quarta-feira, 16 de abril de 2014

Paraíba já registra 40 ações criminosas contra agências bancárias em 2014

De acordo com dados do Sindicato dos Bancários da Paraíba, depois do arrombamento no último sábado (12) em João Pessoa, já foram registradas 40 ações criminosas contra agências bancárias no estado em 2014.

A Paraíba ocupa atualmente a sexta posição no ranking dos estados com maior número de ataques a bancos no país, de acordo com uma pesquisa feita em parceria pela Confederação Nacional dos Vigilantes (CNV) e o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese).

Em 2012, o estado estava em décimo terceiro lugar, com 64 ataques registrados. Em 2013, esse número subiu para 145, o que significa um aumento de mais de 140% nesse tipo de ação criminosa em dois anos.

No sábado, uma agência bancária foi arrombada no bairro de Mangabeira. Segundo informações do Centro Integrado de Operações Policiais (Ciop), quatro caixas eletrônicos foram violados com o uso de maçaricos.

Três prefeituras do Cariri serão acionadas na Justiça por não investir na Educação

Vinte e cinco municípios paraibanos que tiveram suas contas de 2010 e 2011 reprovadas pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE-PB) serão alvos de ações civis públicas (ACPs) por descumprirem preceito constitucional e não aplicarem o mínimo obrigatório de 25% dos seus recursos na educação. As ações serão ajuizadas no próximo dia 28 de abril, 'Dia Internacional da Educação'.

“A data foi escolhida para que, de forma emblemática e simbólica, possamos ampliar um trabalho mais detalhado visando o fim da impunidade nesses casos. Precisamos intensificar os procedimentos para eliminarmos a sensação de impunidade”, explica o promotor de Justiça Clístenes Bezerra de Holanda, coordenador do Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça do Patrimônio Público, Fazenda Pública e Terceiro Setor (Caop do Patrimônio).

As ações a serem ajuizadas estarão sendo orientadas em conjunto pelo Caop do Patrimônio e o Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça da Educação (Caop da Educação), que tem à frente a promotora de Justiça Ana Carolina Coutinho Ramalho Cavalcanti.

“Os prefeitos vão ser responsabilizados por atos de improbidade administrativa e, com a condenação, serão várias consequências, entre elas a suspensão dos seus direitos políticos, que pode chegar a oito anos”, avisa o promotor Clístenes Bezerra.

Na próxima terça-feira (22), às 10h, na Sala de Sessões da Procuradoria Geral de Justiça (PGJ), em João Pessoa, o procurador-geral de Justiça Bertrand de Araújo Asfora e os dois coordenadores dos Caops – do Patrimônio e da Educação irão se reunir com os promotores de Justiça que têm atuação nos 25 municípios a serem alvos das ações de improbidade.

“Vamos repassar para os promotores as decisões e criar um modelo das ACPs para esses casos, como parte de uma política institucional”, avisa Clístenes, adiantando que o mesmo será feito em outras oportunidades contra as prefeituras que tiveram suas contas rejeitadas por não terem cumprido o preceito constitucional no que diz respeito à aplicação de recursos na área da saúde.

Veja a seguir quais são os municípios que serão acionados na Justiça:

Barra de São Miguel, Cabedelo, Catingueira, Catolé do Rocha, Cruz dos Espirito Santo, Curral de Cima, Imaculada, Ingá, Juru, Livramento, Marcação, Marizópolis, Monte Horebe, Pedra Lavrada, Pedras de Fogo, Pilar, Pitimbu, Queimadas, Riachão do Barcamarte, Riacho dos Cavalos, São José do Ramos, São Sebastião de Lagoa de Roça, Sapé, Serra Branca, Serra Grande.

Com Portal Correio

Garanhuns contará com a exposição “Viva Dominguinhos”

A Secretaria de Cultura vai realizar entre os dias 25 de abril e 11 de maio a exposição “Viva Dominguinhos”. A vida e obra do mestre garanhuense representada por vinis, CD’s e DVD’s do cantor, será instalada no prédio do antigo fórum, na avenida Dantas Barreto, das 10h às 17h. No período do festival, a exibição se estenderá até às 19h para atender ao maior fluxo de visitantes no local. A abertura da exposição marcada para o dia 25, será realizada às 14h.

