quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Após içamento de avião, Aeroporto Santos Dumont reabre

Após a retirada do avião que caiu na Baía de Guanabara, o Aeroporto Santos Dumont, no Centro do Rio, reabriu para pousos e decolagens às 17h05 desta quinta-feira (12). As manobras, no entanto, estão sendo feitas apenas na pista auxiliar, segundo a Infraero.
O trabalho de retirada da aeronave do mar contou com o auxílio de um guindaste para içá-la e uma carreta de contra-peso. Para facilitar o trabalho, o
aeroporto chegou a suspender as decolagens e pousos às 15h57.
O último balanço divulgado pela Infraero, às 16h50, informa que 34 pousos foram cancelados e 17 tiveram atraso. Entre as decolagens, foram 33 cancelados e 18 atrasados.
A Ocean Air Táxi Aéreo divulgou nota informando que a aeronave Learjet 55, prefixo PT-LXO, deslizou na pista quando pousava no aeroporto, e caiu de baixa altitude nas águas da Baía de Guanabara. O acidente aconteceu às 9h16.
Segundo a nota, os três tripulantes foram resgatados sem ferimentos e encaminhados para avaliação médica, com acompanhamento da empresa. A Ocean Air Táxi Aéreo diz que já iniciou as investigações para apurar o motivo do acidente.

Fonte: G1

Crítica de Plínio à TV Globo interrompe gravação de entrevista

Um protesto do candidato do PSOL à Presidência, Plínio de Arruda Sampaio, fez com que a gravação de sua entrevista ao "Jornal Nacional", da TV Globo, fosse interrompida, de acordo com o portal da Folha de S. Paulo.
Em sua primeira resposta, a uma pergunta sobre o fato de o PSOl defender a suspensão do pagamento dos juros da divida e as ocupações de terra, Plínio disse que iria tratar do assunto, mas antes faria uma crítica ao tempo de três minutos que a Globo lhe ofereceu, contra os 12 minutos ofertados a Dilma Rousseff (PT), Marina Silva (PV) e José Serra (PSDB).
O candidato disse que "sempre viajou de classe econômica e nunca viu problema nisso", mas que achava ruim que a emissora "criasse uma classe executiva para os candidatos chapa branca".
Segundo o relato de uma pessoa que acompanhava a gravação, os profissionais da TV Globo interromperam a entrevista e propuseram a Plínio que ele gravasse novamente, desta vez sem a crítica, e em contrapartida o apresentador do "JN", William Bonner, diria que o candidato protestou contra o tempo oferecido a ele.
Após uma negociação, o deputado federal Chico Alencar (PSOL-RJ) sugeriu a Plínio que ele gravasse uma crítica mais branda, o que foi feito. A entrevista foi cronometrada e deve ir ao ar na íntegra.
Fonte: blogdomagno.com.br

Rádio Liberdade AM retransmite primeiro debate dos candidatos a governador de Pernambuco

A Rádio Liberdade AM retransmite nesta quinta-feira, a partir das 22h, o primeiro debate dos candidatos a governador de Pernambuco, realizado pela TV Clube, canal 10. Além dos sete candidatos e o mediador, 57 profissionais estão envolvidos para realização do evento.
Além da equipe do sistema Diarios Associados, se credenciaram para fazer a cobertura jornalística do debate, 34 veículos de comunicação de Pernambuco e de outros estados. Há também os convidados dos candidatos, são 42 no total, que poderão assistir de perto, no auditório, onde o estúdio está montado, as performances de todos.


Central de Jornalismo
Helenivaldo Pereira/ Paulo Viana

Cleo

Cleo Pires recebeu 1 milhão de reais pra sair nua e de perna aberta na Playboy.

Avião particular de pequeno porte cai no Rio

Um avião particular de pequeno porte caiu na Baía de Guanabara ao pousar do Aeroporto Santos Dumont, no Centro do Rio, na manhã desta quinta-feira (12).
Segundo os bombeiros do aeroporto, três pessoas foram resgatadas e passam bem. Ainda não há informações sobre o que teria provocado o acidente.
Duas lanchas do Grupamento Marítimo (G-Mar) dão apoio à operação de resgate.
De acordo com a Infraero, um pneu da aeronave estourou no momento da aterrissagem e o avião escorregou pela pista.
As operações de pouso e decolagem foram suspensas para a retirada da aeronave, segundo a Infraero.

Fonte: G1

Debate marca comemoração de aniversário da Lei Maria da Penha em Caruaru

A Secretaria Especial da Mulher de Caruaru realiza nesta sexta-feira, na Asces, um debate em comemoração aos 4 anos da Lei Maria da Penha. A discussão será iniciada com uma palestra do cientista político e professor Vanuccio Pimentel.

