domingo, 20 de maio de 2018

Há dois meses sem salário, professor chora ao ganhar R$ 400 de alunos

Em tempos difíceis, a solidariedade pode ser um grande conforto. Nesta semana, a atitude de alunos da escola Balbina Viana Arrais, localizada na cidade de Brejo Santo, no Ceará, se tornou um ótimo exemplo de como ajudar o próximo. Eles doaram a quantia de R$ 400 para um professor que está há dois meses e meio sem receber seu salário.

Bruno Rafael Paiva é docente da disciplina de Artes e fez um post em sua página no Facebook para agradecer o gesto dos estudantes.

 “Vai fazer dois meses e meio que dou aula e ainda não recebi nem mesmo o primeiro salário. Vida de professor não é fácil. O estado faz você trabalhar muito pra receber tudo de uma vez e você precisa segurar as pontas sozinho”, relatou.

Até o início da tarde deste sábado (19) o agradecimento já havia ultrapassado a marca de 170 mil curtidas, 132 mil compartilhamentos, além de mais de quatro mil visualizações.

 “São alunos como eles, que me fazem ainda acreditar na Educação do país, acreditar no amor ao próximo, na compaixão de se colocar no lugar do próximo, e acreditar principalmente, no respeito e amor do aluno para com o #Professor de sua escola”, complementou Bruno Rafael.


Homem é morto a pauladas após briga em bar em Jaboatão dos Guararapes

Local do crime - Foto: Marcela Maranhão/ Rádio Jornal

O corpo de um homem não identificado foi encontrado com ferimentos na cabeça, na manhã deste domingo (20), na Rua Alameda da Jaqueira, no bairro de Cajueiro Seco, em Jaboatão dos Guararapes, na Região Metropolitana do Recife. De acordo com testemunhas, ele estava bebendo junto com outro rapaz quando, por volta das 8h, os dois começaram a brigar e a vítima foi atingida na cabeça por um pedaço de madeira.

Quando os vizinhos foram olhar o que estava acontecendo, já encontraram o homem desacordado. Pouco tempo depois, por volta das 9h30, a Polícia Civil, o Instituto de Criminalística (IC) e o Instituto de Medicina Legal (IML) chegaram à cena do crime.

O delegado à frente do caso, Dr. Roberto Ferreira, confirmou os relatos das testemunhas, mas não revelou detalhes sobre a vítima, nem sobre o que teria motivado do homicídio.

Os peritos não gravaram entrevista, mas esclareceram à nossa reportagem que dois pedaços de madeira foram encontrados próximos ao corpo, levando a crer que o homem morreu depois de ter sido golpeado com um pedaço de madeira, que se partiu em dois.

O corpo foi encontrado estirado no chão, com bastante sangue na região do nariz. Os peritos informaram, ainda, que alguns copos foram recolhidos no local onde os dois estavam bebendo. O Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) vai investigar o caso.


Fonte: Rádio Jornal do Recife 

Médico cubano que trabalhava no Brasil estava em avião que caiu

Avião caiu e matou mais de 100 pessoas Ariel Cecilio Lemus/ Granma

Entre as 111 vítimas da queda de um avião em Cuba, na sexta-feira (18), está o médico Jorge Alberto Borrego Cabrera, que trabalhava desde 2014 na cidade de Presidente Castelo Branco, no Paraná, dentro do programa Mais Médicos. 

Segundo informações da prefeita de Presidente Castelo Branco, Gisele Faccin Gui, o médico estava de férias em Cuba. Era esperado que ele retornasse em menos de um mês ao município, onde atuava como médico da família. 

 “Dr. Jorge chegou em nossa cidade através do programa Mais Médicos em 2014 e aos poucos foi conquistando a simpatia e amizade de todos nós. Trabalhava com dedicação na equipe de saúde da família e deixará com certeza muitas saudades e lembranças em todos que em algum momento se depararam com ele e seu atendimento”, escreveu a prefeita em seu perfil no Facebook. 

Em nota, a Brigada Médica Cubana no Brasil lamentou a morte do profissional, que no Paraná cumpria “com excelente conduta sua missão”, diz o texto. 

Ele consta na lista oficial de passageiros que estavam a bordo do Boeing 737 alugado pela Cubana de Aviación e que pertencia à companhia aérea mexicana Global Air. Ao todo, viajavam na aeronave 102 cubanos e 11 estrangeiros, entre os quais mexicanos, argentinos e saarauís. Três mulheres cubanas sobreviveram ao acidente e encontram-se hospitalizadas. 

