domingo, 6 de maio de 2018

MORRE NA TARDE DESTE DOMINGO, FRANCISCO AMARAL

Foto: Jairo Gomes

Faleceu na tarde deste domingo (06), uma das maiores referências culturais de Santa Cruz do Capibaribe, considerado ‘o Pai da Comunicação’ da cidade, Francisco Samuel do Amaral aos 74 anos de idade.

Nas últimas semanas, Francisco Amaral estava com problemas respiratórios. No final da manhã de hoje, ele foi encaminhado da UPA de Santa Cruz até um hospital na cidade de Palmares, porém acabou falecendo poucas horas depois de dar entrada naquela unidade de saúde.

Biografia:

Francisco Samuel do Amaral nasceu em 4 de fevereiro de 1944. Seus primeiros trabalhos radiofônicos foram em Caruaru na década de 60, principalmente na Rádio Cultura. Francisco chegou em Santa Cruz em 1966, onde se firmou como referência na comunicação e espelho para jovens aprendizes e fundou a ‘AL Propaganda’.

Poucos tempos depois, ele percebendo a ausência de rádio no município, montou o seu sistema de divulgação e propaganda que consistia em difusoras em postes espalhados pelas ruas da cidade. A iniciativa serviu de escola para diversos radialistas de nossa cidade, a exemplos de Jota Oliveira, Geraldo Silva, Geraldo Costa e Ronaldo Pacas.

Francisco Amaral foi o principal responsável por organizar e expandir as quadrilhas de ruas de Santa Cruz do Capibaribe. Nas vaquejadas, ele foi considerado o maior locutor da região. Ele trabalhou nas Rádios Vale do Capibaribe AM, Comunidade FM e Santa Cruz FM.

Na política, Francisco foi candidato a Vereador em 1996, quando obteve apenas 85 votos. Em 2009, ele foi o homenageado do São João de Santa Cruz, e no mesmo ano recebeu o Título de Cidadão Santa-cruzense pela Câmara de vereadores.


UM BREVE HISTÓRICO DE FRANCISCO AMARAL, por EDSON TAVARES


Num tempo em que nem se cogitava a possibilidade de existir uma rádio em Santa Cruz do Capibaribe, que se servia radiofonicamente das três emissoras AM de Caruaru – Difusora, Cultura do Nordeste e Liberdade – e das três de Campina Grande – Cariri, Borborema e Caturité –, nascia o Serviço de Som Amaral Publicidade.

O embrião da comunicação falada em Santa Cruz surgiu de uma ideia persistente de Francisco Amaral, que alugou uma salinha na Av. João Francisco Aragão, em frente onde fica o Banco Itaú, e espalhou alto-falantes pelas ruas. Da Rua Grande até a Pe. Estima. Isso lá pelos idos dos anos 70...

Durante todo o dia, músicas e notícias enchiam os ares de Santa Cruz. Ficou na minha memória de menino, e me vem nitidamente ainda hoje, os acordes musicais do noticiário, que era em cadeia com a Rádio Liberdade de Caruaru, sob o patrocínio (na rádio) da Sanepe (hoje Compesa); lembro-me dos malabarismos que o controlista tinha que fazer para suprimir a vinheta do patrocinador e substituir pelo patrocínio local.

À noite, um programa muito movimentado era o "De alguém para você", através do qual os jovens se ofereciam músicas. As pessoas colocavam cadeiras nas calçadas, para conversarem, em animadas “malas”, ouvindo as canções que Amaral tocava, noite adentro.

Além do serviço de som, e mais tarde, Amaral manteve uma parceria com Antonio Lopes do Nascimento, empresário do ramo de panificação (Padaria Flórida), pai da atriz Avani Lopes: tratava-se de "AL Propaganda", um carro de publicidade volante, pertencente a “Antonio Saturnino”, administrado pelo locutor.

Além disso, Amaral se destacou como gritador de quadrilha, nos bons tempos em que as quadrilhas de rua eram a grande atração do São João de nossa terra. Tudo começou no Club Treze de Maio (na artéria de mesmo nome, centro da cidade), saindo, em seguida, para as ruas, com a quadrilha do Mobral, entre outras, e acompanhado do sanfoneiro Rafael Lopes (pai de Avenor Lopes e integrante da caravana de Ivan Bulhões), e depois Biu Marcelino.

Por outro lado, as vaquejadas, narradas com presteza por Amaral, fizeram seu nome conhecido em toda a região, pois Chico sempre foi apaixonado por esta festa nordestina. Não posso falar muito desses eventos de “queda de boi”: por não gostar desse festejo, devo ter ido apenas a uma ou outra, mas nenhuma com a presença de Amaral.

Francisco Amaral também teve (mesmo sem o saber) grande parcela de importância na minha infância, eu que sempre fui um apaixonado por microfone, embora minha timidez e outros caminhos que me surgiram não me tenham permitido seguir essa carreira... mas ficava horas "aperuando" pelos estúdios, que funcionavam vizinho à serralharia de Zé de Duquinha, acompanhando os movimentos de locutores e controlistas, e me deliciando com aquele trabalho e com as músicas da época...

