terça-feira, 26 de setembro de 2023

POLÍCIA FAZ BUSCAS EM OPERAÇÃO CONTRA FURTO DE ÁGUA DE ADUTORA NO AGRESTE


A Polícia Civil deflagou, nesta terça (26), uma operação contra o furto de água de uma adutora no Agreste.

A operação aconteceu em parceria com a Secretaria de Recursos Hídricos, por meio da Compesa.

“Foi identificado que havia furto de água em uma adutora, o que afetava diretamente os moradores, causando uma redução de aproximadamente 50% da vazão de água na área. Com isso, era necessário ainda a compra de água via caminhões-pipa”, diz nota divulgada pela Secretaria de Defesa Social de Pernambuco.

A investigação foi iniciada em maio de 2023, com o objetivo de investigar denúncia da prática de Furto de água na divisa entre os municípios de Santa Cruz do Capibaribe e Brejo da Madre de Deus.

A 1ª Vara Cível da Comarca de Santa Cruz do Capibaribe acolheu os pedidos do Ministério Público de Pernambuco e determinou que a Compesa cumprisse o calendário de abastecimento, assegurando o fornecimento de água à população, sob pena de multa diária. Ao realizar estudos no local, a Compesa identificou ligações clandestinas de água na área.

Foram cumpridos 32 mandados de busca e apreensão domiciliar, expedidos pela Vara Única da Comarca de Brejo da Madre de Deus.

As investigações tiveram apoio do Centro Integrado de Inteligência de Defesa Social, das Polícias Científica e Militar, do Corpo de Bombeiros e do Grupamento Tático Aéreo, além da Compesa e da Neoenergia, resultando em quase 270 profissionais envolvidos.

OPERAÇÃO FLAGRA FALSOS CORRETORES DE IMÓVEIS EM QUATRO CIDADES DO CARIRI PARAIBANO


Uma fiscalização realizada pelo Conselho Regional de Corretores de Imóveis da Paraíba (Creci-PB) autuou nove pessoas e três empresas que estavam exercendo ilegalmente as atividades privativas de corretor de imóveis, bem como de empresa imobiliária, sem registro no Regional.

Numa das ocasiões, em Monteiro, o diretor de fiscalização Augusto Seixas e o agente de fiscalização Sérgio Pereira ladeiam os agentes da polícia civil Thiago Wagner e Emerson Chaves. Noutra, na cidade de Santa Luzia, o coordenador Hermano Azevedo teve que acionar a Polícia Militar para conter os ânimos de um infrator durante autuação por exercício ilegal.

Foram lavrados também seis autos de infração por auxílio aos não inscritos, 17 por estarem em débito com o Conselho, 51 autos de constatações por diversos motivos, 09 notificações diversas, bem como 17 autos por anúncio em desacordo com a Resolução-Cofeci 1065/07. Além disso, houveram várias diligências em loteamentos e plantões.

Outras cidades

Além de Monteiro e Santa Luzia, foram percorridas Cajazeiras, Patos, Sousa, Sumé, Serra Branca, e São João do Cariri. A equipe foi composta ainda pelo agente de fiscalização Thiago Oliveira.

“Ações como essa são de grande importância, pois cumprimos o principal objetivo que é coibir a pratica do exercício ilegal da profissão, bem como impedir a comercialização de empreendimentos sem que possuam o devido Registro de Incorporação (RI) no cartório de imóveis”, afirmou o coordenador de fiscalização Hermano Azevedo.

Já o diretor regional de fiscalização, Augusto Seixas, definiu como bastante satisfatória a operação, pois além de fiscalizar, a equipe teve a oportunidade de colher denúncias, ouvir as demandas dos profissionais e empresas imobiliárias e realizar também um trabalho instrutivo e orientativo.

PREFEITURA DE TORITAMA VAI INAUGURAR CENTRO CIRÚRGICO DO HOSPITAL MUNICIPAL NA PRÓXIMA QUINTA-FEIRA DIA 28


A Prefeitura que faz e tem compromisso com o povo de Toritama, tem uma excelente notícia para a população. O Centro Cirúrgico do Hospital Municipal Nossa Senhora de Fátima, vai ser inaugurado na próxima quinta-feira (28/09), a partir das 17h00.

O moderno e equipado Centro Cirúrgico vem para suprir e atender a demanda de cirurgias no município, contendo o Bloco Cirúrgico, onde acontecem efetivamente as cirurgias, o Centro de Materiais e Esterilização (CME) e a Sala de Recuperação Pós-Anestésica (SRPA).

