sábado, 7 de outubro de 2017

CAMINHÃO CAPOTA E MATA HOMEM EM ARCOVERDE

Um capotamento de um caminhão matou um homem na noite deste sábado (7), na BR-232, em Arcoverde, no Sertão pernambucano.

Hugo Santos de Albuquerque, de 29 anos, viajava na carroceria de um caminhão placa KGQ-2328, quando o condutor perdeu o controle e o veículo que estava carregado de frutas e verduras capotou, Hugo sofreu ferimentos graves e veio a óbito no local, a polícia informou que na carroceria também estavam outras duas pessoas, o estado de saúde delas não foi divulgado.

O corpo foi encaminhado para o Instituto de Medicina Legal (IML) de Caruaru.

JOVEM MORRE EM ACIDENTE COM MOTO EM CUPIRA

A noite deste sábado (07), foi marcada por um acidente de transito na principal entrada da cidade de Cupira, a vitima foi o ex-presidiário Fabio Luiz de Melo Ferreira, conhecido Fabinho, de 23 anos, que residia na Avenida Moacir Soares, no bairro Novo Horizonte, ele estava pilotando uma moto Honda Bross vermelha, chassi pinado, ao sair da BR 104 e entrar na cidade, a poucos metros do trevo, bateu na guia do canteiro central e em uma arvore, estava sem capacete e teve morte imediata, as informações confirmadas pela esposa, é que ele havia bebido. Fabinho saiu do presídio recentemente.

O corpo do jovem foi encaminhado para o IML de Caruaru.


EM CARUARU, HOMEM É ASSASSINADO E COMPANHEIRA É SUSPEITA DO CRIME

Um homem até o momento sem identificação, foi encontrado morto a tiros no final da manhã deste sábado (7), na conhecida Rua da Vara, no Sítio Jacaré de Gonçalves Ferreira, na zona rural de Caruaru. O casebre onde ele estava morando, era um beco, no qual foram trancados os dois acessos, um com um portão e o outro com uma porta que dá acesso ao matagal e segundo moradores da localidade ele estava escondido nessa localidade há apenas um mês e era foragido da justiça. Eles disseram que ele era de Limoeiro.


O delegado da Força Tarefa de Homicídios, Dr. Márcio Cruz, disse que ele estava morando sozinho e que recentemente a companheira dele veio morar com ele e ontem ele a agrediu, ela chamou a Polícia Militar que foi ao local e o agressor fugiu pela porta dos fundos e se escondeu no matagal, depois ao anoitecer foi pra casa, onde foi morto a tiros enquanto dormia e estranhamente hoje pela manhã a companheira foi embora e quando os vizinhos foram verificar ele estava morto. O delegado disse que a mulher é a principal suspeita, porém quem souber como tudo aconteceu e conhece quem fez isso com o rapaz, que mande mensagem para o WhatsApp da 3ª Divisão de Homicídios através do número 9 9488-7099 e terá a identidade preservada.

Este foi o 5º assassinato do mês de outubro e na soma geral já são 223 homicídios esse ano em Caruaru e o corpo foi encaminhado para o IML local.


Trabalhadores do Detran de Pernambuco paralisam atividades segunda-feira

Foto: Edvaldo Magalhães/Liberdade

Os servidores do Detran de Pernambuco vão paralisar as atividades na próxima segunda-feira (09). Eles se mobilizam para sensibilizar a Justiça e barrar uma licitação irregular que favorece a operadora de Plano de Saúde Hapvida, para prestar este serviço aos trabalhadores da autarquia.

A categoria irá se concentrar na frente do Tribunal de Contas do Estado (TCE) em protesto contra as ilegalidades cometidas na última licitação para contratação do serviço. Os trabalhadores cobram a realização de uma licitação condizente com as exigências do TCE, o que garante condições equilibradas para a concorrência de outras operadoras melhor capacitadas.

Segundo o presidente do Sindetran, Alexandre Bulhões, o Plano de Saúde é uma conquista dos servidores, mas mesmo sendo o Detran o segundo maior arrecadador do Estado, dispõe para os servidores um dos salários mais baixos no serviço público estadual.

