quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Evasão escolar em discussão

No último dia 18 de Novembro aconteceu na sede da Promotoria Pública de Santa Cruz do Capibaribe uma reunião para tratar do problema da evasão escolar no município. Estiveram presentes o prefeito Antônio Figueirôa, o chefe de gabinete Carlos Lisboa, o promotor da infância e juventude Dr. Hodir Guerra e os secretários municipais de Educação e Desenvolvimento Social, conselheiros tutelares e diretores de duas escolas.

Ao abrir os trabalhos, o promotor alertou os presentes para não partidarizar a discussão, afirmando que o problema e sua solução são da responsabilidade de todos, sobretudo da Secretaria de Educação, por se tratar de um problema que desrespeita a educação municipal.

Após os debates constatou-se que o problema já tinha sido denunciado e discutido por diversas vezes sem que a Secretaria de Educação tomasse medidas de forma planejada e participativa conforme acordado em reuniões anteriores.

Para viabilizar um enfrentamento da evasão foram apresentadas diversas propostas no sentido de garantir o acesso e a permanência dos alunos na escola. As propostas em destaque giram em torno da mudança curricular, relação interpessoal e intersetorial construtiva, campanha de convocação em massa para matricula dos alunos da rede municipal, além de atividades culturais, lúdicas, esportivas e outras para atrair e manter os alunos na escola.

Para atender a esta demanda social o prefeito formou a Comissão Municipal de Combate à Evasão Escolar, composta pelas secretarias de Educação, de Assistência Social, Saúde, Defesa Social, gabinete do prefeito, Conselho Tutelar e de Direito, associações estudantis, CDL Jovem e Juiz da infância e juventude.
Ao finalizar a reunião o promotor destacou algumas ações positivas na área de educação, apresentadas pela secretaria e o prefeito, e determinou aos presentes um prazo para apresentarem os resultados das ações desenvolvidas para que os alunos e a sociedade não continuem sendo prejudicadas e que o mesmo tenha que tomar medidas cabíveis.

Para dar continuidade ao processo de discussões e ações, o prefeito convocou uma reunião neste dia 24 às 15h30 na prefeitura com as citadas condições.

O Redator de Plantão 24/11/2011

















Santa Cruz cobra dívida com o Internacional...

O time gaúcho está devendo ainda 650 mil reais pela compra do atacante Gilberto...
Joaquim Bezerra, vice-presidente do Santa Cruz, já viajou para Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, para tentar um acordo rápido...
Gilberto foi vendido ao Internacional por 2 milhões de reais.

Dispensado...

O Santa Cruz decidiu que não vai renovar contrato com o lateral Alexandre Silva e foi dispensado pelo clube.

Pela Série B, Sport já está em Goiânia em clima de concentração para o jogo contra o Vila Nova...

Foragido do presídio de Canhotinho é assassinado em Caruaru

Um homem foragido do presídio de Canhotinho foi assassinado na noite desta quarta-feira (23), na Vila Canaã, zona rural de Caruaru, Agreste pernambucano. O ex-presidiário Cristiano Lopes da Silva, de 26 anos, foi atingido com um tiro de grosso calibre. Ele chegou a ser socorrido para o hospital de Toritama e em seguida transferido para o Hospital Regional do Agreste, mas não resistiu e faleceu.

O crime foi praticado por um desconhecido. Segundo a polícia, a vítima tinha envolvimento com drogas.

Paraíba ocupa 2º lugar em ranking de violência, aponta pesquisa

Em 2010, foram registrados 1.438 homicídios dolosos, com intenção de matar, na Paraíba. Foi o que mostrou o levantamento feito pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública. Com a taxa de 38,2, a Paraíba ocupa o segundo lugar no ranking nacional. O estado de Alagoas está no primeiro lugar com taxa de 68,2. Pernambuco ficou em 3º lugar com 36,4.

Os dados fazem parte da 5ª edição do Anuário Brasileiro de Segurança Pública que foram apresentados nesta quarta-feira (23) em Brasília durante a 2ª Conferência do Desenvolvimento (Code), do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). O documento aponta queda de 2,1% no número de homicídios no país de 2010 para 2009.

Em 2009, o fórum contabilizou 1.176 homicídios dolosos na Paraíba. Comparando os dados de 2009 e 2010, o estado teve uma variação de 22,4% nesse tipo de crime. Os crimes de latrocínio, assalto seguido de morte, e lesão corporal tiveram uma redução no período pesquisado.

No ano passado foram registrados 17 latrocínios, já em 2009, foram 27, uma queda de 37%.
Em relação aos crimes corporais seguidos de mortes a Paraíba terminou o ano passado com cinco crimes. Em 2009, o Fórum Brasileiro registrou seis mortes desse tipo.

O levantamento foi realizado a partir do cruzamento e da consolidação das informações financeiras da Secretaria do Tesouro Nacional, vinculada ao Ministério da Fazenda, e de dados de violência reunidos na base da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), ligada ao Ministério da Justiça, do Sistema Único de Saúde e de secretarias estaduais de Segurança Pública.

Colunista Social João Alberto, do Diário de Pernambuco, operado do coração está na UTI do Hospital Português...

João Alberto foi internado na terça-feira, quando se preparava para mais uma festa de lançamento do seu livro/agenda, tradicionalmente lançado nesta época todos os anos...
A dor no peito levou João Alberto ao internamento e depois a uma cirurgia de urgência no coração...
A editora do livro de João Alberto publicou uma nota oficial explicando que ele foi levado ao internamento de emeregência e a cirurgia feita pelos cardiologistas Carlos Moraes e Fernando Moraes...
Os médicos explicaram que, mesmo com o sucesso da cirurgia, o colunista está probido de receber visitas...
No contato que fizemos agora com o hospital, recebemos a informação de que João está consciente na unidade de tratamento intensivo do Português.