segunda-feira, 30 de março de 2020

Açude Poções atinge a sua capacidade máxima e começa a transbordar no município de Monteiro na Paraíba

Com as fortes chuvas que vem caindo constantemente no Cariri paraibano, outro açude da região chegou a sua capacidade total e começou a transbordar na manhã desta segunda-feira, dia 30 de março.

O açude Poções, localizado no município de Monteiro, recebeu uma recarga de 29.938.903 m³ de água e acabou atingindo 100,26%, ultrapassando a capacidade total do manancial. O açude tem capacidade para armazenar 29.861.562 m³ de água, sendo considerado um dos maiores da região.

O açude faz parte do Projeto de Integração do Rio São Francisco, e estava com as suas comportas abertas desde o último dia 23, e até aquela data estava com menos de 20% de sua capacidade, e em apenas oito dias, o açude atingiu o seu volume máximo, devido o fluxo de água no Rio Paraíba.

As águas de Poções seguem para o Açude de Camalaú, que já está com 90,65% de sua capacidade, que equivale a 43.610.304 m³ de água, e pode atingir o seu nível máximo nos próximos dias.

CRIANÇA CAIR EM CISTERNA E FOI SOCORRIDA PARA A POLICLÍNICA DE SÃO DOMINGOS



Na tarde desta segunda-feira (30), uma criança foi socorrida para a Policlínica de São Domingos, após cair dentro de uma cisterna no loteamento Barrinha, em São Domingos distrito de Brejo da Madre de Deus no Agreste Pernambucano.

A criança de 1 ano e 6 messes do sexo masculino recebeu atendimentos médicos na Policlínica São Domingos, e foi transferida para hospital Mestre Vitalino em Caruaru pela ambulância do SAMU (UTI móvel) de Santa Cruz de Capibaribe, que está juntamente dando apoio a equipe médica da Policlínica.

Filho do presidente do Sistema Paraíba morre com suspeita de Covid-19 em João Pessoa

O publicitário Mateus Zerbone Carlos – filho do empresário Eduardo Carlos, presidente do sistema Paraíba de Comunicação, e neto de José Carlos, empresário da São Braz – faleceu na manhã desta segunda-feira (30) no hospital Clementino Fraga, com suspeita de covid-19.

Mateus Carlos tinha 34 anos, sofria de asma e estava na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) com pneumonia, possivelmente causada pelo novo coronavírus. Uma mensagem pedindo orações para Mateus chegou a circular nas redes sociais e em alguns grupos de Whatsapp.

Embora, no pedido de orações compartilhado, afirme-se que o publicitário tinha coronavírus, o resultado dos exames ainda não saiu para confirmar se foi mesmo o covid-19 que vitimou o rapaz.

Registrados mais de 40 homicídios em Pernambuco no fim de semana; Dois aconteceram em Caruaru

Foto: Edvaldo Magalhães/Rádio Liberdade

O fim de semana foi bastante violento em Pernambuco, com o registro de 46 homicídios. Dois aconteceram em Caruaru, no Agreste. No mês de março são 287 assassinatos no Estado e no ano 916 crimes.

Em Caruaru, o primeiro homicídio aconteceu na noite de sexta-feira (27), no bairro do Salgado. Ruhandesson Florentino da Silva, 32 anos, foi baleado na rua Gerônimo de Albuquerque e socorrido pelo Samu para o Hospital Regional do Agreste (HRA), onde faleceu. O outro homicídio aconteceu na tarde deste domingo (29), no Sítio Cipó, zona rural do município. Johnny de Lima, 26 anos, foi socorrido pelo Samu e morreu no HRA.

Com estas duas mortes, sobe para 10 o número de homicídios no mês de março em Caruaru e para 33 de janeiro até agora.

Em Bezerros, uma troca de tiros terminou com um policial e um bandido mortos, na noite do sábado (28). Por volta das 20h, o cabo Sérgio Carvalho de Araújo, 38 anos, e a esposa, que também é policial, saíram de Serra Negra com destino ao Recife, quando foram abordados por Paulo José dos Santos, ‘Paulinho Seis Dedos’, 36 anos, em um carro. O casal foi obrigado a entrar em um matagal e o bandido teria ameaçado estuprar a policial. Na troca de tiros, o militar e o criminoso foram feridos e socorridos para uma unidade de saúde da cidade, mas os dois não resistiram e faleceram.

Em Garanhuns, um jovem foi assassinado a tiros no bairro Várzea. Adalto Soares da Silva Filho, 20 anos, estava na calçada de uma residência quando foi atindido pelos disparos de arma de fogo. O jovem já tinha passagem pelo sistema penitenciário. Registrado homicídio também em Bom Conselho.

PARAÍBA: Açude do Congo já ultrapassa os 90% de sua capacidade

Com as fortes chuvas registradas na região do Cariri paraibano, o Açude Cordeiro, localizado no município do Congo, Já ultrapassou os 90% de sua capacidade total.

Com as chuvas registradas na região do Cariri durante os últimos dias, o manancial teve um aumento de 20 centímetros na lâmina d’água nas últimas 24 horas.

Do mês de janeiro até o momento, o reservatório já aumentou 11,82m de altura em sua recarga de água, faltando apenas 60 centímetros para atingir sua capacidade total.

Nesta segunda-feira, 30 de março, o açude do Congo chegou a 90,85% da capacidade, representando um volume atual de 63.566.908 m³ de água. O reservatório tem capacidade de armazenar cerca de 69.965.945 m³ (sessenta e nove milhões, novecentos e sessenta e cinco mil, novecentos e quarenta e cinco metros cúbicos de água).

O açude é responsável pelo abastecimento do Congo e de outras cidades da região, sendo um dos maiores reservatórios da região do Cariri.

Rio Ipanema transborda e deixa comunidades ilhadas em Águas Belas

Foto: Reprodução/Blog do Nill Júnior

O Rio Ipanema, em Águas Belas, no Agreste de Pernambuco, transbordou na manhã desta segunda-feira (30), deixando moradores ilhados em várias propriedades rurais. De acordo com o prefeito Luiz Aroldo, a população não presenciava uma cheia desta há mais de 50 anos.

A Vila dos Pescadores do Ipanema, que fica a quatro quilômetros da cidade, encontra-se com uma parte isolada. Residências foram inundadas a um quilômetro das margens do Rio. O prefeito Luiz Aroldo disse esperar ajuda do Governo do Estado.

PREFEITURA DE TAQUARITINGA DO NORTE REABRE O MATADOURO MUNICIPAL

Na manhã da ultima sexta-feira (27), o Prefeito Lero juntamente com o Secretário de Agricultura, Zeca Coelho, realizaram a reabertura do matadouro municipal para a população. Os animais agora serão abatidos no próprio município, contando com uma estrutura moderna e totalmente revitalizada, seguindo as orientações dos órgãos de fiscalização.

Na ocasião, também foi entregue o caminhão baú que será utilizado para o transporte de carne, com segurança, qualidade e higiene. Os esforços empreendidos pela gestão municipal tem surtido efeito na vida das pessoas que precisam, por isso continuaremos trabalhando pelo bem estar do nosso povo.