de Eduardo Nunes, e os disparos ainda atingiram outro jovem que estava com ele.

Não há pistas de quem possa ter cometido o assassinato, mas a principal suspeita é para crime de execução. O jovem que sobreviveu recebeu os tiros na perna e foi socorrido pelo Samu.

A região do Cariri Paraibano registrou apenas nesta sexta (14) dois homicídios, sendo um em Serra Branca e outro na cidade do Congo.

Ivete Sangalo desembarcou no Aeroporto de Petrolina na manhã dessa sexta

A cantora juazeirense Ivete Sangalo desembarcou na manhã desta sexta-feira (14), no Aeroporto Senador Nilo Coelho em Petrolina, PE. Ivete foi recebida por fãs e simpatizantes que já aguardam seu show na noite de hoje no São João da cidade.

Cheia de simpatia, a artista deu autógrafos e cumprimentou os olhares que a cercavam. A cantora se apresenta hoje (14), às 23h30 no Parque de Eventos Ana das Carrancas.

Reeducandos colhem mais de 40 mil espigas de milho no São João

Fotos: Divulgação/Seres

Graças aos reeducandos, não vão faltar comidas típicas de milho nas festas juninas das unidades prisionais de Pernambuco. A safra – em torno de 35 mil espigas - do Centro Regional do Agreste (CRA), em Canhotinho, Agreste do Estado, plantada por 60 detentos do regime semiaberto será colhida até o dia 20 de junho e distribuída entre as unidades do Estado, todas ligadas à Secretaria Executiva de Ressocialização (Seres).

A Colônia Penal Feminina de Buíque (CPFB), no Agreste Pernambucano, também terá a sua participação nas guloseimas do período junino. As reeducandas plantaram três mil pés de milho e vão colher mais de quatro mil espigas, essas servirão para a festa da própria unidade prisional. As três colônias penais femininas: de Buíque, do Recife e de Abreu e Lima estão preparando uma programação especial para o São João.

PDT realiza formação política de mulheres esta sexta (14) e sábado (15) em Caruaru

A história de luta das mulheres é longa e o processo de inserção delas na política é antigo. E, apesar da ativa participação feminina brasileira, sua presença nas esferas do poder ainda é baixa, de acordo com um ranking realizado há dois anos que avaliou a penetração política por gêneros em 146 países, preparado pela União Interparlamentar. No estudo, o Brasil ocupou o modesto 110º lugar, atrás de nações como Togo, Eslovênia e Serra Leoa, um cenário que reflete a somo de mulheres nas Câmaras estaduais, nas Assembléias estaduais e no Senado: cerca de 7.892 parlamentares mulheres que representam os brasileiros nas diferentes cadeiras políticas. Para estimular e ampliar a atuação do corpo feminino na luta política do país, acontece em Caruaru movimentações com esta pauta nesta sexta (14) com a Formação Política e no sábado (15) com a Convenção Estadual com a participação da presidente nacional da Ação da Mulher Trabalhista – AMT, Miguelina Vecchio, no Assentamento Normandia, respectivamente das 13h às 17h e das 9h às 13h. “Queremos agregar um debate que possa dar apoio e contribuir para que as mulheres cada vez mais tenham voz ativa e participativa nos movimentos políticos e sociais como nas próprias esferas políticas do governo e do congresso nacional”, destaca o deputado José Queiroz do PDT, um dos anfitriões dos encontros.

