sábado, 18 de setembro de 2010

ILEIÇÕES 2010

Responsabilidades dos candidatos eleitos aos cargos de Deputados, Governadores, Senadores e Presidentes:

Deputado Estadual

Cabe ao deputado estadual o ato de; legislar, no campo das competências legislativas do Estado, podendo propor, emendar, alterar, revogar e derrogar lei estaduais, tanto ordinárias como complementares, elaborar e emendar a constituição estadual, julgar anualmente as contas prestadas pelo Governador do Estado, criar Comissões Parlamentares de Inquérito, além de outras competências estabelecidas na Constituição Federal e na Constituição Estadual.

Deputado Federal

Cabe ao deputado federal o ato de; legislar e manter-se como guardião fiel das leis e dogmas constitucionais nacionais, inclusive podendo propor, emendar, alterar, revogar, derrogar leis, leis complementares, emenda à Constituição federal e propor emenda para a constituição de um novo Congresso Constituinte (para confecção de nova Constituição)

Governador

É responsabilidade do governador: a direção da administração estadual e a representação do Estado em suas relações jurídicas, políticas e administrativas, defendendo seus interesses junto à Presidência e buscando investimentos e obras federais. O governador do Distrito Federal, por ser um caso singular (município neutro), exerce certas funções que são cabíveis ao prefeito.

Senador

Cabe ao senador o ato de: processar e julgar o presidente, seu vice e os ministros de estado, analisar a escolha presidencial de magistrados, ministros do tribunal de contas da união, governador de territórios, presidentes e diretores do banco central, procurador geral da república e diplomatas, autorizar ou não operações financeiras externas e condições de crédito, suspender execução de lei considerada inconstitucional, elaborar o regime interno do senado federal e dispor sobre sua organização e funcionamento.

Presidente

Cabe ao presidente da república o ato de: Nomear e demitir os ministros de Estado, exercer com o auxílio dos ministros de Estado, a direção superior da administração federal, sancionar, promulgar e fazer publicar as leis, bem como expedir decretos e regulamentos para a sua execução, vetar projetos de lei, total ou parcialmente, ou solicitar sua consideração ao Congresso Nacional, manter relações com países estrangeiros e acreditar seus representantes diplomáticos, decretar o estado de defesa, o estado de sítio e a intervenção federal, nos termos da Constituição, remeter ao Congresso o plano de governo, o plano plurianual de investimentos, assim como a prestação anual das contas relativas ao exercício anterior, exercer o comando supremo das Forças Armadas e nomear os comandantes da Marinha, do Exército e da Aeronáutica, promover seus oficiais-generais e nomeá-los para outros cargos.

O futuro do nosso país está em nossas mãos...

Vota Brasil! Vota Santa Cruz !

Eu me preocupo com a Ética.

Jason Lagos ao conversar com o Ver. Dimas Dantas sobre as contas rejeitadas de José Augusto Maia, no seu programa disse está preocupado com o prejuízo eleitoral que estas contas poderão trazer na campanha de Zé.

Bom analizando tais cabeças pensantes, digo o seguinte - Me preocupo por demais com essas contas de Zé, mas ao contrário de Jason, Eu não me preocupo com o prejuízo na campanha de Zé, o que me deixa preocupado é se daqui para frente teremos governantes com mais seriedade e compromisso com o dinheiro público e se o povo está percebendo tanto "jogo de esconde esconde" com as tais contas.

Falando nisso, concordo com o ver. Dimas, quando ele diz não ser necessário esperar o prazo de 30 dias para a apresentação das contas na Câmara e consequentemente a defesa das mesmas para votação, como já disse o ver. Zezin Buxin quem não deve não teme.

Deputada solta o verbo e fala dos que "mamam" na política


Os videos da Dep. Cidinha Campos estão virando febre na internet um verdadeiro fenômeno, por este motivo nós que fazemos o blog Opinião resolvemos postar alguns, começaremos com o vídeo dela falando daqueles que mamam na política.

Oposição pede cassação do registro de candidato de Eduardo

A coligação Pernambuco Pode Mais, comandada pelo senador-candidato Jarbas Vasconcelos (PMDB), apresentou uma nova representação contra da Frente Popular de Pernambuco, do governador Eduardo Campos (PSB). É um pedido de investigação sobre possível cooptação de prefeitos da oposição pelo socialista. No documento entregue ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PE), há uma série de documentos coletados, como o Diário Oficial e reportagens publicadas em blogs e jornais locais, que comprovariam a ação dos governistas em busca da adesão de lideranças ao palanque da Frente Popular.

O coordenador jurídico da coligação peemedebista, Lêucio Lemos, informou que reuniu dados sobre os repasses de recursos do governo estadual em 2009 e 2010 para nove prefeituras administradas pela oposição, cujos prefeitos passaram a apoiar a candidatura de reeleição de Eduardo. O advogado apresentou como o caso mais representativo o de Timbaúba, na Mata Norte. Em 2009, o município teria recebido R$ 287,1 mil da administração estadual e, em 2010 (entre janeiro e junho), R$ 1,7 milhão.