A mesa de debates terá dois representantes do Judiciário e dois especialistas em questões do gênero. O evento, aberto ao público, está programado para 19h, no auditório da Asces.


Central de Jornalismo
Helenivaldo Pereira/ Paulo Viana

Dupla de bandidos fardados com uniforme da PM é presa em Olinda

Uma dupla de assaltantes foi presa na última quinta-feira (12) em Olinda. De acordo com os agentes, os homens estavam vestidos com o uniforme da Polícia Militar no momento em que realizavam os assaltos.Os agentes informaram ainda que os dois são assaltantes de banco e roubaram R$ 800 mil de uma agência no Rio Grande do Norte. Durante a operação, foram apreendidas armas restritas da polícia.Eles também são acusados de assaltar um supermercado em Piedade, balear um PM e roubar seu carro, um Siena, e outros crimes.

Fonte: pe360graus.com.br

Muita cultura e grandes shows na 11ª Festa das Dálias

A Festa das Dálias chega a sua décima primeira edição sempre em data móvel, o evento este ano acontecerá entre os dias 18 e 21 de agosto trazendo muita cultura e grandes shows.
Realizada em parceria entre o Governo Municipal e a FUNDARPE ( Fundação do Patrimônio Artístico e Histórico de Pernambuco) a festa integra o Festival Pernambuco Nação Cultural, antigo Circuito do Frio.
Na sua programação estão incluídas oficinas culturais e grandes shows de renomes nacionais.
Confiram a relação das oficinas culturais e dos shows:

Oficinas Institucionais

Dia 19 de Agosto
Educação Patrimonial – voltado para grupos culturais ONGS, Associações, Gestores em geral, Diretores de escolas, Professores, Alunos e demais interessados.
Objetivo- Trabalhar a educação patrimonial para o respeito ao patrimônio público, abordando o patrimônio material e Imaterial.
Funcionará das 9h as 12 e das 14h às 17h.
Elaboração de Projetos - voltado para grupos culturais ONGS, Associações, Gestores em geral, Diretores de escolas, Professores, Alunos e demais interessados.
Objetivo- Oficina teórica e prática, abordando as diversas etapas de como elaborar um projeto.
Funcionará das 9h as 12 e das 14h às 17h.

Dia 20 de Agosto

Edital Patrimônio Vivo - voltado para grupos culturais ONGS, Associações, Gestores em geral, Diretores de escolas, Professores, Alunos e demais interessados.
Objetivo- Capacitar os participantes para concorrer ao edital do Patrimônio Vivo.
Funcionará das 9h as 12h.
Funcultura - voltada para grupos culturais ONGS, Associações, Gestores em geral, Diretores de escolas, Professores, Alunos e demais interessados.
Objetivo- Apresentar o CPC (Cadastro de Produtores Culturais); Apresentar o edital do Funcultura (Lei de Incentivo a Cultura do Estado).
Funcionará das 14 às 17h

Oficinas de Formação Cidadã

Cultura Direito e Diversidade – voltada para população LGBT e público em geral.
Objetivo- Fazer um paralelo entre Cultura e o Direito a Livre orientação sexual.
Funcionará das 9h as 12 e das 14h às 17h.

Shows Musicais

Quinta-Feira (19)
- Desafio de Poetas Cantadores
- Vencedor do Observa e Toca Pesqueira
- Flávio José
- Mônica Feijó
- Forró Taquara

Sexta-Feira (20)
- Vencedor - Observa e Toca Pesqueira
- Santana
- Vicente Nery
- Forró da Brucelose

Sábado (21)
- MP Baião
- Fagner
- Luiz e Davi
- Forró Soxoteá

Henrique Figueirôa
Assessor de Imprensa e Marketing

Armando tem grande demonstração de apoio em Caruaru

Duas mil pessoas, entre lideranças políticas, representantes da sociedade civil e empresários de Caruaru reuniram-se em uma casa de recepções da cidade para participar do lançamento da candidatura à reeleição do deputado federal Wolney Queiroz (PDT) e declarar apoio à eleição de Armando Monteiro (PTB) ao Senado. O evento foi uma demonstração da força política do grupo que apóia o governador Eduardo Campos (PSB) em Caruaru.