Francisco Samuel do Amaral, era natural da cidade de São Caetano-PE, pai de 22 filhos – frutos de diversos relacionamentos, é avô e bisavô. Recentemente, ouvindo uma rádio de Santa Cruz, surpreendi-me com o vozeirão de Francisco Amaral apresentando um programa de músicas antigas. Disseram-me que continua gritando quadrilha, como só ele sabe fazer... Aliás, foi o homenageado do São João, no ano de 2009.

Por indicação de Fernando Aragão, a Câmara Municipal concedeu-lhe o título de Cidadão Santacruzense. É justa a homenagem, embora eu tenha reservas a esse lance de título de cidadão: acho que nem o Legislativo Municipal está aí para isso, nem também chega a ser uma grande homenagem, uma vez que se banalizou esse título (para terem uma ideia, até uma apresentadora de programas de misses, na década de setenta, chamada Carmem Tovar [alguém já ouviu falar?] foi agraciada com a "nobre" homenagem). Amaral é cidadão santacruzense, sim, na prática, pelo seu valor e pelos serviços prestados a sua gente e a seu povo.

Como herança, Francisco Amaral vê sua obra tendo continuidade em dois de seus filhos, Fernando e Fabiano Amaral, que, nos passos do pai, são detentores de vozes potentes e talento ímpar na locução, e, assim como o genitor, atuam no ramo de comunicação em Santa Cruz do Capibaribe.


EDSON TAVARES

Com Informações do Blog do Ney Lima e Blog Sulanca News

Polícia Civil divulga imagem que mostra suplente de vereador 'Nildo da Empoeiras' sendo assassinado

A Polícia Civil divulgou, no final da noite de sábado (05), as imagens dos circuitos externos de segurança que mostram o momento exato em que Josenildo Gonçalves da Costa (Nildo da Empoeiras) 46 anos foi assassinado por um homem em um posto de combustíveis situado em Santa Cruz do Capibaribe, no Agreste.

Nas imagens é possível observar um indivíduo se aproximando da vítima e efetuando vários disparos. Na ocasião, outras duas pessoas também foram atingidas. Durante a fuga, o assassino ainda chegou a cair com a motocicleta, porém levantou e seguiu.

A Polícia Civil disponibilizou os números (81) 9 9488-7349 e 3719-4545 para quem quiser fazer denúncias sobre a identidade do homicida. O sigilo do denunciante é assegurado.


Informações Blog do Bruno Muniz

Confira os vídeos:

MARGINAIS DE BEZERROS FORAM PRESOS EM SÃO CAETANO ACUSADOS DE ESTAREM ROUBANDO MOTOS E COM ELES FORAM ENCONTRADAS TRÊS MOTOS ROUBADAS E ARMAS DE FOGO

Quando de serviço na manhã da ultima quinta-feira (03), o Cabo Jorge Luiz e os soldados R. Gomes, Rocha e G. Santos do 1º BIEsp de Caruaru, juntamente com o Cabo Hilton e o soldado Mendes Junior do pelotão da PM de São Caetano subordinados ao 15º, prenderam cinco criminosos envolvidos em roubos de veículos e tráfico de entorpecente. Na ação foram presos: Leonclaudio Maxiel Silva; Henrique Adriano da Silva; Daniel Victor dos Santos Silva; Lucineide Moura da Silva e Yuri Raonny Lima Silva, todos moradores do Sítio Boas Novas de Bezerros, e apreendidos uma pistola Bereta 6,35, um revólver calibre 38 com uma munição, três motos roubadas e uma trouxa de maconha

O efetivo de São Caetano subordinado ao 15º BPM de Belo Jardim, tomou conhecimento que havia uma moto Bros branca placa PDE-2988 com restrição de roubo, diante dessa informação o efetivo do BIEsp juntamente com o efetivo do 15º BPM chegou até o local e constatou de fato que a moto estava lá ao abordar o Leonclaudio e Daniel constatou-se também com uma moto tornado que havia sido roubada e clonada, que o Leonclaudio tinha no seu celular uma foto da tal moto roubada e confessou que teria roubado a moto no dia anterior, juntamente com o Henrique que estaria no posto de São Caetano pra receber sua parte sobre o assalto.

Ao fazerem diligências até o local, foi abordado o Henrique que confessou que eles teriam usado um revólver calibre 38 no assalto e que estaria na residência do Leonclaudio ao irem na residência dele foi encontrada a Bereta 6,35 em uma mochila e em outra revista um revólver calibre 38 por trás da pia do banheiro que foi ocultada pela Lucicleide esposa do Leonclaudio, que eles roubavam essas motos e levariam para o comprador do Yuri que iria pegar a Bros na cidade de Pesqueira ao chegar no local o Yuri foi abordado e estava com uma moto Bros azul clonada.

