quinta-feira, 2 de junho de 2011

Luiz Henrique será o relator do Código Florestal na Comissão de Agricultura

O senador Luiz Henrique (PMDB-SC) deverá acumular a relatoria do projeto de lei do Código Florestal nas comissões de Constituição e Justiça e de Agricultura do Senado. A indicação do ex-governador foi confirmada na sessão de hoje (2) da Comissão de Agricultura pelo presidente Acir Gurgacz (PDT-RO).

Quando governou Santa Catarina, Luiz Henrique elaborou um código florestal para o estado e o colocou em vigor, apesar das críticas de entidades ligadas ao movimento ambientalista.

Ontem (1º), Gurgacz e o presidente da Comissão de Meio Ambiente (CMA), Rodrigo Rollemberg (PSB-DF), acertaram a realização de audiências públicas conjuntas. Audiências coletivas “produzirão debates produtivos”, diz Gurgacz. Ele espera que as duas comissões cheguem a um texto comum, deixando as divergências mais profundas para apreciação em plenário. A primeira audiência pública, com a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, será na próxima quinta-feira (9), às 11h.

A senadora Gleise Hoffmann (PT-PR) considerou a promoção de debates em conjunto com a Comissão de Meio Ambiente “fundamental" para aprovar temas comuns.

O senador Blairo Maggi (PR-MT) elogiou a escolha de Jorge Viana (PT-AC) para relatar a matéria na Comissão de Meio Ambiente. “Jorge Viana tem conhecimento do assunto e paciência para discuti-lo”, afirmou Maggi

Ele propôs aos membros da Comissão de Agricultura que se reúnam informalmente na semana que vem para “tirar dúvidas” sobre o texto aprovado na Câmara dos Deputados. Para ele, é fundamental que a comissão trabalhe com o objetivo de “unir pensamentos para enfrentar os embates que virão de fora”.

Escolas Técnicas Estaduais abrem inscrições para 2.835 vagas

Estão abertas as inscrições para as 14 escolas técnicas espalhadas pela Região Metropolitana do Recife (RMR) e interior de Pernambuco. Os estudantes interessados devem se cadastrar pela internet, no endereço: www.fadurpe.com.br/seep2011. O prazo segue até o dia 19 deste mês. Após o preenchimento dos campos com os documentos, o candidato deve imprimir o boleto para pagar uma taxa bancária no valor de R$ 18.

Os estudantes que não tiverem condições de pagar o valor devem comprovar que possuem o Cadastro Único para Programas Sociais (Cadúnico), por meio do número do seu registro. A cópia do formulário de inscrição para a escola técnica, juntamente com a cópia do cartão do Cadúnico deverá ser encaminhado para a Fundação Apolônio Sales, na rua Monsenhor Silva, 45, Madalena, até o dia 03 deste mês. A lista com o nome dos beneficiados será divulgada no dia 08 do mesmo mês. Já os estudantes que pediram a isenção, mas não foram beneficiados devem pagar a taxa bancária até o dia 20 deste mês.

Já o cartão de inscrição do candidato pode ser impresso no mesmo site da inscrição a partir do dia 24 de junho. A seleção será feita mediante uma única prova objetiva de múltipla escolha no dia 03 de julho. O teste possui 40 questões nas disciplinas de língua portuguesa e matemática. O exame terá duração máxima de quatro horas com início previsto às 13h30 e término às 17h30. O resultado será divulgado até o dia 12 de julho, também pelo site da Fadurpe. Os candidatos aprovados serão classificados por escola, curso e turno em ordem decrescente da nota final.

A data da matrícula para o segundo semestre será indicada na portaria de publicação do resultado para efetivação da matrícula das 8h às 12h e das 14h às 18h na secretaria da Escola Técnica na qual o estudante fez a inscrição. No ato da matrícula será necessário apresentar os seguintes documentos: histórico escolar ou certificado de conclusão do ensino médio, certidão de nascimento e/ou casamento, carteira de identidade, CPF, quatro fotos 3x4. As aulas terão início no dia 02 de agosto. Mais informações no www.educacao.pe.gov.br

Idosa morre após ataque de pitbull

Uma mulher foi vitima de ataque de um cachorro da raça pitbull na ultima segunda-feira (30), em Bonito, Agreste pernambucano. Antonina Maria da Silva, 76 anos, estava na casa da vizinha quanto foi atacada pelo animal. Ela sofreu lesões graves no rosto e em diversas partes do corpo.

