sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

Liliane Vieira, uma heroína caririzeira por Evaldo Costa

A estudante Liliane Coelho Vieira, 17 anos, nascida na comunidade “Cabeça de Boi”, na cidade de Prata, no Cariri paraibano, é uma heroína. Em um país em que a Educação não é prioridade, o feito de Liliane de passar em quatro dificílimos vestibulares para o curso de medicina – três deles em universidades públicas, as mais concorridas – é algo absolutamente fora da normalidade, sendo motivo até mesmo de reportagens na imprensa.

Ela é um daqueles exemplos que tanto gostamos de ver, de que com muito esforço e dedicação, podemos conseguir o que quisermos. Mas não deveria ser tão difícil assim, como também não podemos viver de exceções.

Escolas de boa qualidade tanto de estrutura quanto de ensino deveriam ser ferramentas de fácil acesso à juventude. Esta é uma constatação óbvia não só entre educadores e profissionais da área, mas entre qualquer cidadão que espera o Brasil enfim deslanchar. Segundo o IBGE, 17% da população entre 18 e 24 anos, um contigente de cerca de 4 milhões de jovens, formam um fenômeno estudado por especialistas chamado de “nem nem”: nem estudam nem trabalham. Este é apenas um entre tantos outros dados que facilmente podemos levantar para constatar o desperdício da juventude brasileira.

O cerne do problema está no sistema de financiamento da Educação no Brasil. Estados e municípios arcam com impressionantes mais de 70% dos custos da área. Tal realidade, que compromete o futuro de milhões de brasileiros, continuará tão angustiante como ainda é nos dias de hoje, em pleno 2014, em plena Era da Informação, se nada for feito. Enquanto a União não der uma contrapartida à altura, seremos o eterno País do futuro.

Programação oficial do Carnaval de Camalaú.

A Prefeitura de Camalaú anunciou a programação completa do Carnaval 2014, que este ano acontece no período de 01 a 04 de março, mantendo uma tradição que a cada ano mais se consolida na região do Cariri paraibano.

O evento deste ano estão mantendo o mesmo padrão dos eventos anteriores, dividido em duas etapas, sendo uma realizada durante o dia no Balneário Municipal e a noite na Praça de Eventos, no centro da cidade.

Para maior segurança dos foliões camaluense e de todos aqueles que cheguem de outras cidades, o prefeito Jacinto Bezerra já iniciou contatos com o comando da Polícia Militar que deve aumentar o efetivo policial no município durante as festividades carnavalescas.

Troca de ataques na politica de Tabira

Consultado pelo comunicador Junior Alves da Rádio Comunitária Cultura FM se havia recebido alguma notificação sobre o loteamento onde supostamente estaria aterrando uma barragem ás margens da PE-320 em Tabira, o ex-prefeito Dinca Brandino voltou a destilar o seu veneno e deixou pouca gente de fora de sua artilharia. Bateu em quase todo mundo. Aproveitou para desabafar contra o embargo das obras do Posto de Gasolina, casas populares e Galpão, e protestar contra o voto dos vereadores que se posicioram contra suas contas e a favor da indicação do Tribunal de Contas. Na lista de atacados, os vereadores Aristóteles Monteiro, Edmundo Barros e Maria Nely; empresário Paulo Manú e os ex-prefeitos Mano e Joséte. No mesmo programa Paulo Manu e Mano entraram no ar e só não chamaram Dinca de arroz doce.

Agricultor continua desaparecido

O agricultor José Nilton Soares Da Silva Conhecido Por (Ouro), Filho De Edval Soares Da Silva E Maria De Lourdes Soares Da Silva Residente Do Sitio Caiçara Município De Sumé, PB, continua desaparecido desde o dia 6 de Janeiro ás 11:00 da manha em frente ao Lote 14 no Município De Sumé, onde foi deixado por um taxista sumeense conhecido como Bolo.

A Polícia abriu as investigações, mais dez pessoas já foram ouvidas no inquérito, mas até agora nada foi solucionado. Hoje o processo é comandado pelo Delegado Gerônimo Barreto.A família continua em busca de informações sobre o paradeiro de José Nilton que na ocasião saiu de casa com um short azul e uma camisa preta.A população de Sumé e os familiares pedem que qualquer informação sobre o paradeiro de Ouro como é conhecido o José Nilton ligar para a Rádio Cidade 83 33532456 83 33532566.

Deputado reforça pedido por escolas técnicas para o Sertão do Moxotó

Depois de ver concretizadas as solicitações e início da construção das escolas técnicas estaduais nas cidades de Arcoverde e Buíque, o deputado estadual Júlio Cavalcanti (PTB) espera agora ver a conclusão dos projetos. Na área da Educação, o deputado trabalhista também reforçou seus pleitos para a instalação de novas escolas técnicas nas cidades de Ibimirim, Custódia, Pedra e Sanharó.

Em Arcoverde, as obras da Escola Técnica Professor Francisco Jonas, ex-presidente da AESA (Autarquia de Ensino Superior de Arcoverde), falecido em 2012, estão em ritmo acelerado. Operários e máquinas trabalham a todo vapor e já estão com as estruturas do ginásio de esportes e a parte física da escola avançadas. A obra (fotos), orçada em R$ 8.694.945,00 (recursos do Governo Federal, através do FNDE, e Governo do Estado), tem prazo de conclusão para junho de 2014, de acordo com a empresa OTL Obras Técnicas LTDA, responsável pela construção.

