sexta-feira, 27 de junho de 2014

Foragido da justiça é recapturado pela Polícia Militar no distrito de São Domingos


Na tarde desta sexta-feira (27) a Polícia Militar realizou a prisão de um homem que estava foragido da justiça na Travessa Amaro Pereira Muniz, conhecido Rua da Roseira em São Domingos, distrito de Brejo da Madre de Deus.

No local, o efetivo da polícia realizou a abordagem e foi verificado, que Carlos Roberto da Silva (25 anos) cumpria pena por tráfico de drogas e estava foragido há trinta e cinco dias.

O efetivo da GE-17021, composto pelo Cabo Júnior e Soldados Mota e Gouvêia participaram desta operação.

Estúdio I

Homenageado do São João da Moda 2014, poeta Amaro Dias revela fatos históricos de seus 50 anos de carreira

Com grande contribuição em toda a região, poeta Amaro Dias fez diversas revelações de sua história de vida. Foto: Ney Lima.
Encerrando a semana de participações no programa Estúdio I, da Polo FM, o convidado dos radialistas Ney Lima e Silvio José foi o homenageado do São João da Moda 2014: o poeta, músico, escritor e repentista Amaro Dias.

Nascido na zona rural de Taquaritinga do Norte, Amaro Dias está com 79 anos, sendo 50 deles dedicados a vida artística, tendo uma trajetória reconhecida e premiada em toda a região. Além disso, Amaro recebeu, este ano, o título de Cidadão Santacruzense, honraria máxima concedida no município.

Durante a entrevista, “seu Amaro Dias”, como é chamado por aqueles que o reconhecem, falou sobre o início de carreira, as dificuldades, seu envolvimento (a contragosto) com a política e também fez improvisações ao vivo, com sua inseparável viola.

Confira os principais momentos da entrevista:

O início da carreira:

Amaro Dias citou que começou sua carreira ainda na década de 1960, quando já morava em Santa Cruz do Capibaribe, mas desde criança, aos seis anos, já possuía veia artística.

“Eu ficava de porta em portam cantando nas ribeiras, naquelas casas, com um candeeiro nos olhos. Eu cantando “pavão misterioso”, aqueles folhetos antigos”, frisou.

Amaro Dias citou que, quando trabalhava em fábricas de tecido na cidade de São Paulo, chegava a tocar em várias cidades circunvizinhas, levando a música nordestina para essas localidades, convidado por outros nordestinos que lá residiam.

O papel do cantador e repentista nos dias de hoje


Durante a entrevista, o músico citou que o mercado artístico se modificou muito ao longo das décadas, mas citou que hoje, um cantador e repentista já consegue sobreviver apenas de sua música, ao contrário de quando o mesmo começou, com 29 anos, mesmo com a desvalorização desses profissionais frente a outros gêneros musicais, como o forró estilizado.

“Hoje, a gente recebe muitos convites nessas épocas juninas, nas escolas… Esse ano, eu ganhei oito troféus e eu tenho muito prazer quando e chama para fazer repentes”, destacou.

A participação na política, a contragosto


Amaro Dias chegou a confidenciar que chegou a disputar uma eleição, para o cargo de vereador, em Santa Cruz do Capibaribe.

O artista disse que disputou a eleição a contragosto, já que não possuía recursos para investir em uma campanha política.

Amaro dias chegou a relatar “causos” e fatos inusitados dessa época, citando que, naquela época, os políticos usavam de ataques pessoais no nível mais baixo, inclusive com palavrões e outros termos que, aos poucos, foram abolidos graças às mudanças nas leis.

“Se eu for (para a campanha) para dizer isso, eu não vou não. Como é que eu vou dizer isso com um cidadão de bem?!”, frisou.

Amaro Dias revelou que não se elegeu pela falta de 17 votos nas eleições de 1982, onde obteve uma votação superior a 500 votos.

Ouça a entrevista histórica na íntegra, clicando no link a seguir: >>>Estúdio I – Amaro Dias 

Veículo roubado é encontrado abandonado no Centro de Santa Cruz do Capibaribe

Fotos: Fernando Lagosta.

Na manhã desta sexta-feira (27) após denuncias anônimas, a equipe da Guarda Civil Municipal (GCM) se deslocou até o Centro da cidade para verificar informações de um veículo abandonado na Rua Tito Sinézio Aragão, por trás da Escola Padre Zuzinha.

Ao chegar no local, a GCM constatou a veracidade da informação e, se tratava de um Fiat/Uno Fiorino de placa KHK-3998, do município de Bezerros.
Segundo populares, o carro estava abandonado no local há mais de uma semana. A retirada do veículo foi realizada pelo reboque da GCM e encaminhado para o SISPOL.

Ao ser consultado no sistema do Detran-PE, o Fiat consta restrições de roubo, busca e apreensão, além de alienação.