A vítima foi socorrida para o hospital municipal onde recebeu os primeiros socorros. Entretanto na tarde desta quarta-feira (02), o seu quadro clínico piorou devido à infecção. Antonina Maria foi encaminhada para o Hospital Regional do Agreste, mas faleceu devido à parada cardiorrespiratória.

O comissário Sérgio Teotônio alerta que, os donos de animais podem responder criminalmente pelos danos que ele pode causar as pessoas ou a qualquer bem, por força da lei no Código Civil. Um inquérito policial para investigação será aberto pela Delegacia de Bonito.

Operação Monte Seguro cumpre 35 mandados de busca e apreensão no Morro Bom Jesus

A operação “Monte Seguro”, uma parceria entre as Polícias Civil e Militar, na manhã desta quinta-feira (02), no Morro Bom Jesus, em Caruaru, Agreste pernambucano. Que resultou na prisão de três pessoas, além da apreensão de drogas e cumprir 35 mandados de busca e apreensão.

Foram presos Maria de Lourdes Silva, 29 anos; Gisele Cristina de Souza, 40 e seu filho David Jackson da Silva de Souza, 18, portador de deficiência auditiva.

Cerca de 180 policiais participaram da ação que resultou na apreensão de 3 kg de pólvora, um pote de ácido bórico, produto químico serve para misturar e dar mais volume às drogas, 100 gramas de maconha, 14 pedras de crack e aproximadamente R$ 40 mil em espécie. Os acusados foram encaminhados a Delegacia Regional de Caruaru.

Expresso cidadão

O Vereador Galego de Mourinha solicitou através do requerimento 142/11, ao secretário de Administração do Governo do Estado, Sr. Ricardo Dantas à instalação em nosso município de uma unidade do Expresso Cidadão, programa do Governo do Estado de Pernambuco, vinculado à Secretaria de Administração, que reúne órgãos públicos das esferas federal, estadual e municipal, além de empresas privadas. O objetivo do programa é simplificar a vida do cidadão, disponibilizando diversos serviços reunidos num só local com qualidade, rapidez, eficiência e conforto.

O Expresso Cidadão disponibiliza para o usuário diferentes serviços, de acordo com a unidade à qual se dirige. Entre esses serviços está a emissão de carteira de identidade, carteira profissional, habilitação, até atendimentos do Procon e do Seguro Desemprego. Além de outras tarefas, realizadas de forma a melhor atendê-lo.

Atualmente, o programa conta com seis unidades instaladas: Cordeiro, Boa Vista, Olinda, Petrolina, Afogados e Caruaru, todas funcionando durante a semana em horário gigante: por 12 horas seguidas, em ambiente confortável e climatizado. Aos sábados, as unidades do Cordeiro, Boa Vista e Olinda abrem no horário da manhã e em Petrolina o funcionamento é em horário integral.

Recuperado, Clébson reforça o Salgueiro sábado

O Salgueiro ganhou um reforço importante para a partida contra o Duque de Caxias, às 16h20 deste sábado (04), no estádio Ademir Cunha. O meio-campo Clébson, um dos destaques do Carcará, está recuperado e voltou a treinar com o elenco.

O atleta ficou 25 dias afastado por conta de um estiramento na coxa direita e depende apenas da decisão do técnico Neco para voltar a jogar.

Quem deve ficar fora do jogo é o volante Pio. O atleta sentiu um problema muscular e será reavaliado.

Maia suspende até terça decisão de comissão que convocou Palocci

O presidente da Câmara dos Deputados, Marco Maia (PT-RS), determinou a suspensão até terça-feira do resultado da votação da Comissão de Agricultura que na manhã desta quarta-feira (1º) aprovou a convocação do ministro da Casa Civil, Antonio Palocci.