Você é o(a) nosso(a) convidado(a) especial para comemorar essa importante conquista para o município, que avança cada vez mais nos cuidados e na saúde pública.

PROGRAMA SER MULHER DA LBV OFERECE SUPORTE GRATUITO EMOCIONAL A VÍTIMAS DE VIOLÊNCIA DOMÉSTICA NO BRASIL


Mais de 18,6 milhões de mulheres foram agredidas no Brasil, em 2022, segundo dados do Fórum Brasileiro de Segurança Pública e Datafolha. Por dia, esse número representa um estádio lotado. Uma média de 50 mil vítimas sofrendo algum tipo de violência todos os dias.

Por isso, a Legião da Boa Vontade (LBV) intensifica seu atendimento psicológico on-line, gratuito para pessoas do gênero feminino, a partir dos 12 anos, a ação faz parte do programa Ser Mulher que tem o objetivo de oportunizar apoio emocional, melhora da autoestima, autoconhecimento e empoderamento a meninas e mulheres, apoiando-as no enfrentamento e no rompimento dos ciclos de violência e na ressignificação das experiências vividas.

A iniciativa é destinada a vítimas de violência doméstica, de gênero e dos diferentes tipos de discriminação, sexismo e violação dos direitos humanos.

Como se inscrever no programa

As inscrições podem ser feitas de qualquer parte do Brasil pelo WhatsApp (11) 99996-6557. Na sequência, é feito o primeiro contato, para o preenchimento da ficha de interesse; após essa etapa, o caso é analisado, e ocorre o atendimento para o agendamento da entrevista psicológica, que é realizada por chamada de vídeo, em formato individual. Para outras informações, acesse www.lbv.org.br/programa-ser-mulher.

Também estão abertas inscrições para psicólogas e psicanalistas que desejam atuar como voluntárias no Programa, podem se inscrever quem deseja atuar na ação. A atividade consiste em prestar atendimento a mulheres e meninas com vivências de violência em todas as suas manifestações. Para atuar nesse trabalho é importante que esse profissional seja mulher, que tenha formação em Psicologia, registro ativo no Conselho Regional de Psicologia (CRP) e disponibilidade mínima de duas horas semanais.

Para se tornar um voluntário é necessário acessar o link https://www.lbv.org/contato/seja-um-voluntario. Siga o perfil nas @LBVBrasil nas Redes Sociais e acompanhe o trabalho de proteção à mulher.

JUSTIÇA SUSPENDE ELEIÇÃO PARA CONSELHO TUTELAR, EM SANTA CRUZ.


A justiça determinou, na manhã desta terça-feira (26), a suspensão do processo eleitoral para escolha do Conselho Tutelar em Santa Cruz do Capibaribe, para o quadriênio 2024/2027.

A decisão foi do juiz da Vara da Infância, que atendeu ao pedido de candidatos que questionaram a legalidade de uma prova que, segundo eles, não estava prevista na lei municipal que regula o pleito.

O juiz determinou a inclusão imediata dos nomes de: Artur Galdino Rodrigues, Valdeni Ferreira Aragão, Josimere Soares de Moura, Everton de Marães Barbosa, Francieldo Ferreira de Melo, Rene Romualdo Cunha, Maria das Merces Alves de Oliveira e Bruno César de Souza, na lista de candidatos aptos a concorrem no processo.

O juiz ainda determinou que a Prefeitura Municipal defina por nova data dando iguais condições para todos os candidatos, dando a divulgação de resultados preliminares, prazos para impugnação, julgamento dos recursos e realização do curso de formação.


Fonte: Blog do Ney Lima

GRAVATÁ SAÚDA A PRIMAVERA COM EDIÇÃO ESPECIAL DO TARDES NO POLO


Evento mensal do Polo Moveleiro destaca o cultivo de flores do município, que atende por 80% da produção do Estado. Das 16h às 21h, haverá exposição fotográfica, venda de flores e plantas ornamentais e dança para celebrar a estação


Gravatá celebra a chegada da primavera promovendo uma edição para lá de especial do Tardes no Polo, neste sábado, 30 de setembro. Das 16h às 21h, a Rua Duarte Coelho, que sedia o tradicional Polo Moveleiro, vai virar um grande jardim, com exibição de plantas ornamentais e venda de arranjos florais, exposição fotográfica retratando a expressiva produção local e uma apresentação de dança com seis bailarinas em celebração à estação das flores. Até as famosas bonequinhas da sorte vão entrar no clima primaveril e distribuirão flores para os visitantes.


A saudação à primavera nesta quarta edição do Tardes no Polo é nada mais que justa: Gravatá já é responsável por 80% da produção de flores em Pernambuco, com destaque para o cultivo de gérberas, crisântemos, rosas, lírios e flores do campo em geral.