Fonte: blog do ney lima

São João da Moda divulga campanhas em defesa de crianças, adolescentes e mulheres

Estão sendo divulgadas no São João da Moda de Santa Cruz do Capibaribe, campanhas em defesa das crianças, adolescentes e mulheres, através dos telões do evento e cartazes ao longo da Avenida 29 de Dezembro.

Uma das campanhas alerta para a proibição da venda de bebidas alcoólicas a crianças e adolescentes e está sendo realizada pelo Conselho Municipal de Defesa da Criança e do Adolescente (COMDECA) e pelo Conselho Tutelar do município. A outra chamada ‘Cartão Vermelho ao Trabalho Infantil’ teve como Dia ‘D’ do combate o dia 12 de junho e contou com ação da Secretaria Municipal de Cidadania e Inclusão Social, através do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos.
Já a campanha de combate à violência contra a mulher ‘Eu ligo 180’ incentivando a denúncia pelas vítimas e por terceiros, através do telefone da Central de Atendimento à Mulher, está sendo divulgada em Santa Cruz pelo Centro de Referência da Mulher.

A divulgação das campanhas é fruto de um compromisso firmado entre a coordenação do São João e o Ministério Público. “Em reunião com a promotora Dra. Bianca Stella, sobre os ajustes do evento, nos comprometemos de divulgar as campanhas para aproveitar o grande fluxo de pessoas nos dias da festa”, destaca Claudio Soares, coordenador do São João da Moda.

Denúncias com relação a venda de bebidas a crianças e adolescentes devem ser feitas através da Polícia Militar no telefone 3759-8200 e Conselho Tutelar no 3731-3845. O trabalho infantil no município deve ser informado à Secretaria de Cidadania e Inclusão Social pelo telefone 3731-2982. A violência contra a mulher é denunciada na delegacia do município e na Central de Atendimento à Mulher no 180, já o acolhimento às mulheres vítimas de agressão acontece no Centro de Referência da Mulher que tem o telefone 3731-1826.

LINK DO VÍDEO DA CAMPANHA EU LIGO 180: https://www.youtube.com/ watch?v=bh0ZadweW8Q

Informações da Assessoria

Escola Dinâmica realizou a entrega das provas e resultados da II Unidade do ano letivo de 2014.

Na manhã do sábado (21), pais e responsáveis compareceram a escola para receber as provas e os resultados dos alunos na II Unidade. O momento foi uma ótima oportunidade para que pais e professores pudessem conversar sobre o comportamento dos alunos na escola.
As notas foram avaliadas pelos pais, professores e coordenadores, o desempenho dos alunos foi amplamente discutido. A Escola Dinâmica mantém uma grande interação entre a família e a escola, o que permite aos pais fazerem um acompanhamento educacional de seus filhos.
Em clima junino e para deixar o momento ainda mais agradável foi servido um café da manhã com comidas típicas no pátio da escola. As aulas na Escola Dinâmica voltam no próximo dia 21 de julho.

Informações da Assessoria

Moda Center Santa Cruz oferece vaga de recepcionista

Interessados em uma vaga de trabalho no Agreste de Pernambuco devem ficar atentos à oportunidade oferecida pelo Moda Center Santa Cruz. A diretoria do centro atacadista de confecções em Santa Cruz do Capibaribe está contratando uma pessoa para atuar como recepcionista no centro administrativo. Entre outras atividades inerentes à função, o profissional receberá clientes externos, condôminos e colaboradores no Balcão de Informações da empresa.

O salário oferecido é de R$ 902 acrescido de benefícios como vale-alimentação e seguro de vida. Para concorrer à vaga é necessário ter concluído o ensino médio, apresentar habilidade em informática, contar com disponibilidade de horário e possuir experiência em atendimento ao público. São diferenciais interessantes ter curso de formação na área e inglês básico.

Quem quiser se candidatar à oportunidade deverá enviar currículo com foto para o e-mail rh@modacentersantacruz.com.br. O prazo para encaminhamento será encerrado no próximo dia 5 de julho.

Artistas bezerrenses rumo a Fenearte

A XV Feira Nacional de Negócios de Artesanato (Fenearte), que faz parte do Programa de Artesanato de Pernambuco (Pape), acontecerá entre os dias 02 e 12 de julho, no Centro de Convenções, em Olinda-PE, contará com as participações de cinco mil expositores, de Pernambuco, Brasil e mais de 40 países do mundo inteiro, e será em homenagem aos mestres Nuca e Elias, com o tema: Mamulengos, a Arte da Alegria.

Na feira estarão presentes grandes artistas bezerrenses, com destaque para Jota Borges e Lula Vassoureiro, na ala dos Mestres, onde ocorrerá a abertura deste evento, que recebe milhares de visitantes e amantes da arte.

