quinta-feira, 25 de agosto de 2022

TREINADORES FALAM APÓS AMISTOSO ENTRE YPIRANGA-PE X FLAMENGO-PE.

Coronel Wladimir Gomes assume Secretária de Defesa Social


No ultimo dia (18), o prefeito de Santa Cruz do Capibaribe, Fábio Aragão, anunciou mudanças na Secretaria de Defesa Social. A partir do dia 1º de setembro, a pasta será comandada pelo Coronel Wladimir Gomes, que já tem uma vasta experiência em segurança pública.

O coronel Sena já atua na segurança do município há 18 anos, atuando na Polícia Militar e à frente da Guarda Civil Municipal. O prefeito Fábio agradeceu todo o trabalho e empenho do coronel Sena e falou sobre o novo secretário de Defesa Social.

 “O coronel Sena desempenhou um excelente trabalho na Guarda Civil Municipal, agradeço demais todo o trabalho desempenhado por ele. O Coronel Wladimir dará continuidade a esse excelente trabalho, com toda a sua experiência na área”, pontuou o gestor.

O coronel Sena também destacou a sensação de dever cumprido e agradeceu a todos que estiveram com ele.

 “Estamos saindo com a certeza da missão cumprida e queria agradecer ao prefeito Fábio pela oportunidade de trabalhar na gestão dele. Casou muito o nosso modo de trabalhar, o modo de gerir o município. Quero também agradecer a Guarda de Santa Cruz e todos que compõem a SDS, aos órgãos de imprensa, as entidades que sempre trabalharam conosco e a toda população de Santa Cruz”, disse.

Coronel Wladimir Gomes - Wladimir Gomes da Silva, 58 anos, policial militar. Já serviu em Petrolina (5° BPM), Arcoverde (3° BPM), Caruaru (CPA), Subcomandante de Belo Jardim (15° BPM), Chefe do Serviço de Inteligência da PMPE, Comandante de Surubim (22º BPM), Comandante de Nazaré da Mata (2º BPM) e Diretor do Colégio da Polícia Militar, Chefe de Gabinete na SERES (Sistema Penitenciário) e Chefe de Segurança na FUNASE.

CLÉCIO DIAS FILHO DO HOMENAGEADO DESTACOU PASSAGENS DO SEU PAI EM VIDA.

TSE decide que eleitor deve entregar celular aos mesários na hora da votação

Foto: Reprodução

O plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) reverteu hoje (25), por unanimidade, flexibilização anterior e decidiu que o eleitor não pode, em hipótese alguma, levar o celular para dentro da cabine de votação, sob pena de cometer crime eleitoral e de ser conduzido pela polícia.

Tais aparelhos devem ser retidos pelo mesário antes que o eleitor chegue à cabine, informou o TSE. Nesta quinta-feira, os ministros responderam a uma consulta feita pelo partido União Brasil sobre o assunto, em face de mudanças na resolução que trata a questão.

A consulta foi feita após uma mudança na resolução sobre as disposições gerais das eleições. Na norma que disciplina o pleito deste ano, foi incluído trecho segundo o qual os celulares e outros aparelhos eletrônicos “deverão ser desligados ou guardados, sem manuseio na cabine de votação”.

A redação é diferente da de resoluções dos pleitos anteriores, em 2018 e 2020, nas quais a previsão era de que os aparelhos ficariam sob a guarda da mesa receptora ou seriam mantidos em outro local de escolha do eleitor.

Ao responder a consulta, os ministros seguiram o entendimento do presidente do TSE, ministro Alexandre de Moraes, que considerou ser impossível permitir que o eleitor mantenha o celular no bolso, por exemplo, uma vez que o mesário não poderá entrar na cabine de votação para conferir se o aparelho está ligado ou desligado.

“Houve uma flexibilização do TSE em determinado momento, permitindo que se entrasse [com o celular na cabine], desde que desligado, que estivesse no bolso. Constatou-se que isso não é satisfatório, uma vez que o mesário não pode ingressar na cabine de votação, que é indevassável, para verificar se o eleitor ligou ou não o celular”, afirmou Moraes.