A exposição contará com a participação dos moradores e turistas em um espaço denominado “Dominguinhos e Eu”, onde serão exibidas as fotos de anônimos e não anônimos com o cantor. Para participar, basta digitalizar a fotografia, contendo o nome da pessoa e informações do local onde a foto foi tirada e enviar para o e-mail: expovivadominguinhos@gmail.com. Também haverá um espaço denominado “Cineminha” contendo documentários, reportagens e vídeos com Dominguinhos.

As escolas da rede pública e privada também poderão agendar visitas por meio de ofício que deve ser enviado à Secretaria Municipal de Cultura, localizada na Rua Treze de Maio, S/N, (prédio dos antigos cartórios eleitorais).

Acidente envolvendo três veículos acontece na PE-160 em Santa Cruz do Capibaribe

Apesar da gravidade do fato e do alto fluxo de veículos, ninguém ficou ferido.


No fim da manhã desta terça-feira (15), por volta de 12h, um acidente envolvendo três veículos (um ônibus escolar e dois carros de passeio) aconteceu na chegada/saída de Santa Cruz do Capibaribe.

O local do fato, mais precisamente, após a curva conhecida como a Volta do Serrote, próximo ao Motel Villas.

De acordo com as informações colhidas por nossa equipe de reportagem, o ônibus (com faixas de transporte escolar, mas sem confirmação de que presta serviços ao município) estava sendo rebocado por outro veículo quando se soltou, fazendo com que outros dois veículos que vinham atrás, colidissem.

Apesar da aparente gravidade da situação, ninguém ficou ferido. A Guarda Municipal e a Polícia Militar estiveram no local para tentar organizar o trânsito, cujo congestionamento se deu até as proximidades do Moda Center Santa Cruz.

GARANHUNS – EX-PRESIDIÁRIO FOI ASSASSINADO A TIROS NO MAGANO



O crime ocorreu por volta das 17h desta terça-feira (15), na Rua Carmem Miranda, bairro do Magano em Garanhuns. De acordo com a polícia, Leonardo Coitinho Ferreira de 21 anos, Vulgo “Léo” foi assassinado com 04 disparos de arma de fogo, provavelmente revolver. A vítima estava sentada na calçada de sua residência, quando passaram dois elementos em uma moto, tendo o garupa executado os disparos que atingiram a vítima no pescoço.


Segundo informações da Polícia Civil, “Léo” estava preso há três anos, e saiu recentemente da cadeia. Na época, ele foi preso acusado de ter praticado um homicídio na Vila Canadá em Garanhuns, onde um jovem de 16 anos foi executado a tiros quando saia de uma Padaria.



Policiais civis, militares e efetivo do Corpo de Bombeiros, compondo a Viatura do IML, estiveram no local e o corpo foi encaminhado para o IML de Caruaru.

FORÇA VOLANTE E ROCAM RECUPERAM MOTO EM ÁGUAS BELAS

Força Volante
Na tarde desta terça-feira (15), os efetivos da Força Volante, Cabos Bernardo e Edivaldo Almeida e ROCAM, soldados Vicente e Ivanilson, recuperaram na Rua Joaquim Nabuco no centro de Águas Belas, uma moto Honda CG-125 que estava sendo pilotada por Sebastião Gama Timóteo de 24 anos.


Ao verificar a situação do veículo, foi constatado que se encontrava com o chassi raspado, diante da situação o elemento e a moto foram conduzidos a delegacia onde foi lavrado um TCO e ele liberado.

ALCOÓLATRA É ASSASSINADO PELO COMPANHEIRO DE CACHAÇA EM AGRESTINA


Na tarde da ultima segunda-feira, um homem foi assassinado a facadas, em frente ao mercado público municipal, no centro de Agrestina. A vítima, José Luiz da Silva, o “Biu do Sebo” como era conhecido, tinha 36 anos e morava na rua Cônego Júlio Cabral, Agrestina, ele foi morto na frente de todos.

De acordo com informações, a vítima estava bebendo com o agricultor, Valdecir José da Silva, o conhecido “Bebinho”, de 46 anos, residente no Sítio Batente, zona rural de São Joaquim do Monte, e após uma discussão por que o “Biu do Sebo”, apalpou as nádegas do “Bebinho”, que enfurecido matou o colega a golpes de faca.

Fornecedores da Fiat em Pernambuco estão contratando

Com os investimentos do polo automotivo da Fiat, em Pernambuco, e o crescimento do segmento na Bahia, as carreiras ligadas à área estão em destaque na busca das empresas por profissionais. Das dez funções mais demandadas no Nordeste, seis são na indústria automobilística, revela levantamento da consultoria paulista Asap, que atua em nove capitais, incluindo o Recife.

