segunda-feira, 5 de maio de 2014

VIOLÊNCIA NO TRANSITO.

Quatro veículos se envolvem em grave acidente na BR-104

Motor de um dos veículos foi arremessado para fora da pista tamanha violência do impacto. Fotos: Fernando Lagosta.
Na manhã desta segunda-feira, por volta das 11h, um grave acidente aconteceu no quilômetro 20 da BR-104, próximo ao distrito de Pão de Açúcar (pertencente à Taquaritinga do Norte).

De acordo com as informações colhidas por nossa equipe de reportagem, uma saveiro (de cor vermelha e placas PFG 1774, de Santa Cruz do Capibaribe) se dirigia na faixa em sentido  Pão de Açúcar/Toritama quando foi atingido por um veículo Ecosport (de cor grafite e placas PEN 1013 – Caruaru), que vinha em sentido oposto.
Parte frontal da Saveiro ficou completamente destruída.
Motorista da Saveiro, foi atendido pelos socorristas.
Mulheres ocupantes do Ecosport que foram atendidas no local.
.
Ecosport e Zafira envolvidas no acidente.
.
O Ecosport, que era ocupado por duas mulheres ainda não identificadas, acabou rodando e depois foi atingido por um veículo Zafira (de cor preta de DNB-5984, de Caruaru).

Em seguida, a Saveiro desgovernada bateu em uma pick-up Hilux (de cor grafite e placas KHO-9603 – Tangará RN), conduzida por Ricardo Salustiano, 25 anos, que estava com outras duas pessoas.

Ricardo relatou que, logo depois da primeira colisão, viu a Saveiro voar por cima do Ecosport e bater na frente de seu veículo, rodando em seguida.
.
Quatro pessoas ficaram feridas, sendo duas mulheres no Ecosport e um casal que estava na Saveiro.

Duas unidade do Samu foram solicitadas e prestaram os primeiros socorros. As quatro vítimas foram encaminhadas, possivelmente, para Caruaru, sendo duas delas com mais gravidade.
.

FIM DAS BUSCAS.

Corpo de pedreiro vítima de afogamento no açude da manhosa é encontrado

Depois de mais de uma hora de buscas, corpo foi localizado. Fotos: Fernando Lagosta.
Terminou, no final da manhã desta segunda-feira (05), as investidas da equipe de bombeiros mergulhadores de Caruaru para localizar o corpo do pedreiro Severino Tomé Gonçalves.

A vítima, que tinha 40 anos e residia no bairro da Palestina, estava bebendo na companhia de amigos na manhã de domingo (04) no referido açude quando, ao tentar atravessar o local, acabou se afogando.

A mesma equipe chegou a procurar o corpo por quase três horas, mas as buscas tiveram que ser suspensas por conta da falta de precisão do local do afogamento e também pela falta de luminosidade no local.

Com o retomar das buscas na manhã de hoje, o corpo, finalmente, foi localizado.

Muitos curiosos chegaram a acompanhar os trabalhos da equipe que, após a retirada de Severino, o corpo foi conduzido até a delegacia de Santa Cruz do Capibaribe, para depois ser conduzido para o IML, da cidade de Caruaru.

Esta é a segunda morte registrada no local em 2014.
.

SEGUNDA EDIÇÃO

C  U  R  I  O  S  I  D  A  D  E
_____________________________________________________

HISTÓRIA DO WHISKY
História do Whisky:


Há registro na história, de que o primeiro processo de destilação foi descoberto pelos egípcios e chineses em busca de novas formas de perfumes e adaptado por monges na Europa, provavelmente no século 11, para a destilação de vinho com o objetivo de produzir conhaque. A prática foi divulgada à medida que os efeitos hedônicos da “a água da vida” se tornaram conhecidos. Como o clima do norte, não era favorável ao cultivo da uva, o processo foi adaptado para a destilação de cereais fermentados, em especial a cevada. Mas, no século doze, na Irlanda, uma forma precária de whisky estava sendo destilada, e essas experiências foram introduzidas na Escócia pelos monges irlandeses.

