quarta-feira, 13 de julho de 2022

PROGRAMA A HORA DAS BRONCAS (13/07)

Campeonato Rural Santa-cruzense de Futebol de 2022 inicia neste domingo (17)


Após o enorme sucesso do ano passado, o Campeonato Rural Santa-cruzense de Futebol está de volta em Santa Cruz do Capibaribe. Iniciando neste domingo (17), a edição de 2022 da competição trará 12 equipes disputando o título, com jogos acontecendo às quintas-feiras, sábados e domingos. As partidas acontecem no Arizão, na Magana, em Poço Fundo, Vila do Pará e em Barrinhos.

As equipes participantes são Botafogo do Pará, Arapuá, São Paulinho, Rivel, São José, Barra da Cruz, Meninos da Vila, Deportivo Magana, Escolinha, Grêmio de Poço Fundo, São Mateus A e São Mateus B. O primeiro jogo será na Vila do Pará, às 9h, com a disputa entre Botafogo e Arapuá. A primeira rodada da competição continua nos dias 23, 24 e 28 de julho, com a primeira fase se estendendo até o final de agosto.

O Campeonato Rural Santa-cruzense de Futebol é organizado pela Secretaria Executiva de esportes de Santa Cruz do Capibaribe e terá transmissão ao vivo pelas rádios, São Domingos FM 104,9 e Web Rádio Agreste. Além disso, os jogos terão cobertura dos Canais os Pratas da casa e Tv Budega Nordestina pelo Youtube.

Prefeito de Coxixola envia à Câmara projeto com novo piso salarial dos agentes de saúde e aos agentes de combate às endemias


O prefeito de Coxixola, Nelsinho Honorato, enviou à Câmara Municipal na manhã desta quarta-feira (13), o projeto de lei que concede o novo piso salarial aos agentes comunitários de saúde e aos agentes de combate às endemias.

Através das redes sociais, o gestor afirmou que essa medida vai estimular e reconhecer ainda mais a importância dos agentes para a rede de saúde municipal.

“Parabenizo esses profissionais com a certeza que essa medida vai estimular e reconhecer ainda mais a importância dos agentes para a rede de saúde municipal,” disse.

Coxixola é um dos primeiros municípios brasileiros a apresentar o projeto de lei que fixa o novo piso salarial aos ACS e ACE, em consonância com a Emenda Constitucional nº 120/2022 de 05 de maio.

DOIS HOMENS MORRERAM NUM ACIDENTE NA BR-232, EM SERTÂNIA/PE


Um acidente na BR-232, no município de Sertânia, deixou duas pessoas mortas. O acidente ocorreu por volta das 17h de ontem terça-feira, 12. Os veículos envolvidos foram um Fiat Uno e um caminhão Scania. Na colisão morreram Luciano Rafael, 34 anos, natural de Arcoverde e, Edilson Bezerra, de 41, morador do centro de Sertânia.

Equipes da Polícia Civil e Polícia Rodoviária Federal (PRF) estiveram no local, sendo os corpos encaminhados para o Instituto de Medicina Legal (IML).

As causas do acidente estão sendo investigadas pela Polícia Civil.

Jovem morre em acidente de trânsito em rodovia do Cariri Paraibano


Na manhã desta quarta-feira(13), um grave acidente automobilístico foi registrado na PB-238 que liga os municípios de Assunção e Taperoá, no Cariri da Paraíba.

Segundo informações chegadas a nossa reportagem, o jovem conhecido por Alex Andrade, 22 anos, morador do sítio Lagoa do Meio, zona rural de Taperoá, seguia em uma CG 125 de cor vermelha, quando no meio do percurso acabou colidindo com a carroça de boi. Ao bater na traseira da carroça, o condutor da moto caiu na pista e acabou colidindo frontalmente com um veículo Corsa de Placa NQJ-8036-Patos-PB. O jovem acabou não resistindo aos ferimentos e veio a óbito no local do acidente.


Uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionada, mas apenas constatou a morte do jovem.

No local do acidente estava a moto parcialmente destruída, já o ocupante da carroça, o agricultor conhecido por Pedro do ‘Fole’, não foi encontrado no local. Já os ocupantes do Corsa, nada sofreram e passam bem.

