quinta-feira, 14 de abril de 2016

Acidente deixa um popula e duas crianças feridas em santa cruz do capibaribe


Um acidente de trânsito foi registrado nas ruas de Santa Cruz do Capibaribe já na tarde desta quinta-feira dia 14 de abril de 2016.

A colisão, entre uma moto e uma bicicleta, aconteceu na Rua Amaro Manoel das Chagas Bairro bela vista loteamento São Miguel

De acordo com informações, uma mulher, conduzia a moto, que não teve sua identidade revelada até o momento, carregava duas crianças, possivelmente da escola, quando se chocou com um rapaz conduzindo uma bicicleta, que passou à sua frente.

Após a queda de ambos, o popular da bicicleta abandou o local, sem ferimento.

Uma unidade do SAMU esteve no local fazendo o primeiro atendimento das vítimas da moto. um menino sofreu uma forte pancada na cabeça. Já uma menina, sofreu apenas algumas escoriações. Todos foram encaminhados para o Hospital Municipal Raimundo Francelino Aragão.

Ainda de acordo com testemunhas, as crianças seriam filhos da condutora da moto e estavam sem capacete.

Tentativa de Homicídio em São João do Cariri culmina em prisão em flagrante



Foi registrada na noite desta quarta-feira (13), uma tentativa de homicídio na cidade de São João do Cariri. O crime ocorreu por volta das 22:00 horas.

Segundo as informações repassadas, a Delegacia de polícia recebeu uma denúncia que estaria ocorrendo agressões físicas entre indivíduos.

De imediato, a equipe de Policias Civil deslocou-se ao local indicado na denúncia, e chegando lá constatou que o popular conhecido como Flávio José dos Santos havia sido lesionado na região abdominal por um instrumento não identificado, provavelmente uma faca ou pedaço de metal. O acusado de praticar o crime foi um homem identificado de Renê.

Foram realizadas diligências e o acusado foi localizado nas imediações de sua residência e conduzido a Unidade de polícia para ser lavrado o Auto de Prisão em Flagrante Delito pela Tentativa de Homicídio.

Diante da gravidade da lesão, a vítima foi socorrida pela unidade móvel do SAMU ao Hospital de Emergência e Trauma na cidade de Campina Grande, onde passou por intervenção cirúrgica e continua internado.

Renê encontra-se recolhido na Cadeia Pública da cidade de São João do Cariri, à disposição da justiça.

Preços do leite e ovos estáveis, nesta quinta (14)


O preço do litro do leite tipo B está estável nesta quinta-feira, com venda a um Real e 23, em Avaré, São Paulo, e a um Real e 80 em Maringá, Paraná. O preço do litro do leite tipo C também está estável, com venda a um real e 15, em Campo Grande, Mato Grosso do Sul, e a um Real e quatro, no Pará. No Espírito Santo, o litro do leite tipo C é vendido a um Real e 28. O preço da caixa com 30 dúzias de ovos tipo extra branco está estável, com venda na grande São Paulo, a 80 Reais e 26, e a 74 Reais e 45, em Bastos, interior paulista. O preço da caixa com 30 dúzias de ovos tipo extra vermelho também está estável, com venda a 90 Reais e 68, na grande São Paulo, e a 86 Reais e 57, em Ribeirão Preto, no interior do estado. Os valores são do Canal Rural e Cepea.

Reportagem, Vânia Almeida 

BRIGA ENTRE MOTOTAXISTAS TERMINA EM MORTE EM ÁGUAS BELAS, NO AGRESTE


Um desentendimento entre dois mototaxistas na manhã desta quarta-feira (13), acabou em morte na Praça da Alegria em Águas Belas no Agreste de Pernambuco.


De acordo com informações da polícia, o motivo da briga teria sido por disputa de passageiros, os homens se desentenderam e Senivaldo Idalíno dos Santos, levou a pior, ele foi atingido com um golpe de capacete na região da cabeça, a violência com que o golpe foi dado causou uma parada cardiorrespiratória e um possível traumatismo craniano que provocou a morte da vítima, “Bar” como Senivaldo era conhecido, chegou a ser socorrido pelo efetivo do SAMU para a emergência do Hospital João Secundino de Souza, onde veio a óbito.

A Polícia Militar realizou diligências para prender o suspeito identificado como Jonas Araújo Silva, vulgo “Pampa ou Mão Branca”,mais ele conseguiu fugir.

O corpo da vítima permaneceu no necrotério do hospital até a chegada da Polícia Civil que realizou os procedimentos de praxe e enviou o corpo ao IML de Caruaru.

Compesa descobre desvio de água que deveria estar chegando em Santa Cruz do Capibaribe



Numa ação conjunta com a Polícia Militar, a Compesa encontrou uma ligação clandestina na comunidade rural de Carapotós, em Caruaru. De acordo com os técnicos da companhia, o proprietário do sítio, havia feito um desvio da Adutora de Tabocas, que fornece água da Barragem de Jucazinho para Santa Cruz do Capibaribe, para um barreiro em sua propriedade. De lá, a água estava sendo bombeada para uma granja.