Mais sete stands estarão expondo o artesanato da terra dos papangus, sendo um da nossa gastronomia e outro da Associação dos Artesãos de Bezerros (AAB), que já está completando 22 anos.

Nossa riqueza cultural, uma das mais vastas do estado de Pernambuco, estará representada por artesanatos de mais 50 artistas associados na AAB, outros individuais, com trabalhos em couro, papel machê, papel colê, couro, mascaras de papangus, xilogravuras, cordéis, brinquedos populares, bonecas fuxico etc.

Confira as manchetes dos jornais desta sexta-feira (27)

FOLHA DE PERNAMBUCO
 
COMPLICOU
 
DIARIO DE PERNAMBUCO
 
APROVADA ATÉ NA CHUVA. JÁ FORA DE CAMPO...
 
JORNAL DO COMMERCIO
 
ARENA 10 X 0 RECIFE
 
TRIBUNA DO NORTE/NATAL
 
CUSTO PARA CONTER EROSÃO NA CRATERA JÁ É DE 6 MILHÕES DE REAIS
 
JORNAL DA PARAÍBA
 
PMDB LANÇA VITAL, E PT NACIONAL DEFENDE APOIO
 
GAZETA DE ALAGOAS
 
TRÁFICO OFERECE PRÊMIO DE 20 MIL REAIS PELA MORTE DE PM
 
A TARDE/SALVADOR
 
NOVA BAHIAFARMA VAI PRODUZIR 8 REMÉDIOS
 
O POVO/FORTALEZA
 
MULHERES TERÃO PRIORIDADE EM ASSENTOS DE ÔNIBUS
 
FOLHA DE S. PAULO
 
DECISÃO PÕE ARGENTINA MAIS PERTO DE CALOTE
 
O GLOBO
 
ARGENTINA PAGA 1 BILHÃO DE DÓLARES, MAS FICA À BEIRA DE CALOTE
 
CORREIO BRAZILIENSE
 
SAIDÃO DA COPA
 
ESTADO DE MINAS
 
TORMENTA
 
ZERO HORA/PORTO ALEGRE
 
ELES VÊM AÍ

Parte de caibera cai sobre veículo na Avenida Padre Zuzinha

Fotos: Fernando Lagosta e Elivaldo Araújo.
Na noite desta quinta-feira (26) parte de uma caibera situada na Avenida Padre Zuzinha caiu devido às pancadas de chuvas registradas na Capital da Moda.

A árvore tem um pouco mais de 30 anos. Segundo o ambientalista Luiz Carlos Bezerra, um raio há alguns anos atingiu a mesma, onde com o passar do tempo a parte externa se recuperou e a interna ficou com diversas falhas, que devido o peso das folhas na chuva, tombou em cima de um Corolla, de cor vinho e placa MVC-4758 causando pequenos danos ao carro.

Em seguida, foi feito a poda do galho principal que caiu e a poda preventiva no sentido inverso da que caiu para evitar que a mesma tombasse no sentido contrário, a árvore receberá tratamento com remédios para evitar o aparecimento de fungos, bactérias, cupins e formigas no local que foram feitos os cortes.

As árvores da Av. Padre Zuzinha em março deste ano passaram por análise de fitopatologistas do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), onde os mesmos constataram que nenhuma das árvores possuía doença, solicitaram que no período mais quente pós chuva (após de setembro) fossem realizadas algumas podas nas árvores, o que já está programado para ser realizado.

Com a queda da árvore, as duas vias da Avenida Padre Zuzinha nas proximidades no Banco Santander ficaram bloqueadas.

Incêndio destrói várias barracas na feira de Caruaru

Um incêndio destruiu várias barracas no Parque 18 de Maio, em Caruaru, na noite desta quinta-feira (26). De acordo com o Corpo de Bombeiros, uma das barracas continha produtos inflamáveis. O incêndio ocorreu nas proximidades do mercado de carne.

Onze barracas foram destruídas. As chamas foram controladas e ninguém ficou ferido. Ainda não se sabe o que teria provocado o incêndio.

Internos promovem quebra-quebra na Funase de Caruaru

Internos da Fundação de Atendimento Socioeducativo (Funase) de Caruaru promoveram um quebra-quebra nesta quinta-feira (26). Quatro jovens, de 18 e 19 anos, foram levados para a Delegacia Regional, onde foram autuados em flagrante. Durante revista, os agentes encontraram 16 papelotes de maconha. A droga estava em um banheiro do quarto 8 da unidade. Os jovens foram recolhidos à Penitenciária Juiz Plácido de Souza.

Um incêndio destruiu várias barracas no Parque 18 de Maio, em Caruaru, na noite desta quinta-feira. De acordo com o Corpo de Bombeiros, uma das barracas continha produtos inflamáveis. O incêndio ocorreu nas proximidades do mercado de carne. Onze barracas foram destruídas. Não houve feridos. As causas do incêndio estão sendo investigadas.