terça-feira, 2 de maio de 2023

MAIS DE 1.500 ARMAS ENTREGUES À POLÍCIA MILITAR DE PERNAMBUCO


Nada menos que 1.549 armas de fogo foram entregues nesta terça-feira (2) à Polícia Militar de Pernambuco. A ação foi realizada pela Polícia Federal que apreendeu o material durante a operação “Zona Cinza”, realizada em duas fases em um clube de tiro, em Caruaru. A autorização para o uso pela PM, partiu do Tribunal Regional da 5°região, acatando pedido da PF.

Ao longo da ação investigativa nesse local, foi identificada a existência de organização criminosa dedicada a produção de documentos falsos usados para viabilizar o comércio e porte das armas. Além disso, o grupo realizava ações estimulando o uso indiscriminado do armamento, incitando também a prática de crimes. Foi a maior operação desse tipo nos últimos dez anos.

A cerimônia de entrega, aconteceu no auditório térreo, do Quartel do Derby. Estiveram presentes a secretária de Defesa Social, Carla Patrícia, o comandante da PMPE, coronel Tibério César, o subcomandante da PMPE, coronel Marcos Ramalho e o Superintendente da Polícia Federal, Antônio de Pádua.

De acordo com a secretária, o trabalho integrado foi imprescindível para a aquisição das armas para a Polícia Militar. “Hoje é um dia muito significativo que demonstra a importância do trabalho integrado entre as forças de segurança. Tivemos a participação irrepreensível da PF, que resultou numa apreensão recorde de mais de 2.500 armas que foram devidamente catalogadas e periciadas. E, neste momento, a Polícia Militar recebe mais de 1.500 armas que serão usadas na defesa da sociedade pernambucana. E essa entrega só foi possível pela sensibilização do Poder Judiciário”, frisou.

O superintendente da PF, por sua vez, destacou a importância do uso pela Polícia Militar. “É um momento bastante significativo, foram apreendidas diversas armas de vários modelos, tipos e calibres, que serão usadas agora pela Polícia Militar, entendendo-se o momento de violência que estamos passando. É uma forma de colocar a disposição das forças de segurança armas de fogo que devem fazer a proteção da população”, destacou.

Já o comandante da PMPE, salientou como essas armas serão distribuídas. “Para a PM, esse repasse é muito bem vindo, pois mais de 1.500 armas serão empregadas diretamente no combate à criminalidade. Nós temos hoje 51 unidades operacionais e todo esse material, entre eles, fuzis, pistolas, espingardas, rifles, serão distribuídos nas diversas unidades especializadas e nos batalhões do Estado. Cada vez que recebemos materiais como esse, nós nos aproximamos da meta de armar e acautelar todo policial militar. Agradecemos pelo apoio”, finalizou o comandante.

HOMEM MORRE AFOGADO NA ZONA RURAL DE SÃO JOÃO


Um homem morreu afogado na manhã desta terça-feira (2), no açude do Sítio Cavalcante, na zona rural do municipio de São João, no Agreste de Pernambuco.

Nirovaldo Pereira dos Santos, de 31 anos, foi ao local acompanhado de outras pessoas, ele estava embriagado e foi aconselhado a não entrar na água, momento em que os amigos nadavam e já observaram ele se afogando.

O corpo foi localizado por mergulhadores do Corpo de Bombeiros, as policias Civil e Científica estiveram no local e o corpo foi encaminhado para o IML de Caruaru.