domingo, 19 de novembro de 2023

MULHER FOI ASSASSINADA A PAULADAS PELO EX-COMPANHEIRO NA ZONA RURAL DE ALTINHO


Uma mulher foi brutalmente assassinada a pauladas, na noite da sexta-feira (17), no Sítio Mocó, na zona rural de Altinho, no Agreste de Pernambuco.

Maria Jacia dos Santos, de 18 anos, foi assassinada às margens do Rio Una. O acusado que é ex-companheiro da vítima, identificado como “Tufia” está foragido.

De acordo com uma irmã da vítima, Maria Jacia teria saído com um compadre e com o ex-companheiro para beberem juntos, depois a mesma teria ido á casa do ex-marido para ficar com ele e pegar o dinheiro da pensão alimentícia, porque o suspeito só dava dinheiro para os alimentos dos filhos se a ex-mulher saísse com ele. Posteriormente o irmão do acusado ligou para a irmã da vítima e disse que Tufia tinha acabado de matar a ex-companheira e quando a irmã foi verificar se a informação era verídica, encontrou a vítima morta num matagal. Maria Jacia tinha dois filhos com o suspeito.

O corpo da vítima foi encaminhado para o IML de Caruaru.

ARTESÃS DE PROJETO SOCIAL PASSAM A COMERCIALIZAR ARTIGOS EM QUIOSQUE CEDIDO PELO MODA CENTER


Na ultima sexta (17), teve início a comercialização, em quiosque cedido pelo Moda Center, de artigos em artesanato provenientes do projeto “Grupo Social Referência – Artesãs Sustentáveis”, que integra ações desempenhadas pelo Programa de Desenvolvimento Territorial (PRODETER Confecção), do Banco do Nordeste.

Esse grupo é composto por quase 80 mulheres, sendo 37 delas residentes no loteamento Acauã em Santa Cruz do Capibaribe e que enfrentam algum tipo de vulnerabilidade social, sendo acompanhadas pelo CRAS municipal e Secretaria de Serviço Social do município.


Todas receberam vários treinamentos, que vão desde a como confeccionar os produtos, realizar precificação, desenvolver coleções entre outros; tudo subsidiado pelo projeto que conta com as parcerias do Moda Center, prefeitura municipal, empresas de confecção e o Instituto do Meio Ambiente de Pernambuco (IMOA).

O quiosque de número 57 está localizado no corredor central entre os setores Amarelo e Branco do centro e compras, sendo essa parceria com o Moda Center iniciada ainda na gestão do ex-síndico José Gomes Filho e continuada pelo atual síndico Tales Nery.


No local, que funcionará em todos os dias de feira, estão sendo comercializados luvas térmicas, aventais, bolsas, cintos, bonecas, tapetes, jaquetas e outros artigos feitos com retalhos que seriam descartados pelas fábricas de confecções de Santa Cruz do Capibaribe e região. Uma das técnicas aplicadas pelas artesãs é a trama, o que resulta em peças únicas, com qualidade diferenciada.

Para marcar o início da comercialização desses artigos, também foi realizado um desfile, onde artesãs mostraram ao público algumas das peças produzidas, assim como fizeram o convite para que potenciais clientes possam conhecer e adquirir esses produtos, gerando assim uma fonte de renda sólida para essas mulheres, que vem na iniciativa como um recomeço para suas vidas.


 “Tanto eu, como demais integrantes dessa diretoria, ficamos muito felizes em ver que essa iniciativa finalmente chegou ao Moda Center, algo que é fruto de uma parceria costurada por várias mãos. Além desse importante papel social para esse grupo de mulheres, essa iniciativa tem a pegada de sustentabilidade que está em evidência, o que ajuda ainda mais a valorizar não somente as peças, mas todo esse trabalho desempenhado. Que essas mulheres possam ter sucesso e dar continuidade a esse importante projeto e elas podem contar sempre com o Moda Center”, pontuou Tales Nery.


Fonte: Blog do Ney Lima

JOVEM VÍTIMA DE ACIDENTE NA BR- 412 MORRE NO HOSPITAL DE TRAUMA EM CAMPINA GRANDE/PB


O sumeense Thales Lima filho do casal Gilda e Galego de seu auto, veio a óbito na madrugada de ontem sábado, 18/11 no hospital de trauma em Campina.

Thales e seu irmão Kaique se envolveram em um acidente na tarde da quarta-feira, 15/11 entre o distrito de Santa Luzia e Serra Branca, quando o veículo em que estavam colidiu com uma carreta carregada de milho, que veio a capotar após a colisão.

No acidente, Thales ficou gravemente ferido, foi socorrido pelo Samu, sendo transferido em seguida para o hospital de traumas, entubado e em estado grave. Nesta madrugada, o jovem lamentavelmente veio a óbito no referido hospital.