A decisão de Maia é resultado de questão de ordem apresentada em plenário pelo deputado Paulo Piau (PMDB-MG), que pediu a anulação da convocação do ministro pela comissão. A oposição quer que Palocci explique por quais razões teve o patrimônio multiplicado por 20 entre 2006 e 2010, segundo reportagem do jornal "Folha de S.Paulo". No período, Palocci exerceu mandato de deputado federal e coordenou a campanha presidencial de Dilma Rousseff.

“Pelos argumentos que tenho colhido sobre o tema, e considerada a complexidade da questão, e destacando que o deputado Lira Maia (DEM-PA) tem se pautado pelo cumprimento do Regimento Interno, a Presidência não pode desconsiderar que a questão de ordem vem assinada por mais de 30 deputados da comissão que estavam presentes”, afirmou Marco Maia.
O presidente da Câmara disse que, antes de tomar uma decisão, quer assistir ao vídeo da sessão, conversar com o presidente da comissão, deputado Lira Maia (DEM-PA), verificar as notas taquigráficas e ouvir parlamentares que participaram da sessão.

"Quero a luz para tomar uma decisão equilibrada", disse Maia. "Tomarei a decisão final na próxima terça-feira", declarou.

A votação na comissão
Antes da votação do requerimento apresentado pelo deputado Onyx Lorenzoni (DEM-RS) na Comissão de Agricultura da Câmara, o presidente da comissão, Lira Maia (DEM-PA), consultou os integrantes do colegiado: “Os deputados que aprovam permaneçam como estão.”

Os integrantes da base governista, em maioria na comissão, ficaram confusos e nem todos levantaram os braços para rejeitar a matéria. Entre a abertura e o encerramento da votação, passaram-se cerca de sete segundos.

O presidente da comissão, que é da oposição, declarou então a votação encerrada e aprovou o requerimento convocando Palocci.

O requerimento do deputado do DEM solicita a convocação de Palocci para “explicar os termos da consultoria prestada pela projeto a empresas do ramo agroindustrial objeto de denúncia vinculadas na internet”.

Versões
Para a oposição, o governo "comeu mosca" durante a votação do requerimento na comissão. Para os governistas, houve um "golpe".

O autor do requerimento, Onyx Lorenzoni, disse que o regimento da Câmara foi cumprido.

"O que aconteceu foi que a assessoria do governo dormiu, comeu mosca literalmente." Segundo Lorenzoni, "muitos [deputados] estavam distraídos e não se manifestaram" quando o presidente da comissão orientou para que os que aprovassem ficassem como estavam.

saiba mais
Convocação de Palocci foi aprovada em sete segundos, mostra vídeo
Palocci envia novas explicações à Procuradoria sobre patrimônio
PSDB ingressa no MPF com representação contra ministro da CGU

"A base governista, habituada a votar sim em tudo, não prestou atenção na hora de votar. E agora o presidente da comissão está encontrando uma forma de convalidar essa votação. A matéria foi vencida, o requerimento foi aprovado e Palocci está convocado", disse o líder do DEM, ACM Neto (BA), logo após a votação na comissão.

O líder do governo, Cândido Vaccarezza (PT-SP), e o ministro das Relações Institucionais, Luiz Sérgio, classificaram de "golpe" a ação dos oposicionistas na Comissão de Agricultura.

Para Vaccarezza, a oposição foi beneficiada pelo presidente da comissão, Lira Maia (DEM-PA), que encerrou a votação sem que fosse dado tempo para a manifestação dos integrantes da base.

"Não pode colocar em votação e declarar o resultado sem sequer dar tempo para aqueles que se posicionarem contrário levantessem os braços. Isso foi um golpe. Nós não aceitamos", declarou Luiz Sérgio.

Polícia Federal prende quatro pessoas por tráfico de drogas em São Caetano

A Polícia Federal realizou a prisão de quatro pessoas envolvidas com o trafico de drogas foi, em São Caetano, Agreste pernambucano. Foram presos Leandro Carvalho e Silva, 22 anos; Nadeilson Wizard dos Santos, 30; Joel Pereira, 31 e José Edson Lopes da Silva, 34.

No total foi apreendida a quantia de 28 quilos de maconha. A droga estava sendo transportada em dois veículos, um Celta placa PFH-5774 e, um Gol placa KJW- 4240, que saíram da cidade de Salgueiro com destino ao Recife.

