quarta-feira, 7 de julho de 2010

Hospital de Taquaritinga do Norte volta a realizar cirurgias


No último dia do mês junino a população taquaritinguense teve um grande motivo para comemorar, pois foi reaberto o Centro Cirúrgico do Hospital Geral Severino Pereira, o qual é mantido pela FUNDATA – Fundação Municipal de Saúde de Taquaritinga do Norte.

O mesmo passou por algumas reformas de estruturação e voltou a funcionar beneficiando todos os munícipes que não precisarão se deslocar a outras cidades para realização de cirurgias de pequeno porte.

Esta a disposição de todos duas salas cirúrgicas das quatro que a instituição possui, totalmente equipadas com médicos altamente capacitados a realizarem cirurgias nas áreas de ortopedia, obstetrícia e clinica geral.

“Foi ótima essa reabertura do bloco cirúrgico, pois não precisarei ir à outra cidade para dar a luz. Estou aqui hoje super ansiosa, apenas esperando minha vez para entrar na sala de cirurgia e ver o rostinho de Maria Vitória”, disse muito feliz a agricultora Josélia Francisca.

Desde a reabertura do bloco já foram feitas mais de 20 cirurgias, e a procura por atendimentos no hospital cresceu cerca de 30%, o que só vem mostrar que a saúde na Dália da Serra está no caminho certo.

Henrique Figueirôa

Assessor de Imprensa e Marketing

Senado aprova regulamentação do piso nacional para professores

O Senado aprovou nesta quarta-feira (7) a regulamentação do piso nacional para professores, que prevê a correção anual com base no Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC). A proposta vai retornar para análise da Câmara dos Deputados. O piso, no entanto, já havia sido aprovado pelo Congresso e está em vigor.

Segundo a relatora, Ideli Salvatti (PT-SC), o valor mínimo a ser pago para todos os professores do país será de de R$ 1.024. O reajuste acontecerá todos os anos.

Ideli disse que o texto do Senado recebeu uma alteração vinculando o reajuste também ao custo por aluno dentro do Fundo Nacional de Desenvolvimento para a Educação Básica (Fundeb). O texto estabelece que o mínimo será o INPC e caso o valor do custo aluno suba em um ritmo maior este percentual será o acatado.

Fonte: G1

Delegado confirma que Bruno e Macarrão se entregaram à polícia

O delegado Felipe Ettore, da Divisão de Homicídios do Rio, confirmou na tarde desta quarta-feira (7) que o goleiro Bruno e seu amigo Luiz Henrique Ferreira Romão, conhecido como Macarrão, se entregaram na Polinter do Andaraí, na Zona Norte do Rio. Os dois serão levados para a DH do Rio, na Zona Oeste. Antes, porém, devem passar pelo Instituto Médico Legal para exame de corpo de delito.

Ettore disse também que o goleiro foi indiciado como o mandante do sequestro de Eliza Samudio, sua ex-namorada que está desaparecida desde o início do mês de junho. Ele disse que o menor que prestou depoimento na terça-feira (6) e Macarrão seriam os executores do sequestro de Eliza.

Bruno e Macarrão tiveram o pedido de prisão temporária decretada na manhã desta quarta-feira (7) e estão foragidos. O delegado disse que 15 equipes da DH do Rio estavam nas ruas à procura dos dois. À tarde, policiais estiveram na casa da ex-mulher do goleiro, Dayanne, para ver se Bruno estava lá. Eles também procuram um carro do jogador.

O delegado disse que o depoimento do menor ajudou na investigação. "Ele esclareceu muitos elementos e dúvidas que se tinham até então, muitos detalhes informados que depois de checados fizeram essas informações se sustentarem," disse o delegado. Ele confirmou também que o menor teria testemunhado o estrangulamento de Eliza, mas que o delegado disse não lembrar quem seria o assassino segundo o menor.

Denúncias

Desde a noite de terça-feira (6) até o início da tarde desta quarta-feira (7), o Disque-Denúncia do Rio recebeu 15 ligações sobre a possível localização do goleiro do Flamengo, Bruno Fernandes. As informações são do próprio órgão.Ainda de acordo com o Disque-Denúncia, desde o dia 26 de junho até esta quarta-feira (7) foram recebidas 30 ligações sobre o desaparecimento de Eliza.