Segundo o parlamentar, “com essa rede de escolas técnicas, somando-se a de Sertânia que já funciona, vamos poder melhorar a qualificação de nossa mão de obra e gerar mais oportunidades para a juventude de toda a região do Moxotó. Graças a um trabalho de parceria que envolveu o senador Armando Monteiro, o ex-prefeito Zeca, que fez a doação do terreno na época, e a prefeita de Arcoverde, Madalena Brito, conseguimos com nossa luta e o apoio do Governo do Estado concretizar esse sonho de nossos estudantes”, concluiu o deputado Júlio Cavalcanti.

Famílias atingidas por Barragem de Cachoeirinha ocupam canteiro de obras

Com o objetivo de cobrar do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs) o cumprimento dos encaminhamentos feitos durante uma Audiência Pública, realizada no ano passado, famílias agricultoras de Ingazeira, município do Sertão do Pajeú, ocupam, neste momento, o canteiro de obras da Barragem de Cachoeirinha.

As quase 400 famílias, que moram nas áreas que estão sendo desapropriadas, em virtude da construção da obra, denunciam que a indenização oferecida não considera a benfeitoria e o valor da terra. Além do mais, muitas pessoas são posseiras da terra, ou seja, não possuem documentação, mas vivem no local há muito tempo. Essa condição pode implicar na perda de direitos, por parte dos moradores e moradoras da comunidade.

Histórico - Diante do impasse, os Sindicatos dos Trabalhadores Rurais dos municípios de Tabira, São José do Egito, Tuparetama e Ingazeira, juntamente com a Fetape, convocaram uma audiência com o Dnocs, no dia 12 de novembro de 2013. Na ocasião, o Departamento se comprometeu a rever as avaliações e as indenizações das famílias, a partir do dia 18 de novembro daquele mesmo ano; apresentar uma solução para situação dos posseiros, em um prazo de até 60 dias, a contar da data da realização da audiência; e envolver o Instituto de Terras e Reforma Agrária de Pernambuco (Iterpe), na busca por uma solução para a questão da titulação das terras dos posseiros. 

Segundo moradores do local, “até hoje, nenhum dos acordos, foi encaminhado”. O movimento em defesa das famílias de Cachoeirinha também afirma que, antes da audiência, realizaram sucessivas reuniões com o Dnocs , que também tiveram os seus encaminhamentos descumpridos pelo órgão.

Com o protesto, as famílias pretendem, ao menos, que o Dnocs informe o valor a ser pago pelas indenizações e o prazo para o início do pagamento. Também participam da manifestação, representantes da Central Única dos Trabalhadores (CUT) e da Paróquia do Município de Tuparetama.

Baile Municipal do Ipojuca abre portões também para cidadania

Com entrada gratuita e a certeza de muita diversão, os foliões que participarem do Baile Municipal do Ipojuca, neste sábado (15), no Clube Municipal, também poderão exercer seus deveres de cidadãos. Junto aos espaços destinados à customização, uma área será reservada para quem quiser fazer doações de latas de leite e alimentos não perecíveis, que serão doados a instituições de caridade.

“O Baile Municipal é garantia de alegria em família, mas, também, é uma grande oportunidade de cada um exercer a sua responsabilidade social, enquanto cidadão, ajudando instituições que cuidam de crianças carentes. Contamos com a solidariedade de todos”, destacou a coordenadora de Projetos Sociais do município, Simone Santana, que também é anfitriã do baile.

Cerca de mil pessoas estão sendo esperadas no baile, cujo tema é “Celebrando a alegria da nossa gente”, um verdadeiro resgate do contentamento do ipojucano com o retorno das ações de melhorias no município. A festa será apresentada pela jornalista Nadya Alencar e contará com concursos para escolha do Rei Momo e da Rainha do Carnaval do Ipojuca, além das melhores fantasias nos quesitos Luxo e Originalidade. A Orquestra do Maestro Fernando Borges e o cantor Gustavo Travassos vão garantir a animação, que começa às 19h e não tem hora para acabar.

Menores são apreendidos e motos são recuperadas em São Domingos


Armas apreendidas com os menores. Fotos: Fernando Lagosta.
Nesta quinta-feira (13) após ligações anônimas, policiais da Força Volante I conseguiram recuperar duas motos que haviam sido roubadas na região.

O fato ocorreu na Rua São Jorge, próximo ao cemitério de São Domingos de Brejo da Madre de Deus, no local os policiais apreenderam também três menores, sendo um adolescente e duas adolescentes.

Além das motos foram encontrados também três aparelhos celulares, facas, relógio, um par de retrovisor de moto e dois góias de maconha.


Segundo a polícia, na residência havia mais duas pessoas que conseguiram fugir, o menor apreendido já é conhecido e sofreu uma tentativa de homicídio há alguns dias.

As motos junto com os materiais e os menos apreendidos foram levadas para a delegacia de Santa Cruz do Capibaribe, para que sejam tomadas as medidas cabíveis.