“Nos últimos anos, a produção de flores em Gravatá se desenvolveu bastante e o município é hoje o grande nome do setor no Estado. É um segmento que cresce muito e desperta a atenção também dos turistas, que já querem visitar as fazendas. Temos mais de 200 produtores locais de flores, além da agricultura popular. Para este Tardes no Polo, capacitamos alguns deles sobre empreendedorismo e também sobre arranjos florais, para que eles criem produtos que encantem moradores e turistas”, ressalta o prefeito de Gravatá, Joselito Gomes.


A capacitação a que fala o gestor será oferecida, nos dias 26 e 28 de setembro, pela equipe da Secretaria de Assistência Social e Juventude e focará principalmente os vendedores de plantas e flores do Beco do Pipiri. A região é famosa pelo comércio popular, com prevalência da venda de mudas e unidades de plantas, além de ramalhetes de flores.


Promovido pela Prefeitura de Gravatá, por meio da Secretaria de Turismo, Cultura, Lazer e Esportes, o Tardes no Polo foi lançado em 2023, como forma de movimentar o Polo Moveleiro, ponto obrigatório de visita dos turistas que buscam o artesanato, os móveis produzidos na cidade e a moda e gastronomia local. Da culinária regional ao tradicional bolo de noiva, passando pela experiência suíça das fondues de queijo e chocolate, é possível degustar uma variedade de pratos neste importante corredor comercial e cultural. Um detalhe: especialmente no dia do evento, mesas e cadeiras são dispostas nas calçadas, para que o público possa aproveitar as atrações culturais enquanto prova as iguarias.

PROGRAMAÇÃO GRATUITA

A proposta do Tardes no Polo é tornar a via principal do Polo Moveleiro num grande espaço de lazer e diversão, com atividades gratuitas, a exemplo de apresentações culturais, exposições e shows de forró pé de serra, MPB e música instrumental, realizados em três minipalcos montados ao longo da rua. O evento ocorre costumeiramente no último sábado de cada mês, sempre com uma temática diferente.

Para esta quarta edição, estão previstas também duas áreas para a garotada, uma delas com a Kombiteca, iniciativa lançada pela Secretaria de Assistência Social e Juventude, para promover oficinas culturais e fortalecer o hábito da leitura.

“A Kombiteca é um equipamento muito interessante, lançado dentro do Programa Criança Feliz, da Secretaria de Assistência Social, e que vem sendo muito bem recebido nas comunidades. Aproveito para agradecer à secretária Viviane Facundes por levar a Kombiteca ao Tardes no Polo. A cada edição, o evento cresce, atrai um público cada vez mais diversificado, não só de turistas, mas também de moradores, que estão curtindo o lazer gratuito na cidade. Nosso desafio é trazer sempre novos atrativos e temas que possam unir turismo, cultura e lazer”, afirma o secretário de Turismo, Cultura, Lazer e Esportes de Gravatá, Marllon Lima.

O Tardes no Polo terá espaço ainda para a inclusão. Jovens atendidos pelo Grupo de Apoio aos Meninos de Rua (GAMR) produziram fotografias a partir de visita técnica realizada a fazendas de flores do município e o resultado poderá ser conferido pelo público. A programação contempla ainda uma performance com crianças portadoras de deficiências, beneficiadas pelo Serviço de Estimulação e Reabilitação da Criança (Serc).

Ainda no clima da primavera/verão, os lojistas de moda da região promoverão um pequeno desfile de looks ideais para curtir a temporada de sol sem abrir mão do charme, marca registrada do figurino dos visitantes que buscam as temperaturas mais amenas características do destino.

SERVIÇO:

Tardes no Polo – Sábado, 30 de setembro, das 16h às 21h, com shows, espetáculos de dança, exposições, oficinas e brinquedos infantis. Gratuito na Rua Duarte Coelho, em Gravatá.


Por Janaína Lima Mia Comunicação

VALE FM 91,7 = PROGRAMA BUDEGA NORDESTINA


Programa Budega Nordestina com Paulo Viana, de segunda a sexta-feira das 05:30 às 07:00 horas, Pela Rádio Vale FM 91.7 de Santa Cruz do Capibaribe no Agreste Pernambucano.


Para anunciar no www.budeganordestina.com.br entre em contato através do telefone abaixo e agende uma visita sem compromisso.

O nosso site é um veículo de mídia que possibilita ao anunciante espaços publicitários para diversos tipos de negócios.

Telefone: (81) 99428-8603
E-mails: budeganordestina@gmail.com