sábado, 7 de janeiro de 2012

Vistoria de Transporte de escolares começa na próxima semana

Na próxima segunda-feira (09) o Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco (Detran-PE) dá início à vistoria semestral dos transportes escolares. Para os veículos da Região Metropolitana do Recife, a inspeção será realizada na Sede do Detran, de 13h às 17h, no período de 09 de janeiro a 10 de fevereiro. Os veículos do Interior serão inspecionados nas Circunscrições Regionais de Trânsito (Ciretrans) das 8 às 13h. O procedimento é gratuito e deve ser feito até dez de fevereiro. Em Pernambuco, há 1.134 veículos de transporte escolar registrados.
Para ser aprovado na inspeção, o veículo deve estar registrado na condição de passageiro, apresentar uma faixa horizontal na cor amarela, com quarenta centímetros de largura, à meia altura em toda a extensão das partes laterais e traseira do veículo, com o nome ESCOLAR em preto, sendo que, em caso de veículo de carroceria pintada na cor amarela, as cores aqui indicadas devem ser invertidas. Além do equipamento registrador instantâneo de velocidade (Tacógrafo), o transporte escolar deve possuir todos os requisitos e equipamentos obrigatórios estabelecidos pelo Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN, vide serviço)
Apenas motoristas habilitados na categoria "D" e com idade acima de 21 anos podem dirigir esse tipo de transporte. A licença também só é concedida a condutores que tenham sido aprovados em um curso especializado e que não tenham cometido quaisquer infrações grave ou gravíssima ou que não sejam reincidentes em infrações médias durante os últimos 12 meses. De acordo com o artigo 230 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), conduzir o veículo sem portar a autorização para condução de escolares é infração grave, gerando multa de R$ 127,69 e a retenção do veículo até a regularização.
Documentação necessária para expedição da autorização ou confirmação:




1. Requerimento padrão preenchido, datado e assinado pelo proprietário


2. CRV original e cópia


3. CRLV do exercício quitado original e cópia;


4. Carteira de Identidade e CPF, originais e cópias;


5. CNH (categoria D) original e cópia;


6. Cópia do CGC com validade (pessoa jurídica);


7. Para transporte escolar no Recife, Caruaru, Jaboatão dos Guararapes,


Camaragibe e Petrolina, apresentar documentação que comprove regularidade junto à Prefeitura.


8. Certificado de aprovação no curso de Formação de Condutor de Transporte Escolar ou a referida atualização, se não constar no registro da Habilitação.
Condições do veículo para aprovação


1. Registro como veículo de passageiros;


2. Inspeção semestral para verificação dos equipamentos obrigatórios e de segurança


3. Pintura de faixa horizontal na cor amarela, com quarenta centímetros de largura, à meia altura, em toda a extensão das partes laterais e traseiras da carroceria, com dístico ESCOLAR em preto, sendo que, em caso de veículo de carroceria pintada na cor amarela, as cores aqui indicadas devem ser invertidas;


4. Equipamento registrador instantâneo inalterável de velocidade e de tempo;


5. Lanterna de luz branca, fosca ou amarela disposta nas extremidades da parte superior dianteira e lanternas de luz vermelha disposta na extremidade superior da traseira;


6. Cintos de segurança em número igual à lotação;


7. Outros requisitos e equipamentos obrigatórios estabelecidos pelo CONTRAN.
Pontos de atendimento




1. Para Região Metropolitana do RecifeDETRAN-Sede
Estrada do Barbalho, 889 – Iputinga
Horário de atendimento: 13h às 17h


2. Para o Interior:
Circunscrições Regionais de Trânsito (Ciretrans) Especiais - Goiana, Vitória de Santo Antão, Limoeiro, Carpina, Timbaúba, Caruaru, Garanhuns, Gravatá, Belo Jardim, Arcoverde, Afogados da Ingazeira, Araripina, Ouricuri, Pesqueira, Petrolina, Serra Talhada e Salgueiro.