Eles foram conduzidos a DP de Belo jardim para serem adotadas as medidas cabíveis e ainda na delegacia as vítimas da moto Bros branca reconheceram o Leonclaudio e Henrique como autores do assalto e ainda outra vítima filho de um policial militar que reconheceu o Leonclaudio e Lucicleide como autores do assalto que havia ocorrido na semana passada e eles teriam vendido a moto também ao Yuri.

Os mesmos foram autuados em flagrante delito pelos crimes, de associação criminosa, receptação de veículo roubado e adulterado e posse ilegal de arma de fogo, para posteriormente serem apresentados na audiência de custódia.


Fonte; Blog do Adielson Galvão

PROJETO 'BUDEGA NORDESTINA'. VALORIZANDO NOSSA CULTURA E NOSSO POVO.

Na manhã deste domingo 06 de maio de 2018, estivemos na Feira Livre de Santa Cruz do Capibaribe fotografando, conversando com comerciantes e clientes daquele espaço público. 

O Programa "Budega Nordestina" é um trabalho pensado e desenvolvido pelos comunicadores Paulo Viana e Jairo Gomes O Programa Budega Nordestina vai ao ar todos os domingos das 07 as 09 da manhã, através das Rádios IGM FM 88.9, de Santa Cruz do Capibaribe, FAROL FM 90.5 de Taquaritinga do Norte e Capital FM 88.9 do Recife. A apresentação é de Paulo Viana e Jairo Gomes. O programa e transmitido direto da Central de Feiras e de Santa Cruz do Capibaribe Pernambuco. 

Além de dar visibilidade a muitas pessoas que ali trabalham podemos também conversar com os moradores de nossa cidade e localidades circunvizinhas, que em sua maioria ali se dirigem para fazer suas compras.

Levamos entretenimento cultural e muita informação nas manhãs de domingo.

Se você quiser fazer parte deste projeto anunciando sua empresa sua marca entre em contato com Paulo Viana através dos telefones (81) 9 9428-8603 e 9 9704-3456 ou fale com Jairo Gomes através do (81) 9 9415-7140 ou 9 9663-9604.

Siga nas redes sociais:

budeganordestina.comfacebookfacebookTwitterYoutube e veja nossas matérias, vídeos e fotos. Você também pode enviar informações para a nosso Redação pelo WhatsApp (81) 9 9428-8603.

As fotos aqui postadas são de pessoas que de alguma forma contribuem para que nossa cidade seja o que é. Uma cidade aconchegante onde a cultura do trabalho predomina e que dá oportunidades para todos que aqui chegam.

Ônibus de estudantes jataubense foi alvo de bandidos em Barra de Farias.

Na noite da ultima quinta-feira (03), o ônibus dos estudantes da cidade de jataúba que vinha da cidade de Caruaru, foi alvo de bandidos em Barra de Farias no município de Brejo da Madre de Deus, no agreste Pernambucano.

Segundo as informações, após passar pelo primeiro quebra-molas em Barra de Farias, um meliante saiu de dentro do matagal e pulou na frente do veículo, no intuito de fazer com que o motorista parasse. 

Não obtendo êxito, o meliante que estava encapuzado atirou, para ver se desta vez o motorista ia parar, mais seu objetivo não foi alcançado. Ainda segundo as informações, outros veículos que também vinham de Caruaru com estudantes foram alvos destes meliantes.

Apesar do susto, ninguém saiu ferido.


Com Informações do Blog Jataúba News.

Polícia Rodoviária Federal recupera moto clonada na cidade de Sumé

Durante fiscalização da Polícia Rodoviária Federal no km 110, da BR 412, no município de Sumé, no Cariri paraibano, um condutor de uma motocicleta Honda/NXR150 Bros ESD foi abordado para fiscalização de rotina. Foram solicitados os documentos de porte obrigatório (CNH e CRLV), momento pelo qual o condutor da motocicleta afirmou não portá-los.

Ao aprofundar a verificação dos números de identificação do veículo, a equipe PRF constatou que eles haviam sido adulterados. Após limpeza das superfícies das numerações e análise dos números da moto, constatou-se que se trata da motocicleta Honda/NXR150 Bros ES, de placa original de Pernambuco, que foi roubada em Santa Cruz do Capibaribe/PE em janeiro de 2017.

O condutor do veículo relatou que seu pai comprou por pouco mais de 4 (quatro) mil reais a um homem chamado “Ramon” e depois ficou sabendo que este homem teve “problemas com a polícia”. O condutor afirma que não tinha conhecimento de que a motocicleta foi adulterada, sabia que o veículo era alienado, mas não procurou regularizar nem alterar o registro de propriedade.

A motocicleta foi entregue na Delegacia de Polícia Civil de Sumé-PB, mas por razões logísticas da Polícia Civil, o encaminhamento do detido foi para a Delegacia de Polícia Civil de Monteiro-PB, onde foi enquadrado por receptação.


Fonte: PB Agora