O corpo permanece no local aguardando o IML para remoção.

Prefeitura de Toritama dará posse a novos GCM`s e realizará entrega de novos veículos para o efetivo


A Prefeitura de Toritama realizará nesta próxima quinta-feira (14) a partir das 16h, a cerimônia de posse dos 14 novos servidores aprovados no concurso público para o cargo de Guarda Civil Municipal e a entrega de veículos para a frota municipal.

Quanto ao s veículos, no total foram adquiridas oito motocicletas, quatro Fiat Cronos, uma viatura Fiat Toro e uma viatura Chevrolet S10. O investimento total segundo a prefeitura, é de R$ 836.431,00. A solenidade será na Rua João Chagas, em frente ao prédio da Secretaria de Assistência Social.

TCE-PB encaminha à Justiça Eleitoral lista de 428 gestores que tiveram contas rejeitadas


O Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE-PB) encaminhou à Justiça Eleitoral, por meio da ferramenta Sisconta Eleitoral, uma relação com os nomes dos(as) gestores(as) que tiveram contas desaprovadas por irregularidades insanáveis, para fins de análise nas Eleições deste ano de 2022. Em alguns casos, os registros se referem a mais de uma prestação de contas reprovadas em diferentes exercícios financeiros.

A lista tem 997 decisões. São 428 gestores e ex-gestores ( nomes não repetidos). Sendo 91 agentes estaduais e 337 agentes municipais. São 156 municípios e 97 órgãos estaduais. No final de julho será encaminhada a listagem complementar.

Confira a lista completa e permanente no portal TCE-PB.


“A lista foi organizada pela nossa Corregedoria do Tribunal de Contas da Paraíba, cumprindo determinação legal para fins de inelegibilidade e nela constam informações que irão subsidiar análises e decisões do Tribunal Regional Eleitoral, inclusive sobre eventuais declarações de inelegibilidade”, afirma o presidente do TCE, conselheiro Fernando Catão.

A corregedoria informou que a inclusão do nome dos gestores na relação apresentada pelo TCE não gera automaticamente a inelegibilidade do candidato, conforme entendimento que se extrai da Lei Complementar nº 64/90, cabendo à Justiça Eleitoral concluir se houve a configuração de irregularidade insanável que configure ato doloso de improbidade administrativa.

Foram observados os parâmetros previstos no art. 1°, inciso I, alínea ‘g’, da Lei Complementar n° 64/90, tais como o trânsito em julgado, o prazo legal de oito anos e as intercorrências oriundas de processos judiciais interpostos.

Dados da lista – A lista de pessoas com contas julgadas irregulares pelo TCE, para fins eleitorais, traz as seguintes informações em cada processo: nome do responsável, Cadastro de Pessoa Física (CPF), município, número do processo, as decisões (acórdãos) sobre cada um para consulta e as datas de trânsito em julgado e final da ação na Corte de Contas.

Aneel aprova desconto de 4,07% na conta de luz em Pernambuco

Conta de energia - Foto: Alfeu Tavares/Folha de Pernambuco


A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou, nesta terça-feira (12), descontos nas tarifas de energias de várias concessionárias do País, incluindo a Neoenergia, responsável pelo abastecimento em Pernambuco. No Estado, a queda será de 4,07%.

A medida foi tomada por causa de uma lei aprovada pelo Congresso Nacional, que determina a devolução aos consumidores do imposto federal PIS/Cofins cobrado a mais nas contas de luz.

Além da Neoenergia Pernambuco, terão desconto na conta os clientes das seguintes distribuidoras:

EBO: - 5,26%
Enel (RJ): - 4,22%
CPFL Santa Cruz: - 2,32%
CPFL Paulista: - 2,44%
ESE: - 4,47%
Enel CE: - 3,01%
Coelba: - 0,50%
Cosern: - 1,54%
Sulgipe: - 4,88%

As novas tarifas entram em vigor já a partir desta quarta-feira (13). Os valores a serem devolvidos foram apurados e incluídos como componente financeiro nos processos tarifários das distribuidoras.
- PUBLICIDADE -

A reportagem questionou a Neoenergia Pernambuco sobre a nova tabela de valores e aguarda retorno.

