segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Rede Cegonha vem para mudar a vida de mães usuárias da rede de saúde pública

A cidade de Caruaru, no Agreste pernambucano, está prestes a receber o programa do Governo Federal, Rede Cegonha. Inicialmente serão beneficiados os municípios da Região Metropolitana do Recife e Petrolina.

O objetivo do programa é combater práticas que elevam as taxas de mortalidade materna e infantil. Entre os muitos benefícios, a rede oferece as mães ajuda de custo para se deslocar de casa até a cidade onde dará a luz.

“Esse programa visa o acompanhamento das gestantes desde o início da gestação até o momento em que a criança completa dois anos de idade”, informou o gerente da IV Geres, Djair Ferreira.

Um detalhe importante é que com o Rede Cegonha o bebê que nascer fora do domicilio dos pais não terá certidão de nascimento com o nome da cidade onde nasceu, mas de onde irá morar com os pais.

“Com esse programa será possível através de orientação e acompanhamento saber qual é maternidade que ela irá ter seu filho, para no momento do parto ela não ficar perdida procurando uma vaga ”, afirmou.


DADOS - De acordo com a última Pesquisa Nacional de Demografia e Saúde da Criança e da Mulher (PNDS) finalizada em 2006, no Brasil, 46% das gestações não são planejadas. Essas gestações ocorrem em 98 mil adolescentes na faixa etária de 10 a 19 anos. Estima-se ainda que se realize no Brasil mais de 1 milhão de abortos por ano, a maior parte em condições inseguras.

Jovem é morto a tiros após discussão com amigos

Um homem foi morto na madrugada desta segunda-feira (10) no bairro Boa Vista II, em Caruaru, Agreste pernambucano.

José Romero Correia Quirino, 24 anos, estava bebendo com amigos no Bar da Baiana, quando houve um desentendimento entre eles que culminou em mais um homicídio. Ele foi atingido com três tiros, sendo dois no tórax e um no pescoço. A vítima ainda foi socorrida, mas faleceu no Hospital Regional do Agreste (HRA).

O corpo da vítima foi encaminhado para o IML de Caruaru.

BUDEGA NORDESTINA

Acesse WWW.budeganordestina.com Informação cultura curiosidades fotos é vídeos Com quem e noticias !!! www.budeganordestina.com budega no radio de segunda a sexta – feira das 04 as 06:30 com Paulo Viana,na rádio IGM 88,9 Paulo Viana ar voz do radio esta também no programa a hora da verdade na radio farol FM 90,5 das 07 as 80:00 de seunda a sexta feira Divulgue com seus amigos. Aqui você pode participar, é só manda mensagem de texto para (81) 9704-3456. Ou (81)9428-8603 O no e-mail. budeganordestina@gmail.com mande a sua opinião sua critica a sua sugestão interaja com nosso

Nobel de economia 2011 vai para Thomas Sargent e Christopher Sims

Os pesquisadores norte-americanos Thomas Sargent e Christopher Sims foram os escolhidos para o Nobel de economia 2011, informou nesta segunda-feira (10) a Academia Real das Ciências da Suécia, por "sua pesquisa empírica em causa e efeito na macroeconomia".

Thomas J. Sargent, nascido em 1943, em Pasadena, Califórnia, é professor na Universidade de Nova York. Se eu tivesse uma resposta simples para isso (a crise) estaria espalhando para o mundo. Não há resposta simples".

Os dois pesquisadores receberão US$ 1,5 milhões.

Christopher A. Sims nasceu em 1942 em Washington e é professor na Universidade de Princeton.

Os pesquisadores foram premiados por pesquisa que analisou a relação de causa e efeito das políticas macroeconômicas adotadas pelos governos, como corte de gastos do governo e aumento de juros, e como elas afetam a economia.

Desde o início da crise financeira internacional, em 2008, tais medidas têm sido a base das ações de governos em todo o mundo para combater a retração.

De acordo com a Academia, os laureados desenvolveram métodos para responder perguntas como as seguintes:

"Como o PIB e a inflação são afetados por uma alta temporária na taxa de juros ou um corte de impostos? O que acontece se o banco central fizer uma mudança permanente em sua meta de inflação ou se o governo alterar sua meta para o orçamento"?


Ao telefone com o comitê do Nobel, instantes após o anúncio, Sims disse que o prêmio foi inesperado. "Estava dizendo às pessoas que eu não deveria levar", disse.

Questionado sobre como seu trabalho poderia ser usado para ajudar a resolver a crise financeira global, Sims, foi cauteloso: "Se eu tivesse uma resposta simples para isso estaria espalhando para o mundo. Não há resposta simples".

Confira a previsão do tempo para esta segunda-feira

A previsão do Instituto Nacional de Meteorologia de Pernambuco para esta segunda-feira (10) é de tempo nublado a parcialmente nublado com possibilidade de chuva em áreas isoladas do leste. Parcialmente nublado a claro nas demais áreas.

