domingo, 13 de maio de 2018

HOMICÍDIO NA NOITE DESTE DOMINGO EM TORITAMA - PE

Um jovem foi executado durante a noite deste domingo (13) de maio de 2018. O fato aconteceu no loteamento de Arlinda em Toritama, Agreste Pernambucono.

Felipe Chaves, foi assassinada através de disparos de arma de fogo em uma localidade de pouca luminosidade.

Vários curiosos estiveram no local que foi preservado pela Polícia Militar até a chegada da Polícia Civil que realizou o levantamento cadavérico e encaminhou o corpo para o IML da cidade de Caruaru. Informações sobre a motivação e autoria do crime ainda são desconhecidas. A delegada Dra. Erica Feitosa, disse que até então, nenhuma testemunha se apresentou para passar maiores informações sobrem o crime.

CARRO USADO EM TENTATIVA DE HOMICÍDIO EM SANTA CRUZ, FOI INCENDIADO

O carro modelo Fiat Uno de cor vermelha e placas KFE-8126 foi incendiado por populares durante a tarde deste domingo (13) no final da Rua Vidal Negreiro no bairro São Cristóvão em Santa Cruz do Capibaribe, Agreste Setentrional de Pernambuco. O veículo foi utilizado na manhã de hoje por três elementos para praticar a tentativa de homicídio contra Atilas Felipe Ferreira Colino, de 25 anos de idade, que sofreu sete disparos de arma de fogo na cabeça, pescoço e em um dos ombros. Clique Aqui e Relembre.

O incêndio destruiu o carro e foi controlado por uma equipe do Corpo de Bombeiros Militar.

Vale destacar que, os indivíduos na ação criminosa (tentativa de homicídio) chegaram a capotar o carro e depois foram capturados em uma ação desenvolvida pelos policiais do 24º Batalhão da Polícia Militar (BPM).

Policial mãe que matou ladrão é homenageada

PM que matou ladrão na porta da escola em Suzano é homenageada: "Pensei apenas em defender as mães, as crianças". Policial tinha ido participar de comemoração do Dia das Mães na escola onde a filha estuda. Governador participou de homenagem.


Por Giba Bergamim, TV Globo e G1, São Paulo

Policial é homenageada pelo governador Márcio França (Foto: Giba Bergamim/TV Globo)

A Cabo da PM Kátia da Silva Sastre, de 42 anos, foi homenageada na manhã deste domingo (13) pela corporação após reagir a uma tentativa de assalto, atirar e matar um ladrão em frente à escola da filha em Suzano, na Grande São Paulo.

A cerimônia ocorreu em um batalhão da PM na Vila Esperança, na Zona Leste de São Paulo, região em que a policial trabalha. O governador Marcio França (PSB) participou da cerimônia e entregou flores para a cabo.

 “Essas pessoas [criminosos] se descontrolam facilmente. Eu não sabia se a reação dele seria atirar nas crianças ou na mãe ou no responsável que estava na porta da escola. Pensei apenas em defender as mães, as crianças e a minha própria vida e da minha própria filha”, disse a policial militar que está há 20 anos na corporação. Ela estava de folga e tinha ido participar da festa do Dia das Mães na escola da filha mais velha.

Ela disse que o criminoso atirou duas vezes. No primeiro tiro, a munição falhou e o outro foi tiro chegou a ser disparo.

 “Minha preocupação foi que minha intervenção fosse mais próxima a ele. Cessar a agressão dele de forma que não machucasse ninguém”, afirmou a cabo que disse ter agido com base nos treinamentos que recebeu na corporação.

Mãe de duas meninas, de 7 e 2 anos, Kátia é casada com um tenente da PM. Ela conta que não vê as crianças desde o ocorrido.

 “Não estou com elas agora, mas está sendo gratificante por defender vidas”, disse.

 “É preciso lembrar que ela é um exemplo que um policial deve fazer. Por ela, pela sociedade, pela própria filha dela”, disse o governador.

Para o secretário da Segurança Pública, Mágino Alves, ela agiu corretamente.

 “Ela afastou as crianças, se aproximou do ladrão. Ela faz o disparo, o rapaz atira, o rapaz tenta pegar a perna dela, imobiliza o rapaz e liga para o 190. Foi um procedimento perfeito do ponto de vista técnico”, disse.


Confira a reportagem na íntegra com o vídeo aqui: PM que matou ladrão na porta da escola em Suzano é homenageada ...