Segundo a Asap, no ranking dos profissionais mais procurados no Nordeste, os quatro primeiros lugares estão ligados ao mercado automotivo. A primeira posição é de coordenador de recursos humanos, seguido de especialista de atração e seleção, gerente de supply chain (gestão de logística) e coordenador de consumo. O setor aparece novamente nas nona e décima posições, com engenheiro de produto e coordenador de controladoria.

VAGAS ABERTAS – Parte do movimento captado pelo levantamento da Asap vem dos fornecedores que se instalam ao redor das montadoras. No caso do polo pernambucano, são 16 empresas conectadas à Fiat Chrysler, que vão contratar 1.350 pessoas até o fim do ano. Na semana passada, o JC divulgou os canais que algumas delas estão usando para recolher currículos, além do www.vagas.com.br/fiatpernambuco, por onde a própria Fiat seleciona pessoal para ela e as sistemistas. Para esta edição de Empregos & Concursos, mais empresas revelam detalhes sobre seus processos seletivos. Confira:

PMC – pmc.curriculo@gmail.com
Contratará pelo menos 100 pessoas este ano e outras 300 em 2015, basicamente em níveis técnico e superior na área de engenharia.

Sekurit – sekuritbrasil@saint-gobain.com
Tem oportunidades para segmentos como logística, qualidade e administração.

Tiberina – rh@tiberina.com.br
Estão abertas agora 72 vagas para cargos como supervisor de logística, técnico de segurança do trabalho, robotista e operador de empilhadeira.

Denso – vagasgoiana@gmail.com
Contratará 80 pessoas até o fim do ano. Dentre os cargos, estão inspetor de qualidade, líder de injeção plástica, coordenador de injeção plástica, técnico de laboratório e técnico de manutenção.

Powercoat – rh.pwc@powercoat.com.br
Vai contratar 30 profissionais até o fim do ano e mais 95 até 2016.

Pirelli – www.gigroup.com.br
Está contratando profissionais da área de tecnologia ou administração o cargo de supervisão e pessoas com ensino médio compleeto para vaga de operadores

Lear – selecaogoiana@lear.com
Quer contratar cerca de 370 pessoas até dezembro, a maioria costureiros.

Outros fornecedores – que não informaram seus canais à reportagem – são Magneti Marelli, que reúne sete empresas, Adler e Brose.

Do JC Online

Mercado no Recife é interditado com 460 quilos de alimentos estragados

O supermercado Kennedy do bairro do Cordeiro, na Zona Oeste do Recife, foi interditado pela Vigilância Sanitária na manhã desta terça (15), por causa de irregularidades no congelamento de alimentos, produtos fora do prazo de validade e presença de insetos. No local, foram encontrados 460 kg de alimentos impróprios para o consumo — a exemplo de carnes bovina e de frango em estado de putrefação, a presença de baratas e vestígios de fezes de ratos nas proximidades dos alimentos. Segundo o Procon-PE, o estabelecimento vai receber multa que varia entre R$ 100 mil e R$ 300 mil. O supermercado, situado no cruzamento da Avenida General San Martin com a Rua Gomes Taborda, ficará fechado por cinco dias.

Além da Vigilância Sanitária, participaram da vistoria técnicos da Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária de Pernambuco (Adagro), Delegacia do Consumidor, Ministério Público de Pernambuco (MPPE) e Instituto de Pesos e Medidas (Ipem-PE).

O grupo ainda notificou o supermercado Leão, situado na Rua Honório Correia, também no Cordeiro. O estabelecimento teve o setor de frios, o açougue e a padaria interditados. Técnicos do Ipem-PE ainda constataram que alguns produtos comercializados tinham peso diferente do indicado na embalagem.

No supermercado Kennedy, a vistoria também constatou a presença de insetos e odores, banheiros entupidos e descongelamento nas ilhas de iogurte, margarina e leite, e esgoto a céu aberto próximo ao estabelecimento. Ao todo, foram recolhidos 460 quilos de alimentos impróprios para o consumo. “A situação aqui está crítica. Também vimos que os funcionários bebem água de uma cisterna porque o mercado não oferece água para eles”, disse a gerente de Vigilância Sanitária do Recife, Adeílza Ferraz.