Cubanos no Mais Médicos 

Atualmente, 8.557 médicos cubanos atuam no Brasil dentro do Mais Médicos, sendo a principal nacionalidade no programa. Eles trabalham no país por intermédio de um convênio com a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), firmado em 2013 e renovado pelo Ministério da Saúde duas vezes, a mais recente em março deste ano.

Lançado em 2013, o Mais Médicos tem como objetivo levar médicos a localidades onde há escassez ou mesmo ausência de profissionais de saúde para atendimento à população, como nas periferias de grandes metrópoles, cidades do interior e comunidades indígenas. 


Da Agência Brasil

Morre irmão do governador Ricardo Coutinho

Faleceu neste domingo (20) o policial rodoviário federal aposentado Lafayete Coutinho, irmão do governador Ricardo Coutinho. Ele tinha 75 anos de idade e sofreu um infarto que acabou ocasionando sua morte.

O velório de Lafayete Coutinho está acontecendo no Cemitério Parque das Acácias, em João Pessoa. O sepultamento deve acontecer no mesmo local.

O governador Ricardo Coutinho esteve no velório de seu irmão até o início da tarde. Lafayete era pastor evangélico e fazia parte do Betel Brasileiro.


Fonte: ClickPB

Começa nesta segunda-feira correição nas unidades do Ministério Público Federal em Pernambuco

A partir desta segunda-feira (21), as unidades de 1ª instância do Ministério Público Federal (MPF) em Pernambuco receberão inspeção da Comissão da Correição Ordinária da Corregedoria. O objetivo é verificar a regularidade dos serviços prestados, bem como a eficiência e o cumprimento das obrigações legais. Também serão levantadas as necessidades das unidades para a melhoria da atuação do órgão.

Durante o procedimento, haverá atendimento ao público, abrindo canal de diálogo com a população e outras instituições para o recebimento de denúncias, reclamações e representações referentes à atuação dos procuradores da República e aos serviços prestados pelas unidades do MPF no estado.

A Comissão de Correição Ordinária é integrada pelos procuradores regionais da República Antônio Carlos Barreto Campelo, Uairandyr Tenório de Oliveira e Wellington Cabral Saraiva. A presidência está a cargo do corregedor-geral do MPF, subprocurador-geral da República, Oswaldo José Barbosa da Silva.

Em Caruaru, as atividades serão realizadas na quinta-feira (24), das 15h às 17h, na Procuradoria da República, localizada na Rua Professor Luis Bezerra de Vasconcelos, bairro Maurício de Nassau.

Afogados vira capital regional do ciclismo

Afogados da Ingazeira vem se configurando como um dos principais municípios pernambucanos na “rota” do ciclismo. O encontro afogadense de bikes já é, sem sombra de dúvidas, um dos maiores do Estado.

Neste domingo (20), mais de quatrocentos ciclistas de Afogados, de outros municípios e até de outros Estados, participaram do 4º Encontro Afogadense de Bike, promovido pelo Afogados Bike Club, com o apoio da Prefeitura Municipal.

A recepção aos ciclistas aconteceu na noite deste sábado, no cruzamento da Senador Paulo Guerra com a Décio Amaral Padilha, onde um palco foi montado para música ao vivo. Os participantes receberam os kits com camisa, energético, canecas e itens necessários para a trilha.

O Prefeito José Patriota participou do pontapé inicial do evento, acompanhado da primeira-dama, Madalena Leite, e do Vice-Prefeito, Alessandro Palmeira.

A concentração dos ciclistas ocorreu na Praça Arruda Câmara, com o já tradicional café da manhã. Houve pontos de apoio no trajeto de 40 quilômetros.

Veja as fotos de Cláudio Gomes:


Fonte: Blog do Nil Junior

Morre no Recife jornalista Zezito Maciel

Zezito Maciel Divulgação

Morreu na manhã deste domingo (20), em Boa Viagem, Zona Sul do Recife, o jornalista e bacharel em direito José do Rego Maciel Júnior. Popularmente conhecido como Zezito Maciel, ele tinha 82 anos, e já foi um dos associados do Sistema Jornal do Commercio de Comunicação, presidiu e fundou a Companhia Editora de Pernambuco (CEPE) e também dirigiu o Centro de Convenções de Pernambuco.

Zezito Maciel também foi muito atuante junto ao Santa Cruz, clube este que o estádio leva o nome do pai dele, o Arruda. Zezito também era irmão do ex-senador Marco Maciel.

O enterro de Zezito Maciel será realizado neste domingo, às 16h, no Cemitério Morada da Paz, em Paulista, na Região Metropolitana do Recife.



Fonte: Rádio Jornal do Recife