Marcondes Gadelha ocupará vaga de Rômulo



Rômulo Gouveia foi eleito deputado federal com mais de 84 mil votos em 2014 na Coligação A Vontade do Povo formada pelo PSDB, PEN, PR, PTB, PSD, SD, PMN, PPS, PTdoB, PTN, PRB, PSDC, PSC e PP.

Com a morte do parlamentar, quem deve assumir a sua cadeira na Câmara Federal é o ex-senador Marcondes Gadelha (PSC), primeiro suplente da coligação, Em 2014, Gadelha teve pouco mais de 60 mil votos.

TENTATIVA DE HOMICÍDIO EM SANTA CRUZ DO CAPIBARIBE - PE

A tentativa de homicídio aconteceu na manhã deste domingo (13) de maio no final da Rua Vidal Negreiro no bairro São Cristóvão em Santa Cruz do Capibaribe, Agreste Pernambucano.

A vítima Atilas Felipe Ferreira, o conhecido “Preguinho”, de 25 anos de idade, estava em uma motocicleta Honda Biz de cor vermelha sendo perseguido por três elementos em um automóvel Fiat Uno de cor vermelha e placas KFE-8126.

No momento da ação criminosa, o motorista do carro bateu na moto, perdeu o controle do automóvel e capotou o veículo. Logo em seguida, os acusados alvejaram a vítima através de disparos de arma de fogo e fugiram para o Rio Capibaribe aonde a Polícia Militar faz diligências na tentativa de prendê-los.

Já o Atilas foi socorrido para a UPA – Unidade de Pronto Atendimento – de Santa Cruz do Capibaribe com ferimentos na cabeça, ombros e pescoço, já que foi atingido por pelo menos sete tiros, sendo transferido em seguida para o Hospital Regional do Agreste (HRA) de Caruaru.

MAGNÍFICOS É SUBSTITUÍDA POR SAIA RODADA NA PROGRAMAÇÃO DO SÃO JOÃO DE SANTA CRUZ DO CAPIBARIBE - PE


A organização do São João de Santa Cruz do Capibaribe alterou a programação divulgada na última quinta-feira (10). A banda Magníficos que se apresentaria no palco principal no dia 29 de junho, foi substituída por Saia Rodada que tem como vocalista o cantor Raí Soares desde 2001.

MULHER É ACUSADA DE ESFAQUEAR O COMPANHEIRO EM BOM CONSELHO/PE

Um homem de 32 anos deu entrada por volta das 22h10 de sábado (12), no hospital de Bom Conselho com ferimentos nas costas provocados por golpes de faca peixeira.

De acordo com informações da Polícia Militar, Gilmar Mateus informou que estava bebendo em sua residência, na Rua do Cigano, em Bom Conselho, juntamente com sua companheira, Maria José dos Santos, de 35 anos, quando sem motivo aparente ela passou a lhe desferiu golpes de faca peixeira em suas costas. Logo em seguida ele foi socorrido para o hospital local.

A vítima foi transferida de Bom Conselho para o Hospital Regional do Agreste em Caruaru devido apresentar situação de gravidade.

Ainda segundo à polícia, o efetivo militar daquela cidade realizou buscas a mulher suspeita, porém a mesma se evadiu e não foi localizada. O caso foi comunicado a Polícia Civil para investigar o ocorrido.

MORREU AOS 53 ANOS O DEPUTADO FEDERAL RÔMULO GOUVEIA

Morreu, na madrugada deste domingo (13), o deputado federal Rômulo Gouveia (PSD), em Campina Grande. Segundo a assessoria de imprensa do parlamentar, ele teve um infarto fulminante.

Após uma semana hospitalizado, para tratar uma infecção urinária, ele recebeu alta na noite deste sábado (12). No entanto, ao sentir os sintomas do infar­to, o deputado foi socorrido para o hosp­ital Antônio Targino, mas não resistiu.

O velório do deputado federal acontece a partir das 12h deste domingo na Câmara Municipal de Campina Grande. À noite, o corpo segue para o Cemitério Campo Santo da Paz, em Campina Grande, onde segue sendo velado até às 16h desta segunda-feira (14), quando será sepultado. O velório será aberto ao público.