Em nota, o supermercado Leão informou que o fato ocorreu devido a uma variação na energia elétrica. Alguns equipamentos de refrigeração teriam sido afetados, gerando os problemas apontados pela fiscalização. Também por meio de nota, o Supermercado Kennedy afirmou que “está tomando todas as providências para solucionar as irregularidades na unidade do Cordeiro”. Um médico veterinário especializado em vigilância sanitária e de alimentos foi designado para regularizar as condições de armazenamento de alimentos no local.

Confirmadas sete atrações do São João de Caruaru

A Prefeitura de Caruaru, no Agreste de Pernambuco, confirmou nesta segunda-feira (14) sete atrações que vão passar pelo palco do São João 2014 da Capital do Forró. Luan Santana, Garota Safada, Limão com Mel, Elba Ramalho, Fagner, Zé Ramalho e Banda Magníficos são os primeiros nomes já divulgados pelo município. A data das festividades juninas, bem como os outros detalhes do evento deste ano, devem ser divulgados nas próximas semanas.

No ano passado, o São João da Capital do Agreste ocorreu de 1 a 29 de junho. O investimento da festa foi de cerca de R$ 8 milhões, por meio de recursos de captação privada e verbas públicas do governo federal, estadual e municipal. Segundo a Fundação de Cultura, quase 1,8 milhão de pessoas participaram dos festejos juninos contra 1,5 milhão em 2012. No palco principal da festa, se apresentaram mais de 300 atrações locais e nacionais.

Ao todo, o evento contou com são seis polos de animação: Alto do Moura, Polo das Quadrilhas, Polo do Repente, Polo do Milho, Polo Alternativo e Forró do Candeeiro. Uma das novidades da festa em 2013 foi o novo complexo de palco no Pátio de Eventos Luiz Gonzaga. Em formato retangular e medindo 44 metros de comprimento por 18 de altura, a estrutura possibilitou melhor visibilidade para quem acompanhava os shows à distância.

SEGURANÇA – Em 2013, mais de dois mil homens das polícias Civil, Militar e Corpo de Bombeiros atuaram em todos os dias do evento. Cerca de 40 tablados de vigilância e plataformas elevadas foram montadas no pátio de eventos. Mais de 20 câmeras de monitoramento também reforçaram a segurança da festa.

Fetape e moradores de Santa Rosa fazem protesto e fecham PE 320

Foto: Matusalem Rodrigues

Eles querem rapidez nas indenizações das famílias que lá residem e denunciam problemas respiratórios por exploração do calcário além de outros riscos causados por fábrica de cimento Pajeú

Um protesto organizado por Fetape, moradores da comunidade de Santa Rosa, município de Carnaíba e com apoio de instituições como a Paróquia de Santo Antônio interdita neste momento a PE 320, entre Carnaíba e Flores, no trecho paralelo à Fábrica de Cimento Pajeú, do grupo Petribú. Os trabalhadores queimaram pneus na pista e gritam palavras de ordem.

Segundo o presidente da Fetape, Doriel Barros, falando à Rádio Pajeú a pouco, o processo de instalação da fábrica foi mal administrado por fábrica, município e Estado. “É inadmissível que antes de instalar a fábrica não tenha se resolvido de forma correta a situação de moradores que estão aqui a muito mais tempo”, criticou.

Mayara Lima, que encabeça com a comunidade o movimento, relatou o que está motivando a revolta das famílias. “Já há crianças sofrendo com problemas respiratórios por conta da poeira fruto da exploração dos calcários. Famílias estão assustadas com as explosões das rochas, pois pedras estão voando na direção das casas”.

Daqui a pouco, uma reunião vai discutir se o movimento na estrada continuará ou se os trabalhadores seguirão para a Prefeitura.

Falando agora a pouco para a produção do programa Manhã Total, o prefeito de Carnaíba, José Mário Cassiano (PSB), afirmou que já tem ciência do protesto e que vai conversar com uma comissão tirada da manifestação na PE 320 formada por Fetape, CUT e moradores de Santa Rosa. “Não tenho conversar com todo mundo, mas vou falar com a comissão”.

Já o ex-prefeito Anchieta Patriota, que gerenciou a instalação da fábrica no município está taxando a participação de Fetape e CUT no protesto de política. Disse à produção do programa inclusive que o Presidente Estadual da CUT, Carlos Veras, “não passa de um arruaceiro”.