Os acusados foram presos em flagrante e encaminhados a Penitenciária Juiz Plácido de Souza, em Caruaru. Segundo informações da Polícia Federal, Leandro Carvalho e José Edson possui antecedentes criminais.

Forte emoção na despedida do Padre Erandir do Distrito de Pão de Açúcar

A população do Distrito de Pão de Açúcar, município de Taquaritinga do Norte, na noite do último domingo (29) foi marcada pela emoção da despedida do Padre Erandir como administrador paroquial. Com a presença de vários padres da região, o Bispo diocesano Dom Bernardino Marchió junto com toda comunidade católica do Distrito e região.
A missa foi presidida pelo bispo diocesano que em sua homilia frisou a bela missão do Padre Erandir a frente da paróquia de São José nos últimos quatro anos. E as homenagens não pararam por ai, era notório no rosto de cada pessoa da comunidade a emoção em se despedir de um padre tão querido e amado por todos.
Foram várias mensagens, músicas, discursos, enfim uma noite cheia de emoção e alegria também, pois aconteceu à posse do novo administrador paroquial que assumirá a Igreja de São José, o Padre Sandro, vindo da cidade de Bonito.
O Prefeito Jose Evilásio destacou o brilhante trabalho do Padre a frente da paróquia. “Um diferencial do Padre Erandir é a preocupação dele com a população, sempre prezando pelo bem estar de todos. A segurança do Distrito sempre foi uma luta constante, nos deixará para outra missão mais temos a certeza que onde estiver sempre estará lutando pelo povo como aqui sempre fez”, completou
Em suas palavras de agradecimento o Padre Erandir falou que sempre esteve buscando o melhor para o Distrito. “Nunca trabalhei sozinho, sempre unido com todos vocês e é assim que as coisas acontecem, com união. Tenho a consciência que fiz o meu trabalho de forma justa e sempre para trazer o bem a toda comunidade, pois minha missão é cuidar do povo de Deus”. Sob forte emoção completou. “Ser Padre é minha identidade estou indo para outra missão, estudar para a formação de novos sacerdotes, e queria terminar deixando um ensinamento para todos: Se calarem a voz dos profetas as pedras falarão”.
Já o novo administrador paroquial, Padre Sandro em seu discurso de posse destacou. “Não vim para substituir o Padre Erandir, pois o mesmo tem uma história muito forte na comunidade, estou aqui para continuar os trabalhos dele com a ajuda de todos”.
Dentre as homenagens recebidas o Padre Erandir recebeu uma maquete da Igreja de São José como forma de agradecimento pelo grande trabalho a frente da paróquia que tanto cuidou e conseguiu ampliar junto com a comunidade transforma em um grande templo de evangelização. Ao termino todos se dirigiram até a frente da igreja onde foi servido um lanche como forma de confraternização.

Programação do São João das escolas municipais‏

Pesquisa do preço da Cesta Básica no Interior

O PROCON Pernambuco, órgão da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos (SEDSDH), realizou pesquisa de preço da Cesta Básica na Região Metropolitana do Recife e no interior do Estado. O levantamento foi feito em Recife, Olinda, Paulista, Abreu e Lima e Cabo de Santo Agostinho e nos municípios de Caruaru e Vitória de Santo Antão.
O objetivo da pesquisa é oferecer ao consumidor pernambucano um instrumento auxiliar para a determinação de compras mais racionais do ponto de vista do preço, permitindo-o ter uma visão mais clara da incidência de cada produto sobre seu orçamento doméstico.
O diferencial da pesquisa de preço da Cesta Básica do PROCON-PE em relação as que são realizadas por outros institutos, é que no levantamento do PROCON-PE, é possível identificar o preço de cada item por estabelecimento, fornecendo assim ao consumidor, os locais e endereços onde o produto encontra-se mais acessível.
PESQUISA - O levantamento foi realizado em 20 estabelecimentos da Região Metropolitana do Recife, 09 no Cabo de Santo Agostinho, 22 em Caruaru e 12 em Vitória de Santo Antão. A análise dos preços foi feita nos 27 itens de maior participação na variação do valor médio da Cesta Básica, entre alimentação, limpeza doméstica e higiene pessoal.
A pesquisa tomou como base a Cesta Básica mensal para uma família composta por quatro pessoas, sendo dois adultos e duas crianças. O PROCON-PE calculou ainda o impacto do valor médio da Cesta no salário mínimo, que foi de 41,85% na RMR, 40,74% em Caruaru, 38,79% em Vitória e 43,75% no Cabo. De acordo com o levantamento, em relação a março de 2011, a Cesta Básica na RMR sofreu uma queda de 1,48%.
AÇÕES – A Pesquisa de Preço da Cesta Básica do PROCON-PE faz parte de um conjunto de novas ações que a SEDSDH começa a implementar este ano. A Secretária de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, Laura Gomes, quer o PROCON-PE cada dia mais atuante na área de Direitos Humanos e na Defesa do Consumidor pernambucano, com foco nas metas prioritárias do governo de Pernambuco.
A pesquisa completa já está disponível no site do PROCON-PE:www.procon.pe.gov.br. No link: “Pesquisas de Preços”. Lá, o consumidor poderá consultar os estabelecimentos pesquisados.

