quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Abre a Porteira da budega nordestina





Duração: 20:30

Autor: Canal Rural

Publicado em: 05/09/10

Categoria: Abre a Porteira , Entretenimento

Nota: (0)

Exibições: 668

Comentários: 0

Favorito de: 1 pessoas

Tags: canal rural , abre a porteira , vaquejada , parque zequinha chicote , brejo santo , ceará , gado

Veja a competição e os bastidores da 41a vaquejada do parque Zequinha Chicote, em Brejo Santo (CE). Uma grande festa de gado reuniu um público de 60 mil pessoas por dia. Um evento de tradição, com homenagens ao vaqueiro do gibão, e uma disputa acirrada na arena de competição entre vaqueiros de vários cantos do país. Toda essa festa fez parte das comemorações dos 120 anos de Brejo Santo

Donos do frigorífico Frigol são presos sob acusação de estelionato

Os irmãos Djalma Gonzaga de Oliveira e Devaldo Gonzaga de Oliveira, donos do frigorífico paulista Frigol, foram presos na última terça, dia 14, em São Paulo. A detenção foi realizada após pedido de prisão temporária expedido pela Polícia Civil do município de Pimenta Bueno, no Estado de Rondônia. Eles são acusados dos crimes de estelionato e formação de quadrilha.

O cumprimento do mandado de prisão foi feito pela polícia de Lençóis Paulista (SP), onde fica a sede da companhia, e, segundo o delegado Marcos Jefferson da Silva, da Delegacia de Polícia da cidade, ambos foram transferidos na quarta para Pimenta Bueno.

Em janeiro deste ano, a empresa abriu uma unidade em Pimenta Bueno com capacidade de produção de 20 mil toneladas de carne por ano. Foram contratados 150 funcionários. A fábrica, no entanto, funcionou apenas por seis meses. Nos últimos dias de operação, segundo denúncias de pecuaristas da região, o Frigol teria feito compras de cerca de R$ 2 milhões em bois. O pagamento teria sido feito com cheques sem fundos.

A Polícia Civil instaurou inquérito e apurou que as compras de animais foram realmente feitas, sem que a empresa honrasse a dívida. Além da prisão dos dois empresários em São Paulo, também foi cumprido mandado de busca e apreensão no escritório do Frigol em Pimenta Bueno para o arresto de livros contábeis e documentos fiscais. Procurado pela Agência Estado, o delegado da Polícia Civil de Pimenta Bueno não foi encontrado. Segundo funcionários, o expediente na delegacia encerra às 13h30, mas policiais lotados no distrito local confirmaram as informações.

O Frigol possui três unidades de abate – em Lençóis Paulista (SP), Água Azul do Norte (PA), além da de Pimenta Bueno (RO) – e tem capacidade para abater 2,7 mil bois por dia, empregando 1,4 mil pessoas e produzindo 200 mil toneladas de carne bovina por ano. A empresa está entre as 10 maiores do setor, mas distante dos três maiores grupos frigoríficos. Em 30 de julho, o Frigol entrou com pedido de recuperação judicial, sob a alegação de dificuldades financeiras.

Em nota à imprensa assinada por Benedito Bento de Oliveira, Decio Luiz de Oliveira, Djalma Gonzaga de Oliveira, Dorival Gonzaga de Oliveira, Durval Gonzaga de Oliveira, diretores do grupo Frigol, e divulgada no início da noite de quarta, a companhia informou que aos poucos está recuperando seu crédito junto a bancos e fornecedores e que em 30 dias apresentará seu plano de reestruturação, com a proposta de pagamento aos credores.

– Infelizmente, alguns poucos credores não somente não vêm colaborando para a reestruturação da empresa, como adotaram medidas extremas para tentar pressionar os diretores da Frigol a efetuarem pagamentos antecipados e indevidos a estes pecuaristas. Dentro dessas medidas podemos relatar o desagradável pedido de prisão dos diretores da empresa – diz o documento.

A empresa ainda declarou que não cederá a "chantagens e pressões indevidas, seja porque a lei proíbe pagar credores em prejuízo aos demais, seja porque não cede a pressões deste tipo, pois luta para pagar a todos de maneira justa e equilibrada, e não irá beneficiar uma minoria agressiva" e espera que o processo de recuperação volte a sua normalidade em breve.