Na representação, a oposição apresenta Timbaúba como um município comandado pelo PSDB. Mas o prefeito é Marinaldo Rosendo, do PSB.

As outras cidades citadas na representação foram: Barra de Guabiraba, São Vicente Férrer, Araçoiaba, Lagoa de Itaenga, Palmares, Granito, Toritama e Serrita. A maioria delas teria sido beneficiada com convênios do governo do estado. A representação compara os investimentos recebidos por esses municípios com outros em que os prefeitos não aderiram a Eduardo: Moreno, Ibimirim, Abreu e Lima e Santa Maria da Boa Vista.

“Queremos que esses episódios sejam investigados. Comprovando-se que houve cooptação, pedimos a inelegibilidade, a cassação do registro do governador Eduardo Campos. Caso ele seja eleito, pedimos a cassação do diploma”, afirma Lêucio.

Esta é a segunda ação da oposição denunciando uma possível cooptação de lideranças políticas por Eduardo. A primeira foi relacionada ao prefeito de Araçoiaba, Alexandre Sobrinho (PMDB). De acordo com a advogada Virgínia Pimental, da Frente Popular, é o sétimo pedido de cassação do registro de candidatura de Eduardo.

“Nós ainda seremos citados. Vamos buscar informações oficiais para poder responder. Esse processo se trata de mais uma tentativa de a oposição construir um discurso para justificar a derrota na eleição”, disse o advogado Bruno Brennand, também da Frente Popular.

Por Andrea Pinheiro, do Diario de Pernambuco, com informações do repórter Jailson da Paz

Cartórios eleitores realizam plantão no fim de semana e TRE prepara urnas em Caruaru

Os cartórios eleitorais de todo o país estarão de plantão neste fim de semana. O objetivo é atender os eleitores que não estão de posse do seu título de eleitor. O prazo para imprimir a segunda via termina na próxima quinta-feira, dia 23.


Poderão pedir a reimpressão do título eleitores que já estavam cadastrados até o dia 5 de maio deste ano. No dia 3 de outubro o eleitor só poderá votar se apresentar, além do título, um documento oficial com foto.

Uma equipe do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) se encontra em Caruaru preparando as urnas eletrônicas. O trabalho segue até o próximo dia 27. O pólo 6 atende a 17 cidades. onte, foram preparadas urnas da cidade de Altinho e hoje será a vez de Agrestina.


Central de Jornalismo
Helenivaldo Pereira

Semana Nacional de Trânsito começa neste sábado

A Semana Nacional de Trânsito tem início neste sábado (18) em todo o Brasil, com o tema “Cinto de Segurança e Cadeirinha”. O Detran de Pernambuco programou uma série de ações educativas em vários municípios pernambucanos.

Em Caruaru, a Destra irá distribuir panfletos informativos durante toda manhã, no Marco Zero. Haverá ainda apresentações de esquetes, blitz educativa, oficinas pedagógicas e apresentações culturais.

A programação segue até o dia 25, quando será realizada uma ação intitulada “Caruaru de cinto”. Será feita uma abordagem pelas principais vias, orientando os motoristas e passageiros quanto à necessidade do uso do centro de segurança no banco traseiro dos veículos.


Central de Jornalismo
Helenivaldo Pereira

Acidente deixa 4 mortos e oito feridos na BR-232, em Pesqueira

Um grave acidente de trânsito aconteceu na BR-232, no município de Pesqueira, no Agreste de Pernambuco. Quatro pessoas morreram e 8 ficaram feridas na colisão lateral entre um caminhão placa: KHS-1429 e uma Van placa: KJJ-4730.

Duas vítimas fatais foram identificadas. Fábio Rogério Campos da Silva e Vanessa Katarina Luna Rodrigues, ambos de 24 anos, estavam na Van, que seguia de Barreiros para Arcoverde, com 11 passageiros. Duas pessoas ainda não identificadas estão presas nas ferragens do caminhão, que transportava madeira.

O acidente aconteceu às 19h40 dessa sexta-feira, no km 237. Equipes da Polícia Rodoviária Federal e do Corpo de Bombeiros permanecem no local da tragédia nesta manhã de sábado.

Os feridos foram socorridos ao Hospital Regional de Arcoverde e os quatro corpos serão encaminhados ao IML de Caruaru.


Central de Jornalismo
Helenivaldo Pereira

Aposentado de 82 anos é assassinado a facadas em Angelim

Um aposentado de 82 anos foi assassinado no município de Angelim, Agreste Meridional. Luiz Veloso de Lima foi morto com dois golpes de faca-peixeira, na Rua 7 de Julho, próximo do antigo matadouro.

A polícia procura do ex-presidiário Cícero da Silva, 38 anos, suspeito do crime. O corpo do aposentado, que residia na Rua Tertuliano, Centro, foi encaminhado ao IML de Caruaru.

Central de Jornalismo
Helenivaldo Pereira