O cálculo
No final de junho, o presidente Jair Bolsonaro sancionou, sem vetos, a lei que disciplina a devolução de dois tributos (PIS e Cofins) recolhidos a mais dos consumidores pelas companhias de distribuição de eletricidade (Lei 14.385/22). O texto da lei foi publicado no Diário Oficial da União.

A lei prevê que a Aneel implementará a destinação dos créditos de PIS/Cofins que as empresas cobraram a mais de seus usuários na forma de redução de tarifas.

A nova lei decorre de decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), de agosto do ano passado, que considerou inconstitucional incluir o ICMS na base de cálculo do PIS/Cofins incidente sobre as tarifas, o que habilitou as distribuidoras a receber uma restituição bilionária da União.

Esses valores, no entanto, não pertencem às empresas, mas aos consumidores, pois os tributos são incorporados às tarifas e repassados aos usuários.

Prefeitura de Gurjão lança chamamento público para os barraqueiros e ambulantes que desejam trabalhar na festa do Bode na Rua edição 2022


A Prefeitura de Gurjão lançou na manhã desta terça-feira (12), o chamamento público dos barraqueiros e ambulantes que desejam trabalhar na festa do Bode na Rua edição 2022.

De acordo com o comunicado divulgado pela gestão municipal, as inscrições irão ocorrer presencialmente na sede da Prefeitura no prazo de 12 a 15 de julho, nas secretarias de Infraestrutura e Cultura.

Produtos Sabor do Cariri

ELEMENTO É PRESO EM SANHARÓ SUSPEITO DE AMEAÇAR A MÃE COM FOICE E MACHADO


A Polícia Militar recebeu um chamado via telefone por volta das 19h de domingo, 10, de uma senhora queixando-se que estaria sendo ameaçada de morte pelo seu filho.

Ainda segundo a polícia, de imediato foram enviadas viaturas até o endereço solicitado e lá chegando constataram a veracidade do fato, onde o suspeito encontrava-se com visíveis sintomas de ter ingerido bebida alcoólica.

Ao ser realizada a abordagem pelos militares, foi verificado que ele possuía um aparelho celular, o qual ao ser consultado, foi constatado que apresentava restrição de roubo/furto.

A mãe informou que o filho reside com ela, e que todas as vezes que bebe ou usa drogas ele a ameaça de morte. Na oportunidade, ela entregou aos policiais duas armas brancas sendo um machado e uma foice, que pertencia ao indivíduo, as quais usava para lhe intimidar e ameaçar.

Diante da situação, o efetivo Policial Militar encaminhou as partes, juntamente com o material apreendido, à delegacia de plantão, onde o imputado foi autuado em flagrante delito por crimes de ameaça e receptação de produto roubado/furtado.

PARAIBA: Equipe do SAMU esquece oxímetro em ocorrência, aparelho “some” do local e só foi devolvido após ser negociado por R$ 50 reais


Um caso inusitado e revoltante ao mesmo tempo aconteceu na ultima segunda-feira (11), em Monteiro, no Cariri da Paraíba. Uma equipe do SAMU, foi realizar uma ocorrência na Vila Santa Maria, a um paciente sob efeito de drogas.

Ao realizar o procedimento, a equipe esqueceu no próprio atendimento o óximetro (aparelho que custa em média R$ 1.500 reais). Ao realizar outra ocorrência por volta das 05 horas da manhã, a equipe percebeu que estava faltando o aparelho.

Em seguida, a equipe se dirigiu a Vila Santa Maria, em busca do aparelho, mas, o cidadão disse que não tinha ficado na residência, os socorristas do SAMU ameaçaram chamar a polícia, e o cidadão reverteu a ameaça, que estavam acusando ele sem prova.

Ao tomar conhecimento do caso, um morado de Monteiro, que sabia aonde morava o este indevido, foi atrás dele em busca do equipamento, e lá estava, ao qual adquiriu por R$ 50 reais, e devolveu a equipe do SAMU.