Recife recebe nesta quinta seminário que discute investimentos para a Copa

A cidade do Recife recebe nesta quinta-feira (16) o "Seminário Copa 2014". O evento irá apresentar e destacar as principais necessidades estruturais e tecnológicas que a cidade e o estado terão com a Copa do Mundo. O encontro acontece no auditório do Mar Hotel, na Praia de Boa Viagem, das 8h30 as 18h30. A entrada é de graça.

A iniciativa, que está percorrendo as 12 cidades-sede dos jogos no Brasil e já reuniu cerca de 4,7 mil convidados, quer abordar quais serão os investimentos fundamentais e as ações mais urgentes que o estado de Pernambuco precisa fazer para receber a Copa do Mundo de 2014. As inscrições deve ser realizada pelo site www.projeto2014.com.

O evento é uma iniciativa do Projeto 2014 com direção geral de Marcelo Castro, em parceria com a CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas), da FCDL-PE (Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de Pernambuco) e a CDL-Recife (Câmara de Dirigentes Lojistas do Recife).

Durante o Seminário, autoridades locais, grandes empresários, profissionais de tecnologia, telecomunicação, logística, entre outros, participarão de debates e receberão informações, análises de Copas do Mundo anteriores, além de conhecerem a estrutura necessária que o comércio varejista, rede hoteleira, rede bancária e serviços vão precisar para 2014.

Estudos recentes apontaram uma generalizada falta de infraestrutura tecnológica das 12 cidades-sede, no comércio, na rede hoteleira e um desconhecimento do ambiente eletrônico e digital por parte dos gestores públicos e privados. O varejo e o comércio, de acordo com Marcelo Castro, terão como principal desafio a capacitação profissional (idioma), a automação bancária e comercial.

“Ao contrário do que muita gente pensa, o Brasil é um país extremamente eletrônico, digital. Isso vai ser um ambiente propício para Copa, que vai ser a da revolução digital. Isso vai impactar a vida de todo mundo, da forma de fazer negócios. As partidas, por exemplo, serão assistidas em cinemas, em 3D”, diz Marcelo.

E completa: “o que a gente vem observando é que, a cada copa que passa, os estádios diminuem o espaço. Mais gente vai ver através da tecnologia a copa do mundo. Eu diria que o seminário vai tratar de diversos assuntos, mas, basicamente, é a infraestrutura o maior problema. A internet, por exemplo, no Brasil, é cem vezes menos rápida que a de Portugal. Nós já estamos na décima edição e, a cada cidade, coletamos informações, conhecimentos que serão catalogados em um guia para serem entregues às cidades sede”.

Fonte: pe360graus.com

Casos de pedofilia foram golpe para mim, diz Papa

O Papa Bento XVI advertiu nesta quinta-feira (16) contra as "formas agressivas de secularismo" no Reino Unido, no primeiro discurso de sua visita de Estado ao país. O pontífice falou no palácio de Holyroodhouse, residência oficial da Rainha Elizabeth II em Edimburgo, na Escócia.

"Hoje, o Reino Unido se esforça em ser uma sociedade moderna e multicultural", disse. "Nessa empreitada exigente, espero que possa manter seu respeito pelos valores tradicionais e as expressões culturais que formas mais agressivas de secularismo hoje já não valorizam ou inclusive toleram."

Antes, em uma das primeiras declarações em território britânico, o pontífice admitiu que a “Igreja não foi suficientemente vigilante” na questão da pedofilia. "As revelações dos casos de pedofilia foram um golpe para mim".

Fonte: G1

Resposta da Secretaria de Administração ao SINDUPROM

PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTA CRUZ DO CAPIBARIBE
SECRETARIA DE ADMINISTRAÇÃO
Resposta ao Panfleto com autoria identificada do SINDUPROM-PE
Tendo tomado conhecimento do panfleto que está sendo distribuído em algumas escolas e, movido pelo sentimento de injustiça e ingratidão trazidas nas acusações ali constantes, que tenho certeza não refletir o pensamento da categoria em nosso município, mas tão somente um pequeno grupo que tenta transformar uma administração democrática, transparente e compromissada, principalmente com a educação, venho esclarecer alguns pontos colocados no referido folheto, na forma que se segue:

Alega-se no panfleto, que o prefeito recebe os professores, mas não atende suas reivindicações, vejamos:

Com o evento da Lei 11738/08 que estipula o pagamento de piso salarial para todos os professores de educação básica do país, ficaram os municípios da Federação obrigados a encaminhar para suas Câmaras Municipais, projetos de lei atendendo a normatização constante na lei federal supracitada aplicando a nova realidade salarial em duas etapas, 2/3 no ano de 2009 retroagindo ao mês de janeiro do mesmo ano e 1/3 em janeiro de 2010. Apesar de estar nosso município na mesma situação dos outros, País afora, vivendo um momento difícil, com a brusca queda da receita líquida e o consequente aumento com gastos com pessoal constante na LRF o Prefeito Toinho do Pará não mediu esforços para sancionar a lei no mês de maio, e determinar que imediatamente fossem pagos os valores retroativos ao mês de janeiro, como manda a lei, conforme o enquadramento individualizado, de acordo com o histórico de cada professor.