Entenda o caso: a comunidade de Santa Rosa fica ao lado da Fábrica de Cimento Pajeú, do Grupo Petribú. Com o anúncio da instalação da fábrica feito pelo governo do Estado e Prefeitura, era certo que teriam, que ser realocados por conta da área de exploração de calcário que fica em uma área no entorno da comunidade.

Mas segundo eles, o que era para ser administrado com rapidez e justiça, vem sendo feito com lentidão. As cartas de indenizações traziam valores que não garantiriam a mudança para outro local. Houve promessa de lideranças de Carnaíba e do então governador Eduardo Campos de que eles não sairiam sem indenizações justas. O problema se arrasta sem solução definitiva para todos. Apenas algumas famílias receberam indenizações.

Veja abaixo algumas imagens do protesto:

Fotos: Blog do Cauê Rodrigues

Sport deve começar jogo contra o Náutico com escalação igual pela terceira vez

Foto: Alexandre Gondim/ JC Imagem

Às 22h desta quarta-feira (16) o time do Sport joga na partida decisiva pelo Campeonato Pernambucano contra o Náutico. A expectativa é de que o técnico Eduardo Baptista comece o jogo com a mesma escalação pela terceira vez consecutiva.

O goleiro Magrão, bem como Patrick, Durval, Renê e Felipe Azevedo são alguns dos jogadores esperados.

Assaltos constantes aterrorizam moradores de Limoeiro, no Agreste

Moradores no Alto de São Sebastião, em Limoeiro, no Agreste de Pernambuco, denunciam a onda de assaltos que vem ocorrendo desde a semana passada na comunidade. As informações dão conta de que a praça do Alto é um dos pontos de maior risco. Além disso, os assaltos ocorrem frequentemente com bandidos em motos.

Mega-Sena pode pagar R$ 38 milhões nesta quarta-feira

O concurso 1.591 da Mega-Sena, que será realizado nesta quarta-feira (15), pode pagar R$ 38 milhões para a aposta que acertar as seis dezenas sorteadas. O sorteio será realizado em Osasco (SP), às 20h25 (de Brasília).

De acordo com a Caixa Econômica Federal (CEF), com o valor do prêmio, o ganhador poderá comprar uma frota de 253 carros de luxo ou 63 imóveis no valor de R$ 600 mil cada. Se quiser investir, aplicando o prêmio de R$ 38 milhões na poupança, poderá receber mensalmente cerca de R$ 200 mil, o equivalente a mais de R$ 6,6 mil por dia.

Para apostar

A Caixa Econômica Federal faz os sorteios da Mega-Sena duas vezes por semana, às quartas-feiras e aos sábados. As apostas podem ser feitas até as 19h (de Brasília) do dia do sorteio, em qualquer lotérica do país. A aposta mínima custa R$ 2.

Confira as manchetes dos jornais

FOLHA DE PERNAMBUCO
 
REAJUSTES NA CONTA DE LUZ
 
DIARIO DE PERNAMBUCO
 
CELPE QUER AUMENTO DE 18,13%
 
JORNAL DO COMMERCIO
 
CELPE QUER REAJUSTE DE 18%
 
TRIBUNA DO NORTE/NATAL
 
TAXA DE ENERGIA PARA RESIDÊNCIAS SOBE 11,4%
 
JORNAL DA PARAÍBA
 
SALÁRIO MÍNIMO DEVE SER DE 780 REAIS EM 2015
 
GAZETA DE ALAGOAS
 
BARBOSA DIZ QUE MENORES VIVEM ENJAULADOS EM ALAGOAS
 
A TARDE/SALVADOR
 
PMs ENTRAM EM GREVE E ESTADO CHAMA EXÉRCITO E FORÇA NACIONAL
 
O POVO/FORTALEZA
 
CONTA DE ENERGIA AUMENTA 16,5% JÁ EM ABRIL
 
FOLHA DE S. PAULO
 
REFINARIA NÃO FOI BOM NEGÓCIO, DIZ GRAÇA FOSTER
 
O GLOBO
 
PETROBRAS, ENFIM, ADMITE QUE NÃO FEZ BOM NEGÓCIO
 
CORREIO BRAZILIENSE
 
ENTRE O CONSTRANGIMENTO, O MAU NEGÓCIO E A CPI...
 
ESTADO DE MINAS
 
AGORA VAI! – HORA DE PEGAR INGRESSOS PARA A COPA
 
ZERO HORA/PORTO ALEGRE
 
PRIMEIRO A INDIFERENÇA, DEPOIS A BRUTALIDADE