quarta-feira, 27 de maio de 2015

Servidores do TJPE vão paralisar atividades nesta quinta e sexta-feira

Servidores de todas as unidades do Tribunal de Justiça de Pernambuco vão paralisar as atividades nesta quinta (28) e sexta-feira (29). Uma assembleia vai ser realizada na quinta, no Fórum do Recife, a partir das 14h.

Na ocasião os servidores vão discutir os próximos passos da categoria que desde o início do ano está em campanha com paralisações e atos pontuais.

Entre as reivindicações estão a devolução dos descontos da greve e a retirada das faltas, além da valorização da carreira e a revisão anual e reajuste salarial. Já na sexta, os profissionais se unem ao Ato Nacional Contra a Terceirização.

Vistoria em presídios do Grande Recife apreende facas, celulares, drogas e bebidas


A Secretaria Executiva de Ressocialização de Pernambuco divulgou, nesta quarta-feira (27), um balanço sobre uma vistoria realizada na terça no presídio Frei Damião de Bozzano, no Complexo Prisional do Curado, na Zona Oeste do Recife e nesta quarta, no Cotel, em Abreu e Lima.

Ao todo, foram apreendidos seis facas industriais e 25 facas artesanais, 58 celulares, 29 carregadores, três fones de ouvido, duas baterias, além de cinco barras de ferro e dois cachimbos.

Ainda foram recolhidos 110 papelotes de maconha e 60 litros de cachaça artesanal. A ação foi coordenada pelos agentes penitenciários das unidades e do grupo de operações de segurança da Seres.

Polícia apreende 168 mil cigarros contrabandeados em Afogados da Ingazeira

Foto: Divulgação/Nill Júnior. 

A Polícia Civil apreendeu 168 mil cigarros contrabandeados nessa segunda-feira (25) em Afogados da Ingazeira, no Sertão de Pernambuco. De acordo com informações da polícia, os cigarros estavam na casa de José Hermes Sales de Souza, de 43 anos, no Sítio Poço da Pedra, na zona rural do município. O material estava dividido em 15 caixas, contendo 15 pacotes de cigarros cada. 

Ainda segundo a polícia, o suspeito afirmou que comprou os cigarros em São Paulo e que venderia nas cidade de Serra Branca e Campina Grande, na Paraíba. O material não possui nota fiscal e teria sido fabricado no Paraguai. O suspeito foi autuado em flagrante e liberado após pagamento de fiança no valor de R$ 2 mil. Os cigarros serão destruídos.

ADOLESCENTE COMETE SUICÍDIO AO PULAR DE TORRE EM SÃO BENTO DO UNA


Um adolescente de 16 anos cometeu suicídio na noite desta terça-feira (26) em São Bento do Una no Agreste de Pernambuco. De acordo com informações da Polícia Militar a vítima Anderson Sousa Rodrigues, subiu em uma torre de telefonia de aproximadamente 30 metros e pulou, o fato aconteceu no Povoado Pimenta, o ai do adolescente que esteve no local revelou que ele já havia subido na torre outras vezes, no local compareceram as policiais militar e civil e corpo de bombeiros, o corpo foi levado para o Instituto de Medicina Legal (IML) em Caruaru.

POLÍCIA MILITAR APREENDE MACONHA E CRACK EM PESQUEIRA


Policiais militares da cidade de Pesqueira no Agreste Pernambucano apreenderam cerca de 40 papelotes de maconha na manhã de terça-feira (26), no Loteamento José Rocha, nas proximidades da BR-232. Ainda de acordo com a PM, a droga estava na posse de Eliezibi Pereira Silva, de 18 anos. O jovem já tem passagem pela polícia por assalto a mão armada, quando ainda era menor de idade. Também foi apreendido uma quantidade em dinheiro, provalemente adquirido com a venda de droga.

Ainda segundo a polícia, na área da 8ª CIPM/Pesqueira, foram detidos mais dois indivíduos o Reginaldo Pereira dos Santos e José Rogério Maciel, eles foram abordados e com os mesmos foi encontrada uma grande pedra de crack.

Os três elementos detidos foram encaminhados a Delegacia de Polícia Civil de Pesqueira, para as devidas providências legais.

Homem é assassinado a tiros em Santa Cruz do Capibaribe

Na noite de terça-feira (26) Santa Cruz do Capibaribe registrou mais um homicídio, onde um homem foi morto com vários tiros.

De acordo com as informações, a vítima, identificada por Rubenildo Feitosa da Silva (32 anos, conhecido por “Zezinho”) estava na Academia das Cidades, no bairro Santo Agostinho, quando foi alvejado por seis disparos de arma de fogo, que o atingiram na cabeça, costas, tórax e abdômen.