HOJE: Festival de Quadrilha Junina 2022 do Jaboatão começa nesta quarta-feira

Foto: Chico Bezerra/ PMJG

O Parque da Cidade, no bairro de Prazeres, será palco do Festival de Quadrilhas Juninas 2022 promovida pela Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes. A abertura do evento acontece nesta quarta-feira (13), a partir da 18h. Ao todo, 15 grupos irão se apresentar, nos dias 13, 14, 15 e 17 de julho. No domingo (17), dia da final, o evento começa às 17h, com as apresentações das cinco primeiras colocadas e o prêmio para a vencedora será de R$10 mil. Antes das exibições das quadrilhas, o público presente poderá dançar muito forró com artistas locais, como Allan Carlos, Banda Magia, Oficina do Forró e Manoel do Arcordeon. O evento é gratuito e tem o intuito de valorizar e manter vivas as tradições culturais da região.

A edição de 2022 do Festival de Quadrilhas Juninas do Jaboatão dos Guararapes contará com a presença dos grupos Junina Tradição, Dona Matuta, União Junina, Junina Xotear, União Junina, Origem Nordestina, Junina Bacamarte, Junina Arrocha Nó, Junina Evolução, Junina Zabumba, Chá de Zabumba, Junina Traque, Junina Raízes, Junina Lumiar e Junina Matuta. De acordo com a Secretaria Executiva de Turismo, Cultura, Esportes e Lazer, nos três primeiros dias, acontecerão as fases eliminatórias. No sábado (16), a comissão julgadora definirá as cinco finalistas.

 “Após dois anos de espera, devido à pandemia, temos uma alta expectativa para a retomada do evento, que contará com apresentações culturais locais. Nossa intenção é continuar valorizando a tradição do nosso município, foi por isso que iremos realizar mais um ano do festival. Estamos montando uma grande estrutura para receber os grupos e o público, com todo conforto e segurança”, comentou o prefeito, Mano Medeiros.


Confira, abaixo, a programação do Festival de Quadrilhas Juninas:


13 de julho (quarta)

Shows de artistas locais:

18h- Cia de Dança Valdeck Farias
19h- Manoel do Arcodeon

Apresentação das quadrilhas juninas:

20h- Junina Raizes
20h40- Dona Matuta
21h20- Junina Lumiar
22h- Raio de Sol
22h40- Junina Matuta

14 de julho (quinta)

Shows de artistas locais:
18h- Oficina do Forró
19h- Côco do Serrote

Apresentação das quadrilhas juninas:

20h- Junina Arrocha Nó
20h40- Junina Evolução
21h20- Junina Zabumba
22h- Chá de Zabumba
22h40- Junina Traque

15 de julho (sexta)

Shows de artistas locais:

18h- Banda Magia
19h- Allen Jeronimo & a Rave de Raiz

Apresentação das quadrilhas juninas:

20h- Junina Xotear
20h40- União Junina
21h20- Origem Nordestina
22h- Junina Bacamarte
22h40- Junina Tradição

17 de julho (domingo)

Shows de artistas locais:

17h- Allan Carlos
17h- Fernando M. Rio

Apresentação das quadrilhas juninas:

A grande final do Festival de Quadrilha Junina 2022

SINDICALISTA É ASSASSINADO A FACADAS EM IPUBI, NO SERTÃO DE PERNAMBUCO


Um sindicalista foi assassinado a facadas na tarde da ultima segunda-feira (11), no Sítio Baixas, na zona rural de Ipubi, no Sertão de Pernambuco.

Luiz Anacleto Ferreira, de 64 anos, conhecido por “Luluca”, foi morto com vários golpes de arma branca, deferidos por assaltantes, que levaram o veículo da vítima, um Fiat Strada, de cor vermelha, placas PCE 6959. Os elementos após cometerem o crime fugiram tomando destino ignorado.

A Polícia Militar esteve fazendo o isolamento da área até a chegada das equipes da Polícia Civil e do Instituto de Criminalística (IC), que estiveram no local para realizar os primeiros levantamentos e a perícia na cena do crime.

O corpo foi encaminhado para o Instituto de Medicina Legal (IML) de Petrolina.

A Polícia Civil está investigando o caso.