O sindicalista disse que nos últimos anos o plano de saúde que cobria a categoria era o da Unimed, sempre contratada em caráter emergencial. Desta vez, sindicato e servidores cobram a realização de uma licitação regular e a contratação definitiva de um plano condizente com a qualidade do serviço que vinha tendo.


Fonte: Rádio Liberdade de Caruaru

Incentivar a leitura é fundamental para as crianças

Psicopedagoga especialista em educação fala sobre a importância do ato da leitura para o aprendizado

A leitura é um hábito que faz parte do nosso dia a dia e deve ser cultivado. É normal que as crianças comecem a ler por volta dos cinco anos de idade, porém, para Ana Regina Caminha Braga, psicopedagoga e especialista em educação especial e em gestão escolar, é bom incentivar a leitura desde muito cedo. “Ler para os pequenos e incentivá-los a ler é muito benéfico. Com a leitura eles não só aprendem coisas novas, como aprendem a escrever melhor, ampliam seu vocabulário e, é claro, melhoram seu desempenho escolar”, comenta.

É importante que os pais permitam o contato dos pequenos com os livros, deixe-o brincar, tocar e analisar aquela novidade. Hoje não é difícil encontrar livros com materiais mais resistentes, cheios de cores e texturas, que permitem essa interação. Já as histórias infantis que tanto encantam as crianças, permitem que ela entre nesse universo. “Quando nós lemos para uma criança fazemos surgir nela o interesse pela leitura, se você conversar sobre a história ela irá refletir sobre aquilo, além de desenvolver sua capacidade de compreensão e interpretação”, sugere a especialista.

Com as crianças um pouco maiores, os pais já podem começar a fazer leitura mais dinâmicas, lendo uma parte da história e dando a ela o livro para que ela possa tentar ler a outra parte, aos poucos ela vai se familiarizar com aquele livro até conseguir lê-lo inteiro e sozinha. Uma boa opção são as história ilustrada e com menos escrita, conforme a criança for evoluindo você pode aumentar a quantidade de palavras no livro. Quando ela estiver lendo melhor, ofereça outras opções, como os cadernos infantis dos jornais, revistas e textos que tenham temas interessantes e adequados para a idade.

Por fim, a psicopedagoga lembra que mesmo depois que a criança já tiver adquirido esse hábito e aprendido a ler, é bom que os pais e professores continuem a incentivá-la. “Ler para a criança desde os primeiros anos de vida é algo muito importante, já que ela está em fase de desenvolvimento, e essa troca afetiva ajuda a estabelecer laços com a leitura”, comenta. Variar os gêneros literários também é importante, para que ela possa ter acesso aos mais variados temas. “Não sobrecarregue-a com a leitura, ela tem que ser uma diversão e não uma obrigação, que vai acabar por fazer ela perder o interesse no ato”, completa Ana Regina.


Fonte: Blog Estação Notícias

2ª VAQUEJADA PARQUE PÔR DO SOL - 2017

Não lembrava disso, tomo remédio, diz suspeito de estuprar mulher em PE

Foto: Agência Brasil

O suspeito de assaltar e estuprar uma mulher de 50 anos no último domingo (1), na cidade de São Caetano, no Agreste de Pernambuco, disse que está tomando remédio e não lembrava do crime. Walmire Gomes da Silva, 35, já havia levado R$ 200, mas invadiu a residência para encontrar mais dinheiro e cometer o abuso sexual. O homem confessou o roubo, mas negou o estupro.

"Estou tomando remédio controlado, que eu tomei chumbinho. Esse delito eu nem lembrava, já foi minha mãe que veio me lembrar, cortei até meus pulsos, porque estou separado da mulher. Eu errei, ela está dizendo que eu errei, mas como ela diz que eu estuprei ela?", disse Walmire após prestar depoimento na delegacia. O suspeito foi levado para a penitenciária de Pesqueira.

O homem foi preso na última quarta-feira (4) no bairro Vila Cardeal 3. Ele estava tentando se esconder em uma cisterna, quando foi encontrado pelo policiais. Ainda na delegacia, a polícia descobriu que Walmire é foragido do Centro de Ressocialização de Canhotinho desde 2012. 