Ao ser abordado pelos PMs, o suspeito apontou o local exato da ligação. Uma retroescavadeira foi utilizada para que os técnicos da Compesa pudessem acabar com o desvio. Segundo informações do acusado pelo furto de água, a ligação já existia há pelo menos oito anos. Ele foi levado para a 1ª Delegacia de Caruaru, onde foi aberto inquérito para investigar o caso e aguardará em liberdade a decisão da Justiça.

A água desviada no sítio em Carapotós deveria estar chegando às casas de Santa Cruz do Capibaribe, que já sofre com um rigoroso rodízio de dois dias com água e 28 sem água. A Compesa realizou uma inversão do sistema e passou a mandar água da Barragem de Jucazinho para a Adutora de Tabocas. De lá, a água segue para a Estação Elevatória de Santa Cruz para ser distribuída para as residências.

CAMINHÃO DO VEREADOR ALCINDO É INCENDIADO NO DISTRITO DE SÃO PEDRO


Um caminhão pipa de propriedade do vereador Alcindo Correia de Melo que prestava serviço de revenda de água em Garanhuns, foi incendiado na noite desta quarta-feira (13) no Distrito de São Pedro. Não se sabe ainda ao certo, se o incêndio foi criminoso, todavia a hipótese não deve ser descartada. Segundo informações do próprio Alcindo, o fogo teria iniciado por volta das 6 e 30 da noite, sendo controlado logo em seguida por alguns populares; motivo pelo qual não foi necessário o acionamento do Corpo de Bombeiros .

De acordo com informações de populares do distrito do São Pedro, no momento do incêndio o caminhão encontrava-se parado em um lava-jato. Um boletim de ocorrência foi registrado e a partir deste, uma investigação será iniciada. Indagado se o incêndio poderia ter ligação com as denúncias apresentadas no caso que ficou conhecido como “Caixa Preta da Câmara de vereadores”, Alcindo relatou que esse pressuposto não deve ser afastado.

Em um grupo de relacionamento, o vereador claramente abalado desabafou sobre sua perda: “um caminhão que comprei com muito sacrifício e que nem terminei de pagar, vocês acreditam nisso?”. Ainda de acordo com Alcindo o estado do caminhão é de aparente perda total.

(Com informações do Blog de Gidi Santos)

IDOSA DE 97 ANOS É ASSASSINADA NA ZONA RURAL DE SÃO JOAQUIM DO MONTE


Na manhã desta quarta-feira (13), a aposentada, Severina Amélia da Conceição, de 97 anos, foi encontrada morta dentro de casa na Vila Santana, na zona rural de são Joaquim do Monte e logo que a Polícia Militar chegou no local constatou que um botijão de gás e a importância de R$ 300,00, foram levados do imóvel e que a idosa foi morta por estrangulamento, inclusive há suspeitas de que ela pode ter sido estuprada.

O corpo da aposentada foi encaminhado para o IML de Caruaru e desde que o latrocínio foi registrado a PM não recuou e está realizando rondas para prender os assaltantes, dois suspeitos foram detidos ontem, mas foram liberados por falta de provas.

AGRICULTOR COMENTE SUICÍDIO EM CORRENTES, NO AGRESTE

Um agricultor cometeu suicídio por meio de enforcamento em Correntes, no Agreste.

O fato foi registrado na noite desta quarta-feira (13) na Rua Dr. Manoel Borba, de acordo com a polícia, a vítima Edvaldo Florentino Santana, 30 anos, amarrou uma corda no telhado da residência e cometeu suicídio por meio de enforcamento, o corpo foi localizado por familiares dentro do quarto, a Polícia Civil foi acionada, realizou os procedimentos para liberação do corpo que foi encaminhado ao Instituto de Medicina Legal (IML) em Caruaru.

70% dos açudes do Cariri Paraibano seguem em situação crítica



O governador Ricardo Coutinho decretou ontem estado de emergência em 164 municípios da Paraíba por mais 180 dias devido à estiagem.

Com o decreto, o Poder Executivo Estadual fica autorizado a abrir crédito extraordinário para promover ações face à situação existente e a convocar voluntários para reforço nas atividades de respostas ao desastre natural vivido no estado.

O decreto foi renovado porque o governo observou que as chuvas não foram suficientes para recarga dos mananciais, o que prejudica diretamente o abastecimento da população e as atividades produtivas do Estado, notadamente na pecuária e agricultura.

A equipe de jornalismo da rádio Serra Branca FM fez um levantamento junto a Aesa e constatou a frágil capacidade hídrica do Cariri Paraibano.

Dos 25 açudes monitorados pelo órgão na região, 18 estão em situação crítica com menos de 3% de sua capacidade total.