Imediatamente foi contratada uma equipe de profissionais com experiência na área de educação para proceder com os cálculos, tanto dos novos salários, como dos valores a serem recebidos como retroativo, como dissemos, caso a caso. Enfrentamos muitas dificuldades, pois até aquela data, nenhum município do Estado de Pernambuco havia contemplado a categoria dos professores com a nova realidade salarial, e não tínhamos parâmetros para tal.

Na época, nos deparamos com inúmeras dificuldades para encontrar os reais valores dos novos salários, às vezes por falta da documentação indicadora de graduação dos profissionais da educação, às vezes por falta de autenticidades dos mesmos, entre outros. Foi então sugerido por nós da Secretaria de Administração, que fosse formado um grupo de professores que viessem acompanhar a resolução dos casos em que havia alguma divergência, mostrando assim o compromisso e transparência com o qual tratamos o benefício trazido a categoria dos professores em Santa Cruz do Capibaribe.

Assim, foi implantado o NOVO PISO DO MAGISTÉRIO MUNICIPAL EM SANTA CRUZ DO CAPIBARIBE, que, diga-se de passagem, ainda não contemplado pela grande maioria dos municípios brasileiros.

Este ano, mais uma vez nossa preocupação foi dar continuidade as inovações salariais que beneficiarão em muito a categoria dos professores, foi elaborado o projeto de lei que institui o PCC - Plano de Cargos e Carreira dos professores municipais, sendo sancionada pelo Prefeito a Lei 1.793/2009 que muda significativamente a remuneração dos professores em nosso município, passando a ser a categoria mais bem paga no quadro da prefeitura, com toda justiça, diga-se de passagem, e os mais bem remunerados do Estado.

A impossibilidade em incrementar o salário da categoria imediatamente, foi levado ao Sindicato, autor do panfleto, como forma de mais uma vez tratar os profissionais com o respeito de praxe, mostrando a condição financeira atual dos cofres públicos, apresentando-se estudos de impacto financeiro e projeção para a execução do constante no PCC, fato que uma minoria infelizmente não alcançou, embora tenha sido deixado claro que iríamos, sim, cumprir a legislação em vigor.

As agressões constantes no panfleto são gratuitas, inoportunas e injustas, pois o tratamento que a administração municipal dá aos professores foi se antecipar aos acontecimentos econômicos do País e avançar na busca por uma remuneração condizente com o merecimento da classe de professores.

HOLLAND JECK - PAQUE HARAS MILANNY

Sempre Nara

O escritor Cássio Cavalcante, lança em Caruaru o livro Nara Leão – a musa dos trópicos. Será na Estudantil, Café e Cultura, na av. Agamenon Magalhães, às 20h de sexta-feira, 17. A obra trata da pré-bossa nova, do auge do movimento e sobre sua evolução até os dias atuais. O autor é membro da União Brasileira de Escritores e tem contos publicados em veículos que circulam por todo o Brasil.

Consórcios para compra de carros crescem 50% no semestre, diz Abac

Os consórcios para compra de automóveis, utilitários esportivos e camionetas aumentaram 50% no primeiro semestre deste ano. De acordo com dados divulgados pela Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios (Abac), o volume somado atingiu R$ 11,7 bilhões. No mesmo período do ano passado eram R$ 7,8 bilhões.

“Neste ano, os consórcios têm apresentado resultados significativos, acompanhando o desempenho econômico do país e apoiando-se na segurança que os consumidores têm em seus empregos”, diz o presidente da entidade, Paulo Roberto Rossi. Segundo ele, entre os fatores que justificam o crescimento estão o aumento médio dos veículos leves novos ter sido inferior à inflação.

saiba mais
Contra financiamentos, consórcios de carros miram as classes C e D
A Abac aponta ainda, que uma pesquisa realizada pela Quorum Brasil revelou que o consórcio ocupa o terceiro lugar entre as formas de investimentos preferidas pelo brasileiro da classe C, cuja renda mensal familiar varia de R$ 1,5 mil a R$ 2 mil.