"Ele já tinha pegado R$ 200 que eu tinha no bolso, mas ele não se conformou, ele queria mais. Eu disse que não tinha porque era domingo e não tinha dinheiro. Mas ele disse que não, ele me puxou para dentro da minha residência, estuprou, espancou, bateu, espancou muito", afirmou a vítima. Imagens de circuito interno de câmera mostraram aos investigadores o momento que a mulher é abordada.

Ainda de acordo com a vítima, o homem mandou a mulher se trancar dentro de um banheiro e, quando ela saiu, ele voltou a pedir por mais dinheiro. "Aproveitei um momento que ele estava de bobeira e corri pra rua. Ai ele correu também", explicou. 
Câmeras de segurança registraram a ação


Fonte: Rádio Jornal 

Conselho de Desenvolvimento Sustentável visa fortalecimento de municípios do Agreste

Inicialmente, a iniciativa conta com a participação de Caruaru, Toritama, Santa Cruz e Taquaritinga do Norte. (Imagem: Jorge Farias)

Caruaru, Toritama e Santa Cruz atuarão juntos para fortalecer as potencialidades regionais, por meio do Conselho de Desenvolvimento Sustentável do Agreste (CDSA). “É muito importante a união dos municípios que fazem parte do polo nesse momento de crise”.

A iniciativa terá o objetivo de planejar, executar e gerenciar ações integradas, buscando a qualificação do mercado e o aumento da competitividade. Dentre as formas de cooperação descritas no Conselho, estão questões como o desenvolvimento do projeto e estrutura organizacional, intercâmbio de ações e planejamento local e construção de um diagnóstico e plano de ação regional, além de intercâmbio de experiências da gestão.

O protocolo de intenções para desenvolver o CDSA foi assinado nessa quinta-feira (10) e contou, ainda, com a assinatura do prefeito de Taquaritinga do Norte, Ivanildo Mestre. Os outros municípios que fazem parte do Polo 10 também poderão participar iniciativa.

O grupo é composto por Caruaru, Toritama, Brejo da Madre de Deus, Cupira, Vertentes, Riacho das Almas, Surubim, Agrestina, Santa Cruz do Capibaribe e Taquaritinga do Norte.

I Festival Primavera de Dança de Caruaru começa neste sábado com homenagem à matriarca do Boi Tira Teima

Foto: Karlla Oliveira/Liberdade

O Projeto intitulado “I Festival Primavera de Dança de Caruaru” vai homenagear dona Lindaura, matriarca do Boi Tira Teima, que faleceu recentemente aos 81 anos. O evento acontece neste sábado (07) e domingo (08), com apresentações de vários grupos de dança, na Estação Ferroviária, a partir das 20h.

Durante o dia haverá apresentação nos parques ambientais da cidade, nos Centros de Compras e no Marco Zero.

O festival foi tema de entrevista na Rádio Liberdade, nesta sexta-feira (06). A apresentadora do Show da Cidade, Elaine Dias, recebeu nos estúdios da emissora a jornalista e produtora cultural, Janaina Waléria, idealizadora do projeto.

Ouça

SENAI Santa Cruz do Capibaribe tem livros grátis no mês do professor

Ensinar é um compromisso com a formação e com o futuro. Para comemorar o mês dos professores, o SENAI Pernambuco homenageia o mês do professor com uma promoção que é mais uma lição: ao se inscrever em um dos cursos pagos, o estudante recebe gratuitamente um livro técnico exclusivo. Entre as 18 séries disponíveis, os estudantes poderão escolher livros das áreas de Aprendizagem Industrial, Construção Civil, Eletroeletrônica, Gestão, Telecomunicações e Vestuário. Em Santa Cruz do Capibaribe as opções de cursos com inscrições abertas nesse mês são Confecção de Peça Piloto e Modelagem Computadorizada, um total de 40 vagas (20 para cada).

Disponibilizados pela Unidade, os dois cursos são de formação continuada, têm curta duração e contribuem na conquista de uma formação, na recolocação profissional ou mesmo se tornar autônomo ou montar o seu próprio negócio.