Zezinho morreu no local. A polícia militar foi acionada e peritos da polícia civil fizeram a coleta de evidências para dar início às investigações.

A vítima não tinha passagens pela polícia. Esse é o 16º homicídio do ano em Santa Cruz.

Metroviários de Pernambuco fazem paralisação de advertência nesta sexta-feira

Paralisação de advertência ocorre da madrugada de quinta (28) para sexta (29). Foto: Diego Nigro / JC Imagem

Os trabalhadores do metrô do Recife vão paralisar o sistema nesta sexta-feira (29), por conta do Ato Público Nacional convocado pelas centrais sindicais, contra a nova Lei das Terceirizações e as medidas provisórias que tramitam no Congresso Nacional.

A paralisação será de 24 horas e começa na madrugada de quinta (28) para sexta, só retornando na meia noite de sábado (30). Mais de 250 mil pessoas utilizam diariamente o metrô.

O sistema é formado por duas linhas: centro e sul com 29 estações, 71 Km de extensão pelos municípios do Recife, Jaboatão e Camaragibe. No programa Movimento desta terça-feira (26), o âncora Marcelo Araújo conversou com o presidente do Sindicato dos Trabalhadores de Transportes Metroviários e Conexos de Pernambuco (Sindmetro-PE), Diogo Morais, para esclarecer a paralisação.

Polícia suíça prende Marin e outros dirigentes da Fifa em Zurique

A polícia da Suíça prendeu nesta quarta-feira sete dirigentes da Fifa a pedido da justiça dos Estados Unidos sob a acusação de corrupção e diversos outros crimes. Os suspeitos foram detidos num hotel em Zurique e poderão ser extraditados para os EUA. O departamento de justiça americano confirmou que o ex-presidente da CBF, José Maria Marin, foi um dos detidos. O Departamento Federal de Justiça suíço informou que está questionando os dirigentes sobre a votação para escolha das sedes das Copas de 2018 e 2022. 

Delegados de quase todas federações de futebol estão em Zurique para o congresso da Fifa marcado para esta sexta-feira - no qual Joseph Blatter tentaria buscar seu quinto mandato como presidente da entidade. O porta-voz da Fifa, Walter de Gregorio, disse que Blatter não está entre os acusados. 

PF desarticula esquema de extração ilegal de pedras preciosas na Paraíba

Operação conjunta com o MPF acontece também em MG, RN e SP.Grupo extraia ilegalmente a turmalina paraíba e vendia para o exterior.
Operação da PF e do MP desarticula esquema de extração ilegal de turmalina paraíba (Foto: Divulgação/Polícia Federal)

Uma operação conjunta entre a Polícia Federal e o Ministério Público Federal (MPF) é realizada nesta quarta-feira (27) para desarticular um esquema de extração ilegal da pedra preciosa turmalina paraíba. Segundo a PF, uma única pedra de turmalina azul pode chegar a valer R$ 3 milhões.

A operação ‘Sete Chaves’ ocorre nas cidades paraibanas de João Pessoa, Monteiro e Salgadinho e também nos municípios de Parelhas e Natal, no Rio Grande do Norte, além de Governador Valadares (MG) e São Paulo (SP).

130 policiais federais do Nordeste estão dando cumprimento simultâneo a 8 mandados de prisão preventiva, 19 de busca e apreensão e 8 de sequestro de bens. Os suspeitos serão indiciados pelos crimes de lavagem de dinheiro, usurpação de patrimônio da União, organização criminosa, contrabando e evasão de divisas.

Segundo a Polícia Federal, entre os integrantes suspeitos de participarem da organização criminosa estão diversos empresários e um deputado estadual, que utilizavam uma rede de empresas para realizar o suporte das operações bilionárias em negociações com pedras preciosas e lavagem de dinheiro. O nome do deputado ainda não foi divulgado.

Ainda segundo a PF, o esquema criminoso começava com a extração da pedra no distrito de São José da Batalha, em Salgadinho (PB). Em seguida, as pedras eram enviadas à cidade deParelhas (RN), onde ganhavam certificados de licença de exploração. De lá, a turmalina paraíba seguia para Governador Valadares (MG), de onde era comercializada para o exterior, em mercados na cidade de Bangkok, na Tailândia, Hong Kong, na China e Houston e Las Vegas, nos Estados Unidos.

A polícia suspeita que um grande volume destas pedras esteja nas mãos de joalheiros e de pessoas no exterior. O nome da operação faz referência aos negociadores no mercado restrito da turmalina azul, que guardavam à ‘sete chaves’ o segredo sobre a existência de uma pedra valorizada e pouco conhecida no mercado.