Armando compôs a mesa junto com o anfitrião, Wolney, o vice-governador do Estado, também candidato à reeleição, João Lyra (PDT), o prefeito de Caruaru, José Queiroz (PDT), o vice-prefeito Jorge Gomes (PSB), o primeiro suplente Douglas Cintra (PTB) e os candidatos a deputado estadual, Raquel Lyra (PSB), Laura Gomes (PSB) e Rogério Menezes (PT).

Em todos os discursos, ficou claro que o grupo está sintonizado para eleger Dilma, Eduardo, Armando e Humberto Costa (PT), reconduzir Wolney para a Câmara Federal e ampliar a representação de Caruaru na Assembléia Legislativa. “Eu fui convocado para integrar essa chapa em que Caruaru está representado duas vezes, com Douglas Cintra e João Lyra”. Dirigindo-se a João Lyra, Armando continuou: ”Eu tive a satisfação de poder adotar o modelo de Eduardo Campos, de trazer um filho dessa terra para minha suplência. Não tenho dúvida que seremos bem-sucedidos”, afirmou Armando, que elogiou a experiência de Douglas Cintra no setor empresarial e na gestão pública.

O ato foi uma prévia para a grande carreata que a Frente Popular programou para o próximo domingo (15), em Caruaru. Armando, Eduardo e Humberto já confirmaram presença. A concentração está marcada para as 14h, na avenida Agamenon Magalhães, na área central da cidade.

Próximo Mutirão de Combate a Dengue e a Muriçoca será no Bairro Rio Verde

A última ação foi realizada ontem, 11de agosto, no Dona Lica I e contou com a participação de 65 pessoas. Na ocasião foram realizadas as seguintes ações:o Limpeza de riacho; o Distribuição de panfletos; o Tratamento focal (depósitos de água); o Utilização das maquinas do “fumacê”; o Tratamento Perifocal com as bombas costais nos córregos e capinzal; o Colocação de peixes em 43 cisternas inacabadas; o Coleta de garrafas e outros materiais que possam se transformar em focos dos vetores; o Foram visitados 1221 imóveis pelos Agentes de Endemias.O próximo Mutirão acontece no dia 25 de agosto no Rio verde. Roberval José de Araújo – Coordenador de Endemias.

Armando acompanha Eduardo Campos no debate

O candidato ao Senado pela Frente Popular de Pernambuco, Armando Monteiro (PTB), acompanha o governador e candidato à reeleição Eduardo Campos (PSB) no debate da TV Clube, hoje, às 22h. Armando, Eduardo e o também candidato ao Senado Humberto Costa (PT) chegarão juntos à sede da emissora, na Rua do Veiga, 600, bairro de Santo Amaro. Após o debate, a chapa majoritária segue para o comitê da Frente Popular, na rua Dr. José Maria, 453, no Rosarinho.

Ontem, Armando e Humberto cumpriram uma agenda intensa no Recife. Almoçaram com artistas, com o prefeito da cidade, João da Costa, e com a ministra Nilcea Freire, da Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres, no Mercado da Encruzilhada. Em seguida, acompanhados pela militância, caminharam pelo centro do Recife, onde foram cumprimentados pela população e conversaram com lojistas e clientes das ruas da Imperatriz, Nova, Duque de Caxias e Rangel. Armando aproveitou inclusive para engraxar os sapatos enquanto conversava com o engraxate na Praça Maciel Pinheiro (foto).

À noite, o candidato do PTB ao Senado participou do lançamento da candidatura do deputado federal Wolney Queiroz à reeleição, em um evento que reuniu cerca de duas mil pessoas em Caruaru. Hoje, além do debate, a agenda de Armando inclui gravações para o guia e reuniões com os coordenadores de sua campanha.

Santa Cruz do Capibaribe a capital da sulanca também é artesanato!

A prefeitura municipal e a coordenadoria da mulher tem a honra de convidar toda sua população, para conhecer a FEMUP - feira das mulheres produtoras .
Aqui vocês encontram diversos produtos para o embelezamento de seu lar, além de várias comidas caseiras de dar água na boca.
Vamos prestigiar e aproveitar tudo que estas mulheres batalhadoras têm para nos oferecer.
Participe, compareça dia 14 de agosto no Parque Florestal de Santa Cruz do Capibaribe, das 10h às 18 e 30h.
Acreditam nesta idéia : Secretaria de Educação, Cultura e Esportes, Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo; Secretaria de Agricultura; Câmara de Vereadores e o CDL de Santa Cruz do Capibaribe.
FEMUP – FEIRA DAS MULHERES PRODUTORAS DE SANTA CRUZ DO CAPIBARIBE.