Rômulo foi vereador de Campina Grande, presidente da Câmara Municipal, deputado estadual e presidente da Assem­bleia Legislativa da Paraíba, além de vice-gover­nador da Paraíba e atualmente era o quar­to-secretário da Câm­ara Federal, tendo recebido a maior vota­ção para ocupar um cargo da Mesa Diretora na história do Con­gresso Nacional. Quem assume o mandato efetivo na Câmara é o deputado federal Marcondes Gadelha (PSC).

Luto oficial na PB

O Governo do Estado da Paraíba lamentou o falecimento do deputado federal Rômulo Gouveia. O governador Ricardo Coutinho anunciou decreto de luto oficial de três dias em razão do falecimento do ex-vice-governador. “O falecimento de Rômulo Gouveia deixa uma imensa lacuna na política do Estado e enluta os cidadãos e cidadãs de Campina Grande e de toda Paraíba. Nossos sinceros sentimentos”, escreveu em nota.

O prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo, e o prefeito de Campina Grande, Romero Rodrigues, também decretaram luto oficial de três dias pelo falecimento do deputado federal Rômulo Gouveia. Em nota, o gestor da capital ressaltou a trajetória do deputado, que “sabia como poucos unir trabalho e compromisso com as pessoas.

Romero Rodrigues disse estar perplexo com a morte prematura do parlamentar. “Registro que Rômulo, mais do que tudo, foi um amigo muito querido, com quem aprendi muito e que nunca me faltou, em todos os bons e maus momentos que compartilhamos”.

ESCOLA DR. ADILSON BEZERRA REALIZA HOMENAGEM PARA COMEMORAR DIA DAS MÃES


Com o tema anos 60 e vários convidados, Foi realizado na ultima sexta-feira dia 12 de maio de 2018, a comemoração do dia das mães na escola dr. Adilson Bezerra de Souza em Santa Cruz do Capibaribe no agreste Pernambucano.

A direção da escola juntamente com toda equipe de funcionários prepararam um jantar para as mães foi uma noite muito especial.

Unopar – Homenagem ‘Dia das Mães’

Prefeitura de São João do Tigre anuncia atrações para tradicional São João 2018

A Prefeitura de São João do Tigre, através da Secretaria de Cultura e Esportes, definiu a grade de atrações para o São João 2018. O anúncio foi realizado junto ao programa Gestão em Foco, transmitido pela Tigre FM.

O secretário Lucélio de March confirmou que a festa vai ocorrer nos dias 22, 23 e 24 de junho. A festa de São João é bastante tradicional no município, pois além dos festejos juninos é o padroeiro de São João do Tigre.

A principal atração será o cantor Batista Lima e o evento ainda contará com shows de Dejinha de Monteiro, Boy Vaqueiro, Adriano Silva, Bonde dos Plays, Laerte Lins, Nascimento Filho e Marra dos Patrões.

Dia 22

Marra dos Patrões
Adriano Silva
Márcio Diniz

Dia 23

Bonde dos Plays
Laerte Lins
Boy Vaqueiro

Dia 24

Nascimento Filho
Dejinha de Monteiro
Batista Lima

2° LEILÃO HARAS RIBEIRO MENDES

COLISÃO ENTRE MOTOS DEIXA UM MORTO E DOIS FERIDOS

Uma colisão entre duas motos deixou uma pessoa morta e duas feridas na madrugada deste domingo (13), na rodovia PE-180, no município de Lajedo, no Agreste de Pernambuco.

O trecho onde o acidente aconteceu faz divida entre Lajedo e São Bento do Una, os feridos foram socorridos por um motorista de uma van, para o Hospital Maria da Penha, em Lajedo o estado de saúde não foi informado.

O corpo da vítima fatal foi encaminhado para o Instituto de Medicina Legal (IML) de Caruaru.

MULHER É ESFAQUEADA PELO COMPANHEIRO EM SÃO DOMINGOS DO BREJO DA MADRE DE DEUS - PE

A vitima foi a jovem Isabel da Silva de 22 anos de idade, ela foi esfaqueada pelo próprio companheiro durante a noite deste sábado (12) no loteamento Barrinha em São Domingos distrito do Brejo da Madre de Deus, Agreste Pernambucono.

Segundo informações, o casal discutia quando o acusado José Leandro da Silva, vulgo “Lala”, armado com uma faca desferiu golpes que atingiram os braços e a cabeça da vítima que foi socorrida para a Policlínica de São Domingos.