No mesmo período, o Disque-Denúncia 181 de Minas Gerais recebeu 120 denúncias sobre o desaparecimento de Eliza Samudio, de acordo com a assessoria de imprensa do Instituto Minas Pela Paz. O 181 é um serviço da Secretaria Estadual de Defesa Social em parceria com o instituto. Desse total de denúncias, 30 teriam saído do Rio de Janeiro.

A assessoria do Instituto Minas Pela Paz afirmou ao G1 que não se manifesta sobre o teor das denúncias, pois se tratam de casos em investigação.

Pedido de Habeas Corpus
Um dos advogados do goleiro Bruno,
Michel Assef Filho, afirmou que vai entrar com pedido de habeas corpus. Ele esteve no Fórum do Rio nesta manhã para pegar a cópia do pedido de prisão temporária do atleta do Flamengo. Assef informou que não sabe onde Bruno está.

"Eu vou impetrar um hc (habeas corpus) porque no meu entendimento não há fundamento para a prisão. Assim que eu conseguir contato com Bruno claro que ele vai se apresentar à polícia", afirmou o advogado.

Sobre o depoimento do menor na terça-feira (6), que teria complicado a situação do goleiro e de seu amigo "Macarrão", Michel Assef Filho disse que ainda vai decidir se pede a anulação do depoimento.

Interrogatório
O
jovem de 17 anos, que foi apreendido pela polícia na casa do goleiro, prestou depoimento por mais de sete horas na terça-feira (6), na Divisão de Homicídios do Rio. O interrogatório pode ajudar a polícia a desvendar todo o mistério em torno do desaparecimento de Eliza. Ele foi levado para Minas, para ajudar nas investigações que estão centralizadas por lá.

O adolescente foi encontrado na casa do jogador na tarde desta terça-feira, após uma denúncia. O goleiro Bruno estava em casa e abriu a porta para os policiais. De acordo com a polícia, o depoimento do menor foi considerado esclarecedor, apesar de ele ter entrado em contradição várias vezes. Durante o interrogatório, ele confirmou que Eliza está morta.

Segundo a polícia, o adolescente mentiu em alguns momentos. No interrogatório, de acordo com a polícia, ele contou que ajudou o Luiz Henrique Romão a levar Eliza Samudio e o bebê do Rio para o sítio do goleiro, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (MG).

Fonte: G1

Polícia entra na casa em que estaria corpo de Eliza em MG

Policiais entraram, por volta das 15h20 desta quarta-feira (7), na casa em que estaria o corpo de Eliza Samudio, em Vespasiano (MG). De acordo com a Polícia Civil, entraram no imóvel bombeiros, peritos e delegados do Rio de Janeiro e de Minas Gerais com suas equipes.

Policiais que estão no local disseram que foram retirados do imóvel dez cães da raça rottweiler (sendo quatro adultos e seis filhotes) e um vira-lata. Os animais devem ser levados para o centro de zoonoses de Belo Horizonte.

Os vizinhos disseram que os cães são bravos. No portão do imóvel, há uma placa de alerta sobre os cachorros.

A assessoria de imprensa da Polícia Civil informou que as equipes chegaram à casa orientadas pelo menor que prestou depoimento, na terça-feira (6), no Rio de Janeiro. Ele foi levado para Minas Gerais. A rua foi isolada. Além de policiais civis e militares, bombeiros especializados em escavações estão no local.

O adolescente entrou no imóvel, usando uma blusa com capuz, mas ficou poucos minutos dentro da casa. A equipe de perícia tirou algumas fotos e o menor voltou para dentro de um carro da polícia.

Polícia se prepara para entrar na casa em que
estaria corpo de Eliza, em Vespasiano
(Foto: Domingos Peixoto/Agência o Globo)

Segundo os vizinhos, a casa pertence a um ex-policial civil afastado por mau comportamento, que tem três filhos. Apesar disso, alguns moradores disseram que nunca houve problemas de relacionamento com o dono do imóvel e ele é uma "pessoa pacífica".

A casa fica perto da lagoa onde bombeiros realizaram buscas no início desta semana. A polícia havia recebido uma denúncia de que o corpo de Eliza foi jogado na lagoa.

Eliza Samudio está desaparecida há quase um mês. Ela teve um relacionamento com o goleiro Bruno, do Flamengo, no ano passado, e brigava, na Justiça, pelo reconhecimento da paternidade do filho de 4 meses, que seria do jogador. O atleta é suspeito de envolvimento no sumiço de Eliza.

Casa em que estaria corpo de Eliza Samudio abriga cães bravos, segundo vizinhos (Foto: Domingos Peixoto/Agência o Globo)

Nesta quarta, a Justiça do Rio decretou a prisão de Bruno e de um amigo dele, Luiz Henrique Romão, conhecido como Macarrão. Em referência ao mesmo caso, a Justiça de Minas Gerais expediu sete mandados de prisão e um mandado de internação provisória. O nome de Macarrão está nesta lista. Cinco pessoas foram presas. Bruno e Macarrão são considerados foragidos, segundo a polícia.

Um dos advogados do atleta, Michel Assef Filho, já afirmou que vai entrar com pedido de habeas corpus.

Além de Macarrão, o advogado Firpe representa Dayane Souza, mulher de Bruno, e outras duas pessoas que foram alvos de mandados de prisão. Dayane foi presa em casa, em Belo Horizonte.

Fonte: G1

Ex-cantor do É o Tchan! mata policial em legítima defesa, diz delegado

O ex-cantor do É o Tchan!, Kléber Menezes, matou um sargento da Polícia Militar da Bahia, na madrugada deste domingo (4), em uma boate de strip-tease, no Bairro Pituba, em Salvador. Segundo o delegado Roberto César Nunes, titular do 16º Distrito Policial, o artista agiu em legítima defesa, após ser ameaçado de morte pelo policial.

De acordo com Nunes, o cantor confirmou ter atirado no sargento Gepson Araújo Franco, mas que o disparo foi acidental. "Ouvimos sete testemunhas do caso. Todas nos relataram que a agressão partiu do policial. Houve uma primeira confusão na boate, envolvendo o policial e um outro cliente da casa. Em seguida, ocorreu a segunda confusão, entre o policial e o cantor."

O delegado informou ainda que houve luta corporal entre o sargento e Menezes. "Foi neste momento que a arma disparou. Por isso pedimos exame residuográfico nas mãos da vítima e do cantor. O laudo deve ficar pronto em 15 dias", disse Nunes.

Segundo a investigação do caso, o cantor atirou contra o sargento para se proteger. "Quando se entende que houve legítima defesa, o ato delituoso, que neste caso é o homicídio, deixa de existir. O cantor foi ouvido e liberado, pois não há razões para mantê-lo preso já que se trata de um caso de legítima defesa", disse o delegado.

Nunes pretende concluir o inquérito assim que os laudos ficarem prontos. "Vou encaminhar o caso para a promotoria, que vai decidir por manter ou mudar a interpretação que a investigação do caso teve. O policial morto tem histórico de ser violento quando bebia e temos relato de que ele costuma sacar a arma e ameaçar as pessoas".

Kléber Menezes é conhecido no meio artístico da Bahia como cantor freelancer. Ele atuou com o É o Tchan! até o carnaval deste ano, segundo a produção do grupo. Em 2000, ele chegou a fazer uma série de quatro shows para o grupo Parangolé (que ficou conhecido neste ano pelo hit "Rebolation"), em caráter de teste, mas não foi contratado.

Fonte: G1

Agenda do candidato ao Senado da Frente Popular Armando Monteiro (PTB)

Hoje 07 de julho (quarta-feira)


9h – Reunião ordinária da Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio
10h – Reunião ordinária da Comissão de Finanças e Tributação

11h – Início da Sessão do Congresso Nacional

14h – Despachos internos no gabinete Brasília

16h – Início da sessão extraordinária da Câmara dos Deputados