Em Caruaru, sol com algumas nuvens. Não chove. Temperatura estável, variando de 20°C a 32°C.

Começam Inaugurações em Pão de Açúcar.



Na tarde-noite de 08 de outubro, a maratona de inaugurações de obras em Taquaritinga do Norte teve mais uma etapa: a inauguração do calçamento da Rua Getúlio Vargas, a primeira no Distrito de Pão de Açúcar, obra de grande importância realizada em parceria com a Câmara de Vereadores, na gestão do vereador Luiz Floriano (Batata) que quando presidiu a Câmara (2009 e 2010), estabeleceu parceria com a Prefeitura, fato que possibilitou a construção de calçamento em Placas, da Rua Pedro Pereira, da colocação de luminárias nos novos loteamentos e outras relevantes ações que melhoraram a vida do povo de Taquaritinga, sendo esta parceria não continuada pela atual presidência da Casa Legislativa Miguel Lucas de Araújo.
O povo nas ruas, foguetório, banda de música, discursos e outras manifestações contrastaram com a plena satisfação dos moradores dessa rua, a primeira a ser inaugurada no Distrito, os grandes beneficiados com esta importante obra que contemplou mais de 100 famílias de uma das mais importantes ruas da Capital da Camisaria.
“as parcerias ajudam o crescimento de nosso município. Enquanto presidi a câmara sempre busquei a união dos poderes e do povo, pois assim podemos ajudar o Prefeito a realizar obras importantes e melhorar a vida de nossa população”, afirmou o vereador Batata.
Outro entusiasta das parcerias é o Prefeito Evilásio: ”Sempre procurei administrar ouvindo o povo e sendo parceiro dele. Com as parcerias a população também governa conosco e se sente responsável pela realização das obras e ações”, declarou.
No próximo sábado (15/10) a Prefeitura de Taquaritinga do Norte estará inaugurando o saneamento e o calçamento do acesso ao CAIC, no Bairro Amorim, na sede do município, mais uma relevante obra de infra-estrutura que se torna real na atual gestão.

Conselho Tutelar de Toritama

Não tendo respostas do representante do nosso poder executivo para alguns pontos abordados, principalmente na ultima reunião com o prefeito da cidade de Toritama, o excelentíssimo senhor prefeito Flávio de Souza Lima, vendo a necessidade de melhoria de nossa estrutura, baseado em nossa demanda de casos e atendimentos.
Em reunião na ultima (Sexta-feira), dia 07 de outubro os membros do Conselho Tutelar de Toritama, abordaram dentre outros assuntos a decisão de será possível, paralisar seus trabalhos até que fossem cumpridos alguns pontos que foram abordados nas reuniões com o prefeito e até agora não houve respostas.
Na ultima reunião, foi solicitado que fosse atendido o que sugere a LEI Municipal 709/2001, que diz que para o funcionamento deste órgão o poder executivo disponibilizará de toda a atenção possível,de estrutura,funcionários e remuneração.
Mas na realidade, ainda não dispomos de secretário ou recepcionista como diz a lei já citada, zelador, quando precisamos viajarmos seja para treinamentos,capacitações ou atendimentos fora de nosso domicilio, é preciso arcarmos do próprio bolso pois não existe uma tabela exatas das diárias e nem um compromisso de depositá-las no tempo hábil, são pedidas com antecedência, mas quase sempre é disponibilizada alguns dias depois e por várias vezes com valores abaixo que se gastou.
E referente aos nossos salários em comparação a nossa demanda de casos e a alta periculosidade de sua maioria e em comparação com outros municípios estamos bem longe da realidade das cidades como Caruaru,Santa Cruz do Capibaribe e algumas cidades de grande portes da região metropolitana e outras grandes cidades do sertão.

Isso já mostrado em fatos e estudos feitos pela escola de conselhos e a própria secretaria da infância e juventude do estado, e estas cidades citadas além de terem toda a estrutura necessária os salários variam de três á seis salários mínimos.
Enquanto aqui nós somos além de conselheiros, recepcionistas, zeladores e etc, recebemos o equivalente a pouco mais de um salário,R$700,00 Reais.
Vale lembrar que não dispomos de profissionais como psicólogos, assistentes sociais e motoristas, mas somos amplamente atendidos pela equipe da secretaria de ação social, que sempre tem nos atendido com muita precisão e tem sido uma grande defensora nossa, a competentíssima Jeane César,secretária de ação social, a quem este conselho agradece o empenho da mesma para conosco.

E até reconhecemos que algumas mudanças positivas em nossa estrutura teve sua participação, contamos também com o Conselho de direito,COMDECA, que tem a frente a nossa amiga Jozeilda Grinauria, que também tem nos auxiliado e buscado soluções,mas sentimos uma falta de atenção maior é por parte do prefeito.

Atenciosamente, Wendell Galdino (Coordenador),Ivanildo Vieira,Lusmário Hilário,Juciana Tavares e Sivanildo Severino "Kiko".