Ainda segundo as informações, o acusado cumpre pena no regime semiaberto e faz uso de tornozeleira eletrônica, mas fugiu após a tentativa de homicídio.

A GCM – Guarda Civil Municipal – do Brejo da Madre de Deus esteve no local e fez diligências na tentativa de prender o indivíduo, porém sem êxito.

Placas de veículos terão até dezembro padrão dos países do Mercosul

O Diário Oficial da União publicou na ultima sexta-feira (11) resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) que regulamenta a produção das placas de identificação dos veículos brasileiros no padrão dos países do Mercosul. As novas placas deverão ser implementadas no Brasil até 1º de dezembro deste ano em veículos a serem registrados, que estejam em processo de transferência de município ou propriedade ou quando houver a necessidade de substituição das placas.

A resolução traz as regras e requisitos de credenciamento das empresas responsáveis pela produção, estampa e o acabamento final das placas veiculares. As empresas só poderão produzir e comercializar as placas se forem credenciadas no Departamento Nacional de Trânsito (Denatran).

De acordo com a resolução, a venda das placas deverá ser feita de forma direta das empresas credenciadas aos proprietários de veículos. A definição dos preços também será feita pelos fabricantes.


Substituição da placa

A resolução permite ainda que o proprietário do veículo antecipe a substituição da placa, mantenha os números originais no cadastro e altere os caracteres no novo modelo a ser instalado.

Conforme outra resolução publicada em março deste ano, a medida se aplica a todos os tipos de veículo, incluindo reboques, semirreboques, motocicletas, triciclos, motonetas, ciclo elétricos, quadriciclos, ciclomotores, tratores e guindastes, que serão identificados por uma única placa, instalada na parte traseira.

Para veículos já emplacadas, a troca será opcional. As novas placas são revestidas com película retrorrefletiva e têm fundo branco com margem superior azul. Além de estampar a bandeira brasileira com o símbolo do Mercosul, o novo modelo mantém os atuais sete caracteres alfanúmericos e apresenta ainda Quick Response Code (QRCode) e número de ID único para coibir fraudes.

Brasil: extinção da escravidão sem reforma agrária

Abolição da escravidão em 1888 foi votada pela elite evitando a reforma agrária, diz o historiador, Luiz Felipe de Alencastro, um dos maiores pesquisadores da escravidão no Brasil.


Da BBC Brasil, Por Amanda Rossi

Foto: The New York Public Libraryes - Escravos trabalham em uma plantação de café no Brasil

Em 13 de maio de 1888, há 130 anos, o Senado do Império do Brasil aprovava uma das leis mais importantes da história brasileira, a Lei Áurea, que extinguiu a escravidão. Não era apenas a liberdade que estava em jogo, diz o historiador Luiz Felipe de Alencastro, um dos maiores pesquisadores da escravidão no Brasil. Outro tema na mesa era a reforma agrária.

O debate sobre a repartição das terras nacionais havia sido proposto pelo abolicionista André Rebouças, engenheiro negro de grande prestígio. Sua ideia era criar um imposto sobre fazendas improdutivas e distribuir as terras para ex-escravos. O político Joaquim Nabuco, também abolicionista, apoiou a ideia. Já fazendeiros, republicanos e mesmo abolicionistas mais moderados ficaram em polvorosa.

 "A maior parte do movimento republicano fechou com os latifundiários para não mexer na propriedade rural", diz Alencastro. Foi aí que veio a aprovação da Lei Áurea, sem nenhuma compensação ou alternativa para os libertos se inserirem no novo Brasil livre. "No final, a ideia de reforma agrária capotou".

Nesta entrevista para a BBC Brasil, o historiador fala ainda sobre a origem da violência do Estado atual contra os negros, afirma que a escravidão saiu da pauta e passou a ser vista como um passado distante, apesar de não ter acabado há tanto tempo assim, e critica o uso da palavra "diversidade" para se referir aos negros. "Falar de diversidade é considerar que os negros são uma minoria, como nos Estados Unidos. Mas no Brasil eles são a maioria. É muito mais que diversidade, é democracia".

Alencastro é hoje professor da Fundação Getúlio Vargas, em São Paulo. É também professor emérito da universidade de Paris Sorbonne, onde lecionou por 14 anos, e autor do livro "O trato dos viventes: formação do Brasil no Atlântico Sul". Veja abaixo os principais trechos da entrevista: