quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Thony Maciel e sua versatilidade

A principal atração da noite no projeto Santa Cruz Antiga será Thony Maciel que faz um passeio musical no melhor da MPB, rock pop, música internacional e brasileira. Um talento que abusa de sua voz e versatilidade musical, num show sempre de muita qualidade. Thony Maciel estará em Santa Cruz amanhã onde ao lado do produtor cultural Marcondes Moreno visitará algumas emissoras da cidade para entrevistas, e a noite grava DVD no Sabor Capibaribe. No sábado, o artista se apresenta no projeto Santa Cruz Antiga, onde o público terá a oportunidade de conferir de perto um repertório agradável e dinâmico.

Imagens chocantes do trágico acidente

A voz e o talento de Carlos Piaba

Carlos Piaba prepara um repertório especial para o Santa Cruz Antiga

O santa-cruzense Carlos Piaba abrirá a noite de sábado no projeto Santa Cruz Antiga,e promete um repertório especial para o público de m gosto que irá comparecer ao evento. E para isso, qualidade musical e uma voz inconfundível não faltarão, pois o artista é um dos mais respeitados da cidade, quando o assunto é romantismo. Bem longe do “brega”, Carlos Piaba prima pelas canções com letras recheadas de muita emoção. Para sábado, um repertório surpresa está sendo cuidadosamente preparado. Tudo começa ás 21hs, no Marco Zero de Santa Cruz do Capibaribe, na histórica Rua Grande, hoje Avenida Padre Zuzinha.

Imagens chocantes do trágico acidente





Fotos: Marcelo Santa Cruz (portalsantacruz360.com)

Diogo Moraes reassume hoje

O vereador Diogo Moraes volta aos trabalhos na Câmara de Vereadores.

Já começamos a perguntar de agora:

Será que o vereador Diogo, ficará até as votações do ex-prefeito?

Diogo será contra ou a favor do ex-prefeito?

Diogo irá permanecer para a escolha do novo Presidente da Câmara?

Supremo retoma na próxima quarta debate sobre ficha limpa

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Cezar Peluso, vai colocar na pauta de julgamento da próxima quarta-feira (27) o recurso do deputado federal Jader Barbalho (PMDB-PA) contra a decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que negou seu registro de candidatura.

A informação foi confirmada nesta quinta-feira (21) pela assessoria do STF, depois de o relator do caso, ministro Joaquim Barbosa, ter concluído seu voto e disponibilizado o processo para análise em plenário. Este é o segundo caso sobre a validade da Lei da Ficha Limpa e sua aplicação nas eleições deste ano que deve ser julgado pelo Supremo.

Jader teve a candidatura questionada pela Procuradoria Eleitoral do estado porque renunciou ao mandato de senador, em 2001, para evitar um processo de cassação em meio às investigações do caso que apurava desvios no Banpará e a denúncias de envolvimento no desvio de dinheiro da Superintendência de Desenvolvimento da Amazônia (Sudam). O candidato sempre negou irregularidades. Sua defesa afirma que não houve atentado à moralidade pública porque o então senador foi alvo apenas de denúncias publicadas na imprensa.

Primeiro julgamento
Em caso semelhante sobre o registro de candidatura a governador do Distrito Federal de Joaquim Roriz, o julgamento no STF terminou empatado em 5 votos a 5. Roriz terminou renunciando à disputa e a coligação indicou a mulher dele, Weslian Roriz, para concorrer ao governo do DF.

O empate aconteceu porque o STF está com um integrante a menos desde agosto, quando o ministro Eros Grau se aposentou. A indicação de um novo ministro é feita pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

A expectativa de alguns ministros era de que o STF fosse aguardar a nomeação de um novo integrante para retormar a discussão sobre o assunto. Em entrevista ao G1, no final de setembro, o ministro do STF e presidente do TSE, Ricardo Lewandowski, afirmou que a decisão sobre a validade da Lei da Ficha Limpa dependeria do novo ministrar a ser indicado.

"Eu diria que [o futuro da ficha limpa] está nas mãos do próximo ministro, salvo se algum outro integrante da corte mudar de opinião. Claro que é mais confortável um Supremo completo, porque nós não teríamos o impasse que tivemos, mas a escolha de um ministro do Supremo é difícil, complexa, porque é preciso que seja alguém que tenha notório saber jurídico e reputação ilibada."

Caso
O Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE-PA) liberou o registro de Jader, mas a Procuradoria Eleitoral recorreu ao TSE, que barrou o candidato com base na ficha limpa. Mesmo com registro indeferido, nas eleições do último domingo (3), Jader Barbalho recebeu 1.799.762 de votos e, caso não estivesse barrado, seria eleito em segundo lugar.

Na última segunda-feira (18), o procurador-geral da República, Roberto Gurgel, encaminhou ao Supremo parecer contrário à liberação do registro de candidatura do deputado federal Jader Barbalho (PMDB-PA).

"Inelegibilidade constitui restrição temporária à possibilidade de o recorrente candidatar-se a cargo eletivo. Não visa propriamente a exclusão do candidato, mas a proteção da coletividade, a preservação dos valores democráticos e republicanos, afirma o procurador.


Fonte: G1

Acidente grave deixa oito mortos, três desaparecidos e um preso nas ferragens



Aconteceu há pouco um acidente de trânsito com oito vítimas fatais na PE-160, em Taquaritinga do Norte, nas proximidades do Parque de Vaquejada Xô Boi.