Sabe-se que São Colomba viajou da Irlanda até o porto em Iona em 536 d.C., uma data valiosa para a história religiosa da Escócia. A ilha escocesa de Islay, perto de Iona, tem uma grande e histórica tradição de produzir whisky de malte e tradicionais ligações históricas com a Irlanda através da língua comum, o gaélico. Seu limite ocidental está imensamente distante da Calçada dos Gigantes no condado de Antrim, Irlanda do Norte, e Kintyre, no continente escocês, e, portanto, teria sido uma simples questão de transportar de barco um alambique primitivo para Islay, segundo a lenda, um girante irlandês saltou até a Escócia com um tonel de whisky nas costas, e não é coincidência que aqua vitae se traduza para o gaélico como “uisge beatha”. Comenta-se, no entanto, que o termo gaélico veio primeiro tendo sido latinizado pelos monges.

A primeira referência a palavra “whisky” está inscrita no Tesouro Público da Escócia de 1494, que registra uma encomenda do rei Jaime IV de “oito recipientes de malte para o frade John Cor da abadia de Lindores, com os quais deveria fazer aqua vitae” (equivale a aproximadamente 400 garrafas atuais). Após a dissolução dos mosteiros no século 16, muitos monges passaram a desenvolver suas habilidades como destiladores de “uisge beatha”, que já eram conhecidos por suas qualidades medicinais.

Diz-se ser do pastor de Ettrick, James Hogg, o seguinte comentário: “Se uma pessoa pudesse encontrar a proporção exata em quantidade que deve ser bebida diariamente e ater-se a isso, acredito que ela poderia viver para sempre, sem morrer em absoluto, e que médicos e cemitérios seriam desnecessários”.

Embora a habilidade de destilação tenha sido no início desempenhada por monges, os fazendeiros da região adquiriram rápido as novas habilidades. No século 16, a destilação do whisky tornara-se uma das principais atividades nas fazendas de toda Escócia, e o processo foi aperfeiçoado pelo desenvolvimento do familiar alambique “por still” em forma de pêra muito utilizado ainda hoje e o uso de água corrente fria para a melhor condensação do espírito, já que a região existe água em abundância de ótima qualidade. Foi também no século 16 que a lei escocesa interferiu inicialmente na produção de whisky.

Tino Lopes
Administrador de empresas
Relações Públicas
MBA em Pessoas e Finanças
Pós-Graduado em Gestão Pública
Extensão em Arranjos Produtivos na Área de Confecções
Comunicador de Rádio
Pesquisador

Próxíma edição: Continuação da História do Whisky

Novas polêmicas

“Ele vai ter que provar tudo na Justiça”, afirma Edson Vieira sobre denúncias apresentadas por Marcelo Fama
Aniversário solidário de Alessandra Vieira foi alvo de denúncias pela Oposição. Foto: Aliton Domingos/Blog Jovem.

Em entrevistas concedidas por telefone na manhã desta segunda-feira (05), no Programa Rádio Debate, o prefeito e o vice de Santa Cruz do Capibaribe falaram sobre as denúncias do produtor de eventos Marcelo Fama, dono de uma empresa que presta serviço de locação de som para eventos.

Sabatinado pelos vereadores Ernesto Maia (PSL), Deomedes Brito (PT) e Carlinhos da Cohab (PSL) no último sábado (03) em seu programa político semanal, Marcelo (foto ao lado) denunciou que o valor pago pelo uso da estrutura de som no aniversário da primeira dama, Alessandra Vieira, em setembro de 2013, foi incluído no montante de outros eventos promovidos pela Prefeitura Municipal (entre eles o São João da Moda), fator que configuraria como uso indevido de dinheiro público.

Um fator que fragiliza as denúncias é que tal montante teria sido pago com cheques de terceiros e não públicos. Além disso, Marcelo também expôs um suposto esquema de propina que envolve o empresário e também produtor de eventos Allan Reboque que, segundo Marcelo, Allan é prestador de serviços à Prefeitura.