Luiz Carlos Matos lamenta ser chamado de mentiroso pelo Secretário Ronildo Albertim

"Lamento que o secretário de Articulação Política e Comunicação, Ronildo Albertim, tenha me chamado de mentiroso na nota sobre o projeto de lei que solicita a alienação de dez imóveis pertencentes à Prefeitura de Jaboatão. Um comportamento, no mínimo, deselegante e inoportuno. O nosso questionamento foi baseado em documentos. Queremos debater a cidade e vamos fazer isso sempre que considerarmos necessário.

Se o projeto de lei “não implica necessariamente na alienação dos imóveis em questão”, como diz a nota divulgada pelo secretário, porque então colocar esse projeto em votação, e numa sessão extraordinária? Se “uma futura alienação, se vier a acontecer, depende de todo um processo licitatório, necessariamente precedido de ampla divulgação, como determina a lei”, porque então não fazê-la quando existir projetos concretos para cada área em questão?

Somos a favor da nossa cidade e de tudo que venha para o bem dela".

Luiz Carlos Matos
Presidente do PTB em Jaboatão

Atropelamento com vítima fatal na PE 160

Na madrugada de hoje (07/01), um atropelamento com vítima fatal. Um rapaz conhecido por Pelezinho ao atravessar a PE 160, próximo à casa de show o "Chalé", foi atropelado por um carro não identificado, cujo motorista fugiu com destino incerto e não sabido. A PM foi acionada, fez o isolamento da área e a PC realizou o levantamento cadavérico, enviando o corpo ao IML de Caruaru. Até o momento familiares não compareceram para o reconhecimento do corpo.

Presidente do PV de Santa Cruz diz que partido terá palanque próprio em 2012

Reuniões e confraternizações políticas recentes em Santa Cruz do Capibaribe renderam novas especulações sobre as eleições em 2012. No caso do PV, o presidente do partido no município, Manassés Simões, aproveitou para afirmar que os verdes lançarão candidatura própria na cidade em 2012. A declaração foi feita durante a coletiva de imprensa do vereador Dr. Nanau (PTB), que postula a pré-candidatura a prefeito pela base do governo municipal, ligada ao também petebista deputado federal José Augusto Maia.

Manassés afirmou que o partido terá 20 pré-candidatos a vereador no município e que também apresentará pré-candidatura majoritária, no início do ano que vem. ”Não estive na Convenção Estadual do PV por questões de trabalho, mas confirmo que o PV na cidade está alinhado com o programa estadual do partido e aqui haverá sim candidatura própria. Aqui o partido tem se desenvolvido bastante desde as últimas eleições presidenciais, quando conseguimos um número de votos significativo para André Lucena, Sérgio Xavier e Marina Silva”, explicou.
Sobre os projetos de governo do partido para a cidade, Manassés explica que Santa Cruz precisa de uma estrutura eficiente que atenda setores como a saúde, que ele considera precária, além de citar projetos sustentáveis que poderiam ser aplicados no município. “Aqui nós recebemos muito material em tecido de algodão, sintético e papelão. Há políticas de reversibilidade de produtos, que consistem em reverter o lixo oriundo desses materiais para indústrias de São Paulo, já que existem programas federais que garantem compensação tributária e descontos para essas atividades, fomentando a economia do município e criando uma imagem ecologicamente positiva da cidade. Além disso, é possível estimular o turismo ecológico, pois há pontos como a Serra do Pará, que têm potencial turístico, mas não recebem incentivos para que o local se mantenha como atrativo”, projeta.
Anteriormente, Manassés há havia recebido convite do José Augusto Maia para compor o palanque do grupo Taboquinha em 2012. Contudo, ele reforçou que qualquer partido que queira entrar em aliança com o PV deve seguir seu projeto de governo sustentável e apoiar o partido encabeçando a majoritária. Atualmente, o PV em Santa Cruz confirma o apoio do PRTB e PRP.