TSE poderá liberar candidato “ficha suja”, diz presidente

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Ricardo Lewandowski, afirmou em entrevista ao G1 nesta quarta-feira (11) que a maior parte das decisões dos tribunais regionais eleitorais que liberaram candidaturas de políticos “ficha suja” não contraria a posição do TSE sobre o assunto. Mas, segundo ele, é possível que o TSE também autorize o registro de políticos com restrições.

A avaliação foi feita pelo ministro ao comentar reportagem do G1 que mostrou que pelo menos dez tribunais regionais autorizaram as candidaturas de políticos com "ficha suja", rejeitando pedidos de indeferimento feitos pelo Ministério Público e outras entidades.

A Lei da Ficha Limpa veta a candidatura de políticos condenados em decisões colegiadas da Justiça ou os que renunciaram para evitar processo de cassação.

“No aspecto da constitucionalidade, a Lei da Ficha Limpa não foi contestada na maioria dos TREs. Alguns aspectos é que foram melhor analisados. É possível que o próprio TSE, ao examinar os casos concretos, entenda que alguns candidatos que foram barrados não estejam enquadrados nessa nova lei”, afirmou o presidente do TSE.

Segundo apurou a reportagem do G1 em consulta às assessorias dos tribunais, juízes de Acre, Maranhão, Minas Gerais, Pará, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Roraima, Sergipe e Tocantins emitiram decisões que questionam a aplicabilidade da nova lei. Nem todos esses tribunais aprovaram todos os "fichas sujas" - a maioria apreciou caso a caso e aprovou alguns e outros não.

Até a noite desta terça-feira (10) o TSE já havia recebido 67 recursos contra decisões dos TREs que impugnaram candidaturas. Desse total, 12 são de políticos que tiveram o registro barrado pela Lei da Ficha Limpa.

Entre as apelações que o TSE deve começar a julgar já nesta semana, está o caso do deputado federal Sarney Filho (PV-MA) que teve a candidatura liberada pelo Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão (TRE-MA).

Mesmo condenado por abuso de poder econômico e uso indevido de meios de comunicação, o deputado teve o registro aceito sob o argumento de que a ficha limpa não valeria para condenações anteriores à publicação da lei. Esse foi um exemplo de decisão que contrasta com o entendimento do TSE.

Lewandowski ressaltou que, mesmo com a possibilidade de liberar alguns políticos da ficha limpa, o TSE não voltará atrás nas decisões que tomou sobre os aspectos constitucionais da norma.

Segundo ele, a Corte manterá o posicionamento sobre a aplicação da Lei da Ficha Limpa nestas eleições, sobre a validade para condenações anteriores à vigência da lei, e sobre a prioridade de resguardar a “moralidade e a probidade administrativa nas eleições”.

“Essa maioria que já se formou será mantida no que diz respeito aos aspectos da constitucionalidade. Mas é possível que na análise dos casos concretos o tribunal venha a excluir alguma restrição. O caso concreto não vai mudar a essência do entendimento do TSE”, afirmou o ministro.


Fonte: G1

Distribuição do Enem pelos Correios custará R$ 18 milhões, diz MEC

A distribuição das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) pelos Correios custará R$ 18 milhões, segundo o Ministério da Educação. A assinatura do contrato com a empresa e com o consórcio entre Cespe/UnB e Cesgranrio, que aplicará a prova, deverá ocorrer até sexta-feira. A prova está marcada para 6 e 7 de novembro. De acordo com o ministério, o valor para contratação do consórcio que aplicará a prova está em negociação.

Uma portaria publicada no Diário Oficial da União desta quarta-feira dispensa a exigência de licitação para contratação pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) dos serviços dos Correios para a prestação do serviço, que inclui coleta, tratamento, transporte, guarda e distribuição das provas do exame. No ano passado, a empresa foi contratada em caráter de urgência para fazer a logística do exame após o vazamento de provas, que levou ao adiamento do exame. A informação foi publicada pela Agência Brasil, órgão de notícias ligado ao governo federal.

saiba mais
Justiça suspende licitação para impressão das provas do Enem
‘Cronograma para realização do Enem está sendo cumprido’, diz Inep
A portaria prevê gastos de R$ 32 milhões pelo Inep com os Correios. Segundo o MEC, isso ocorre porque os Correios serão contratados também para a distribuição de outras provas, como o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) e o Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Celpe/Bras).

A licitação para contratação de empresa para a impressão das provas está suspensa temporariamente pela Justiça. Segundo decisão da juíza substituta da 2ª Vara da Justiça Federal do Distrito Federal, Candice Lavocat Galvão Jobim, o pregão eletrônico ficará suspenso até nova deliberação. A juíza solicitou informações ao Inep sobre os motivos que levaram o instituto a considerar inabilitada a gráfica Plural, vencedora do pregão.