Os cursos custam R$ 386 reais, o de Modelagem Computadorizada, e R$ 575 reais, o Confecção de Peça Piloto, e podem ser divididos no cartão de crédito. Informações no 0800 600 9606 – de segunda a sexta-feira, das 07h30 às 18h30. A ligação é gratuita.


Operação Bar Seguro interdita mais de 600 estabelecimentos em Pernambuco

O número representa uma média mensal de 72 ações de interdição. (Imagem: Divulgação/Prefeitura de Olinda)

Entre os meses de janeiro e setembro deste ano, o Corpo de Bombeiros e a Polícia Militar fecharam 654 bares e restaurantes em Pernambuco por colocarem em risco a segurança dos consumidores ou por serem considerados “facilitadores de violência”. O número representa uma média mensal de 72 ações de interdição. Ao todo, 1.145 estabelecimentos passaram por vistoria.

De acordo com o coordenador da ‘Operação Bar Seguro’, o tenente-coronel do Corpo de Bombeiros Erick Aprígio, o objetivo da iniciativa é reforçar o combate ao crime. “Geralmente, 20% desses lugares se regularizam e voltam a funcionar. Esse trabalho conjunto com a Polícia Militar tem por objetivo garantir segurança para a população”, afirma.

Entre os alvos da operação, há bares, boates, salões de festas e até postos de combustíveis. Nesse último caso, a iniciativa encontrou risco de incêndio e de explosão em sete estabelecimentos.

“Nós encaminhamos o que encontramos de irregularidades para as prefeituras e órgãos responsáveis. Após a fiscalização, nós voltamos ao estabelecimento, em um prazo de 60 dias, que é o tempo dado ao proprietário para se regularizar. Nesse período, percebemos uma redução de 40% no número de estupros nas proximidades desses locais”, explicou Aprígio.

Campanha da LBV Eu Ajudo a Mudar!

Iniciativa leva amparo às famílias e promove o respeito aos idosos

Por meio de sua campanha Eu Ajudo a Mudar!, a Legião da Boa Vontade (LBV) está mobilizando a sociedade a contribuir para a manutenção dos programas socioeducacionais que realiza diariamente em todo o Brasil. Nesta edição, a iniciativa apresenta ações de educação ambiental, com o objetivo de sensibilizar a população ao combate do desperdício de água, o respeito aos idosos e à separação do lixo para reciclagem.

Aposentar-se não significa ficar parado. Pelo contrário, é recomendável que os idosos pratiquem atividades físicas, convivam com outras pessoas e, principalmente, se divirtam.

No Recife/PE, o programa Vida Plena, é oferecido na unidade de atendimento da Legião da Boa Vontade no Bairro dos Coelhos, área Central da capital pernambucana, é um espaço saudável voltado ao diálogo, ao fortalecimento da cidadania e à garantia dos seus direitos. Na LBV, os idosos têm a oportunidade de movimentar-se e ainda de aprender muito por meio de palestras educativas, atividades físicas, trabalhos manuais como pintura em tela e em tecido, crochê, além de passeios e tantas outras ações.

Para dar continuidade a esse amplo trabalho, a LBV conta com a ajuda do povo para mudar! Torne-se, também, parte desse time solidário. Colabore: www.lbv.org/doar.

Se preferir, entre em contato com uma das unidades da Instituição acessando os endereços na página www.lbv.org/enderecos. Acompanhe também a LBV pelas redes sociais: Facebook/LBVBrasil, YouTube/LBVBrasil e Instagram/@LBVBrasil.

Secretaria de Desenvolvimento Social realiza encontro de Idosos em Monteiro

Foi um verdadeiro sucesso de alegria, participação e organização o I Encontro Municipal dos Idosos promovido pela Prefeitura de Monteiro, através da Secretaria de Desenvolvimento Social.

O evento aconteceu na noite da ultima quarta-feira, 4, na Praça João Pessoa e contou com a presença de mais de 100 idosos do grupo do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, além de frequentadores do Centro de Convivência Iracema de Azevedo Menezes e também dos integrantes do grupo de idosos do município de Zabelê que vieram trocar experiências, sob coordenação da secretária municipal Cinthia.