De acordo com o levantamento, em quatrocentas entrevistas feitas com homens e mulheres, na faixa etária entre 25 e 50 anos na cidade de São Paulo, o consórcio foi apontado por 14% como um investimento interessante, ficando atrás da caderneta de poupança com 69% e imóvel com 54%.

Balanço
O número de participantes em consórcios para a compra de veículos em geral (caminhões, motos e carros) subiu 4,2%, de 3,10 milhões de pessoas em julho de 2009 para 3,23 milhões em julho deste ano. Já as vendas de novas cotas subiram 8,8% na comparação dos dois períodos, de 927,9 mil novos consorciados para 1,01 milhão.

As contemplações (consorciados que tiveram a oportunidade de comprar bens) passaram de 479,5 mil no primeiro semestre de 2009 para 494,8 mil no mesmo período deste ano. A variação representou aumento de 3,2%.

Somente no mercado de motos são 2,04 milhões de participantes nos consórcios, enquanto que no de carros abrange 1,02 milhão de pessoas. No segmento de caminhões, há 163,5 mil consorciados.


Fonte: G1

Horário de Verão começa em 17 de outubro

O Ministério de Minas e Energia informou nesta quarta-feira que o horário de verão terá início em 17 de outubro deste ano e se estenderá até 20 de fevereiro de 2011.
O governo lembrou que o decreto presidencial número 6.558/2008 determina que a temporada para ajustar os ponteiros do relógio deve ter início no terceiro domingo do mês de outubro, prolongando-se até o terceiro domingo de fevereiro do ano subsequente.

"A norma possui o objetivo de conscientizar a população em relação ao aproveitamento da luz natural, além de estimular o uso, de forma racional, de energia elétrica. Na prática, o adiantamento do horário em uma hora diminui o carregamento nas linhas de transmissão, subestações e nos sistemas de distribuição, de forma que, o atendimento em épocas de maior consumo ocorra com maior eficiência", informou o Ministério de Minas e Energia, por meio de nota.

O horário de verão é válido para as regiões Centro-Oeste, Sul e Sudeste do país. Em todas as regiões onde foi aplicada a medida contabilizou-se uma redução média na demanda de aproximadamente 5%, acrescentou o governo.

Outros países
Segundo o Ministério de Minas e Enerrgia, atualmente há vários países que fazem mudança no horário convencional para aproveitar a luminosidade do verão. Entre eles, estão os países membros da União Européia, a maioria dos países que formavam a antiga União Soviética, a maioria do Oriente Médio (Irã, Iraque, Síria, Líbano, Israel, Palestina), parte da Oceania (Austrália, em parte do seu território, e Nova Zelândia), a América do Norte (Canadá, Estados Unidos e México), alguns da América Central (Cuba, Honduras, Guatemala, Haiti e Bahamas) e da América do Sul (Brasil, Argentina, Paraguai, Uruguai e Chile).

O governo lembra que boa parte dos países que adota a medida está situada nas regiões consideradas como tropicais, como o Brasil e o Paraguai, na América do Sul, Cuba, Honduras, Guatemala e Haiti, na América Central, o México, na América do Norte, a Austrália, na Oceania, o Egito e o Marrocos, na África. Acresenta que, nos Estados Unidos, a medida se consolida no chamado “Daylight Savings Time”, que começa normalmente no primeiro domingo de abril e dura até o último domingo de outubro.

Norte e Nordeste
Sobre a não aplicação do horário de verão nos estados do Nordeste e Norte, o Ministério de Minas e Energia lembra que experiência demonstrou que a aplicação do horário de verão é mais efetiva quando abrange "regiões geo-elétricas mais definidas". Acrescenta que a opção pela aplicação nas regiões Sul e Sudeste/Centro Oeste justifica-se pelos "melhores resultados alcançados", e por se constituírem estes mercados na maior parte da carga do país.

"A sua aplicação nos submercados Norte e Nordeste não foi recomendada devido aos pequenos benefícios estimados nas avaliações do Operador Nacional do Sistema Elétrico – ONS", acrescenta o governo. Os fundamentos de aplicação do horário de verão, segundo o Ministério de Minas e Energia, mostram que "quanto mais próximo aos trópicos tal aproveitamento é mais intensivo e quando se afasta destes e se aproxima da linha do Equador, se reduz o aproveitamento, tendo em vista a menor intensificação da luz natural ao longo do dia, no verão".


Fonte: G1