Com o apoio dos deputados federal de Pernambuco Wolney Queiroz e estadual José Queiroz do PDT, os dois encontros são coordenados pelo movimento Ação da Mulher Trabalhista – AMT do Partido Democrático Trabalhista e pretendem reunir mais de 200 mulheres em Caruaru, que sediará essa movimentação. Terra natal dos parlamentares, a cidade é um dos principais municípios do estado e também o maior domicílio eleitoral do Agreste. Por isso, será palco para discutir pautas que reforçam o papel e participação do público feminino nas ações políticas brasileira, entre as quais a representante nacional se enquadra com seu ativismo e sua ampla movimentação para estimular maior participação política das mulheres em diversos setores políticos e sociais. Para tanto, entra em discussão esta sexta (14), a partir das 13h, a questão “Mulher e Poder – O impacto da intervenção feminina na política” com presença ainda de Denise Maria de Assis, presidente da AMT - Ação da Mulher Trabalhista de Pernambuco (AMT/PE), a pesquisadora gaúcha Kizzy Vecchio da Costa e a presidente da AMT/ RS e secretária nacional de Assuntos de Organização do PDT, Salete Beatriz Roszkowski, que Irão colocar em mesa de debate a discussão sobre “Organização Social e Transformação – Conselho dos direitos das mulher e a importância da sociedade civil”. No sábado (15), juntamente com a presidente da AMT/PE Denise Maria de Assis, a presidente nacional da Ação da Mulher Trabalhista, Miguelina Vecchio, inicia a Convenção Estadual com palestra sobre “A importância da Mulher na Política”, das 9h às 13h.

O encontro contará ainda com votação para o diretório estadual da Ação da Mulher Trabalhista do PDT de Pernambuco - AMT/PE no encerramento da Convenção Estadual do PDT, no sábado (15).

POLÍCIA CIVIL COM O APOIO DA POLÍCIA MILITAR APREENDEU DOIS ADOLESCENTES QUE MATARAM UMA MULHER EM CUPIRA - PE


Na noite da terça-feira (11), foi assassinada a tiros dentro de casa no Bairro Mutirão em Cupira, Silvânia Maria da Silva, de 38 anos. Ela estava acompanhada de duas filhas quando chegaram dois elementos numa moto, arrombaram o cadeado da porta e mataram a vítima a tiros na sala da casa. Ela deixou cinco filhos menores.

Diante da notícia, mesmo fora do expediente, os agentes e o delegado Dr. Ighor Nogueira, se reuniram e iniciaram as diligências, por meio das quais, logo se descobriu que os algozes utilizaram uma motocicleta, de cor; Vermelha, para o cometimento do crime. Eles usavam capacetes e arrombaram o cadeado que guarnecia a casa da vítima com uma marreta.

Populares também informaram as características físicas de dois adolescentes que após algumas buscas, os policiais descobriram onde eles moravam. Logo na primeira residência, no momento em que os policiais bateram na porta, duas pessoas tentaram se evadir pelos fundos da casa, mas, não contavam que os policiais Ewerton e Gilliard já estavam guarnecendo a retaguarda e deram voz de parada no momento em que estavam para pular o último muro. Os adolescentes retornaram e se esconderam. Após intensas buscas e com o apoio do GATI e do Ordinário da PM de Cupira, os dois acabaram sendo localizados. Com eles, foi ainda localizado um quilo de maconha.

Durante as buscas, também foram localizados os capacetes, a moto e a marreta utilizada. A marreta, inclusive, trazia ainda a marca do cadeado dourado que acabara de ser danificado. Os dois foram apreendidos pelos atos infracionais de tráfico e homicídio. Resposta rápida a um crime que chocou a cidade.

Os adolescentes foram apresentados ao Ministério Público, onde um deles confessou toda a trama infracional.

A vítima era portadora de leves psicopatias, era frequentadora ativa da Delegacia e do Fórum da cidade, onde encontrava pessoas amigáveis e dispostas a ajudar com seus problemas e isso, gerou uma repulsa nos menores que viviam traficando drogas na localidade e acharam que haviam sido denunciados por ela.

Da delegacia de Cupira, além do Delegado, Dr. Ighor Nogueira, participaram da ação o escrivão Pedrosmar Duarte, o Comissário Rômulo Santos e os agentes Monique Rocha, Daniel Santana, Gilliard Geraldino e Ewerton Morais e contaram com o valoroso apoio de policiais militares do pelotão local e o GATI.