RESUMO DA PESQUISA CESTA BÁSICA PROCON-PE – MAIO/2011:


Variação da cesta básica de maio em relação a abril de 2011:

RMR – queda de 1,48%
CARUARU – queda de 3,17%
VITÓRIA – queda de 4%
CABO – aumento de 2,05%

Impacto do valor da cesta básica de maio no salário mínimo:

RMR – 41,85%
CARUARU – 40,74%
VITÓRIA – 38,79%
CABO – 43,75%

Valor médio da cesta básica em maio:

RMR – R$ 228,11
CARUARU – R$ 222,01
VITÓRIA – R$ 211,38
CABO – R$ 238,44


Maiores diferenças percentuais entre os produtos:

RMR:

Produto: Lã de Aço (pacote com 8 unidades)
Maior preço: R$1,99
Menor preço: R$ 0,42
Diferença percentual: 269,05%

Produto: Papel Higiênico (pacote c/ 4 unidades)
Maior preço: R$ 2,69
Menor preço: R$ 0,78
Diferença percentual: 244,87%

CARUARU:

Produto: Papel Higiênico (pacote c/ 4 unidades)
Maior preço: R$ 2,54
Menor preço: R$ 0,95
Diferença percentual: 167,37%

Produto: Sabão em Pó 500g
Maior preço: R$ 1,69
Menor preço: R$ 0,80
Diferença percentual: 111,25%


VITÓRIA:

Produto: Óleo de Soja 900ml
Maior preço: R$ 3,59
Menor preço: R$ 0,99
Diferença percentual: 262,63%

Produto: Papel Higiênico (pacote c/ 4 unidades)
Maior preço: R$ 2,98
Menor preço: R$ 0,99
Diferença percentual: 201,01%


CABO:

Produto: Sabão em Barra (pacote c/ 5 unidades)
Maior preço: R$ 3,95
Menor preço: R$ 0,70
Diferença percentual: 464,29%

Produto: Batata Inglesa ( kg)
Maior preço: R$ 3,79
Menor preço: R$ 1,95
Diferença percentual: 94,36%

2º caminhada do meio ambiente é roteiro este fim de semana em Taquaritinga

A Prefeitura de Taquaritinga do Norte, através da Secretaria de Obras, Urbanismo e o Departamento Meio Ambiente irão realizar próximo domingo (05) a 2º caminhada do Meio Ambiente com o tema: “Por uma Taquaritinga Sustentável”.
O ponto de partida será a Praça Padre Otto Sailler às 07h30m de onde todos os participantes seguirão com destino a Serra da Taquara, Rampa do Pepê e voltam até o centro da cidade.
No percurso, os caminhantes poderão ver de perto mata atlântica virgem e quando chegarem ao topo da serra avistar cerca de 10 cidades, pois sua altitude chega aos 1096 metros acima do nível do mar.
O evento tem o apoio da Secretaria Municipal de Turismo, Esportes, Cultura e Desenvolvimento Econômico e do CONDEMA (Conselho Municipal de Defesa do meio Ambiente).
Participe! Venha conhecer um pouco das belezas da Dália da Serra e sentir o agradabilíssimo clima de montanha que a cidade é privilegiada.