Os detalhes sobre a operação serão apresentados em uma coletiva de imprensa prevista para acontecer às 10h30 no auditório da Superintendência Regional da Polícia Federal na Paraíba, na Rua Annita Luiza Mello di Lascio, no bairro de Ponta de Campina, em Cabedelo, Região Metropolitana de João Pessoa.

Polícia apreendem adolescentes com moto roubada em Santa Cruz do Capibaribe

A operação aconteceu na Avenida Padre Zuzinha, bairro Centro. De acordo com as informações, os dois adolescentes, que residem no distrito de São Domingos (de Brejo da Madre de Deus) roubaram a moto (modelo Honda CG Fan 125cc, de cor vermelha e placa PFM-3243) e, na fuga, acabaram colidindo com a viatura do serviço reservado da Polícia Militar.

Os dois foram então abordados e confessaram que roubaram a moto.

Impunidade – Os dois foram conduzidos à delegacia de Santa Cruz do Capibaribe e, pelo fato de serem menores de idade, foram liberados após comparecimento de familiares.

A moto se encontra na Depol.

Colisão entre carro e moto deixa dois feridos em Monteiro; entre eles um bebê

Uma colisão entre um carro e uma motocicleta aconteceu no final da tarde desta terça-feira (26), no cruzamento próximo a RealBus, no centro de Monteiro. O acidente deixou o saldo de duas pessoas feridas.

De acordo com testemunhas, o condutor do carro conhecido por “Baiano pintor”, não parou no cruzamento e colidiu com uma moto Honda Biz que trafegava na via principal da cidade. Na moto estavam duas mulheres e uma criança.

Duas das vítimas identificadas como Sebastiana Rafaela, 18 anos, e uma criança P.L de um ano, tiveram escoriações pelo corpo e foram socorridos por uma unidade do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), e encaminhadas para o Hospital Regional de Monteiro. Segundo informações colhidas pela nossa reportagem, ambos passam bem.

Com informações de Paulo Viana

PF PROCURA EM MONTEIRO UM DEPUTADO ESTADUAL DA PARAÍBA: Acusação de extração ilegal de pedras preciosas

Uma operação conjunta entre a Polícia Federal e o Ministério Público Federal (MPF) foi deflagrada na madrugada desta quarta-feira (27) com o objetivo de desarticular uma organização criminosa que agia na extração ilegal da turmalina Paraíba, uma das pedras preciosas mais valiosas do mundo. A ação acontece na Paraíba, no Rio Grande do Norte, Minas Gerais e São Paulo. Segundo a PF, um deputado estadual integra o esquema.

Intitulada de Operação Sete Chaves, a ação conta com a participação de 130 policiais federais, de todo o Nordeste, que estão dando cumprimento simultâneo a 35 medidas judiciais, sendo 8 de prisão preventiva, 19 mandados de busca e apreensão e 8 de sequestro de bens. Os trabalhos estão sendo desenvolvidos nas cidades de João Pessoa, Monteiro, Salgadinho, Parelhas (RN), Natal (RN), Governador Valadades (MG) e São Paulo.

De acordo com a PF, a organização criminosa é formada por diversos empresários e por um deputado, que ainda não teve o Estado identificado. O grupo se utilizava de uma intricada rede de empresas off shore para suporte das operações bilionárias nas negociações com pedras preciosas e lavagem de dinheiro.

Considerada uma das pedras mais caras do mundo, a turmalina Paraíba era retirada de São José da Batalha, um distrito do município de Salgadinho, na Paraíba e enviada à cidade de Parelhas, no Rio Grande do Norte, onde era esquentada com certificados de licença de exploração. De lá, as pedras seguiam para Governador Valadares em Minas Gerais para a comercialização em mercados do exterior como Bangkok, na Tailândia, Hong Kong, na China, Houston e Las Vegas, nos Estados Unidos.

A polícia suspeita que um gigantesco volume dessas pedras já esteja nas mãos de joalheiros e de particulares no exterior. Uma única pedra de turmalina azul Paraíba pode chegar ao valor de R$ 3 milhões. O mercado clandestino da pedra pode tem gerado uma movimentação milionária de capital ilícito, no Brasil e no exterior.

A operação contou com a colaboração de fiscais do Departamento Nacional de Produção Mineral-DNPM e da Secretaria da Receita Federal. Todos os investigados responderão pelos crimes de lavagem de dinheiro, usurpação de patrimônio da União, organização criminosa, contrabando e evasão de divisas.

Os detalhes da ação vão ser divulgados em uma entrevista coletiva no auditório da Superintendência Regional da Polícia Federal na Paraíba,em Cabedelo, às 10h30 desta quarta-feira. Com o Jornal da Paraíba.

Com Polêmica Paraíba.