sexta-feira, 9 de junho de 2023

13 = SÃO JOÃO DA MODA 2023: FESTIVAL DE QUADRILHAS DE RUA FOGOIÓ DOS OITO BAIXOS

Inscreva-se no canal e fique sempre bem-informado, ative o sino para não perder nenhum vídeo! TV Budega Nordestina, Somos como Você.

FESTIVAL SÃO JOÃO NA REDE SERÁ REALIZADO EM CABACEIRAS E LIVRAMENTO/PB


A quarta edição do Festival São João na Rede vai percorrer duas cidades do Cariri paraibano, sendo elas Cabaceiras e Livramento. O Governo do Estado é o principal apoiador do evento, através da Secretaria de Estado da Cultura (Secult-PB).

Organizado e produzido pela Associação Cultural Balaio Nordeste, o Festival terá este ano trios de forró, quadrilhas juninas e grupos de expressões da cultura popular. Em cada cidade, serão homenageados mestres das artes e cultura locais.

O evento faz parte da programação do Ciclo Junino, no qual a gestão estadual investe R$ 18,7 milhões com ações artístico-culturais, turismo, segurança, saúde e divulgação.

O início

O Festival São João na Rede nasceu em 2020, primeiro ano da pandemia do coronavírus, como uma ação organizada em todo o Brasil pelo Fórum Nacional de Forró de Raiz, com o objetivo de gerar trabalho e renda para o período junino daquele ano, quando foram suspensos todos os eventos presenciais.

Com mais de 200 artistas de 14 estados, a primeira edição já era o maior evento on-line de forró no país. Foram 14 dias de programação com conteúdo produzido por músicos, contadores de histórias, professores de dança e música, mestres da cultura nordestina, poetas e palestrantes, além de documentários e clipes.

No ano seguinte, o festival se manteve on-line, também com patrocínio do Governo da Paraíba. Em 2022, o apoio foi mantido, mas o evento aconteceu em versão híbrida, com shows na praça pública, transmitidos pela web (canal do Balaio Nordeste no YouTube).

Veja a programação nas cidades

11/6 – Cabaceiras

19h – Abertura – apresentação do projeto, exibição de vídeo institucional e fala de autoridades

19h30 – Entrega de certificados a mestres e mestras da cultura: José Soares Filho/Mestre Soares; Maria do Socorro Gomes Lima/Mestra Socorro Gomes

20h – Forrozão Chapéu de Palha

21h30 – Ripa na Chulipa

23h – Luizinho Calixto

0h30 – Damião Moreno

12/6 – Livramento

19h – Abertura – apresentação do projeto, exibição de vídeo institucional e fala de autoridades

19h30 – Entrega de certificados a mestres e mestras da cultura: Inácio Rodrigues Araújo/Mestre Inácio Cangueiro

20h – Messinho

21h30 – Trio Chamego Bom

23h – João Calixto

0h30 – Os Filhos do Forró


Blog Budega Nordestina/Blog do Bruno Lira

CORAÇÃO PARA TRANSPLANTE É TRANSPORTADO DE HELICÓPTERO DE CARUARU ATÉ RECIFE


Um coração destinada a salvar a vida de um paciente da Bahia, de 16 anos, que estava na fila do transplante foi transportado de helicóptero, nesta quarta-feira (7), em uma ação conjunta da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e SAMU Metropolitano Recife. O órgão foi captado no Hospital Regional do Agreste (HRA), em Caruaru, e seguiu para o Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (IMIP), no bairro dos Coelhos, na região central do Recife.

Após receber a informação de que um coração poderia ser captado em Caruaru, a central de regulação do SAMU acionou o Núcleo de Operações Aéreas da PRF para se dirigir até o HRA.

Após ser retirado do corpo do doador, o órgão pode ficar preservado por cerca de 4 horas até ser transplantado.


Por volta das 10h35, o helicóptero saiu da unidade de saúde acompanhado por uma equipe médica e chegou às 11h10 no Campo do Derby, na área central do Recife. Em seguida, foi transportado de ambulância até o IMIP, para dar vida nova ao adolescente que estava na fila de espera pelo órgão. O procedimento obedeceu à normativa do Sistema Nacional de Transplantes (SNT).

JOÃO VÊ COMO NATURAL PRESENÇA SURPRESA DE BRUNO: “É ASSIM QUE SE FAZ POLÍTICA”


O governador João Azevêdo (PSB) afirmou “ser natural” a presença do prefeito Bruno Cunha Lima (PSD), de quem é adversário político, durante a abertura do Salão de Artesanato de Campina Grande, na noite desta quinta-feira (08). “É assim que se faz política, representa civilidade e respeito”, pontuou o socialista.

Cunha Lima surpreendeu aos aliados de João e participou do evento. Para João, o gesto mostra “respeito ao povo de Campina” e é um sinal de “civilidade” e “novos tempos”. “Isso é só civilidade política que essa Paraíba precisa aprender cada vez mais”.

Perguntado pela imprensa de Campina Grande pela presença, Azevêdo disse que sabe separar política partidária de administração.

“Não tenho problema absolutamente nenhum para ter esse tipo de relação se ela for institucional. As pessoas misturam toda vez que se tem uma relação institucional com relação política. Isso aqui não tem nada a ver com política e sim com respeito ao povo de Campina Grande”, afirmou o governador.

Fonte: Mais PB