Uma carreta de placas KKY-1160, carregada com jeans, perdeu o controle em uma curva e caiu de um precipício.

Segundo as primeiras informações do soldado Givaldo, havia cerca de 12 pessoas no veículo. Um homem ainda está preso nas ferragens e três pessoas não foram localizadas. 30 viaturas do corpo de Bombeiros, Samu, Polícias Militar e Civil estão no local no trabalho de resgate às vítimas, bem como orientando motoristas que passam pelo local que está congestionado.

aguarde mais informações.......
Fotos de Melqui Lima

Central de Jornalismo Liberdade

População não recenseada pode agendar visita do IBGE pela internet

A poucos dias do fim da coleta de dados para o Censo 2010, moradores que ainda não tiveram suas casas recenseadas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) podem agendar, pela internet, a entrevista com um recenseador. O IBGE encerra os trabalhos para o censo no próximo dia 31 de outubro.

Para agendar a visita, basta acessar, no site do IBGE, uma área específica para o preenchimento de um formulário. As informações serão encaminhadas às unidades estaduais do IBGE, que entrarão em contato com o morador em até 48 horas, para agendar a visita.

Ainda segundo o IBGE, o agendamento também pode ser feito pessoalmente, em um posto de coleta de dados, ou por telefone, entrando em contato com a agência do Instituto em sua cidade ou estado. Para consultar o telefone da agência mais próxima à sua residência, o IBGE disponibiliza o telefone 0800-721-8181. O número, no entanto, não realiza agendamentos.

As entrevistas para o Censo 2010 começaram em 1º de agosto. Até esta quinta-feira (21), segundo o IBGE, 181.692.232 pessoas foram recenseadas, o que equivale a 95% da população. Mais de 190 mil recenseadores atuam na coleta de dados, com a missão de visitar os 58 milhões de domicílios brasileiros.

De acordo com o IBGE, o censo é a única pesquisa que visita todos os domicílios do país para traçar um perfil abrangente da população. Os resultados são repassados ao Tribunal de Contas da União (TCU) e servem de parâmetro para o repasse de verbas federais a cada cidade. A partir das estimativas populacionais são definidas as cotas do Fundo de Participação dos Estados e do Fundo de Participação dos Municípios, segundo o Instituto.

Questionário
Existem dois tipos de questionário disponíveis para o censo: o questionário básico, com 37 questões, e o da amostra, com 108. O questionário por amostra inclui as mesmas perguntas do básico, somadas a outras. Os questionários são aplicados aleatoriamente, seguindo a proporção de estimativa populacional em cada município.

Depois de coletados em computadores de mão pelos recenseadores, os dados serão encaminhados a postos de coleta. Ao todo são 7 mil espalhados pelo país, para apoio e transmissão dos dados à sede.

Os questionários abordam temas como acesso a iluminação, abastecimento de água, saneamento, escolaridade dos moradores do domicílio, idade, trabalho e rendimento, enfim, itens fundamentais para identificar quantos e quem somos e como vivemos.

Após 31 de outubro, as informações coletadas passam por uma análise de consistência para verificar a veracidade dos dados antes de computá-los. Em 27 de novembro, o IBGE divulga os dados populacionais e os encaminha ao TCU.


Fonte: G1

Acidente deixa 5 mortos em Taquaritinga do Norte

Aconteceu há pouco um acidente de trânsito com pelo menos 5 vítimas fatais na PE-160, em Taquaritinga do Norte, nas proximidades do Parque de Vaquejada Xô Boi.

Uma carreta de placas KKY-1160, carregada com jeans, perdeu o controle em uma curva e caiu de um precipício.

Segundo as primeiras informações do soldado Givaldo, havia cerca de 12 pessoas no veículo. Um homem ainda está preso nas ferragens e três pessoas não foram localizadas. Viaturas do corpo de Bombeiros, Samu, Polícias Militar e Civil estão no local no trabalho de resgate às vítimas, bem como orientando motoristas que passam pelo local que está congestionado.


Central de Jornalismo Liberdade

Mesários que trabalharam no 1º turno das eleições devem comparecer no 2º turno

Os mesários que trabalharam no 1º turno das eleições estão, automaticamente, convocados para atuar no 2º turno, que acontece no próximo dia 31 de outubro. Os convocados devem comparecer no mesmo horário e local que trabalharam no primeiro turno.

A Justiça Eleitoral não fará a convocação oficial, através de carta, uma vez que as Cartas Convocatórias, expedidas em julho, já faziam menção de que estariam, automaticamente, convocados caso houvesse o segundo turno das eleições.


Central de Jornalismo
Helenivaldo Pereira / Paulo Viana

PF apreende mais de 50 quilos de maconha no Agreste pernambucano

A Polícia Federal apreendeu 53 quilos de maconha na BR-232, no trevo de acesso a cidade de Tacaimbó, Agreste de Pernambuco. A droga estava com Adalto Pessoa de Oliveira, 56 anos, que saiu de Cabrobó, no Sertão, para Caruaru. A maconha em tabletes foi encontrada no banco traseiro de um veículo Celta que o traficante dirigia.
Os agentes federais vão intensificar as investigações para saber quem iria receber a droga.

Central de Jornalismo
Helenivaldo Pereira