domingo, 18 de setembro de 2022

Festival do Queijo em Soledade: ‘potencial para o desenvolvimento e girar a economia’


A cidade de Soledade, na região do Curimataú da Paraíba, realiza pela segunda vez o Festival do Queijo. A abertura do evento é dia 23 de setembro, mas os preparativos para a festa já estão a todo vapor.

A cidade é cortada pela BR-230, rodovia que liga o Litoral ao Sertão e, por ser um local de passagem, recebe um grande fluxo de pessoas que estão indo de uma cidade a outra. Soledade tem uma tradição gastronômica de servir um dos melhores lanches da estrada.

Em Soledade tem um grupo de mulheres que se reúnem há 20 anos. O “Mulheres Arretadas” começou como um espaço de socialização e entretenimento, mas despertou o empreendedorismo delas.

A associação Zé Gonçalves existe desde 2013, mas antes disso o grupo de mulheres se encontrava na casa de cada uma delas. Hoje são 20 mulheres, donas de casa e empreendedoras, participando de encontros semanais e produzindo doces, bolos, cocadas e o famoso biscoito Soledade.

A coordenadora do grupo, Eliane, fala sobre a importância dos encontros. “O meu intuito era além de se encontrar, era um tipo de terapia”, ressalta.

A cidade ganhou fama pela produção dos melhores queijos da região. Rafael, técnico em agropecuária e funcionário público, e a esposa têm uma produção familiar no sítio Curió, que fica a 5 km de Soledade.

O casal tem 9 cabras e faz um trabalho completamente manual na produção de leite, iogurte, queijo e doce de leite. Rafael está se organizando para buscar os certificados para a produção. “Depois da certificação posso conseguir horizontes maiores, como a venda para supermercados e para fora [do estado]”, explica Rafael.

A Paraíba produz em média 14 mil litros de leite por dia, a maioria de pequenos produtores.

Segundo o secretário de administração da cidade, Antonio Cordeiro, a produção de leite e queijo tem potencial para o desenvolvimento e girar a economia.

Fonte: Cariri Ligado

Leia mais notícias no Blog Budega Nordestina, siga nas redes sociais: Facebook, Instagram, Twitter, TikTok, e veja nossos vídeos no YouTube. Envie informações para nossa Redação pelo WhatsApp (81) 99428-8603.

Tv Budega Nordestina

 

Juntos vamos vencer a fome!

Para combater a fome e a miséria, a LBV inicia mobilização nacional e convoca uma seleção solidária para seu time.


A fome infelizmente está crescendo cada vez mais no Brasil e no mundo. São 66 milhões de brasileiros que vivem em situação de insegurança alimentar, segundo a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO/ONU). Por outro lado, a Copa do Mundo está chegando e é um momento de muita alegria, de união e de muita torcida pela vitória do time do coração, mas não podemos nos esquecer daqueles que vivem à margem da fome e da miséria.

Sempre em campo nessa luta, a Legião da Boa Vontade (LBV) convoca você para reforçar seu time solidário em busca de mais uma vitória: o fim da fome no Brasil. Dessa forma, a Instituição lança a sua tradicional campanha Natal Permanente da LBV — Jesus, o Pão Nosso de cada dia! Juntos podemos acabar com a pobreza e as desigualdades sociais.

A meta deste ano é entregar, de setembro a dezembro, mais de 1,3 milhão de refeições para crianças e jovens atendidos nas unidades da LBV no Brasil. Além disso, a campanha também tem o propósito de arrecadar e entregar, neste Natal, 50 mil cestas de alimentos para milhares de famílias atendidas pela Instituição e por entidades parceiras em 250 municípios brasileiros.

Vai começar a convocação do time solidário! Como ajudar?

Você pode levar alimentos não perecíveis até a LBV a instituição fica localizada na Rua dos Coelhos 219, Bairro Coelhos. Ou, se preferir, faça sua doação via site da LBV (www.lbv.org) ou via Pix Solidário (pix@lbv.org.br). Faça parte desse time solidário, e vamos juntos vencer a fome!

PROGRAMA BUDEGA NORDESTINA


Programa Budega Nordestina com Paulo Viana, de segunda a sexta-feira das 05:30 às 07:00 horas, Pela Rádio Vale FM 91.7 de Santa Cruz do Capibaribe no Agreste Pernambucano.

Muito Forró com Jorge de Altinho, Flávio José, Petrúcio Amorim, Marinês, Elba Ramalho, Raimundo Fagner, Os Três do Nordeste, Assisão, Trio Nordestino, cantadores de Viola, aboiadores e Luiz Gonzaga.

Leia mais notícias no Blog Budega Nordestina, siga nas redes sociais: Facebook, Instagram, Twitter, TikTok, e veja nossos vídeos no YouTube. Envie informações para nossa Redação pelo WhatsApp (81) 99428-8603.

HOMEM MORRE ATROPELADO NO CARIRI PARAIBANO


Um atropelamento ocorrido na PB-238, entre os municípios de Assunção e Taperoá, na noite da última quinta-feira (14), vitimou fatalmente, Crisante Praxedes de Oliveira, 62 anos.

Um veículo atingiu Crisante nas proximidades da fazenda Cosme Pinto. Ele era natural do município de Pombal, Alto Sertão da Paraíba, mas vivia perambulando e constantemente estava na rodoviária de Taperoá.

Populares disseram que Crisante gostava de tomar umas lapadas de cachaça lá pelo centro de Taperoá, mas não é possível afirmar com certeza se ele estava bêbado no momento do acidente.

Peritos da Polícia Civil (PC) estiveram no local do acidente para realizar a perícia, assim como o rabecão da Gerência Executiva de Medicina Odontológica Legal (Gemol), que removeu o corpo para necropsia no Instituto de Polícia Científica (IPC) da cidade de Campina Grande.