De acordo com o depoimento, empresários encarregados pela iluminação, montagem de grids, telões entre outros equipamentos teriam que pagar, a Allan, 10% de propina para poder realizar os seus trabalhos nesses eventos municipais e que outras pessoas sabiam desse esquema, entre eles o vice-prefeito Dimas Dantas (PP) e o vereador Ronaldo Pacas (PSDC).

Empresa de Marcelo Fama não tem contratos diretos com a Prefeitura Municipal, afirma prefeito

Primeiro a se pronunciar, o prefeito descredibilizou as denúncias e afirmou que, esta semana, estará ingressando na Justiça para que Marcelo prove suas afirmações, juntamente com a Oposição.

Edson negou que Marcelo Fama tenha qualquer serviço prestado diretamente a Prefeitura Municipal e que ele teria que provar, com documentos, que prestou tais serviços.

A Oposição vai ter que provar (as denúncias) porque, no que me consta, a Prefeitura não tem nenhum serviço com Marcelo e ainda mais: como é que ele queria que eu pagasse festa da Prefeitura, festa de aniversário da minha esposa, com a prefeitura?! Com cheque da prefeitura? Quem já viu a prefeitura pagar com cheque?! Quem já viu a prefeitura estar pagando festa particular?! Eu faço minhas festas particulares e pago com meu dinheiro”, destacou.

Edson afirmou que um pregão eletrônico foi realizado para que fosse fechados contratos com a empresa que realizaria tais eventos públicos e citou que, caso Marcelo tenha prestado algum serviço à prefeitura, teria sido através da empresa vencedora dessa licitação já que, segundo o prefeito, ela é responsável por contratar tais serviços.


“Se ele fez eventos para a prefeitura, ele deve ter sido contratado por alguma empresa, a empresa que ganhou a licitação, a empresa que aluga som ou alguma coisa. Agora, ele vai ter que provar qual a relação dele, qual foi serviço ele prestou e que tenha pagamento conosco”, frisou.

Empresário Allan Reboque, citado como recebedor de propina, não ganhou qualquer licitação para realizar eventos da Prefeitura

Sobre o suposto esquema de propina e indagado se Allan Reboque teria ganho alguma licitação no município para uso de estrutura nos eventos, Edson Viera citou que o fato não procede e que Marcelo teria que provar, contra Allan, suas afirmações.

Já sobre a festa de aniversário de sua esposa, Edson citou que tem provas que pagou, com seu dinheiro, a prestação de serviços feita por Marcelo Fama.

Dimas disse não conhecer denúncia de que som usado na festa de aniversário de Alessandra teria sido, supostamente, pago com dinheiro público

Já o vice-prefeito Dimas Dantas (PP), que participou logo depois, relatou que esteve presente em uma conversa entre o prefeito e Marcelo.

Segundo Dimas, ao entrar um certo dia no gabinete do prefeito, viu que Marcelo Fama estava lá conversando com Edson para cobrar por serviços prestados por ele e outras pessoas.

Quando entrei na sala, Marcelo estava com o prefeito e eu ouvi a conversa, em certo momento, ele dizendo que precisava… Que umas pessoas tinham prestado serviço, tocado para a Prefeitura e que não tinham recebido. Eu termino dizendo que era preciso, realmente, haver uma intervenção para que houvesse esse pagamento. Essa foi minha participação. 15 ou 20 dias depois, encontrei com Marcelo em frente a Prefeitura e lá eu perguntei pra ele: “Marcelo… Pagaram?” e ele disse: “Me pagaram com cheques de terceiros”. O que eu disse a Marcelo foi que isso está errado e que isso não poderia acontecer”, frisou.

Dimas fez sua defesa ao prefeito sobre o caso, mas citou que as denúncias devem sim ser investigadas e que o prefeito só poderia ser recriminado por algo se, realmente, tais denuncias sejam comprovadas.

Sobre o fato de que o aniversário de Alessandra Vieira estar incluído nesses valores, Dimas citou que Marcelo Fama não o comunicou, especificamente, sobre esse ponto e que, caso tivesse tido conhecimento desse fato, não ficaria calado perante essa denúncia.