A proibição de uso de celulares, ou de qualquer outro equipamento capaz de registrar ou transmitir o ato de votação, foi aprovada pelo Congresso em função do risco de quebra do sigilo do voto. Por essa razão, Moraes mencionou que o eleitor que desrespeitar a determinação e entrar na cabine com celular, poderá ser enquadrado no Artigo 312 do Código Eleitoral, que prevê pena de até dois anos de detenção para quem “violar ou tentar violar o sigilo do voto”.

De acordo com Moraes, comandantes das polícias militares de alguns estados manifestaram ontem (24), em reunião na sede do TSE, preocupação com a violação do sigilo do voto, por exemplo, em regiões de milícias, onde o eleitor poderia ser obrigado a registrar se votou em quem os criminosos determinaram.

Após a manifestação de Moraes, os demais ministros seguiram integralmente o entendimento, incluindo o relator da consulta, Sergio Banhos. Uma campanha educativa deverá ser elaborada de imediato pelo TSE para informar o eleitor sobre a proibição, incluindo cartazes a serem afixados nas seções eleitorais.

Ficou determinado ainda que os mesários podem e devem reter celular ou qualquer outro aparelho capaz de registrar ou transmitir o voto. A resolução sobre o assunto será modificada na sessão plenária da próxima terça-feira, de modo a não gerar dúvidas, decidiram os ministros.

Detector de metais

Também por unanimidade, os ministros do TSE decidiram ser possível o uso de detectores de metais nas seções eleitorais, desde que a medida seja justificada pelo juiz eleitoral diante de alguma situação excepcional.


Fonte: Agência Brasil

Pai suspeito de agredir e causar morte de filha, se apresenta à polícia e é liberado após depoimento


O pai da jovem de 20 anos que morreu na noite de sábado (20), com suspeita de traumatismo craniano após agressão, compareceu à delegacia de Cajazeiras na tarde de ontem quarta-feira (24), onde foi ouvido e liberado. Segundo o delegado Ilamilto Simplício, ele disse que teria empurrado a filha durante uma discussão, mas não recorda se ela caiu ou bateu a cabeça.

Michelle Macena de Andrade Nascimento morreu no Hospital Regional de Sousa por hemorragia intracraniana. A suspeita é de que um murro dado pelo pai dela, ocorrido na sexta-feira (19), tenha provocado a morte. A agressão aconteceu no município de Uiraúna, onde a família mora.

O delegado Ilamilto Simplício afirmou que o pai negou ter dado um murro na filha. Em depoimento, o homem disse que teria empurrado Michelle, na região da cabeça, com o punho fechado. A situação aconteceu durante uma discussão entre a jovem e o irmão dela de 9 anos.

O homem ainda disse que não recorda se Michelle chegou a cair ou a bater a cabeça na parede. Segundo ele, o relacionamento dos dois era “normal”. Contudo, uma prima da jovem disse em depoimento que ela relatava ter problemas de relacionamento com o pai.

Ele foi liberado, mas o caso segue em investigação. O delegado Ilamilto Simplício informou que a Polícia Civil vai ouvir outros familiares da vítima e aguardar o resultado de um exame cadavérico.

Câmara de Camalaú realiza mais uma sessão ordinária nesta sexta e projetos importantes serão apreciados para votação


Seguindo o calendário de atividades a câmara de Camalaú realiza nesta sexta-feira, dia 26 de Agosto, mais uma sessão ordinária, onde os vereadores discutirão assuntos de interesse da população, debatendo problemas e soluções para o município.

A reunião terá início as 18h e está prevista para ser realizada a primeira votação de dois projetos de lei que foram enviados a Casa pelo poder executivo do município, o PL nº 18/2022 que institui o programa de compras governamental “É melhor comprar aqui” e o PL nº19/2022 que autoriza a abertura de crédito especial ao orçamento vigente.