A decisão da Justiça foi dada após os advogados da gráfica recorrerem por meio de um mandado de segurança para impedir a desclassificação da concorrência. A juíza preferiu analisar as informações do Inep antes e, depois disso, decidir se irá conceder ou não liminar. "Para evitar prejuízos maiores caso seja deferida a liminar, determino, ad cautelam, a suspensão do pregão eletrônico até ulterior deliberação deste juízo, a ser realizada após o contraditório", afirma trecho da decisão.

A gráfica Plural ficou em primeiro lugar porque ofereceu o menor preço, R$ 65 milhões, mas foi desclassificada, pois seu serviço foi recusado pelo Inep por não comprovar atendimento aos requisitos de segurança e sigilo na impressão. Foi na gráfica Plural, na região metropolitana de São Paulo, que alguns exemplares da prova do Enem no ano passado foram furtados, o que provocou o adiamento da data do Enem na época.

Em nota, o Inep disse que "a gráfica Plural participou do pregão eletrônico para a impressão das provas do Enem 2010, mas foi inabilitada porque os atestados de capacidade técnica apresentados pela empresa não atenderam às exigências do edital".

O Inep exige no edital que o vencedor obedeça a regras de segurança, como vigilante a cada 100 metros quadrados, segurança 24 horas em cada um dos acessos, portaria blindada e uniforme diferenciado para os funcionários. As roupas não podem ter bolsos ou compartimentos para guardar objetos. O instituto não detalhou quais itens de segurança fizeram com que a Plural fosse inabilitada neste ano e não explicou se a gráfica sofreu alguma penalidade devido aos problemas do ano passado. O instituto afirmou que enviará as informações sobre o pregão à Justiça nos próximos dias.

Reportagem do Jornal da Globo mostrou que pela licitação, o trabalho da gráfica deveria começar nesta quinta-feira (12), e iria até o dia 27 com o procedimento de pré-impressão do material. Depois, dia 28, haveria a aprovação do trabalho. E no dia 30, finalmente, o início da impressão.

O Inep afirmou que o cronograma para a realização do exame “está sendo cumprido”. Segundo o MEC, as questões do exame estão em fase de elaboração pelo instituto.

A Plural afirmou em nota divulgada em seu site nesta quarta-feira que comprovou capacidade para realizar o serviço com segurança e sigilo. O texto diz que a empresa entregou todos os documentos exigidos no edital, inclusive os relacionados à produção de impressos em condições especiais de segurança.

A empresa afirma também que realizou três auditorias externas para atestar que a gráfica possuía as instalações físicas adequadas e capacidade para a produção de todo o escopo descrito no edital.

Sobre o vazamento da prova no ano passado, a Plural diz, em seu site, que não responde por qualquer demanda judicial e que foi contratada pelo consórcio Connasel para imprimir os exames de 2009, em condições de segurança e sigilo, e entregá-los em caixas lacradas. Segundo a gráfica, cabia ao consórcio garantir a segurança e executar todas as atividades de manuseio, empacotamento, rotulagem e transporte das provas.

Ainda, segundo a Plural, as pessoas indiciadas pelo furto das provas eram funcionários da empresa Cetro, integrante do consórcio Connasel, e estavam encarregadas de realizar atividades de manuseio e rotulagem dos pacotes de provas. O G1 procurou responsáveis pela empresa Cetro, mas não conseguiu contato.

Fonte: G1

Vendas de automóveis têm primeira queda desde julho de 2009, diz IBGE

O volume de vendas de automóveis e motos, partes e peças registrou queda de 0,6% em junho, de acordo com os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgados nesta quarta-feira dia (11). Essa é a primeira redução desde o recuo de 5% em julho de 2009, na comparação com igual mês do ano anterior.
Para o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a retração é fruto não apenas dos efeitos do fim da redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) no setor, mas também é reflexo do intenso volume de vendas nos últimos 12 meses.
"Não é só IPI, também me parece fruto de demanda. Haja consumidor para comprar carro. Parece que agora arrefeceu um pouco", disse Reinaldo Pereira, economista da coordenação de serviços e comércio do IBGE.
FONTE: G1

agenda de Armando Monteiro para esta quinta-feira, 12/08

8h30 - Grava para o guia eleitoral
14h - Despachos internos
22h - Acompanha debate entre os candidatos a governador nos estúdios da TV Clube (Rua do Veiga, 600, Santo Amaro)
Fonte:Cesar Rocha - 8604.4453