Na programação do evento houve danças culturais como o “tindo-lê-lê” e o coco de roda, coreografia de dança com a participação de duas cadeirantes, coreografadas pelo ex-bailarino da banda Os Magníficos e hoje monitor Vagner Secandes, forró pé-de-serra, torneio de dominó e de damas, oficinas culturais e ainda distribuição de lanches.

A secretária municipal de Desenvolvimento Social, Rosa Aleixo, disse que os integrantes do grupo sempre são incluídos em eventos alusivos às datas comemorativas, passeios, e outras atividades de forma dinâmica e prazerosa além de contar com atendimento semanal, realizado sempre às segundas-feiras, com esporte, artes, cultura e lazer sendo trabalhados através do trabalho competente dos monitores e colaboradores.

Em virtude de cumprir agenda em Brasília, a prefeita Anna Lorena se fez representada pela secretária Rosa Aleixo, que fez questão de destacar o apoio que tem recebido da gestora, principalmente no tocante aos projetos sociais que envolvam crianças e idosos.

O evento ainda contou com a presença de secretários municipais, diretores e funcionários do CRAS, CREAS, SCFV, e dos vereadores Cajó Menezes e Edílson Mendes (Courão), que representaram o Poder Legislativo.


Homem é assassinado em Camaragibe enquanto fazia propaganda de show

Foto: Thales Kirion

A Região Metropolitana do Recife (RMR) registra mais um assassinato para as estatísticas alarmantes que o estado tem vivenciado do ano passado para este. Rodrigo Alves da Silva, de 27 anos, foi morto a tiros na noite desta sexta-feira (06). Ele trabalhava com um primo na divulgação de um show.

Os dois circulavam em um siena prata próximo a um terminal de ônibus no bairro de Vila da Fábrica, em Camaragibe, no Grande Recife. O homicídio ocorreu na Rua Artur Medeiros. Os criminosos usaram um revólver 38 para efetuar os disparos. Cerca de 10 atingiram Rodrigo, seis na cabeça.

Acompanhante da vítima é socorrido

Após serem alvejados, Rodrigo morreu no local e o parente identificado como David Mile Nascimento da Silva, foi socorrido para o Hospital da Restauração, no Centro do Recife. Peritos do Instituto de Criminalística (IC), técnicos do Instituto de Medicina Legal (IML) e policiais do Departamento de Homicídios e Proteção a Pessoa (DHPP) atuaram no local.

Presidente de Câmara Municipal do Cariri é encontrado morto

O presidente da Câmara Municipal da cidade de Alcantil, no Cariri paraibano, José Milton de Almeida (PSB) foi encontrado morto na manhã de ontem sexta-feira (6) na residência dele. No local não havia sinais de violência, por isso a suspeita é que ele tenha sido vítima de um infarto.

José Milton era conhecido como “Miltão”. Ele foi eleito no pleito de 2016 com 192 votos, sendo o sétimo candidato mais votado no município. Em janeiro deste ano foi escolhido presidente da Câmara Municipal de Alcantil.

Esse era o segundo mandato dele como vereador e o terceiro de presidente do Legislativo Municipal. A família ainda não definiu locais e horários para velório e sepultamento.

Náutico perde por 2x0 e segue fraco no campeonato

Foto:reprodução/facebook

O timbu perdeu para o Goiás na noite desta sexta-feira (06) e fica mais complicado para a equipe sair do Z-4. A falta de articulação do Náutico resultou na derrota por 2 a 0. O jogo ocorreu no estádio Serra Dourada em Goiás. Os alvirrubros estão a nove pontos do primeiro time fora da zona de rebaixamento.

Náutico cria poucas oportunidades

No início da partida o Timbu já se mostrava fraco. Os adversários tiveram a maior posse de bola e criaram mais oportunidades. Aos 42 do primeiro tempo Victor Bolt passou para Carlos Eduardo, que soube aproveitar a chance e abriu o placar da partida.

Após o primeiro tento o Náutico ainda tentou algumas finalizações, mas sem sucesso. A vitória adversária foi consagrada com um carrinho de Tiago Luis. Elyeser chuta de fora da área, Jefferson dá rebote e Tiago Luis aproveita para marcar o segundo.