A população está convidada para acompanhar os trabalhos do legislativo no plenário da Casa, como também será possível assistir a sessão da sua própria casa, por meio de uma transmissão online que será realizada pela página oficial da câmara de Camalaú no Facebook.

O CANTOR E COMPOSITOR SIVALDO CHAVES ESTEVE PRESENTE EM HOMENAGEM AO POETA IN MEMORIAM AMARO DIAS.

Homem morre após capotar veículo no Cariri Paraibano


Na noite de ontem quarta-feira(24), um homem morreu após capotar o veículo na rodovia PB-264, no município de São Sebastião do Umbuzeiro, no Cariri da Paraíba.

Dentro do veículo que capotou estavam mais outras duas pessoas, a esposa da vítima e um amigo do casal, que foram retirados de dentro do veículo com ferimentos leves.

A Polícia Civil investiga o caso para identificar as motivações das causas do acidente.

Precatórios do Fundef serão pagos para profissionais da Educação de Pernambuco até esta sexta (26)


Os trabalhadores da educação de Pernambuco vão começar a receber o dinheiro do abono pago referente aos precatórios do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (Fundef). De acordo com o Governo do Estado, até esta sexta-feira (26) será quitada a primeira parcela.

Nesta quarta-feira (24), R$ 1,7 bilhão referente à primeira parte da dívida da União entrou na conta do Governo de Pernambuco. Do montante, 60% (R$ 1,02 bilhão) serão destinados ao primeiro grupo de beneficiados, o que corresponde a 35 mil servidores vinculados ao Estado e que já repassaram seus dados bancários à gestão estadual. Na última semana, o presidente do Superior Tribunal Federal, Luiz Fux, já havia liberado o repasse de 40% do valor total.

Ao todo, 52 mil trabalhadores que atuaram na Rede Estadual de Ensino entre 1997 e 2006 serão contemplados com os recursos do precatório do Fundef. Na época, ocorreu um erro no repasse do fundo destinado pela União ao Estado, que cobrou os valores na Justiça. Inicialmente, os pagamentos estavam programados para serem iniciados no último dia 8 deste mês, porém foram postergados por conta de impasses jurídicos envolvendo a Advocacia Geral da União (AGU) e o STF.

Os 17 mil servidores que não receberem o dinheiro neste mês deverão requerer o benefício para poder recebê-lo em setembro. Estes são todos aqueles que atuaram com contrato temporário e filhos de herdeiros de profissionais que já faleceram. Como se trata de um processo mais demorado, a Secretaria Estadual de Administração vai publicar nos próximos dias uma portaria com os detalhes de como deve ser feito o procedimento.

Os valores flutuam entre R$ 231 para os profissionais que trabalharam apenas um mês no período contemplado, e o valor máximo de R$ 73,5 mil. A quantia média a ser recebida é de R$ 17 mil. Os interessados em conferir os detalhes do pagamento podem navegar no portal da página. Para ter acesso ao valor, basta ter em mãos o CPF ou matrícula do servidor com a data de nascimento.

Ao todo, Pernambuco receberá R$ 4,3 bilhões, divididos em três parcelas do pagamento do Fundef. Foi definido pela PEC dos Precatórios que 40% deste total será depositado em 2022. Em 2023, os profissionais devem receber outros 30% e o restante no ano de 2024.


Com informações da Folha de PE

Sucata pega fogo e mobiliza Corpo de Bombeiros Militar em Sumé/PB


Uma sucata registrou um incêndio nesta quinta-feira (25) no município de Sumé, no conjunto habitacional onde funcionava o antigo BNB na saí para Monteiro.

De acordo com informações do Marivaldo responsável pela sucata, o incêndio teve início quando os funcionários estavam utilizando um maçarico e uma faísca atingiu algumas espumas, e o fogo começou se espalha se tornando um incêndio de grandes proporções.

Os funcionários e o responsável saíram do ambiente, e acionaram o Corpo de Bombeiros Militar, que se encontra no local tentando controlar as chamas.

MARCOMDES MORENO FALA DO ESPAÇO DEDICADO AO POETA AMARO DIAS.