Fonte: blog do Ney lima

PARABÉNS.

Caboclo (o aniversariante) e o Vereador Zé Minhoca

Ontem (domingo dia 04) foi Dia de Festa na Chácara Maria de Lourdes, no Sitio Açude Velho município de Taquaritinga do Norte, a família e amigos estiveram juntos para comemorar o Aniversário de Caboclo irmão de Criança (do armazém de construção), música, bebida e comida fizeram parte da festa.

Dentre os presentes: O Vereador de Santa Cruz do Capibaribe, José Bezerra da Costa (Zé Minhoca), o anfitrião Caboclo (e esposa Maria), seu irmão Criança, seus filhos Wellington e Marquinhos; Edvaldo, Edna, Carlos, Lenice, Iva, Gordo do Rio Verde, Leomar do Mercadinho, Lenildo, Ângelo, Cláudio Serralheiro, dentre outros...

Confira as fotos abaixo.

CARRAPICHO VELHO COMEMORA 20ª FESTA DE SÃO JOSÉ.


A comunidade de Carrapicho Velho encerrou, na tarde do ultimo sábado dia (03) de maio as festividades da 20ª edição da Festa de São José, com procissão até a capela na comunidade onde foi celebrada missa campal com o padre Joselito.

Menina de oito anos é atropelada por moto e morre na BR-104 em Toritama

Uma menina de oito anos de idade morreu neste domingo (4) após ser atropelada por uma moto, na BR-104, em Toritama, no Agreste de Pernambuco. De acordo com informações da Polícia Militar, a criança tentou atravessar a pista correndo e foi atingida pela motocicleta. A vítima estava acompanhada de uma tia que não teve ferimentos.
Ainda segundo a PM, a menina morreu no local. O condutor da moto ficou ferido e foi socorrido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) para um hospital da cidade.

Corpo de vítima morta por afogamento em Santa Cruz do Capibaribe não é localizado

Exaustos e cercados por curiosos, equipe de mergulhadores suspendeu buscas após quase três horas de tentativa de resgate do corpo. Fotos: Thonny Hill e Elivaldo Araújo.

Durante toda a tarde e princípio de noite deste domingo (04), nossa equipe acompanhou os trabalhos de buscas do corpo de Severino Tomé Gonçalves, de 40 anos, conhecido por “Biu Pedreiro” e residente no Bairro da Palestina.

Após quase três horas de buscas, iniciadas às 15h pela equipe de mergulhadores liderados pelo Cabo Quaresma (do 2º grupamento de Caruaru), que já participou de outros dois resgates a pessoas afogadas no mesmo açude da manhosa, o corpo da vítima não foi localizado e os trabalhos tiveram que ser suspensos.

Em entrevista concedida ao Blog poucos minutos após ele e mais outro bombeiro mergulhador sair das águas turvas do açude, Quaresma relatou qual foi a principal dificuldade para que o corpo da vítima não fosse localizado nessa primeira investida de sua equipe.
Os trabalhos foram frustrados porque as pessoas que estavam com ele (vítima) na hora que ele faleceu, não deram o local certo onde ele se afogou e ficamos a mercê do pessoal dizer “foi aqui” ou “foi ali…”. Isso dificultou muito o nosso trabalho porque procuramos em cantos e locais que não estão bons para procurar. Se tivesse uma pessoa certa para indicar o local, nós poderíamos ter encontrado esse corpo para podermos entregá-lo a família”, relatou.

Muitos curiosos acompanhavam, nos dois lados do açude, os trabalhos dos mergulhadores.
.
Além dessa dificuldade, o Cabo relatou que a falta de visibilidade do local, tanto pela água barrenta como pela falta de iluminação adequada fizeram que com os trabalhos fossem cessados e, ainda de acordo com ele, a segunda tentativa de resgate do corpo será realizada partir das 8h30 da manhã desta segunda-feira (05).

Nossa equipe acompanhará todo o fato e traremos novas informações para nossos leitores assim que for possível.