A maioria dos reservatórios, na verdade, estão completamente secos, o que faz com que toda a população depende de um único açude, que atualmente é o de Sumé.

O açude Sumé, por sua vez, tomou pouca água com as chuvas caídas este ano e devido a grande vazão que é utilizada do manancial todos os dias sua capacidade hoje é de 11%.

A Cagepa espera ter água do açude até o final deste ano e sem ele, apenas o reservatório de Camalaú terá condições de abastecer a região, o que sequer é cogitado pelo Governo do Estado ainda.

Na região apenas o açude de São Domingos do Cariri e uma pequena barragem de Monteiro tem boa capacidade de água. O primeiro está com 29% de armazenamento e o segundo chegou a transbordar no mês passado e está com 98% de sua capacidade.

Outra preocupação é com a região polarizada por Juazeirinho e Taperoá.

Os dois importantes municípios são abastecidos pelo açude de Mucutu, que hoje tem apenas 3% da capacidade total de armazenamento.

O açude de Epitácio Pessoa, em Boqueirão, Cariri Oriental, continua agonizando.

O manancial está com pouco mais de 10% de sua capacidade, mas abastece diariamente cerca de 19 municípios do compartimento da Borborema.

Os açudes em situação crítica na região, segundo a Aesa, são: o Bichinho em Barra de São Miguel; Campos em Caraúbas; Cordeiro no Congo; Gurjão, Russos em Livramento, Mucutu em Juazeirinho, Pocinhos e Serrote em Monteiro; Ouro Velho; São Paulo na Prata; Serra Branca I e II; Soledade; Namorados em São João do Cariri; Santo Antônio em São Sebastião do Umbuzeiro; e Lagoa do Meio e Manuel Marcionilo em Taperoá.

MunicípioAçudeCapacidade Máxima (m3)Volume Atual (m3)% Volume TotalData
Barra de São MiguelBichinho4.574.37594.3722,131/03/2016
BoqueirãoEpitácio Pessoa411.686.28742.175.67210,213/04/2016
CamalaúCamalaú48.107.2408.015.06416,708/04/2016
CaraúbasCampos6.594.3923.4950,004/04/2016
CongoCordeiro69.965.945195.0990,302/03/2016
GurjãoGurjão3.683.8752.0000,004/04/2016
JuazeirinhoMucutu25.370.000785.4243,116/03/2016
LivramentoLivramento (Russos)2.432.42067.0232,816/03/2016
MonteiroPocinhos6.789.30500,002/03/2016
MonteiroPoções29.861.5621.894.1586,331/03/2016
MonteiroSerrote5.709.00000,002/03/2016
MonteiroSão José II1.311.5401.289.12998,307/04/2016
Ouro VelhoOuro Velho1.675.80000,004/04/2016
PrataPrata II1.308.4334400,004/04/2016
PrataSão Paulo8.455.50033.0000,404/04/2016
Serra BrancaSerra Branca I2.117.0626250,002/03/2016
Serra BrancaSerra Branca II14.042.568413.2202,916/03/2016
SoledadeSoledade27.058.000521.6001,911/04/2016
SuméSumé44.864.1005.188.22011,613/04/2016
São Domingos do CaririSão Domingos7.760.2002.251.02629,013/04/2016
São José dos CordeirosSão José III956.000147.74815,401/04/2016
São João do CaririGrotão2.118.98080.2783,812/02/2016
São Sebastião do UmbuzeiroSanto Antônio24.424.130696.0002,816/03/2016
TaperoáLagoa do Meio6.647.8753.6440,004/04/2016
TaperoáTaperoá II (Manoel Marcionilo)15.148.90022.7500,231/03/2016

Fonte: De Olho no Cariri

LIBERTADORES: Grêmio consegue classificação fora de casa e São Paulo fica a um empate do mata-mata


O Grêmio fez valer sua força fora de casa e venceu a LDU por três a dois, nesta quarta-feira, em jogo válido pela penúltima rodada da fase de grupos da Libertadores. O resultado garantiu ao Tricolor Gaúcho a classificação antecipada para o mata-mata da competição. O São Paulo também fez bonito diante do River Plate da Argentina com vitória por dois a um. O resultado colocou o Tricolor Paulista a um empate da classificação. Nesta quinta, o Palmeiras enfrenta em casa o River do Uruguai, em jogo válido pela última rodada do grupo dois. Para continuar na competição, o Verdão vai ter que vencer o adversário por diferença de três gols e ainda torcer por uma vitória do Nacional do Uruguai contra o Rosário Central da Argentina, no outro jogo do grupo. O Atlético Mineiro pega o Melgar em Minas Gerais. O Galo precisa apenas de um empate para avançar as oitavas da Liberta. O outro representante brasileiro na Copa, o Corinthians, joga na próxima quarta contra o Cobresal, também necessitando apenas de um empate para sacramentar a classificação.

Reportagem, Cristiano Carlos